Cachorro

11 mitos e verdades sobre a raça de cachorro São Bernardo

Publicado - 21 Julho 2025 - 18h22

Atualizado - 22 Julho 2025 - 14h54

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

O São Bernardo é um daqueles cães que todo mundo reconhece de longe, seja pelo tamanho imponente ou pelas lembranças do clássico filme Beethoven, dos anos 1990. Só que por trás da aparência grandona e carismática, existem muitos mitos e verdades que rondam essa raça tão peculiar. Por exemplo, será que o São Bernardo realmente gosta de crianças? Ele serve como cão de guarda ou é só tamanho mesmo?

Para esclarecer essas e outras dúvidas comuns entre os tutores e apaixonados por cães gigantes, o Patas da Casa reuniu 11 curiosidades sobre o cachorro São Bernardo — de comportamento a saúde, passando por características físicas e necessidades de cuidado. Confira!

1) São Bernardo é dócil

Verdade! O São Bernardo é uma das principais raças de cachorro gigante, porém, apesar do tamanho, ele é extremamente gentil e afetuoso. Esses cães costumam ser muito tranquilos e sociáveis, especialmente quando criados com amor, socialização e limites desde filhotes. Ou seja: o São Bernardo é dócil e ideal para quem busca um pet companheiro e amoroso.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Cachorro São Bernardo é cão de guarda

Mito (com ressalvas)! O São Bernardo não é um cão de guarda tradicional. Ele pode até latir para alertar sobre movimentos estranhos e se posicionar para proteger a família se necessário, mas não tem o instinto amedrontador típico de raças desenvolvidas para a função de guarda. Ele prefere resolver as coisas com jeitinho — ou ignorar o problema com uma soneca.

3) O São Bernardo é uma raça mansa

Verdade! Reforçando o que falamos anteriormente, o São Bernardo é conhecido pela sua natureza amigável, paciente e tolerante. Essa mansidão, aliada ao seu instinto protetor e carinhoso, faz dele um cão muito confiável. Mas atenção: como qualquer raça, ele precisa ser educado e bem socializado para que seu temperamento se desenvolva da melhor forma.

4) São Bernardo gosta de crianças

Verdade! O São Bernardo se dá muito bem com crianças, principalmente por ser paciente, dócil e protetor. Entretanto, por ser um cachorro de porte gigante e pesado, é importante sempre supervisionar as interações, especialmente com crianças pequenas — não por agressividade, mas para evitar acidentes involuntários (um esbarrão sem querer pode derrubar facilmente um pequeno!).

5) São Bernardo é inteligente

Depende! O São Bernardo tem inteligência emocional e é muito sensível aos humanos, mas não é do tipo que vai sair resolvendo enigmas ou aprendendo comandos em duas tentativas. Ele é um cão mais devagar nesse sentido, mas aprende bem com paciência e reforço positivo. Se o tutor souber ensinar com carinho, ele retribui com obediência e muito amor.

Cachorro São Bernardo sentado na grama
Apesar do porte gigante, o São Bernardo é dócil, tranquilo e se dá bem com crianças

6) São Bernardo vive muitos anos

Mito! Por conta de seu tamanho, é normal que muita gente queira saber qual é a expectativa de vida de um São Bernardo. Infelizmente, essa é uma das raças de cachorro que vivem menos tempo. Em média, eles chegam até 8 a 10 anos. Por isso, é fundamental cuidar bem da saúde, da alimentação e fazer visitas regulares ao veterinário para ajudar a prolongar a qualidade de vida desse grandalhão.

7) São Bernardo baba muito

Verdade! Os São Bernardos babam bastante, principalmente depois de beber água ou durante dias mais quentes. Isso acontece por causa da anatomia do focinho e dos lábios pendentes. Quem tem muito apego com limpeza precisa de um certo preparo emocional antes de ter um cão desse (ou então ter uma toalhinha sempre à mão).

8) São Bernardos precisam de muito exercício

Mito! Apesar do tamanho, o São Bernardo não é um cachorro super ativo. Na verdade, ele é até meio preguiçoso — e isso se aplica também para o filhote de São Bernardo. Caminhadas leves diárias são suficientes para manter sua saúde em dia. Exercícios de alta intensidade ou calor excessivo não combinam com ele, pois podem causar exaustão. O importante é manter o equilíbrio entre descanso e movimentação leve.

9) São Bernardo não se adapta bem a apartamentos

Verdade (na maioria dos casos)! Embora seja calmo, o tamanho e a necessidade de espaço tornam o São Bernardo menos indicado para apartamentos e casas pequenas, já que eles precisam de espaço para se movimentar confortavelmente. No entanto, se o tutor for dedicado, morar em um endereço mais espaçoso e garantir passeios frequentes, pode ser possível adaptar o cão em um apartamento — mas definitivamente não é o ambiente ideal.

10) Essa raça exige cuidados especiais com a saúde e pelagem

Verdade! Devido ao seu tamanho, o São Bernardo têm predisposição a alguns problemas de saúde, como displasia coxofemoral, problemas cardíacos e torção gástrica. A pelagem densa do São Bernardo também exige escovação regular e atenção extra em épocas quentes para evitar dermatites. Ou seja, quem escolhe essa raça deve estar pronto para cuidados constantes (e uma conta veterinária um pouco mais robusta).

11) São Bernardo já foi usado como cão de resgate nas montanhas

Verdade! Pouca gente sabe, mas o São Bernardo tem um passado heroico: por ser uma das raças mais fortes que existem, eles eram usados por monges dos Alpes Suíços para resgatar viajantes perdidos na neve. Graças ao faro aguçado, força física e resistência ao frio, esses cães localizavam pessoas soterradas por avalanches e, muitas vezes, salvavam vidas em condições extremas. O São Bernardo moderno ainda carrega esse instinto protetor e sensível, embora hoje em dia esteja mais presente como cão de companhia do que de resgate.

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Cachorro

Cachorro pode comer peito de frango cru? Entenda os riscos

O frango é uma das proteínas mais presentes na dieta dos cães, seja como ingrediente da ração para cachorro ou como parte da aliment...

Alimentação

Alimentação para gato Siamês: cuidados específicos para manter o felino saudável

O Siamês é uma das raças de gato mais ativas e inteligentes. Justamente por ter esse perfil cheio de energia, esse felino também aca...

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?