O período de chuvas deve ligar um alerta na cabeça de todo pai ou mãe de pet. Além dos riscos que alagamentos e temporais podem trazer para a segurança do bichinho, o contato direto do animal com a água da chuva pode deixá-lo vulnerável para contrair várias doenças, algumas delas muito graves. Umidade, água contaminada, problemas respiratórios precisam ser algumas das preocupações com o período. Separamos 4 problemas de saúde mais comuns nessa época para você ficar atento: entenda mais sobre os sintomas, causas e como a chuva contribui para a contaminação ou desenvolvimento de cada um.

1) Leptospirose canina

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Certamente essa é a doença mais associada com a chuva. A transmissão da leptospirose canina ocorre a partir do contato do cachorro com água ou superfícies contaminadas com a urina de roedores infectados. Os ratos domésticos e ratazanas são os principais hospedeiros da doença e a água da chuva, principalmente em poças ou locais alagados, aumenta o risco de contaminação. Lembrando que a leptospirose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do cachorro para humanos.

Os principais sintomas que os cães podem apresentar são febre, vômitos, perda de peso, desidratação e dores na região do abdômen. Em fases mais avançadas, o animal pode ficar apático e fraco, além de fazer xixi com sangue e ficar com as mucosas em tons amarelados. Mesmo cães vacinados podem ter a doença, já que a V10 ou V8 protegem o animal de apenas alguns tipos da bactéria. Por isso, a melhor estratégia é não deixar que o cachorro tenha contato com a água da chuva mesmo.

2) Parvovirose canina

A parvovirose canina possui um risco muito alto de contágio. Para o seu amigo pegar a doença, basta que ele tenha contato com as fezes de animais contaminados pelo parvovírus. Os principais sintomas são diarreia escura, geralmente com sangue, vômito e desidratação, além de febre e desidratação em alguns casos. A água da chuva pode facilitar essa transmissão, mas não se desespere: a vacina V10 ou V8 previne a doença.

3) Gripe canina

A exposição à friagem e chuva aumentam as chances do cachorro ter um quadro de gripe canina. Se não tratada corretamente, a doença pode evoluir para uma pneumonia. Além dos espirros, coriza e tosse, o animal também pode apresentar apatia, febre, falta de apetite e dificuldade para respirar. Uma forma de prevenir os efeitos mais graves da doença é por meio da vacina para gripe canina. A imunização não evita totalmente que o cão tenha contato com o vírus e apresente alguns sintomas leves, mas ajuda a barrar a evolução da doença para uma condição mais grave.

4) Fungo em cachorro

O fungo em cachorro se desenvolve muito fácil e pode desencadear micoses na pele e até infecções mais graves no organismo do animal. Uma das principais causas do fungo é a umidade: se o seu cachorro não for seco corretamente depois de tomar chuva (ou após o banho e brincadeiras na água), esses microorganismos encontram na pele dele o ambiente ideal para se proliferarem. É importante também que o local onde o cachorro dorme e passa a maior parte do tempo esteja sempre limpo e seco. Os principais sinais incluem feridas pelo corpo, queda de pelos, vermelhidão e coceira.


Fungo em cachorro: a umidade do pelo favorece a proliferação desses microorganismos
Fungo em cachorro: a umidade do pelo favorece a proliferação desses microorganismos

O que fazer para prevenir esses problemas de saúde no cachorro?

Manter a saúde e bem-estar dos cachorros está nos detalhes também. Além de oferecer uma alimentação de qualidade, manter a carteira de vacina atualizada e fazer o controle de parasitas, é importante diminuir a exposição do animal a situações que possam gerar enfermidades. Se estiver chovendo muito e o passeio não puder esperar, invista em acessórios que possam protegê-lo, como a capa de chuva e até o sapato para cachorro, se for o caso. Sempre limpe as patas do animal depois do passeio e não deixe ele molhado por muito tempo, principalmente se for uma raça mais peludinha. Toalhas e secador ajudam bastante nessa tarefa. No caso da leptospirose e da parvovirose, você também pode diminuir os riscos tirando o próprio sapato molhado de chuva antes de entrar em casa.

Redação: Luana Lopes