Você já deve ter escutado por aí que os cachorros escolhem uma pessoa específica da sua zona de convívio para ser o seu “humano preferido”, né? Isso porque os cães são descendentes dos lobos e têm uma tendência natural a viver em grupos e, instintivamente, escolhem seus líderes. No caso de cães domesticados, essa relação hierárquica se dá entre o cachorro e os tutores. Mas se você está se perguntando como saber se o cachorro te escolheu como dono, o Patas da Casa vai te mostrar 6 sinais que indicam que você se tornou o líder da matilha aos olhos do seu cão. 

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro com dono: 6 comportamentos que indicam que você é o humano preferido do seu cão

Não é muito difícil descobrir se você é ou não o preferido do seu pet, pois essa relação do cachorro com dono é baseada totalmente na confiança. Então, a partir do comportamento canino e dos sinais que eles apresentam, fica fácil descobrir quem foi o escolhido. Se você tem dúvida em como saber que o cachorro escolheu como dono, se liga nesses sinais.


1) Se o seu cachorro te segue pela casa  como ao banheiro, na hora do banho ou a cada movimento que você faça , mas não retribui esse comportamento com outras pessoas, pode ser que você seja o preferido dele. 

2) Como o cachorro escolhe o dono para ser o líder da matilha, a obediência é uma forma de demonstrar que ele é fiel a você, então ele sempre vai buscar a sua aprovação.

3) O cão busca pela companhia do tutor e se interessa mais por essa interação, então ele vai tentar chamar a atenção para brincar e receber carinho.

4) O cachorro muito apegado ao dono demonstra sinais de tristeza e introspecção quando o tutor fica muito tempo fora de casa ou viaja. 

5) Como o animal confia no tutor, é possível perceber que ele se sente mais relaxado na presença dele. Um comportamento típico que demonstra essa confiança é o cachorro dormindo de barriga para cima com as pernas abertas.

6) Quando o cão aceita que você controle os objetos pessoais dele, como a comida, os brinquedos e o seu espaço, é porque ele reconhece você como um líder.

 

Cachorro e o dono tocando a pata e  a mão em um campo aberto

Atenção! Por que ser o líder da matilha é importante para o comportamento do seu cachorro?

Ser considerado o preferido do seu cão vai muito além de receber os carinhos e atenção do peludo. Essa construção hierárquica é importante para que o cão entenda que ele deve obedecer o seu tutor e não ao contrário. Por isso, é importante que o pet não se considere o líder da matilha, pois ele pode adotar um comportamento de cachorro dominante.  É o tutor quem deve ditar as regras do dia a dia e escolher qual horário o cãozinho deve comer, quando passear e onde pode fazer suas necessidades. 

Como fazer o cachorro te escolher como dono? 

Quem convive em uma casa cheia de gente e recentemente levou um cãozinho para morar com todos, deve estar se perguntando como o cachorro escolhe o seu dono, afinal, pode ser que o cão se apegue a outra pessoa da família e comece a enxergá-lo como líder. Por isso, separamos algumas dicas para te ensinar a como fazer o cachorro te escolher como dono.

  • Convivência: normalmente, os cães se ligam a pessoas com que passam mais tempo juntos e têm uma maior interação. Então, se você costuma ficar fora durante longos períodos para trabalhar, o ideal é investir em uma raça para quem passa muito tempo fora de casa.
  • Carinho: os cães são animais que precisam de afeição e carinho. Se diariamente ele receber demonstrações de amor, é natural que ele se sinta mais atraído e próximo de você.
  • Cuidados diários: alimentar, dar banho e passear com cachorro são cuidados que fazem parte da rotina do animal e que podem criar uma conexão com o tutor.
  • Treinamento: usar métodos de adestramento positivo é uma ótima maneira do cão associar você a experiências recompensadoras.