close
Pequenos

Zwergspitz (Lulu da Pomerânia): descubra algumas características sobre a raça

Atualizado · 04 de agosto de 2022 · 18h57

Publicado · 04/08/2022 · 18h57

Zwergspitz são pequenos e cheios de energia
Zwergspitz são pequenos e cheios de energia

Você sabia que Zwergspitz é um dos nomes usados para chamar o famoso Spitz Alemão? Assim como sua versão menor, o Lulu da Pomerânia, a raça pode ser uma ótima companhia para você que busca um cachorro bom para o apartamento. O preço do Zwergspitz pode ser elevado mesmo com o tamanho pequeno, mas você já se perguntou por que eles não crescem? E sabia que esta é uma raça, que devido ao seu tamanho, pode ser insegura com outros cães? Aqui vamos te responder essas e outras perguntas, além de mostrar algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro. Confira!

Antes de ter um Zwergspitz para chamar de seu, é importante conhecer bem a raça

E isso serve para qualquer raça! Conhecer a personalidade quando filhote, histórico de saúde, qual a melhor ração e verificar se as vacinas estão em dia, são fatores fundamentais que auxiliam na jornada de um Zwergspitz ao seu lado. Se informar sobre o comportamento do cachorro Lulu da Pomerânia ajuda a evitar problemas futuros de adaptação e estresse e ainda permite que os primeiros dias dos pequenos na casa sejam repletos de muito cuidado e carinho.

Os Zwergspitz é uma raça cheia de particularidades, mas também é muito protetora - ou seja, o Spitz Alemão estará sempre em alerta para proteger e cuidar dos seus tutores, além de não faltar muito amor e focinho geladinho! Ou seja, uma parceria que vai estar com você em todos os momentos. O Lulu da Pomerânia, no entanto, pode latir bastante.

Zwergspitz são fofos e cheios de personalidade

Este cachorro miniatura é meigo e amigável, mas também é conhecido por ser uma raça com muita personalidade! O temperamento do Spitz Alemão geralmente está ligado a um instinto de defesa e proteção, ocasionada pelo seu tamanho. Eles podem se sentir ameaçados na presença de cães maiores, outros animais, visitas desconhecidas ou crianças que forçam a interação, deixando o cachorro estressado. Por isso, ao perceber que seu Zwergspitz está incomodado, a orientação é de tentar acalmar o cachorro da melhor forma, e se possível, retirá-lo de perto daquela “ameaça”. Uma boa socialização e adestramento do cachorro também podem ajudar o Zwergspitz - e a família certamente não resistirá à sua elegância!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O Zwergspitz (Lulu da Pomerânia) pode ser desconfiado com estranhos
    O Zwergspitz (Lulu da Pomerânia) pode ser desconfiado com estranhos

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    A história do Zwergspitz começa na realeza europeia

    Também conhecido como Spitz Alemão Anão, sua origem não é certa e há quem diga que os primeiros Lulu da Pomerânia nasceram há vários anos na Islândia. Porém, é certo que a popularidade da raça ganha firmeza na Pomerânia, região que inspirou o nome desta raça no Brasil e fica localizada entre a Polônia e o norte da Alemanha. Foi a partir dali, há centenas de anos, que os Zwergspitz foram ganhando cada vez mais espaço e conquistando toda a população da Europa.

    Sua origem também remete aos nobres e à realeza do século XVIII. A rainha Vitória do Reino Unido se rendeu à fofura da raça. Logo os ingleses não resistiram ao charme e elegância desses pequenos e passaram a desenvolver a raça para que novas miniaturas (e cada vez menores) surgissem, além de produzir a raça também em outras cores. A criação que buscava diminuir seu tamanho também permitiu que eles não tivessem muito crescimento (é comum que cresçam até os 12 meses), mantendo e firmando sua baixa altura ao longo das gerações. Em seguida, os Zwergspitz foram se espalhando cada vez mais e fazendo o resto do mundo, inclusive o Brasil, se apaixonar por eles.

    Zwergspitz: altura, peso e muitas cores para você escolher

    Esse pequeno cachorro pode chegar até 18 cm de altura e seu peso não costuma passar de 3 kg. O Lulu da Pomerânia tem diversas cores disponíveis, tais como o branco, preto, laranja, marrom e até cinza. Geralmente, é mais comum os laranjinhas. Mas você também pode encontrar alguns deles na cor branca, geralmente no colo dos tutores ou até mesmo em carrinhos de passeio.

    Eles também podem desenvolver mais de uma cor. Essa rara condição, chamada de “Zwergspitz Merle” permite que eles tenham até quatro cores entre o preto, branco, castanho e cinza. Apesar de belos, infelizmente essa mutação genética atinge os olhos e audição do cachorro, por isso os cuidados devem ser redobrados.

