A febre em cachorro nem sempre é fácil de ser identificada porque os cães não costumam demonstrar quando estão sentindo dor, mas mudanças no comportamento do animal podem ser notadas e devem servir como um alerta para os tutores. Sempre que observar que seu pet está mais quieto que o normal e está evitando se movimentar, desconfie de que algo está errado. Tem dúvidas de como saber se o cachorro está com febre? A seguir, separamos algumas dicas que podem identificar o quadro febril no seu amigo. Veja só!
1) Cachorro: febre pode deixar focinho e orelhas mais quentes
A febre pode se manifestar de diferentes formas no corpo do cachorro, e uma delas tem a ver com a temperatura do focinho e das orelhas do animal. Por isso, se você tocar nessas regiões e sentir que elas estão mais quentes do que o normal, vale a pena conferir como está a temperatura do corpo do animal. Vale destacar que nem sempre esse é um sinal de febre especificamente, mas é um bom sinal para ficar de olho.
2) Cachorro com febre: sintomas incluem apatia e sonolência excessiva
Ao suspeitar de um cachorro com febre, vale a pena ficar atento a outros possíveis sinais de que o cachorro não está bem. Geralmente, os cães doentes tendem a ficar mais apáticos e demonstrarem menos interesse por coisas que eles gostam, como o seu brinquedo preferido ou um petisco saboroso. Além disso, o excesso de sono também pode ser um indicativo de febre de cachorro, assim como a falta de apetite.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
3) Quadros mais severos de febre de cachorro podem vir acompanhados de vômitos e diarreia
Em quadros febris mais graves e com uma temperatura muito acima do normal, o animal ainda pode apresentar vômitos e diarreia como parte dos sintomas. Por isso, o tutor deve ficar de olho em qualquer alteração no comportamento canino e, caso a febre seja de fato detectada, é fundamental levar o cachorro ao veterinário o quanto antes.
4) Febre: cachorro é considerado febril se a temperatura for acima de 39,3°C
Para reconhecer a febre em cachorro é preciso saber qual é a temperatura de um cão saudável. Diferente dos humanos, que a temperatura deve variar entre 36°C e 36,5°C, os cães têm um corpo naturalmente mais quente, o que pode ser confundido com um estado febril. No geral, um cachorro sem febre tem a temperatura entre 37,5°C e 39,3°C, mas se passar disso é necessário procurar ajuda de um veterinário.
5) Como medir a temperatura de um cachorro?
Se você desconfia que o seu cachorro está com febre, a melhor maneira de ter certeza do que está acontecendo é medir a temperatura dele. Para fazer isso em casa, o termômetro retal e o auricular podem ser utilizados, desde que o tutor saiba exatamente como aferir a temperatura sem incomodar o animal. Se não, o tutor pode usar um simples termômetro digital de humanos no cachorrinho da mesma forma que o retal: basta introduzir delicadamente o acessório no ânus do animal até encostar na parede anal. Depois, é só aguardar o sinal sonoro que indica que a temperatura já foi medida.
Redação: Juliana Melo
