A chegada de um novo ano geralmente vem acompanhada de uma lista de metas e objetivos para se colocar em prática. Mas você já parou para pensar que seu amigo de quatro patas também pode ser incluído nessa aventura? Com a correria do dia a dia, é muito comum que alguns cuidados com cachorro sejam cada vez mais deixados de lado, como os passeios diários ou os banhos quinzenais. O problema é que manter esses cuidados é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos pets, então os tutores precisam encontrar na agenda um tempo para se dedicarem aos amigos de quatro patas. Para te guiar nessa missão, separamos alguns itens indispensáveis na rotina dos cães. Veja só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Passear com cachorro é sempre uma boa forma de exercitar e socializar o pet

Os cachorros são animais bastante energéticos e cheios de disposição, mas se eles não encontrarem uma forma de “extravasar” isso, algumas situações nada agradáveis podem acontecer, como a destruição dos móveis da casa. Outro ponto importante é que a falta de exercícios físicos também pode prejudicar a saúde mental do animal, deixando ele muito estressado ou ansioso.

É por isso que a melhor forma de gastar a energia acumulada do seu pet é com os passeios com cachorro. Assim, você garante que o cãozinho vai se exercitar o suficiente para ficar cansado, evitando que ele possa descontar possíveis frustrações em outros objetos. Além do mais, essa também é uma ótima maneira de incentivar a socialização: os parques para cachorro são um bom lugar para o cachorro fazer novos aumigos!

Higiene: dar banho, cortar as unhas e limpar o ouvido do cachorro também devem fazer parte da rotina

Engana-se quem pensa que os cães não precisam de cuidados básicos com a higiene. Embora a frequência desses cuidados com cachorro seja inferior a dos humanos, ainda assim é importante ter em mente que os peludos precisam tomar banho pelo menos uma vez por mês ou a cada 15 dias. As unhas devem ser aparadas sempre que estiverem compridas demais, ou o cachorro pode acabar se ferindo - geralmente, recomenda-se que o tutor corte as unhas do animal mensalmente. O mesmo vale para os cuidados com o ouvido do cão, já que a higiene dessa região é capaz de prevenir problemas como a otite canina.

cuidados com cachorro: cão tomando vacina

Não se esqueça de manter a vacina de cachorro sempre em dia

 

Pode parecer óbvio, mas ainda tem gente que se esquece de que os cães devem ser vacinados e vermifugados anualmente, então não custa nada lembrar, né? Como todos sabem, a vacina de cachorro é a melhor forma de proteger o seu amigo de quatro patas de diversas doenças e aumentar a longevidade do animal. Portanto, não esqueça de manter a carteira de vacinação em dia e, de preferência, sem atrasos

Remédio para carrapato e antipulgas para cachorro são cuidados fundamentais

Os problemas com parasitas - como pulgas e carrapatos - são bastante comuns e igualmente temidos por quem tem um cãozinho em casa. Por isso, se o seu cachorro é sociável e costuma interagir bastante com outros animais quando sai na rua, não se esqueça de dar remédio para carrapato ou antipulgas para o cachorro regularmente. Desta forma, é possível evitar que o seu amigo sofra com possíveis infestações desses parasitas. Também é importante cuidar bem do ambiente em que o animal vive, pois se as pulgas e carrapatos não forem eliminados completamente do local, o cachorro pode ser infectado quando os remédios pararem de fazer efeito.

As brincadeiras com cachorro exercitam o animal e estreitam os laços

Você sabia que o cachorro sente saudade dos seus humanos? Pois é verdade! Quando o tutor passa muito tempo fora de casa, os cães sentem falta. Não é à toa que eles esperam ansiosamente a nossa chegada quase sempre, né? Por isso, nada mais justo do que a gente separar um tempinho para brincar com cachorro. Existem várias brincadeiras indicadas para esse momento, como jogar a bolinha para o cãozinho buscar - algo que esses animais simplesmente amam fazer. Além disso, também existem outras alternativas ao ar livre, como jogos com frisbee e até passeios diferenciados, como as trilhas.

Redação: Juliana Melo