close
Adoção

"Quero doar meu cachorro": como fazer de forma segura e com o mínimo de trauma para o animal?

Doar cachorro não é uma tarefa fácil, por isso é muito importante saber como fazer isso
Doar cachorro não é uma tarefa fácil, por isso é muito importante saber como fazer isso

Colocar um cachorro para doar é uma atitude que precisa ser muito bem pensada e analisada. Adotar um cachorro deve ser uma responsabilidade para toda a vida. Mas uma família pode decidir doar cachorro por uma série de fatores e, às vezes, essa é a melhor saída. As justificativas para colocar cães para doação mais comuns são problemas de adaptação com crianças, mudanças e até morte do tutor. Mas, antes de bater o martelo que “quero doar meu cachorro”, é preciso se perguntar se não existe nenhuma possibilidade de continuar com o cão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há pelo menos 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Isso significa que há ao menos um cão para cada cinco habitantes de uma cidade nos centros urbanos. Ainda que vários tipos de ONG para doar cachorro ajudem a cuidar de pets abandonados, o número de cachorros de rua é grande. Por isso, saber como e onde doar cachorro são fatores essenciais para não traumatizar o cão e garantir boas condições em um novo lar.

“Quero doar meu cachorro”: entenda os cuidados necessários nesse momento

Doar cachorro é uma tarefa bem difícil e que requer muita atenção. Primeiro, porque ao colocar cachorro para doar a ideia é gerar o mínimo de trauma possível no animal. Segundo, porque saber onde deixar cachorro para adoção é fundamental nesse momento. Não se deve procurar abrigos de animais, pois as chances de o cãozinho passar o resto da vida lá são altas - ainda mais se já for um cachorro adulto. Se você quer saber “onde posso deixar meu cachorro para adoção”, por que não começa procurando perto de você pessoas dispostas a adotar cachorro? Doando para alguém próximo e de confiança você terá mais garantias de um bom tratamento.

Mas como doar cachorro da maneira correta, afinal? Além de procurar onde doar cachorro em um novo lar definitivo para o animal, outro fator a ser levado em consideração é contar aos interessados como é a personalidade do pet nos mínimos detalhes. Assim, terão uma noção melhor de como o cachorro se comporta, do que gosta, como ele se alimenta. Antes de doar cachorro, certifique-se também sobre as condições da casa do possível adotante. Vale fazer uma visita e perguntar tudo o que puder. Ah, cuidar das vacinações e certificar que ele não está comnenhuma pulga ou carrapato também é importante antes de fazer a doação, viu?

Onde doar cachorro: procurar um lar seguro é o seu dever

Se não tem jeito e doar cachorro é a única opção, você deve saber exatamente que locais procurar. Antes de colocar cães para doação, é  importante pesquisar bem para que seu bichinho encontre um lar o mais rápido possível e não fique à mercê do abandono. Uma boa forma de fazer isso é divulgar que você tem um cachorro para doar em grupos de amigos e conhecidos. Assim, você saberá se existe alguém próximo com interesse em adotar cachorro. Além disso, as redes sociais hoje são uma poderosa ferramenta de divulgação. Se você publicar “quero doar um cachorro” nas redes e em sites de adoção, conseguirá atingir ainda mais pessoas interessadas em adotar. Mas também tenha muito cuidado para não doar cachorro para qualquer um. Ao encontrar uma possível família, certifique-se bem de que vão cuidar direitinho do animal e fornecer tudo que for necessário para manter o bem-estar dele. 

 

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Não estimule o abandono de cachorros e saiba exatamente onde e como doar o animal
    Não estimule o abandono de cachorros e saiba exatamente onde e como doar o animal

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Doar cachorro não pode ser traumatizante para o animal

    A saudade é um sentimento que não afeta só humanos, mas seus pets também. Sim, cachorro sente saudade. Não é à toa que quem tem um doguinho já está acostumado com aquele olhar de cachorro triste sempre que o tutor está prestes a sair de casa - isso é o jeitinho de demonstrarem que sentem sua falta e não querem que você saia. Mas depois que você doar cachorro, ele muda de dono e precisa se acostumar com o fato de que não vai mais ver seu antigo tutor todos os dias. Esse processo pode demandar algum tempo. Por isso, ao colocar cachorro para doar, é de extrema importância saber como amenizar isso para não causar um impacto muito forte na vida do animal e nem traumatizá-lo.

    Para começar, depois que colocar os cães para doação, o tutor não pode simplesmente sumir da sua vida do dia para a noite. Ele precisa acostumar o cachorro com sua família nova aos poucos até que esteja totalmente adaptado. Além disso, quando doar cachorro, deixe uma roupa velha sua com ele. Nas primeiras semanas após finalizar o processo de doar cachorro, marcar visitas para ver seu amigão também pode ser uma boa opção para que ele não se sinta tão abandonado nesse início.

    Cachorros abandonados podem ter maior dificuldade de encontrar um lar

    Mesmo que você diga “preciso doar meu cachorro urgente”, em hipótese alguma deixe seu cãozinho na rua para “tentar a sorte”! O abandono de cachorros é muito preocupante, porque os cães que são deixados na rua passam por diversas dificuldades na luta pela própria sobrevivência. Além de não terem abrigo, comida e nem bebida na maioria das vezes, esses animais precisam ter muita perspicácia para conseguirem se manter vivos, fugir de atropelamentos e de situações de maus-tratos. Em alguns casos, há quem leve os pets abandonados em ONG para doar cachorro, feirinhas e outros projetos de proteção animal. Porém, isso não quer dizer que será fácil para o cãozinho encontrar um lar definitivo. Pelo contrário: ele precisa “competir” com vários outros animais, o que reduz as chances de alguma família se interessar exclusivamente por ele. 

