Especial fim de ano!

7 destinos pet friendly para viajar com cachorro pelo Brasil

Publicado - 09 Março 2023 - 17h33

Atualizado - 28 Maio 2024 - 19h02

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Viajar com cachorro é sempre uma maravilha! A companhia do seu melhor amigo de quatro patas durante uma viagem torna toda experiência mais divertida e excepcional. Hoje em dia, você pode viajar com cachorro no avião, de carro ou de ônibus, basta seguir alguns cuidados especiais que permitem a segurança e o conforto do pet e das outras pessoas. A parte mais legal de planejar uma viagem é escolher o destino e o roteiro a ser seguido no local. Porém, nem sempre é fácil escolher um local que seja bom tanto para você quanto para seu cão. Para te ajudar, o Patas da Casa separou 7 destinos pet friendly espalhados pelo Brasil que são perfeitos para viajar com cachorro. Confira a seguir!

1) Rio de Janeiro (RJ): as praias cariocas são perfeitas para viajar com cachorro que adora o mar

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados no Brasil não só para as pessoas, mas para os cães também! Na cidade maravilhosa, todas as praias famosas são liberadas para os cães. Eles podem passear na areia e até mesmo se divertir no mar. O pet precisa apenas estar com as vacinas para cachorro em dia. Além disso, é super comum ver tutores passeando com seus cães nas orlas das praias. Muitos restaurantes e quiosques são pet friendly e possuem espaços especiais para o cão se acomodar durante as refeições.

Sem dúvidas, o Rio de Janeiro é o destino perfeito para viajar com cachorro que gosta de praia e que ama brincar na água. Porém, tenha cuidado com as altas temperaturas, principalmente durante o verão! O cachorro sente calor e, por isso, é bom evitar sair nos horários em que o sol está mais quente. O protetor solar para cachorro é um ótimo aliado!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Fortaleza (CE): cidade criou um selo pet friendly que indica locais onde cães podem frequentar

Viajar com cachorro para Fortaleza, capital do Ceará, é sempre uma experiência maravilhosa! A cidade conta com o Selo Fortaleza Pet Friendly, que indica os estabelecimentos com espaços especiais para cães. Esses lugares precisam seguir uma série de exigências para garantir a melhor experiência, segurança e conforto do animal. São muitos os restaurantes, bares, shoppings e diferentes tipos de estabelecimentos que permitem a presença de cães junto dos seus donos. Além disso, há muitos locais abertos como parques e praças onde o cão pode se divertir. Assim, Fortaleza é o destino ideal para cães que adoram passear e descobrir ambientes novos, já que não faltam opções na cidade.

3) Manaus (AM): visitar os flutuantes pet friendly é uma experiência única

Manaus, capital do Amazonas, é mais uma cidade que tem testado uma experiência pet friendly. Hoje, já existem diversos restaurantes, cafeterias e parques de cachorro espalhados pela cidade para garantir que o pet seja cada vez mais acolhido. Quem decide viajar com cachorro para Manaus precisa visitar os flutuantes pet friendly, que são estabelecimentos com hospedagem e/ou restaurantes que ficam literalmente flutuando sobre as águas. Lá, os cães podem se divertir bastante com toda a família. É um ótimo passeio para cachorros que gostam de ficar na companhia da família e próximo do mar.

4) São Paulo (SP): a capital paulista é ideal para cães que gostam de passear em lugares diferentes

A cidade de São Paulo é um destino muito completo para quem quer viajar com pet. Existem muitas opções de parcão na cidade para o pet se divertir, além de parques e praças que permitem a entrada de cães. A capital está adotando cada vez mais o estilo de vida pet friendly e, por isso, muitos estabelecimentos (inclusive alguns espaços culturais) estão passando a aceitar cães. Os principais shoppings da cidade também são adaptados para receber seu amigo de quatro patas. Lembre-se de sempre verificar as regras do local antes de visitar. É um ótimo destino para viajar com cachorro que é apegado ao tutor e quer ser incluído em todas as atividades do roteiro.

Cachorro no mar de praia usando coleira
Você pode viajar com cachorro para locais com praia, parques e até mesmo atividades radicais

5) Brotas (SP): a cidade é a melhor opção para viajar com cachorro que gosta de aventuras radicais

Viajar com cachorro também pode ser uma experiência radical! Brotas fica no interior de São Paulo e é conhecida por seu roteiro repleto de aventuras. O melhor de tudo é que muitos dos passeios podem ser feitos na companhia do pet. Vocês podem ir em trilhas com cachorro, cachoeiras, quedas d’água e muito mais. Existem até alguns tipos de rafting que permitem que os cães desçam pelas águas com o tutor, dependendo do nível no dia. Sem dúvidas, é a melhor opção de destino para viajar com cachorro que gosta de praticar esportes e viver grandes aventuras.

6) Florianópolis (SC): os cães adoram se divertir nos parques e praças da cidade

Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma cidade que busca ser cada vez mais pet friendly. Muitas praças e parques que são pontos turísticos da cidade permitem a entrada de cachorros. Por isso, é um ótimo destino para aqueles cães que gostam de brincar na grama e correr em parcões. Existem muitos hotéis pet friendly na cidade, então a dica é escolher aquele que esteja localizado em áreas mais arborizadas e perto dos pontos turísticos que permitem a entrada de cachorros.

7) Goiânia (GO): a cidade busca ser mais pet friendly com diversos estabelecimentos que aceitam cães

A capital de Goiás é um bom destino para quem quer conhecer a região centro-oeste do Brasil com seu cãozinho. Os estabelecimentos pet friendly têm ganhado espaço em Goiânia com muitos restaurantes e cafés que aceitam a presença de cães. Além disso, existem muitos parques, bosques e praças públicas que os pets podem frequentar junto dos seus donos. Existem também vários hotéis pet friendly para você se hospedar com seu cão. É uma ótima ideia de destino para cães mais tranquilos e que gostam de ambientes ao ar livre. 

Bônus: dicas de como viajar com cachorro com segurança e facilidade

Já escolheu o destino para viajar com cachorro? Então agora é hora de prestar atenção em algumas dicas que vão facilitar sua viagem. Uma das dúvidas mais comuns entre pessoas que nunca viajaram com um cão é: pode viajar com cachorro no avião? Sim! Cada companhia aérea tem suas regras mais específicas, então confira tudo antes da viagem. No geral, o cão precisa de certos documentos (como comprovante de vacina) e ter uma idade mínima para viajar (normalmente fica entre 4 ou 8 semanas de vida). Além disso, o cachorro pode viajar de avião desde que esteja em uma caixa de transporte no tamanho determinado pela companhia aérea. Dependendo do peso, ele pode ir com você na cabine ou no bagageiro do avião.

Outra dica importante de como viajar com cachorro de avião é forrar a caixa de transporte com tapete higiênico para o pet fazer suas necessidades e colocar brinquedos lá dentro para evitar que o animal fique ansioso. Também tem como viajar com cachorro de ônibus ou de carro. Independentemente do meio de transporte, é bom visitar o veterinário antes da viagem para garantir que está tudo certo com a saúde do animal. Além disso, sempre mantenha o animal entretido durante o trajeto para evitar estresse tanto para o cão quanto para os outros passageiros, no caso de transportes públicos.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Cachorro

Comedouro para cachorro: veja o ranking do melhor tipo ao menos indicado

Escolher um comedouro para cachorro pode parecer uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que o tipo de tigela faz toda a diferen...

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Gato

Seu gato "fala" mais de noite? Entenda o que está por trás do miado noturno e como lidar

Quem tem gato em casa provavelmente já deve ter passado pela situação de ser acordado no meio da madrugada com algum miado repentino...

Comportamento

O que significa quando o gato esfrega o rosto em você ou nos móveis?

Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas ...

Gato

Xixi em excesso, sede constante e apatia: possíveis sinais de doença renal em gatos

Perceber mudanças no comportamento do gato costuma ser o primeiro sinal de que algo não vai bem. Se ele está bebendo água em excesso...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?