close
Antipulgas

5 formas de acabar com as pulgas de gatos

Atualizado · 20 de agosto de 2021 · 18h15

Publicado · 20/08/2021 · 17h00

Não sabe como eliminar pulgas de gatos? Separamos algumas dicas para te ajudar!
Não sabe como eliminar pulgas de gatos? Separamos algumas dicas para te ajudar!

Você sabe como tirar pulga de gato filhote e adulto? Ao perceber que o seu pet está se coçando mais do que o normal, você deve ligar o alerta. Pode ser que o motivo para isso seja a tão temida pulga de gato. Os felinos não estão imunes a esses parasitas, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar. Embora sejam mais comuns nos cães, também é possível detectar pulgas em gatos, principalmente se o seu amigo tem o hábito de dar umas voltinhas por aí de vez em quando. Por isso, é fundamental saber como acabar com as pulgas dos gatos da melhor forma possível.

Existem várias formas de eliminá-las dos bichanos com produtos antipulgas para gatos. Entender um pouco mais sobre todas essas opções é indispensável para acabar com esse problema de uma vez por todas. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas sobre como tirar pulga de gato. Dá só uma olhada!

Pulgas em gatos não são difíceis de identificar

Antes de saber como acabar com as pulgas do gato, precisamos saber como identificá-las. Existem alguns sinais muito importantes que você deve estar atento. Mesmo que seu gato seja criado apenas em casa, os parasitas podem entrar em seu lar nos sapatos dos tutores. Veja alguns indícios de que você precisará tirar pulga de gato:

  • animal se limpando excessivamente
  • lesões vermelhas ou saliências na pele
  • gengiva pálida
  • fraqueza
  • perda de peso
  • ansiedade
  • partículas pretas na pele
  • coceira intensa

Por incrível que pareça, não é tão difícil identificar esses parasitas, já que eles podem ficar bem aparentes como partículas pretas sobre a pelagem do animal. Entretanto, se o gato apresentar algum sinal citado acima, vale a pena conferir como vai a sua saúde com um médico veterinário de confiança. Principalmente porque, no caso do gato filhote, por exemplo, não será qualquer tratamento que pode ser aplicado. As pulgas de gato podem ser muito prejudiciais para o bem-estar dos felinos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O shampoo antipulgas para gatos pode acabar com pequenas infestações de parasitas
    O shampoo antipulgas para gatos pode acabar com pequenas infestações de parasitas

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Como tirar pulga de gato? Veja 5 opções

    A dúvida que todo o tutor fica ao identificar pulgas em gatos: “como acabar com elas?”. Essa talvez seja a parte mais difícil do problema. Você pode testar aos poucos qual procedimento é melhor para o seu gatinho, e para quem é tutor de bichano filhote é fundamental verificar se a opção é válida para os pequenos. Confira algumas formas de eliminar os parasitas:

    1) Shampoos antipulgas para gatos são ótimos para acabar com as pulgas dos gatos 

    O shampoo para gato antipulgas é primeira opção a ser considerada quando o assunto é como tirar pulga de gato. Os felinos podem utilizar o produto para conter a infestação de parasitas e, em casos mais leves, costuma ser suficiente para livrar o seu pet do problema, matando as existentes e repelindo a chegada de novas pulgas por alguns dias. No entanto, quando a quantidade de pulgas em gatos é muito grande, o tutor deve utilizar outros produtos além do shampoo para garantir maior eficiência no combate, como os comprimidos antipulgas. Existem muitas opções que servem para os filhotes, e geralmente a faixa etária do produto vem descrita na embalagem.

    2) E possível eliminar pulgas de gatos com comprimido antipulgas

    Essa pode ser a melhor forma de como acabar com pulgas em gatos. O comprimido antipulgas serve para matar as existentes, e ainda servem para protegê-lo de novos parasitas por um período estipulado pelo fabricante. Por mais que pareça uma missão impossível dar comprimido para gato, é possível utilizar um aplicador para esse tipo de remédio e outras dicas que podem ajudar. No entanto, lembre-se: para acabar com o problema de vez, é importante higienizar completamente o ambiente em que o seu gato vive para evitar que ele sofra com as pulgas novamente. Alguns comprimidos servem também para o filhote de gato, mas é preciso ler a bula antes para conferir.

    3) Remédios caseiros podem ajudar a acabar com as pulgas dos gatos

    Essa opção é para quem gosta de aprender como acabar com pulgas em gatos de forma mais simples e sem precisar gastar muito. Os remédios caseiros também podem ajudar com a situação. Alguns óleos essenciais, como lavanda e citronela, podem ser acrescentados ao shampoo antipulgas para gatos para ter maior eficácia na hora de eliminar esses parasitas. A citronela, inclusive, é bastante conhecida por ser tratar de um repelente natural de insetos e também funciona contra as pulgas. Mas atenção: filhotes de gato não podem usar esse tipo de produto porque são mais sensíveis e podem sofrer com coceira. Além disso, ferver água com camomila também consegue afastar as pulgas do seu gato. Basta molhar um paninho na mistura e depois passar no corpo do felino.

    4) Pipeta é uma das melhores formas de como acabar com a pulga do gato

    Esse método é uma das formas de como acabar com a pulga do gato mais eficientes. O produto nada mais é do que um líquido que deve ser aplicado na nuca do pet. Dessa forma, o conteúdo será absorvido e eliminará os parasitas em pouco tempo. Muito prática, a pipeta é um dos antipulgas mais utilizados e alguns produtos também servem para gatos filhotes (basta conferir na embalagem).

