"Quero doar meu cachorro" é uma situação que pode ser bastante difícil, tanto para o tutor quanto para o próprio pet. Mesmo que todos saibam que adotar um cachorro é uma responsabilidade para toda a vida, uma família pode decidir doar cachorro por uma série de fatores e, às vezes, essa é a melhor saída. As justificativas para colocar cães para doação mais comuns são problemas de adaptação de crianças e cachorros, mudanças e até morte do tutor. Mas, antes de bater o martelo, é preciso se perguntar se não existe nenhuma possibilidade de continuar com o cão.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há pelo menos 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Isso significa que há ao menos um cão para cada cinco habitantes de uma cidade nos centros urbanos. Ainda que vários tipos de ong para doar cachorro ajudem a cuidar de pets abandonados, o número de cachorros de rua é grande. Por isso, saber como e onde doar cachorro são fatores essenciais para não traumatizar o cão e garantir boas condições em um novo lar.

“Quero doar meu cachorro”: entenda os cuidados necessários nesse momento

Doar cachorro é uma tarefa bem difícil e que requer muita atenção. Primeiro, porque ao colocar cachorro para doar a ideia é gerar o mínimo de trauma possível no animal. Segundo, porque saber onde deixar cachorro para adoção é fundamental nesse momento.

Não se deve procurar abrigos de animais, pois as chances de o cãozinho passar o resto da vida lá são altas - ainda mais se já for um cachorro adulto. Se você quer saber “onde posso deixar meu cachorro para adoção”, por que não começa procurando perto de você pessoas dispostas a adotar cachorro? Doando para alguém próximo e de confiança você terá mais garantias de um bom tratamento.

Mas como doar cachorro da maneira correta, afinal? Além de procurar onde doar cachorro e buscar um novo lar definitivo para o animal, outro fator a ser levado em consideração é contar aos interessados como é a personalidade do pet nos mínimos detalhes. Assim, terão uma noção melhor de como o cachorro se comporta, do que gosta, como ele se alimenta.

Antes de doar cachorro, certifique-se também sobre as condições da casa do possível adotante. Vale fazer uma visita e perguntar tudo o que puder. Cuidar das vacinas para cachorro certificar que ele não está com nenhuma pulga ou carrapato também é importante antes de fazer a doação.

Como faço para me desfazer de um cachorro?

Colocar um cachorro para doação exige planejamento e não pode ser feito de qualquer forma. Da mesma forma que adotar exige muita responsabilidade, a doação de cães também exige. Algumas possibilidades para quem vai anunciar um cão para adoção são:

  • Divulgar nas redes sociais;
  • Conversar com pessoas próximas (como família e amigos);
  • Falar com veterinários.

Muitas pessoas pensam que procurar uma ong para doar cachorros é a melhor alternativa, e não é bem assim. Na verdade, quando o animal é acolhido por um abrigo de cães, ele acaba "disputando" a atenção com vários outros cachorros que, muitas vezes, já estão ali há bastante tempo. Ou seja, são menores as chances de ele conseguir uma família e um lar permanente.

Como doar cachorro rápido?

Se você procura agilidade no processo de doação, o melhor lugar para doar cachorro é anunciado nas redes sociais. Assim, são maiores as chances de a postagem chegar em alguém conhecido e de confiança que esteja interessado na doação de cachorro de raça ou vira-lata. 

Onde doar cachorro: procurar um lar seguro é o seu dever

Se não tem jeito e doar cachorro é a única opção, você deve saber exatamente que locais procurar. Antes de colocar cães para doação, é importante pesquisar bem para que seu bichinho encontre um lar o mais rápido possível e não fique à mercê do abandono.

Uma boa forma de fazer isso é divulgar que você tem um cachorro para doar em grupos de amigos e conhecidos. Assim, você saberá se existe alguém próximo com interesse em adotar cachorro. Além disso, as redes sociais hoje são uma poderosa ferramenta de divulgação.

Se você publicar “quero doar um cachorro” nas redes e em sites de adoção, conseguirá atingir ainda mais pessoas interessadas em adotar. Mas também tenha muito cuidado para não doar cachorro para qualquer um. Ao encontrar uma possível família, certifique-se bem de que vão cuidar direitinho do animal e fornecer tudo que for necessário para manter o bem-estar dele. 

O que acontece se abandonar um cachorro?

Antes de perguntar "onde posso deixar um cachorro que não quero mais?", é bom ter em mente que o abandono de animais é considerado um crime. Faz parte da lei de maus-tratos a animais, prevista no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, além de multa para quem se enquadrar na situação.

Qual o tempo certo para doar cachorro?

