Antipulgas

5 formas de acabar com as pulgas de gatos

Não sabe como eliminar pulgas de gatos? Separamos algumas dicas para te ajudar!
Não sabe como eliminar pulgas de gatos? Separamos algumas dicas para te ajudar!

Percebeu o seu gato se coçando mais do que o normal? Cuidado, pode ser que o motivo para isso sejam as tão temidas pulgas. Gatos não estão imunes a esses parasitas, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar. Embora as pulgas sejam mais comuns nos cães, também é possível detectar pulgas em gatos, principalmente se o seu amigo tem o hábito de dar umas voltinhas por aí de vez em quando. Por isso, é fundamental saber como eliminar pulgas de gatos da melhor forma possível! Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas que vão te ajudar a acabar com esse problema de uma vez por todas. Dá só uma olhada!

1) Shampoos antipulgas para gatos é uma alternativa possível

Quando o assunto é pulgas em gatos, a primeira opção a ser considerada é o shampoo antipulgas. Gatos podem utilizar o produto para conter a infestação de parasitas e, em casos mais leves, o produto costuma ser suficiente para livrar o seu pet do problema, matando as existentes e repelindo a chegada de novas intrusas por alguns dias. No entanto, quando a quantidade de pulgas em gatos é muito grande é preciso utilizar outros produtos além do shampoo para garantir maior eficiência no combate, como os comprimidos antipulgas.

2) Comprimido antipulgas: gatos pode tomar remédios para eliminar os parasitas

Como já foi dito, no caso de grandes infestações, a melhor forma de como acabar com pulgas em gatos é com um comprimido antipulgas. Ele serve para matar as pulgas que invadiram o corpo do seu amigo de quatro patas, e ainda por cima servem para protegê-lo de novos parasitas por um período estipulado pelo fabricante. Por mais que pareça uma missão impossível dar comprimido para gato, é possível utilizar um aplicador para esse tipo de remédio e outras dicas que podem ajudar. No entanto, lembre-se: para acabar com o problema de vez, é importante higienizar completamente o ambiente em que o seu gato vive para evitar que ele sofra com as pulgas novamente.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    O shampoo antipulgas para gatos pode acabar com pequenas infestações de parasitas
    O shampoo antipulgas para gatos pode acabar com pequenas infestações de parasitas

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    3) A coleira antipulgas para gatos ajuda a afastar o problema

    Não sabe como eliminar pulgas de gatos? A coleira antipulgas é uma opção que tem se tornado cada vez mais popular! Ela funciona da seguinte forma: enquanto o animal a usa, a coleira antipulgas para gatos libera uma substância que afasta os parasitas e protege o corpo do bichano. É uma ótima alternativa, principalmente a longo prazo, já que algumas opções agem por até oito meses.  Se houver qualquer dúvida, vale conversar com o veterinário do seu pet a respeito do assunto.

    4) Remédio caseiro para pulgas em gatos: veja algumas opções que funcionam

    Para quem gosta de aprender como acabar com pulgas em gatos de forma mais simples e sem precisar gastar muito, os remédios caseiros também podem ajudar. Alguns óleos essenciais, como lavanda e citronela, podem ser acrescentados ao shampoo antipulgas para gatos para ter maior eficácia na hora de eliminar esses parasitas. A citronela, inclusive, é bastante conhecida por ser tratar de um repelente natural de insetos e também funciona contra as pulgas. Mas atenção: filhotes de gato não podem usar esse tipo de produto porque são mais sensíveis e podem sofrer com coceira. Além disso, ferver água com camomila também consegue afastar as pulgas do seu gato. Basta molhar um paninho na mistura e depois passar no corpo do felino.

    5) Pulgas em gatos: é preciso acabar com a infestação do ambiente também

    Não adianta usar um remédio para pulgas no seu gato e não fazer o tratamento do ambiente, pois o animal vai acabar atraindo os parasitas novamente. É fundamental fazer uma limpeza adequada na casa para acabar com a infestação. Os pesticidas encontrados nos petshops, por exemplo, são ótimos para exterminar de vez qualquer parasita que tenha ficado para trás, principalmente em quintais e grandes áreas. Outra dica são os sprays antipulgas e até mesmo a dedetização para se certificar de que não há mais nenhum resquício de pulga no ambiente.

    Redação: Juliana

    Pode dar dipirona para gato? Descubra se o medicamento é permitido e quais são as recomendações

    Próxima matéria

    Pode dar dipirona para gato? Descubra se o medicamento é permitido e quais são as recomendações

    Como acabar com pulgas de cachorro: um guia completo sobre tipos de remédios e coleiras antipulgas
    Pulga

    Como acabar com pulgas de cachorro: um guia completo sobre tipos de remédios e coleiras antipulgas

    Quem tem um cachorro sociável, que costuma frequentar lugares com outros animais, sabe que o cuidado com a higiene do animal é necessário não apenas por causa do conforto, mas também é uma questão de saúde. Em ambientes como esses, as infestações de insetos como o carrapato e a pulga de cachorro acontecem com a maior facilidade do mundo e, depois disso, cada dono vai ter que escolher a melhor maneira de lidar com o problema. Se você ainda não sabe como acabar com pulgas de cachorro na sua casa, descubra mais sobre as diferentes soluções para esse problema!

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!

    A rivalidade entre cães e gatos é tão histórica que até ditado popular ela já virou. Mesmo assim, no dia a dia o que não falta por aí são donos de pet que não conseguem decidir entre uma das espécies e dividem o amor com os cachorros e gatos ao mesmo tempo e embaixo do mesmo teto. A parte boa disso é que você não precisa aceitar que eles vão viver sempre em pé de guerra: juntar cachorro e gato em casa é possível, sim! Descubra, aqui embaixo, como você pode aproveitar a companhia de dois animaizinhos completamente diferentes, mas que também podem se tornar super amigos!

    Ver Todas >

    Como aumentar a imunidade do cachorro? Qual o impacto na saúde? Saiba tudo sobre o sistema imunológico canino
    Saúde animal

    Como aumentar a imunidade do cachorro? Qual o impacto na saúde? Saiba tudo sobre o sistema imunológico canino

    A saúde do cachorro sempre deve estar em primeiro lugar para quem é pai de pet. Os cachorros tem um sistema imunológico que trabalha desde seu nascimento e vai se desenvolvendo conforme o cão é exposto a patógenos. Assim como nos humanos, alguns fatores externos podem prejudicar o sistema imunológico canino. Situações de estresse, má alimentação, mudanças de clima e baixas temperaturas, por exemplo, podem afetar o sistema imunológico do cãozinho. A defesa desabilitada do organismo do cachorro pode resultar em doenças recorrentes, abatimento e cansaço. Lembre-se que é sempre necessário a avaliação de um médico veterinário de confiança caso seu amigo de quatro patas esteja apresentando sintomas de qualquer doença. Se você quer entender mais como aumentar a imunidade baixa do cachorro e entender melhor o funcionamento do sistema imunológico canino, o Patas da Casa reuniu todas as informações sobre o assunto. Vem dar uma olhada!

    Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?
    Saúde animal

    Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?

    A castração de gato é um procedimento cirúrgico que vai muito além de evitar a gravidez indesejada e o possível abandono de animais: ela também é uma forma de cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas. No entanto, é comum que muitos tutores se sintam inseguros com a cirurgia, principalmente porque é necessário ter alguns cuidados antes e depois de castrar gato. 

    Cálculo renal em gatos: como se desenvolve? Tem cura? Veterinária explica tudo sobre o problema
    Saúde animal

    Cálculo renal em gatos: como se desenvolve? Tem cura? Veterinária explica tudo sobre o problema

    Não é mistério que os felinos têm certa dificuldade para beber água no dia a dia. A questão é que muitas vezes isso acaba desencadeando vários problemas na saúde do gato, principalmente no sistema urinário, trazendo grande preocupação para os tutores. O cálculo renal em gatos é uma doença mais comum do que se imagina e precisa de alguns cuidados. Por isso, é essencial saber identificar um gato com problema renal para procurar a ajuda de um especialista o quanto antes. 

    Cardiomiopatia dilatada em cães: veterinária explica como a doença se desenvolve
    Saúde animal

    Cardiomiopatia dilatada em cães: veterinária explica como a doença se desenvolve

    Os cachorros são companheiros incomparáveis e donos de um grande coração. Mas o tutor deve estar sempre atento a saúde deste órgão, pois esses animais também podem sofrer com alguns tipos de cardiopatia em cães. Algumas dessas doenças cardíacas são bastante comuns, como é o caso da cardiomiopatia dilatada em cães. Apesar do nome difícil, é muito importante saber tudo sobre essa doença que atinge o coração dos cachorros.

    Ver Todas >