Cachorro

7 passos para identificar a febre em cachorro

Publicado - 18 Dezembro 2023 - 11h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Isabela Pires / Médica Veterinária

14999-RJ

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em Farmacologia pela USP Ribeirão Preto (SP).

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

A febre em cachorro nem sempre é fácil de ser identificada porque os cães não costumam demonstrar quando estão sentindo dor, mas mudanças no comportamento do animal podem ser notadas e devem servir como um alerta para os tutores. Sempre que observar que seu pet está mais quieto que o normal e evitando se movimentar, desconfie de que algo está errado - pode ser um sinal de febre em cachorro. Sintomas são, principalmente, comportamentais, mas também há sinais físicos.

Tem dúvidas de como saber se o cachorro está com febre? A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar a identificar o quadro febril no seu amigo e outras informações sobre o cão com febre: como saber e o que fazer de imediato. Veja só!

1) Um dos sinais de febre em cachorro é o focinho e orelhas mais quentes

Como saber se o cachorro está com febre pelo focinho? A febre pode se manifestar de diferentes formas no corpo do cachorro, e uma delas tem a ver com a temperatura do focinho e das orelhas do animal. “Os cães ficam com o focinho seco e mais quente que o normal e, se você chegar perto, vai sentir que a respiração dele também está quente”, alerta a médica veterinária Isabela Pires.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por isso, se você tocar nessas regiões e sentir que elas estão mais quentes do que o normal, vale a pena conferir como está a temperatura corporal do peludo. Embora nem sempre esse seja um sinal de febre de cachorro especificamente, é um parâmetro que vale a pena ficar de olho.

2) Cachorro com febre: sintomas incluem apatia e sonolência excessiva

Ao suspeitar de um cachorro com febre, fique atento a outros possíveis sinais de que o cachorro não está bem. Geralmente, os cães doentes tendem a ficar mais apáticos e demonstram menos interesse por coisas que eles gostam, como o seu brinquedo preferido ou um petisco saboroso.

Além disso, o excesso de sono também pode ser um indicativo de febre de cachorro, assim quando o cachorro não quer comer e apresenta falta de apetite. Ou seja, uma das melhores formas de como saber se um cachorro está com febre é observando o comportamento geral do animal, que acaba mudando em virtude do quadro febril.

 

3) Quadros mais severos de febre de cachorro podem vir acompanhados de vômitos e diarreia

 

Em quadros febris mais graves e com uma temperatura muito acima do normal, o animal ainda pode apresentar vômitos e diarreia como parte dos sintomas. Como saber se o cachorro tá com febre nem sempre é fácil, o tutor deve ficar de olho em qualquer alteração no comportamento canino. Caso a febre seja de fato detectada, é fundamental levar o animal ao veterinário o quanto antes.

Febre em cachorro que está debaixo das cobertas
O cachorro com febre fica mais apático e desanimado

4) Febre: cachorro é considerado febril se a temperatura for acima de 39,3°C

Antes de saber como identificar febre em cachorro, é importante saber qual a temperatura normal de um cão saudável. Diferente dos humanos, que a temperatura deve variar entre 36°C e 36,5°C, os cães têm um corpo naturalmente mais quente, o que pode ser confundido com um estado febril.

Então qual a temperatura de um cachorro com febre? No geral, um cachorro sem febre tem a temperatura entre  37,5°C e 39,3°C. Se passar disso é necessário procurar ajuda de um veterinário, pois é um forte indício de febre em cachorro.

5) Como medir a temperatura de um cachorro? 

Se você desconfia que o seu cachorro está com febre, a melhor maneira de ter certeza do que está acontecendo é medir a temperatura dele. Para fazer isso em casa, o termômetro retal e o auricular podem ser utilizados, desde que o tutor saiba exatamente como aferir a temperatura sem incomodar o animal.

Se não, outra forma como ver se o cachorro tá com febre é usar um simples termômetro digital de humanos no cachorrinho da mesma forma que o retal: basta introduzir delicadamente o acessório no ânus do animal até encostar na parede anal. Depois, é só aguardar o sinal sonoro que indica que a temperatura já foi medida.

6) Não sabe ver a temperatura de cachorro com febre? Leve-o ao veterinário!

Se você tem dúvidas no processo de como saber se meu cachorro está com febre, talvez seja melhor evitar aferir a temperatura do animal em casa. Em questão de temperatura, cachorro com 37,5º até 39,3º está saudável; e acima disso com febre. No entanto, a medição pode ser um pouco complicada para quem não tem experiência, podendo machucar ou até não identificar corretamente a febre em cachorro. Como saber, então?

Nesses casos, o mais recomendado a se fazer é ir em uma emergência veterinária. Lá, existirão profissionais qualificados para aferir a temperatura do animal e descobrir a origem do problema.

7) Febre em cães: somente um profissional pode indicar o melhor tratamento

Se suspeitar da febre em cachorro, temperatura for aferida e a febre se confirmar, saiba que a automedicação não deve ser uma opção, pois pode piorar o quadro do pet. Muitos tutores se perguntam se pode dar dipirona para cachorro, e apesar de a resposta ser positiva, somente um médico veterinário pode prescrever o medicamento, bem como a dosagem correta e frequência.

Dependendo da causa, outros remédios podem ser necessários. Então além de como saber se o cão está com febre, o tutor deve entender que o tratamento não deve ser feito de qualquer maneira e sem a devida orientação médica.

Publicado originalmente em: 22/02/2021
Atualizado em: 18/12/2023

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas