Adoção

"Quero doar meu cachorro": como fazer de forma segura e com o mínimo de trauma para o animal?

Doar cachorro não é uma tarefa fácil, por isso é muito importante saber como fazer isso
Doar cachorro não é uma tarefa fácil, por isso é muito importante saber como fazer isso

Antes de doar cachorro, é sempre importante se perguntar se isso é realmente necessário e se não existe nenhuma possibilidade de continuar com o cãozinho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam pelo menos 30 milhões de animais abandonados do Brasil, entre gatos e cachorros. Nos centros urbanos, isso quer dizer que há pelo menos um cãozinho para cada cinco habitantes da cidade. Ainda que várias ONGs e protetores de animais ajudem a cuidar de cachorros abandonados, não dá para ignorar que, mesmo assim, o número de cães em situações de vulnerabilidade nas ruas é grande. Cada pessoa que decide ter um cachorro, seja adotado ou comprado, tem uma responsabilidade enorme em não colaborar para que esse número cresça ainda mais.

Entretanto, a gente sabe que existem uma série de fatores que podem levar uma família a doar cachorro e, dependendo do caso, às vezes essa é a melhor saída. As justificativas mais comuns são problemas de adaptação com crianças, mudanças e até morte do tutor. Se realmente não houver outra solução, é preciso ter certos cuidados para não traumatizar o cãozinho e garantir que ele vai ser bem tratado em seu novo lar. Saber onde e como doar um cachorro são fatores essenciais nesse momento. Para ajudar nessa missão nada fácil, preparamos uma matéria com algumas dicas de como doar cachorro. Veja a seguir!

“Quero doar meu cachorro”: entenda os cuidados necessários nesse momento

Doar cachorro é uma tarefa bem difícil e que requer muita atenção. Primeiro porque a ideia é tentar gerar o mínimo de trauma no animal, e segundo porque o ideal é que saber onde doar o cachorro é fundamental nesse momento. Não se deve procurar abrigos de animais, pois as chances do cãozinho passar o resto da vida lá são altas, ainda mais se ele já for um cachorro adulto. Por isso, por que não procurar pessoas que estejam dispostas a adotar perto de você?

Mas como doar um cachorro, afinal de contas? Bom, além de procurar um novo lar definitivo para o animal, outro fator a ser levado em consideração nessas horas é contar nos mínimos detalhes como é a personalidade do animal para os interessados nele. Assim, terão uma noção melhor de como o cachorro se comporta, do que ele gosta, como ele se alimenta. Além disso, se certifique sobre as condições da casa do possível adotante. Vale fazer uma visita e perguntar tudo o que puder. Ah, cuidar das vacinações e se certificar de que ele não está com nenhuma pulga ou carrapato também é importante, viu?

Onde doar cachorro: procurar um lar para o seu amigo é o seu dever

Se não tem jeito e a única opção é doar cachorro, você deve saber exatamente que locais procurar para que seu bichinho encontre um lar o mais rápido possível e não fique à mercê do abandono. Uma boa forma de fazer isso é divulgar a doação do animal em grupos de amigos e conhecidos para saber se não existe alguém próximo que tenha interesse em adotar o cãozinho. Além disso, as redes sociais hoje são uma poderosa ferramenta de divulgação e que podem atingir ainda mais pessoas interessadas em adotar. Ao encontrar uma possível família, não esqueça de se certificar de que eles vão cuidar muito bem do animal e vão fornecer tudo que é necessário para manter o bem-estar dele.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Não estimule o abandono de cachorros e saiba exatamente onde e como doar o animal
    Não estimule o abandono de cachorros e saiba exatamente onde e como doar o animal

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Cachorro sente saudade dos seus antigos donos? Como amenizar isso?

    A saudade é um sentimento que não afeta só os humanos, mas seus pets também. Sim, cachorro sente saudade. Não é à toa que quem tem um doguinho já está acostumado com aquele olhar de cachorro triste sempre que o tutor está prestes a sair de casa - isso é o jeitinho de demonstrarem que sentem sua falta e não querem que você saia. Mas quando o cachorro muda de dono, ele precisa se acostumar com o fato de que não vai mais ver o seu antigo tutor todos os dias, e esse é um processo que pode demandar algum tempo. Por isso, saber como amenizar isso é de extrema importância para não causar um impacto muito forte na vida do animal e nem traumatizá-lo.

    Para começar, o tutor não pode simplesmente sumir da vida do cãozinho do dia para a noite. Ele precisa acostumar o cachorro com a sua família nova aos poucos até que o cãozinho esteja totalmente adaptado. Além disso, deixar uma roupa velha sua com o cachorro e marcar visitas para ver seu amigão nas primeiras semanas também pode ser uma boa opção para que ele não se sinta tão abandonado nesse início.

    Cachorros abandonados podem ter maior dificuldade de encontrar um lar

    Em hipótese alguma deixe seu cãozinho na rua para “tentar a sorte”! O abandono de cachorros é muito preocupante, porque os cães que são deixados na rua passam por diversas dificuldades na luta pela própria sobrevivência. Além de não terem abrigo, comida e nem bebida na maioria das vezes, esses animais precisam ter uma perspicácia danada para conseguirem se manter vivos, fugir de atropelamentos e de maus-tratos. Em alguns casos, há quem leve os cachorros abandonados para ONGs, feirinhas e outros projetos de proteção animal, mas isso não quer dizer que será fácil para o cãozinho encontrar um lar definitivo. Pelo contrário: ele precisa “competir” com vários outros animais, o que reduz as chances de alguma família se interessar exclusivamente por ele.

    Redação: Juliana Melo

     

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Como passear com cachorro em trilhas de forma segura e confortável para o animal?
    Passeio

    Como passear com cachorro em trilhas de forma segura e confortável para o animal?

    Quem gosta de fazer trilhas sabe o quanto faz bem se conectar com a natureza e respirar ar puro. Mas você já pensou em passear com cachorro de uma forma totalmente diferente do convencional? Sim, isso mesmo: é super possível fazer trilha com cães! O contato com o natureza é muito positivo para eles - e é claro que, como qualquer aventura, é preciso ter toda uma preparação e cuidados para que tudo ocorra bem. O cãozinho Bento (@lifewithbento), de Curitiba, é um Golden Retriever que faz passeios em trilhas desde os três meses de idade. 

    Idade de cachorro: como calcular da melhor forma de acordo com o porte do animal
    Cuidados

    Idade de cachorro: como calcular da melhor forma de acordo com o porte do animal

    Na hora de contabilizar a idade de cachorro, é muito comum que todo mundo faça a multiplicação simples e difundida pelo senso comum que diz que um ano do animal equivale a sete na contagem de tempo humana. Mas você sabia que não é bem assim que a gente consegue dividir as diferentes fases da vida de um cachorro? Na verdade, o que determina a influência da passagem de tempo, para eles, é o porte.

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?
    Brinquedos

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?

    Os brinquedos para cachorro são importantes em todas as fases de vida de um bichinho de estimação. Eles servem para divertir, distrair e até mesmo gastar a energia de um cãozinho. Além das conhecidas bolinhas, existem vários outros tipos de acessórios para a diversão do pet. Os brinquedos de nylon para cachorro podem ser encontrados em diferentes modelos e formatos e são muito indicados, principalmente, para cães que adoram roer tudo. 

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo
    Cuidados

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Cuidar de cachorro não é tão simples quanto parece, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, para facilitar a convivência com o pet, é preciso acostumá-lo com alguns hábitos desde cedo, como escovar os dentes e tomar banho. Caso contrário, o cãozinho pode apresentar certa resistência nessas horas, e todo o processo acaba sendo bem mais trabalhoso. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 hábitos essenciais que devem fazer parte da rotina de todos os cães, independente da idade. Veja quais são eles!

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >