Percebeu o seu gato se coçando mais do que o normal? Cuidado, pode ser que o motivo para isso sejam as tão temidas pulgas. Gatos não estão imunes a esses parasitas, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar. Embora as pulgas sejam mais comuns nos cães, também é possível detectar pulgas em gatos, principalmente se o seu amigo tem o hábito de dar umas voltinhas por aí de vez em quando. Por isso, é fundamental saber como eliminar pulgas de gatos da melhor forma possível! Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas que vão te ajudar a acabar com esse problema de uma vez por todas. Dá só uma olhada!
1) Shampoos antipulgas para gatos é uma alternativa possível
Quando o assunto é pulgas em gatos, a primeira opção a ser considerada é o shampoo antipulgas. Gatos podem utilizar o produto para conter a infestação de parasitas e, em casos mais leves, o produto costuma ser suficiente para livrar o seu pet do problema, matando as existentes e repelindo a chegada de novas intrusas por alguns dias. No entanto, quando a quantidade de pulgas em gatos é muito grande é preciso utilizar outros produtos além do shampoo para garantir maior eficiência no combate, como os comprimidos antipulgas.
2) Comprimido antipulgas: gatos pode tomar remédios para eliminar os parasitas
Como já foi dito, no caso de grandes infestações, a melhor forma de como acabar com pulgas em gatos é com um comprimido antipulgas. Ele serve para matar as pulgas que invadiram o corpo do seu amigo de quatro patas, e ainda por cima servem para protegê-lo de novos parasitas por um período estipulado pelo fabricante. Por mais que pareça uma missão impossível dar comprimido para gato, é possível utilizar um aplicador para esse tipo de remédio e outras dicas que podem ajudar. No entanto, lembre-se: para acabar com o problema de vez, é importante higienizar completamente o ambiente em que o seu gato vive para evitar que ele sofra com as pulgas novamente.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
3) A coleira antipulgas para gatos ajuda a afastar o problema
Não sabe como eliminar pulgas de gatos? A coleira antipulgas é uma opção que tem se tornado cada vez mais popular! Ela funciona da seguinte forma: enquanto o animal a usa, a coleira antipulgas para gatos libera uma substância que afasta os parasitas e protege o corpo do bichano. É uma ótima alternativa, principalmente a longo prazo, já que algumas opções agem por até oito meses. Se houver qualquer dúvida, vale conversar com o veterinário do seu pet a respeito do assunto.
4) Remédio caseiro para pulgas em gatos: veja algumas opções que funcionam
Para quem gosta de aprender como acabar com pulgas em gatos de forma mais simples e sem precisar gastar muito, os remédios caseiros também podem ajudar. Alguns óleos essenciais, como lavanda e citronela, podem ser acrescentados ao shampoo antipulgas para gatos para ter maior eficácia na hora de eliminar esses parasitas. A citronela, inclusive, é bastante conhecida por ser tratar de um repelente natural de insetos e também funciona contra as pulgas. Mas atenção: filhotes de gato não podem usar esse tipo de produto porque são mais sensíveis e podem sofrer com coceira. Além disso, ferver água com camomila também consegue afastar as pulgas do seu gato. Basta molhar um paninho na mistura e depois passar no corpo do felino.
5) Pulgas em gatos: é preciso acabar com a infestação do ambiente também
Não adianta usar um remédio para pulgas no seu gato e não fazer o tratamento do ambiente, pois o animal vai acabar atraindo os parasitas novamente. É fundamental fazer uma limpeza adequada na casa para acabar com a infestação. Os pesticidas encontrados nos petshops, por exemplo, são ótimos para exterminar de vez qualquer parasita que tenha ficado para trás, principalmente em quintais e grandes áreas. Outra dica são os sprays antipulgas e até mesmo a dedetização para se certificar de que não há mais nenhum resquício de pulga no ambiente.
Redação: Juliana
