Cuidados dos animais

Pode levar cachorro na praia? Quais os cuidados essenciais?

Publicado - 10 Janeiro 2022 - 18h53

Atualizado - 16 Maio 2024 - 13h47

Com a chegada do verão e dias mais quentes, é normal que muitos tutores se perguntem se o cachorro pode ir na praia ou não. Afinal, nada melhor do que fazer um passeio diferente e divertido com nossos amigos de quatro patas, não é mesmo? Existem vários fatores que devem ser levados em consideração nesses momentos: a escolha de uma praia pet friendly é o principal, assim como levar alguns produtos e acessórios que fazem toda a diferença no passeio.

Por isso, se você quer saber se pode levar cachorro na praia e quais são os principais cuidados que se deve ter com pets em ambientes aquáticos, é só conferir tudo sobre o assunto abaixo!

Afinal, pode levar cachorro na praia ou não?

Para sanar essa dúvida de uma vez por todas, vamos lá: sim, cachorro pode ir na praia , desde que o lugar escolhido não tenha nenhuma restrição com pets. Ou seja, deve ser pet friendly. Exatamente por isso o primeiro passo antes de decidir levar seu doguinho para a praia é pesquisar muito bem se o destino permite ou não a presença de animais e se há alguma limitação quanto ao porte do animal. Além disso, existem lugares em que enfatizam que os cães só são permitidos se estiverem de coleira e guia, ou no colo da família. É bom ficar atento a essas regrinhas!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Todo cachorro sabe nadar: verdade ou mito?

Tem cachorro que gosta de água, e tem cachorro que não é muito fã. Mas sabia que isso não quer dizer muita coisa sobre as habilidades aquáticas de cada pet? Até tem quem acredite que todo cachorro sabe nadar, mas isso não é bem verdade. Ainda que a maioria dos animais possuam essa expertise, existem algumas raças de cachorro que simplesmente não se dão bem com a natação.

Os cães braquicefálicos são um exemplo disso. Raças como o Bulldog Francês, Shih Tzu e Pug não conseguem nadar por causa das limitações respiratórias que eles têm. Esforços físicos intensos, como a natação, se tornam um grande problema para esses pets. O mesmo ocorre com cachorros que têm o corpo muito comprido e pernas mais achatadas, como o Dachshund. Por outro lado, é muito fácil ver um cachorro nadando da raça Golden Retriever ou Labrador, pois são animais naturalmente mais ágeis e que simplesmente amam o contato com a água.

 

Cãozinho usando coleira em praia deitado na beira do mar
Se você tem um cachorro que gosta de água e praia, não esqueça da coleira de identificação no passeio

 

O que levar para cachorro na praia? Veja uma lista com 8 cuidados importantes!

Tanto o cachorro na piscina quanto na praia precisa de vários cuidados. Por isso, com tudo que foi dito em mente, chegou a hora de entender como levar cachorro na praia sem preocupações! As dicas são:

1) Certifique-se que o cachorro está vacinado e vermifugado. Se for fazer uma viagem para o litoral, é fundamental fazer um check-up veterinário para saber se o seu amiguinho está em boas condições para o passeio. Isso também vai ajudar a prevenir várias doenças. 

2) Escolha horários em que o sol não está tão forte. Até pode levar cachorro à praia, mas a recomendação é que isso aconteça antes de 10h e depois de 16h.  Uma exposição solar intensa pode provocar  queimaduras e insolação nos pets, além de favorecer o câncer de pele.

3) Protetor solar para cachorro é indispensável. Não importa qual seja a hora escolhida, um bom protetor solar para cães faz toda a diferença para proteger os cachorros dos raios ultravioletas e evitar qualquer problema.

4) Não pode esquecer a coleira de identificação para cachorro. Esse é um cuidado que vai ajudar a garantir a segurança do seu bichinho de estimação caso ele se perca. Não esqueça de colocar informações como nome e telefone para contato na coleira.

5) Tenha atenção com lixo e outras sujeiras na praia. Os cães adoram abocanhar tudo que encontram pela frente, então é importante ficar de olho para que ele não acabe ingerindo lixo e outros objetos deixados na areia.

6) Ração, petiscos e água devem fazer parte da mochilinha do pet. Mesmo que você passe pouco tempo no local, é bom estar sempre prevenido: o cão pode sentir sede ou fome, então ter opções de alimentos e uma garrafinha de água é essencial. 

7) Se o cachorro fizer as necessidades no local, recolha os dejetos. Essa é uma questão de bom senso: se o doguinho tiver vontade de se aliviar na praia, é bom ter um saquinho plástico para recolher o cocô deixado na areia e descartar corretamente.

8) Depois de passear com o cachorro na praia, lave e seque muito bem o peludo. A areia e água do mar ficam impregnados no corpo do animal, então é fundamental dar um bom banho no cachorro quando ele chegar em casa. Em seguida, seque-o muito bem com um secador de cabelo na temperatura fria (nunca quente), pois deixar o pelo úmido pode abrir portas para alergias, dermatites e fungos.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas