Comportamento animal

7 coisas que você faz que deixa seu cachorro triste (do ponto de vista do pet)

Publicado - 02 Abril 2024 - 15h52

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Imaginar nosso cachorro triste e pra baixo é de partir o coração, né?  Mas assim como nós, os pets têm seus próprios sentimentos. Eles podem ficar chateados quando as coisas não acontecem da maneira que desejam e, muitas vezes, nós somos os culpados disso. As nossas ações podem afetar as emoções dos peludos, mesmo aquelas que são para o próprio bem-estar deles.

Na internet, não falta meme de cachorro triste com uma carinha super engraçada. Mas o que será que você faz que deixa o seu cachorro triste? O Patas da Casa vai te mostrar 7 atitudes que chateiam os cães. Dá só uma olhada!

1) Quando negam um pedacinho de comida para ele

Os cães adoram saborear bons petiscos e geralmente associam os snacks a um gesto de amor e recompensa pelo bom comportamento. Porém, em alguns casos, os cães não entendem que há um limite a ser oferecido, e podem ser bem insistentes até conseguirem mais um pedacinho de comida.

Imagem Quiz:Seu cachorro está com ansiedade de separação?

Seu cachorro está com ansiedade de separação?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Quando veem o tutor comendo algo que eles gostam, como legumes ou frutas que cachorros podem comer, é normal que eles façam a clássica carinha de cachorro pidão, determinados a conseguir algo. O resultado é um cachorro triste — e alguns pets mais dramáticos podem até demonstrar essa tristeza chorando e fazendo birra. 

2) Quando não levam o cachorro para passear 

A hora do passeio costuma ser o momento favorito de muitos cães. É durante os passeios que eles usam seus instintos naturais para explorar, gastam a energia, conhecem novos “aumigos” e se divertem com brincadeiras. Então quando, por algum motivo, o tutor não consegue passear com cachorro, pode ter certeza que o peludo não vai ficar nada feliz com isso.

A falta de passeios a longo prazo associado a outros fatores, pode, inclusive, causar um problema mais grave, como a depressão em cachorro, por conta da falta de estímulos e da frustração. E não é à toa, afinal, ninguém gosta de ficar preso dentro de casa durante muito tempo..

3) Quando não deixam o pet dormir do ladinho do tutor

Não são todos, mas muitos cães adoram dormir na companhia do tutor. Alguns cachorros gostam tanto do chamego do pai ou da mãe de pet que gostam de dormir na própria cama dos humanos, bem coladinho e confortável. Se você não sabe porque o cachorro gosta de dormir encostado no dono, a explicação é simples: eles se sentem seguros, protegidos e amados. O problema é que, quando o dono não quer dormir na companhia do cão, essa atitude pode deixar o cachorro triste e chateado com ele. 

cachorro triste da raça Golden deitado no chão olhando a rua através de porta de vidro
A falta de companhia do tutor pode deixar o cachorro triste

4) Quando ele é levado ao veterinário para tomar injeção

A vacina para cachorro é o maior pesadelo dos peludos. Encontrar um cachorro feliz tomando uma agulhada no corpo é quase impossível. Muitos pets ficam tão chateados com as vacinas que podem até manter distância do tutor, enquanto não se recuperam dessa “traição” entre melhores amigos. No entanto, mesmo que a vacinação seja uma das razões por trás do cachorro triste, trata-se de uma picadinha rápida que é necessária e não deve ser deixada de lado em nenhuma hipótese. 

5) Quando colocam o colar da vergonha nele

Os pets não costumam gostar de nada que imobilize ou atrapalhe seus movimentos, como uma coleira apertada, roupa para cachorro, sapatinhos e o colar elizabetano (conhecido como colar da vergonha). Embora eles não fiquem muito felizes quando precisam usar o colar, é importante lembrar que eles são usados por um propósito. O colar para cachorro é um objeto que serve para proteger o cão dele mesmo, de mordidas e lambidas em feridas que estejam cicatrizando. Ou seja, ele não é usado  para humilhar ou castigar o cão, e sim para protegê-lo, então não há motivos para o peludo ficar triste com você. 

6) Quando o cachorro é deixado de lado sozinho

Engana-se quem pensa que os pets são autossuficientes e não precisam de companhia. Até mesmo os cachorros independentes sentem falta de interação humana e precisam de atenção do tutor diariamente. Quando são deixados de lado por longos períodos de tempo, o animal começa a se sentir solitário, com tédio e desenvolver ansiedade de separação. Além dos cuidados com a saúde, alimentação e rotina, os tutores precisam separar um tempo todos os dias para brincar com cachorro e fortalecer os laços afetivos entre eles. 

7) Quando tiram o brinquedo favorito dele

Os brinquedos para cachorro são uma das maiores fontes de distração e diversão canina. Porém, todo esse amor pelo brinquedo pode se tornar uma verdadeira obsessão do animal. Quando o tutor precisa manusear o objeto por algum motivo, isso pode acabar deixando os pets chateados, e em alguns casos, até agressivos. Mas por que isso acontece? Tirar o brinquedo favorito do pet pode ser percebido como uma forma de privação ou punição, deixando o cachorro triste.

Tutor de Husky Siberiano compartilha o que deixa o cachorro triste

Gudan — ou Gudanzinho, para os íntimos — é um cão da raça Husky Siberiano que faz o maior sucesso na internet. Ele é um pet influencer que acumula mais de 1,7 milhões de seguidores no Instagram, onde compartilha um pouco de tudo: fatos sobre ele, rotina e muito meme. Em um dos vídeos publicados na rede, o tutor de Gudan gravou um meme mostrando quais são as cinco atitudes que ele toma que deixam o seu cachorro triste. Meme gerou muitos comentários engraçados de seguidores.

A primeira atitude que deixa Gudan super chateado é quando o tutor não permite que o pet dê uma escapadinha de casa. Gudan também não fica nada feliz quando é expulso de cima da mesa de jantar e odeia quando o tutor inventa de dar banho nele. Além disso, o cãozinho faz questão de compartilhar que odeia o colar elizabetano e fica super chateado quando precisa usá-lo. Assista o meme desse cachorro triste: 

 

Cachorro

Será que você tem um cachorro ansioso? Pesquisa aponta aumento no número de cães com ansiedade; saiba o que fazer

Existem vários gatilhos que podem deixar um cachorro ansioso. Esse, inclusive, é um dos transtornos mais comuns do universo canino, ...

Cachorro

Como adestrar um cachorro? 6 técnicas aprovadas por veterinários

Será que você sabe como adestrar um cachorro do jeito certo? Cuidar da educação do pet é dever de todo tutor, e não é nada difícil d...

Cachorro

Cachorro fazendo xixi no lugar errado é só para marcar território? Veja como resolver o problema

Encontrar o cachorro fazendo xixi no lugar errado é uma situação que pode acontecer com qualquer tutor, inclusive os mais experiente...

Cachorro

8 coisas que todo tutor precisa saber antes de receber um filhote de cachorro em casa

Se você está pensando em adotar um filhote de cachorro, é bom se preparar muito bem antes! Fazer algumas adaptações na casa e compra...

Cachorro

Será que você tem um cachorro ansioso? Pesquisa aponta aumento no número de cães com ansiedade; saiba o que fazer

Existem vários gatilhos que podem deixar um cachorro ansioso. Esse, inclusive, é um dos transtornos mais comuns do universo canino, ...

Cachorro

Como adestrar um cachorro? 6 técnicas aprovadas por veterinários

Será que você sabe como adestrar um cachorro do jeito certo? Cuidar da educação do pet é dever de todo tutor, e não é nada difícil d...

Gato

As 7 raças de gato mais espertas e que podem ser adestradas

Todas as raças de gato apresentam um traço de personalidade que se destaca, mas existem algumas que, além de serem extremamente fofa...

Adote um animal

Gato Havana: 8 características para você conhecer a raça de gato marrom

Você conhece o Havana Brown? Esses peludos estão se tornando cada vez mais populares ao redor do mundo, e eles são conhecidos por se...

Ver todas