    Doar cachorro é a melhor solução? Veja outras alternativas

    A decisão de doar cachorro pode ser necessária em alguns casos. Mas antes de decidir com certeza que “quero doar meu cachorro”, você pode analisar a situação com mais calma. Dependendo do motivo que o levou a optar por colocar o cachorro para doar, existem outras soluções menos traumáticas e complicadas para o animal. Muitas pessoas optam por doar cachorro por conta de algum problema de comportamento. Às vezes o cãozinho é bagunceiro demais ou late muito em um apartamento em que os vizinhos reclamam bastante. Nesses casos de problemas comportamentais, o adestramento é uma boa solução. Você pode usar algumas dicas de como adestrar cachorro ou chamar um adestrador profissional. O resultado costuma ser bastante positivo e melhora demais a convivência.

    Caso o motivo seja um tutor que precisa se mudar, existem empresas especializadas em mudanças que podem ajudar a levar o pet sem problemas. Se o problema é falta de espaço, tente investir em um cantinho da casa especial para ele, com enriquecimento ambiental e aumentar os passeios para que ele não fique entediado. Isso ajuda o cão a se sentir melhor e mais livre, mesmo em uma casa pequena. Caso você realmente não tenha condições de manter o pet dentro de casa, verifique a possibilidade de deixá-lo com um parente ou amigo próximo responsável, de forma que você possa visitá-lo com frequência. O importante é que, antes de colocar um cachorro para doar, todas as opções sejam levadas em consideração. 

    Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 10/06/2020

    Atualizada em 18/08/2021

     

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante

    Próxima matéria

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante

    Como passear com cachorro em trilhas de forma segura e confortável para o animal?
    Passeio

    Como passear com cachorro em trilhas de forma segura e confortável para o animal?

    Quem gosta de fazer trilhas sabe o quanto faz bem se conectar com a natureza e respirar ar puro. Mas você já pensou em passear com cachorro de uma forma totalmente diferente do convencional? Sim, isso mesmo: é super possível fazer trilha com cães! O contato com o natureza é muito positivo para eles - e é claro que, como qualquer aventura, é preciso ter toda uma preparação e cuidados para que tudo ocorra bem. O cãozinho Bento (@lifewithbento), de Curitiba, é um Golden Retriever que faz passeios em trilhas desde os três meses de idade. 

    Idade de cachorro: como calcular da melhor forma de acordo com o porte do animal
    Cuidados

    Idade de cachorro: como calcular da melhor forma de acordo com o porte do animal

    Na hora de contabilizar a idade de cachorro, é muito comum que todo mundo faça a multiplicação simples e difundida pelo senso comum que diz que um ano do animal equivale a sete na contagem de tempo humana. Mas você sabia que não é bem assim que a gente consegue dividir as diferentes fases da vida de um cachorro? Na verdade, o que determina a influência da passagem de tempo, para eles, é o porte.

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?
    Brinquedos

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?

    Os brinquedos para cachorro são importantes em todas as fases de vida de um bichinho de estimação. Eles servem para divertir, distrair e até mesmo gastar a energia de um cãozinho. Além das conhecidas bolinhas, existem vários outros tipos de acessórios para a diversão do pet. Os brinquedos de nylon para cachorro podem ser encontrados em diferentes modelos e formatos e são muito indicados, principalmente, para cães que adoram roer tudo. 

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo
    Cuidados

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Cuidar de cachorro não é tão simples quanto parece, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, para facilitar a convivência com o pet, é preciso acostumá-lo com alguns hábitos desde cedo, como escovar os dentes e tomar banho. Caso contrário, o cãozinho pode apresentar certa resistência nessas horas, e todo o processo acaba sendo bem mais trabalhoso. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 hábitos essenciais que devem fazer parte da rotina de todos os cães, independente da idade. Veja quais são eles!

    Ver Todas >

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. 

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)
    Adote um animal

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)

    É impossível não reconhecer o gato Bengal. As manchinhas da pelagem do Gato-de-Bengala são únicas, assim como o seu rabo comprido, traços finos e olhos claros. Ele parece até um gato leopardo! A inteligência da raça Bengal é uma das suas características mais marcantes, junto com as diferentes maneiras de vocalizar e a facilidade em ser adestrado. Além disso, o Gato de Bengala pode ser dividido em alguns níveis de acordo com seu parentesco, dos mais próximos aos selvagens aos mais domesticados.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Adote um animal

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    Não se apaixonar pela raça cachorro Pug é praticamente impossível! Com os olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o Pug está na lista dos cachorros mais queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do cachorro Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar a falar tudo sobre Pug. Desde a origem do Pug até sua personalidade, é um cãozinho bem curioso em vários aspectos. 

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza
    Adote um animal

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

    O Chartreux é uma raça de gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. Muitas vezes comparado aos cachorros pelo seu comportamento, o gato Chartreux costuma ser muito apegado aos seus humanos. Ou seja, esse é um gato muito companheiro, tranquilo e curioso! 

    Ver Todas >