    O Zwergspitz transpira o cheiro do ambiente em que vive

    Para manter seu ar de realeza, essa raça precisa de muita atenção aos seus delicados cuidados. As unhas do cachorro devem ser aparadas de forma correta e saber cuidar dos pelos do cachorro pode ajudar, pois eles devem ser cuidadosamente escovados com frequência para evitar a formação de nós que podem machucar os pequenos. Devido a enorme quantidade de pelos, o Zwergspitz costuma “captar” o odor do ambiente. Portanto, manter a casa ou apartamento limpos vai auxiliar no cheirinho do Lulu da Pomerânia.

    É comum que o banho do cachorro Zwergspitz seja uma vez na semana ou quinzenalmente. Vários fatores devem ser considerados, como a limpeza do ambiente em que o pequeno reside, seu tamanho e como seus pelos e pele se comportam.

    Exercícios físicos vão fortalecer os pequenos e frágeis ossos do Zwergspitz

    Um Zwergspitz pode viver até dezesseis anos e, por ser de menor porte, sua fragilidade exige muitos cuidados, seja com a pele ou os ossos. Mesmo peludos, esses cães podem desenvolver a alopecia canina e também a dolorosa luxação de patela.

    Para evitar que seu cão tenha esse ou outros problemas nos ossos, o ideal é que o Zwergspitz realize muitos passeios e caminhadas. Ou seja, uma ótima oportunidade para você também colocar a saúde em dia e praticar essa atividade! Essa atitude vai fazer com o que o seu Spitz Alemão fortaleça seus frágeis ossos e viva por mais tempo de forma saudável.

    Não deixe de passear com o Zwergspitz

    Além do bem estar físico de sair com o seu tutor, passear com o cachorro Lulu da Pomerânia vai deixá-lo mais calmo. A raça também costuma ser muito carente e a solidão pode ser um sofrimento para ele, podendo causar a ansiedade de separação e levando até á depressão canina. Agora, se você não tem problemas com isso e gosta de ter uma boa companhia ao seu lado, o Zwergspitz com certeza será o seu melhor “aumigo”!

    Redação: Erika Oliveira

    Edição: Luana Lopes

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Próxima matéria

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão): um guia definitivo sobre essa raça fofa + 30 fotos para você se apaixonar
    Pequenos

    Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão): um guia definitivo sobre essa raça fofa + 30 fotos para você se apaixonar

    O Lulu da Pomerânia é uma das companhias mais populares entre os pais de pet que procuram por um cachorro para apartamento ou casas pequenas, sem quintal. A versão anã do Spitz Alemão - ou Lulu da Pomerânia (sim, eles são o mesmo cachorro!) - é apaixonada pelo dono, com um jeito bem brincalhão, cheio de energia para gastar e protetor. Mesmo que o cãozinho seja um tanto receoso com estranhos, se encantar por esse animal fofo e apertável com a convivência diária é praticamente impossível. 

    Fox Paulistinha: descubra algumas características sobre esse cachorro tão popular no Brasil
    Raças

    Fox Paulistinha: descubra algumas características sobre esse cachorro tão popular no Brasil

    O Fox Paulistinha, também conhecido como Terrier Brasileiro, é um dos cachorros de médio porte mais populares por aqui. Genuinamente brasileiro, o cão é carinhosamente apelidado de paulistinha pelas suas três cores. Sempre brincalhão e carinhoso, o Fox Paulista tem disposição o suficiente para as brincadeiras e se apega facilmente aos seus donos. Também pode ser considerada como uma das raças de cães mais versáteis, já que podem viver tanto em apartamentos pequenos como em grandes propriedades.

    Ver Todas >

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho
    Adote um animal

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Você se considera um pai de pet? Com o dia dos pais chegando, sempre surge a polêmica em torno desse termo. Enquanto alguns dizem que dia dos pais de pet não existe, outros afirmam que a data pode ser sim comemorada por essas pessoas. Mesmo que sejam relações diferentes, não podemos negar que os pais de pet também têm uma relação especial com seus animais de estimação. Ao adotar cachorro ou adotar gato, você escolhe cuidar de um ser com todo o seu amor e carinho, além de ter responsabilidade. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, pai de pet também é pai.

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro

    Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? 

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça
    Adote um animal

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça

    Raças de gatos branco chamam a atenção de qualquer um com sua aparência fofa, sejam elas totalmente branquinhas ou com pelagens bicolores. Angorá, Ragdoll e Himalaio são algumas das que mais fazem sucesso. Mas a verdade é que existem muitas outras raças que se enquadram nesse grupo, algumas delas bem desconhecidas. Esse é o caso do gato Egeu, muito famoso na Grécia mas dificilmente encontrado em outros países.

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos
    Adote um animal

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Aprender como saber se o gato é macho ou fêmea é algo muito importante caso o tutor não saiba o sexo do animal. Adotar ou resgatar um gato e não saber se ele é macho ou fêmea é algo mais comum do que se imagina. Quando nascem, os bichanos são muito parecidos e a tarefa de como identificar o sexo do filhote não é tão fácil. Em muitos casos, até mesmo na idade adulta é difícil. 

    Ver Todas >