    5) Spray para tirar pulga de gato é outra opção válida

    Esse produto é bem prático e consiste em um spray que deve ser aplicado no pet. A frequência varia de opção para opção. O mais legal de tudo é que muitas vezes o spray também serve para prevenir as infestações. Grande parte dos sprays são liberados para filhotes.

    Como eliminar pulgas de gatos no ambiente?

    Existem algumas recomendações valiosas para prevenir a infestação. Não adianta usar um remédio para pulgas no seu gato e não fazer o tratamento do ambiente, pois o animal vai acabar atraindo os parasitas novamente. É fundamental fazer uma limpeza adequada na casa para acabar com a infestação. Os pesticidas encontrados nos pet shops, por exemplo, são ótimos para exterminar de vez qualquer parasita que tenha ficado para trás, principalmente em quintais e grandes áreas. Outra dica é a dedetização para se certificar de que não há mais nenhum resquício de pulgas de gatos no ambiente.

    Como prevenir as pulgas em gatos?

    Você também pode evitar que seu felino contraia pulgas. A coleira antipulgas para gatos, por exemplo, libera uma substância que afasta os parasitas e protege o corpo do bichano. É uma ótima alternativa, principalmente a longo prazo, já que algumas opções agem por até oito meses. Se houver qualquer dúvida, vale conversar com o veterinário do seu pet a respeito do assunto. O profissional também poderá indicar outras alternativas para evitar o problema, como o remédio antipulga. Além disso, invista na limpeza adequada do ambiente em que o pet vive e evite entrar em casa com sapatos sujos da rua. 

    Redação: Juliana Melo e Hyago Bandeira

    Publicada originalmente em: 29/10/2020

    Atualizada em: 20/08/2021

    Sintomas da gripe canina: infográfico mostra quais são os principais

    Próxima matéria

    Sintomas da gripe canina: infográfico mostra quais são os principais

    Como acabar com pulgas de cachorro: um guia completo sobre tipos de remédios e coleiras antipulgas
    Pulga

    Como acabar com pulgas de cachorro: um guia completo sobre tipos de remédios e coleiras antipulgas

    Saber como matar pulga de cachorro faz toda a diferença na hora de cuidar da saúde e bem-estar dos nossos amigos peludos. Como o ciclo de vida desses parasitas é acelerado, qualquer mínimo sinal de infestação de pulgas em cachorro requer muita atenção e cuidado, pois o problema pode se agravar bastante se não for tratado a tempo. Então como acabar com pulgas em cachorro, afinal?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Ver Todas >

    Respiração do cachorro: saiba tudo sobre essa parte da anatomia canina, gripe em cachorro e cuidados
    Saúde animal

    Respiração do cachorro: saiba tudo sobre essa parte da anatomia canina, gripe em cachorro e cuidados

    Conhecer a anatomia canina e a fisiologia animal é fundamental para compreender melhor como o corpo do seu animal de estimação funciona. Você sabia que existe gripe em cachorro, por exemplo? Que um cachorro com respiração curta e rápida pode ter um problema cardíaco? Ou então que é mais comum ver o cachorro gripado no inverno? O Patas da Casa te conta tudo sobre a respiração do cachorro, desde sua anatomia até os problemas de saúde que podem surgir relacionados a ela. Confira!

    Sangue nas fezes do cachorro: tudo sobre o sintoma e quais doenças pode indicar
    Saúde animal

    Sangue nas fezes do cachorro: tudo sobre o sintoma e quais doenças pode indicar

    Ver sangue nas fezes do cachorro sempre assusta qualquer tutor. Por não ser normal, logo se imagina que essa condição é sinal de que algo muito grave está acontecendo na saúde do cachorro. O sangue nas fezes do cachorro - filhote ou adulto - é algo que realmente precisa de atenção e ser bem investigado. Mas a verdade é que existem inúmeras possibilidades para o que pode ser sangue nas fezes do cachorro, algumas delas bem perigosas e outras mais fáceis de serem curadas. O Patas da Casa te explica tudo sobre esse sintoma e conta que doenças essa condição pode estar indicando. Confira!

    Mielopatia degenerativa em cães: 5 perguntas e respostas sobre a doença que pode deixar o cachorro paraplégico
    Saúde animal

    Mielopatia degenerativa em cães: 5 perguntas e respostas sobre a doença que pode deixar o cachorro paraplégico

    A Mielopatia Degenerativa é uma doença de cachorro que assusta muitos tutores por aí. Ela é um mal que acomete a medula espinhal do cão, trazendo uma série de problemas que vão afetar a qualidade de vida do animal até a sua morte. Comparada a esclerose lateral amiotrófica (ELA) em humanos, ela também leva a perda gradual dos movimentos do cão, resultando em um pet que não consegue movimentar suas patas e posteriormente, fazer suas necessidades básicas. Se você desconfia de que seu amigo de quatro patas pode estar com Mielopatia Degenerativa e tem perguntas sobre como lidar com essa enfermidade, respondemos às maiores dúvidas que os tutores costumam ter.

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais
    Saúde animal

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    A anatomia do gato vai muito além do que vemos por fora. No interior do bichano, existem diversos órgãos trabalhando juntos e formando sistemas que permitem todo o funcionamento do corpo. Um desses sistemas é o respiratório, responsável pela respiração do gato. Mesmo sendo um dos processos mais importantes que acontecem no corpo, muitos tutores têm dúvidas sobre a respiração. 

    Ver Todas >