Cuidados

5 cuidados necessários com as patas do seu cachorro

Patas de cachorro: descubra como você pode cuidar melhor dessa parte do corpo do animal no dia a dia
Patas de cachorro: descubra como você pode cuidar melhor dessa parte do corpo do animal no dia a dia

A pata de cachorro precisa de muitos cuidados e, assim como os nossos pés, é super importante para a vivência do animal no dia a dia. Além de sustentar todo o peso do cãozinho, são elas que possibilitam as caminhadas, corridas, brincadeiras e saltos do seu amigo. Ainda assim, nem sempre são lembradas na hora dos cuidados frequentes com a saúde do seu cachorro. O problema principal de negligenciar as patas de cachorro é que qualquer problema pode atrapalhar a mobilidade dele ou piorar com os movimentos que o animal precisa fazer no dia a dia. Por isso, resolvemos separar cinco dicas de cuidados que você precisa ter com essa parte do corpo do cachorro. Dá uma olhada! 

1) Como cortar as unhas do cachorro

Pode ser você mesmo, o veterinário ou um funcionário treinado do seu pet shop de confiança: alguém que saiba como cortar as unhas do cachorro precisa repetir o processo com frequência no seu animal. Isso evita que ele se machuque caso as unhas fiquem presas em algum lugar, impede que elas encravem e, até mesmo, que acumulem o resíduo de alguma coisa que pode causar infecções e machucados. Geralmente, as unhas do animal já precisam ser cortadas quando elas fazem barulho no chão enquanto ele caminha, mas o ideal é combinar com o veterinário o intervalo ideal entre os cortes. 

2) Pata de cachorro: apare os pelos entre os dedos e as almofadinhas

Em cachorros de raças muito peludas, mesmo que a tosa completa não seja necessária, a tosa higiênica geralmente é recomendada. As patas estão incluídas entre as áreas onde a tosa é realizada. Além de facilitar o acúmulo de sujeira e, até mesmo, a proliferação de parasitas como pulgas e carrapatos, os pelos em excesso também podem dificultar a caminhada do animal em pisos mais lisos, já que podem deixar as passadas mais escorregadias. Use uma tesoura e apare os pelos com cuidado sempre que for necessário — o que vai depender da rapidez de crescimento. 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Uma pata de cachorro saudável não tem machucados, cortes ou rachaduras!
    Uma pata de cachorro saudável não tem machucados, cortes ou rachaduras!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    3) Pata de cachorro requer uma uma checagem semanal

    Uma das formas mais simples de impedir os problemas nas patas do seu cachorro é conferindo o estado delas com frequência. O ideal é que, uma vez por semana, você olhe atentamente as almofadinhas das patas e os espaços entre elas procurando qualquer coisa que fuja do comum: pequenos objetos que podem estar presos por ali, insetos, pulgas e carrapato, rachaduras, cortes e machucados em geral. O tratamento será mais rápido e fácil se você identificar um problema mais cedo. No caso dos diferentes tipos de machucado na almofada da pata do cachorro, o ideal é contar com a ajuda do seu veterinário para o tratamento adequado, ok?

    4) Tomar cuidado com o horário dos passeios em dias quentes

    Durante o verão e outras épocas do ano em que os dias ficam mais quentes, o ideal é que você passeie com o seu cachorro apenas de manhã bem cedo ou à noite. Esse cuidado deve existir para que as patas dele não fiquem com queimaduras ou bolhas por causa do contato com o concreto ou asfalto muito quente. A precaução deve existir mesmo se você costuma passear com o animal na praia, já que a areia quente também incomoda bastante. Se o chão estiver quente demais para você pisar sem calçados, também estará para o seu cachorro: esse deve ser o seu termômetro! 

    5) Massagear as almofadinhas das patas de vez em quando

    Um pouco de mimo nunca é demais, certo? Por isso, depois de garantir que as patas do seu cachorro estão saudáveis, sem nenhum tipo de parasita, machucado ou rachadura, você pode fazer uma massagem entre as almofadinhas para aliviar qualquer dor ou desconforto que ele possa estar sentindo, principalmente depois de passeios longos ou corridas. Não se incomode com a aspereza das almofadinhas nesse momento: é normal que elas fiquem mais grossas e isso ajuda na proteção do animal. Se não observar rachaduras, você não precisa se preocupar! 

    Redação: Ariel Cristina Borges 

    Perfume para gatos? Descubra se o produto realmente é necessário na rotina dos felinos

    Próxima matéria

    Perfume para gatos? Descubra se o produto realmente é necessário na rotina dos felinos

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo
    Cuidados

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo

    A saúde do cachorro depende de muitos cuidados com o corpo do animal - inclusive com as suas patinhas! São elas que dão todo o suporte necessário para que o cãozinho possa correr, brincar e pular, do jeitinho que eles gostam. Entretanto, muitos tutores não dão a devida atenção a pata de cachorro, e isso pode acabar desencadeando uma série de problemas na região, trazendo muito desconforto para o seu amigo de quatro patas. Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre essa parte do corpo dos cães: desde cuidados e doenças que podem atingir o local, até curiosidades e truques (como ensinar o cachorro a dar a pata, por exemplo). Confira!

    Ver Todas >

    Como cuidar de um cachorro cego?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar de um cachorro cego?

    Mesmo para os pais de pets mais experientes, cuidar dos animais de estimação pode ser muitas vezes um grande desafio. Quando alguma adversidade ocorre, essa sensação pode ser ainda maior. É o caso do cachorro cego. Podemos aprender muito com a situação, principalmente quando o cão não nasceu cego e adquiriu o problema ao longo da vida. A condição pode ser adquirida como resultado de doenças como o glaucoma. 

    Como limpar pata de cachorro do jeito correto?
    Cuidados dos animais

    Como limpar pata de cachorro do jeito correto?

    Se você limpa patas de cachorro sempre que ele chega da rua, está no caminho certo. Embora sejam bastante resistentes aos impactos do dia a dia, as patas do cachorro também são sensíveis a fatores externos e, por isso, precisam de alguns cuidados básicos, especialmente depois de andar pela rua. Por isso, uma das melhores formas de garantir que as almofadinhas estarão saudáveis e livres de problemas é sabendo exatamente como limpar pata de cachorro após passeio e que produtos utilizar.

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro
    Cuidados dos animais

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Depois de adotar um cachorro, uma das primeiras atitudes a ser tomada é escolher onde vai ser o banheiro do animal. Assim é possível ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo desde cedo, facilitando o processo de educação do doguinho. No entanto, uma dúvida muito comum entre todos os tutores é em relação ao material escolhido para atender às necessidades do pet. 

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!

    Nada parte mais o coração de um tutor do que ter que viajar e não poder levar o seu filho de quatro patas junto. Afinal, os cães fazem parte da nossa família e uma das melhores coisas é poder compartilhar esses momentos com eles. Mas sabia que com o planejamento certo é super possível viajar com cachorro? Existem várias opções viáveis e uma delas é a viagem de ônibus. 

    Ver Todas >