Como doar um cachorro é um processo que requer muito cuidado, uma dica importante é saber o período certa para fazer a doação do animal. Cachorros adultos normalmente não têm um "tempo certo", mas se os cães para doar forem filhotes - o que normalmente acontece quando a cadela não é castrada e engravida sem querer -, o ideal é manter os filhotes próximos da mãe até completarem 2 meses de idade. Somente depois disso é seguro fazer a doação de cachorro. 

Já quem está doando cachorro por outros motivos, em especial por causa de comportamentos indesejados, outra dica é tentar passar pelo período de adaptação do animal à sua nova casa. Alguns cães, especialmente os mais velhos, podem ter traumas do passado e por isso esse é um processo que nem sempre é fácil. Mas com persistência, amor, carinho e reforços positivos, é possível perceber uma mudança de comportamento no animal.

 

Não estimule o abandono de cachorros e saiba exatamente onde e como doar o animal

Não estimule o abandono de cachorros e saiba onde e como doar o animal

 

 

Doar cachorro não pode ser traumatizante para o animal

 

A saudade é um sentimento que não afeta só humanos, mas seus pets também. Sim, cachorro sente saudade. Não é à toa que quem tem um doguinho já está acostumado com aquele olhar de cachorro triste sempre que o tutor está prestes a sair de casa - isso é o jeitinho de demonstrarem que sentem sua falta e não querem que você saia.

Mas depois que você doar cachorro, ele muda de dono e precisa se acostumar com o fato de que não vai mais ver seu antigo tutor todos os dias. Esse processo pode demandar algum tempo. Por isso, ao colocar cachorro para doar, é de extrema importância saber como amenizar isso para não causar um impacto muito forte na vida do animal e nem traumatizá-lo.

Para começar, depois que colocar os cães para doação, o tutor não pode simplesmente sumir da sua vida do dia para a noite. Ele precisa acostumar o cachorro com sua família nova aos poucos até que esteja totalmente adaptado. Além disso, quando doar cachorro, deixe uma roupa velha sua com ele. Nas primeiras semanas após finalizar o processo de doar cachorro, marcar visitas para ver seu amigão também pode ser uma boa opção para que ele não se sinta tão abandonado nesse início.

Cachorros abandonados podem ter maior dificuldade de encontrar um lar

Mesmo que você diga “preciso doar meu cachorro urgente”, em hipótese alguma deixe seu cãozinho na rua para “tentar a sorte”! O abandono de cachorros é muito preocupante, porque os cães que são deixados na rua passam por diversas dificuldades na luta pela própria sobrevivência. Além de não terem abrigo, comida e nem bebida na maioria das vezes, esses animais precisam ter muita perspicácia para conseguirem se manter vivos, fugir de atropelamentos e de situações de maus-tratos.

Em alguns casos, há quem leve os pets abandonados em ong para doar cachorro, feirinhas e outros projetos de proteção animal. Porém, isso não quer dizer que será fácil para o cãozinho encontrar um lar definitivo. Pelo contrário: ele precisa “competir” com vários outros animais, o que reduz as chances de alguma família se interessar exclusivamente por ele. 

Doar cachorro é a melhor solução? Veja outras alternativas

A decisão de doar cachorro pode ser necessária em alguns casos. Mas antes de decidir com certeza que “quero doar meu cachorro”, você deve analisar a situação com mais calma. Dependendo do motivo que o levou a optar por colocar o cachorro para doar, existem outras soluções menos traumáticas e complicadas para o animal.

Muitas pessoas optam por doar cachorro por conta de algum problema de comportamento. Às vezes se trata de um cachorro bagunceiro ou que late muito e os vizinhos reclamam bastante. Nesses casos, o adestramento é uma boa solução. Você pode usar algumas dicas de como adestrar cachorro ou chamar um adestrador profissional. O resultado costuma ser bastante positivo e melhora demais a convivência.

Caso o motivo seja um tutor que precisa se mudar de casa com cachorro, existem empresas especializadas em mudanças que podem ajudar a levar o pet sem problemas. Se o problema é falta de espaço, tente investir em um cantinho da casa especial para ele, com enriquecimento ambiental e aumentar os passeios para que ele não fique entediado. Isso ajuda o cão a se sentir melhor e mais livre, mesmo em uma casa pequena.

Caso você realmente não tenha condições de manter o pet dentro de casa, verifique a possibilidade de deixá-lo com um parente ou amigo próximo responsável, de forma que você possa visitá-lo com frequência. O importante é que, antes de colocar um cachorro para doar, todas as opções sejam levadas em consideração. 

Publicado originalmente em: 10/06/2020

Atualizado em: 18/12/2023