Você sabia que Zwergspitz é um dos nomes usados para chamar o famoso Spitz Alemão? Mais especificamente a menor versão da raça, que é o Lulu da Pomerânia. Tamanho do pet é bem pequeno, e por isso se chama Zwergspitz, que significa "Spitz Alemão anão" na língua nativa. Essa raça pode ser uma ótima companhia para você que busca um cachorro bom para apartamento.

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O preço do Zwergspitz pode ser elevado mesmo com o tamanho pequeno, mas você já se perguntou por que eles não crescem? E sabia que esta é uma raça que, devido ao seu tamanho, pode ser insegura com outros cães? Aqui vamos te responder essas e outras perguntas, além de mostrar algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro. Confira!

Antes de ter um Zwergspitz para chamar de seu, é importante conhecer bem a raça

E isso serve para qualquer raça! Conhecer a personalidade quando filhote, histórico de saúde, qual a melhor ração e verificar se as vacinas estão em dia, são fatores fundamentais que auxiliam na jornada de um Zwergspitz ao seu lado. Se informar sobre o comportamento do cachorro Lulu da Pomerânia ajuda a evitar problemas futuros de adaptação e estresse e ainda permite que os primeiros dias dos pequenos na casa sejam repletos de muito cuidado e carinho.

Os Zwergspitz é uma raça cheia de particularidades, mas também é muito protetora - ou seja, o Spitz Alemão estará sempre em alerta para proteger e cuidar dos seus tutores, além de não faltar muito amor e focinho geladinho! Ou seja, uma parceria que vai estar com você em todos os momentos. O Lulu da Pomerânia, no entanto, pode latir bastante.

cachorro lulu da pomerânia

Zwergspitz são fofos e cheios de personalidade

Este cachorro miniatura é meigo e amigável, mas também é conhecido por ser uma raça com muita personalidade! O temperamento do Spitz Alemão geralmente está ligado a um instinto de defesa e proteção, ocasionada pelo seu tamanho. Eles podem se sentir ameaçados na presença de cães maiores, outros animais, visitas desconhecidas ou crianças que forçam a interação, deixando o cachorro estressado.

Por isso, ao perceber que seu Zwergspitz está incomodado, a orientação é de tentar acalmar o cachorro da melhor forma, e se possível, retirá-lo de perto daquela “ameaça”. Uma boa socialização e adestramento do cachorro também podem ajudar o Zwergspitz. Família certamente não resistirá à sua elegância!

A história do Zwergspitz começou na realeza europeia

Também conhecido como Spitz Alemão Anão, sua origem não é certa e há quem diga que os primeiros Lulu da Pomerânia nasceram há vários anos na Islândia. Porém, é certo que a popularidade da raça ganha firmeza na Pomerânia, região que inspirou o nome desta raça no Brasil e fica localizada entre a Polônia e o norte da Alemanha. Foi a partir dali, há centenas de anos, que os Zwergspitz foram ganhando cada vez mais espaço e conquistando toda a população da Europa.

Sua origem também remete aos nobres e à realeza do século XVIII. A rainha Vitória do Reino Unido se rendeu à fofura da raça. Logo os ingleses não resistiram ao charme e elegância desses pequenos e passaram a desenvolver a raça para que novas miniaturas (e cada vez menores) surgissem, além de produzir a raça também em outras cores. A criação que buscava diminuir seu tamanho também permitiu que eles não tivessem muito crescimento (é comum que cresçam até os 12 meses), mantendo e firmando sua baixa altura ao longo das gerações. Em seguida, os Zwergspitz foram se espalhando cada vez mais e fazendo o resto do mundo, inclusive o Brasil, se apaixonar por eles.

Zwergspitz filhote ao ar livreZwergspitz merle com língua de foraCachorro Spitz Alemão anão em apartamentoLulu da Pomerânia dourado no colo de humanoZwergspitz de quatro cores diferentes no gramadoCachorro Zwergspitz passeando por bosqueZwergspitz preto e marrom em cima de bancoFilhotes de Lulu da Pomerânia ao ar livreZwergspitz correndo feliz ao ar livreVários Zwergspitz atrás de um portão branco

Zwergspitz: altura, peso e muitas cores para você escolher

Esse pequeno cachorro pode medir de 18  a 22 cm de altura e, no Zwergspitz, peso não costuma passar de 3,5 kg. A cores do Spitz Alemão - ou Lulu da Pomerânia - são bem diversas, como branco, preto, dourado, laranja, marrom e até o Zwergspitz azul (ou cinza). Geralmente, são mais comuns os laranjinhas e dourados. Você também pode encontrar alguns deles na cor branca, geralmente no colo dos tutores ou até mesmo em carrinhos de passeio.

Quando falamos do Zwergspitz, cores também podem se misturar. Essa rara condição, chamada de “Zwergspitz merle” permite que eles tenham até quatro cores entre o preto, branco, castanho e cinza. Apesar de belos, infelizmente essa mutação genética atinge os olhos e audição do cachorro, por isso os cuidados devem ser redobrados.

O Zwergspitz transpira o cheiro do ambiente em que vive

Para manter seu ar de realeza, essa raça precisa de muita atenção aos seus delicados cuidados. As unhas do cachorro devem ser aparadas de forma correta e saber cuidar dos pelos do cachorro pode ajudar, pois eles devem ser cuidadosamente escovados com frequência para evitar a formação de nós que podem machucar os pequenos. Devido a enorme quantidade de pelos, o Zwergspitz costuma “captar” o odor do ambiente. Portanto, manter a casa ou apartamento limpos vai auxiliar no cheirinho do Lulu da Pomerânia.

É comum que o banho do cachorro Zwergspitz seja uma vez na semana ou quinzenalmente. Vários fatores devem ser considerados, como a limpeza do ambiente em que o pequeno reside, seu tamanho e como seus pelos e pele se comportam.

Zwergspitz andando de coleiraCachorro Spitz Alemão ao lado de outros dois cachorrosFilhote de ZwergspitzSpitz Alemão anão sendo escovadoZwergspitz recebendo um petiscoLulu da Pomerânia com bola ao ar livreZwergspitz deitado no sofá cinzaSpitz Alemão deitado no tapeteZwergspitz caramelo com língua de fora olhando para cimaCachorro Zwergspitz dormindo com máscara e roupão

Exercícios físicos vão fortalecer os pequenos e frágeis ossos do Zwergspitz

Quando o assunto é a longevidade do Zwergspitz, expectativa de vida média da raça é de 12 a 16 anos. Mas, por ser de menor porte, é um cãozinho bem frágil e que exige muitos cuidados, seja com a pele ou os ossos. Mesmo peludos, esses cães podem desenvolver a alopecia canina e também a dolorosa luxação de patela.

Para evitar que seu cão tenha esse ou outros problemas nos ossos, o ideal é que o Zwergspitz realize muitos passeios e caminhadas. Ou seja, uma ótima oportunidade para você também colocar a saúde em dia e praticar essa atividade! Essa atitude vai fazer com o que o seu Spitz Alemão fortaleça seus frágeis ossos e viva por mais tempo de forma saudável.

Não deixe de passear com o Zwergspitz

Além do bem estar físico de sair com o seu tutor, passear com o cachorro Lulu da Pomerânia vai deixá-lo mais calmo. A raça também costuma ser muito carente e a solidão pode ser um sofrimento para ele, podendo causar a ansiedade de separação e levando até á depressão canina. Agora, se você não tem problemas com isso e gosta de ter uma boa companhia ao seu lado, o Zwergspitz com certeza será o seu melhor “aumigo”!

Zwergspitz: preço do cachorro pode ser alto

O Spitz Alemão é um dos cachorros mais populares e, por isso, acaba sendo caro. É possível encontrar um Zwergspitz filhote por preços que variam entre R$ 3.000 e R$ 15.000. O valor vai depender do canil, linhagem e características físicas do pet, como as cores do cachorro. Um Zwergspitz preto, por exemplo, pode custar mais caro do que um dourado, por ser mais raro.

Publicado originalmente em: 04/08/2022

Atualizado em: 04/04/2024