Além de todo o charme que exalam, os felinos são bem higiênicos e aprendem a usar a caixa de areia desde cedo por causa dos seus instintos - o que evita o xixi de gato espalhado pela casa. Os tutores quase não têm trabalho com isso, já que é muito raro um bichano fazendo as necessidades fora da caixinha (mas pode acontecer em alguns casos). Ainda assim, devemos ficar atentos a alguns aspectos da urina de gato, como o cheiro e coloração do resíduo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A gente sabe que o cheiro de xixi de gato geralmente é bem desagradável, mas a verdade é que a urina pode dizer bastante sobre a saúde do seu amigo. Para esclarecer tudo sobre o assunto - como a urina é formada, o que o liquido revela e como tirar cheiro de xixi de gato do sofá ou colchão -, preparamos uma matéria especial. Confira!

Como o xixi de gato se forma?

Saber como o sistema urinário do gato funciona é importante para entender como o xixi se forma. Para começar, é bom conhecer os órgãos que estruturam esse sistema. São eles: rins, ureteres, bexiga de gato e uretra. Os rins são os grandes responsáveis pela produção da urina, que é composta por ureia. A ureia, por sua vez, é o resultado da degradação de substâncias metabólicas do corpo: proteínas, nitrogênio, fósforo, amônio, creatinina e ácido úrico. A excreção destes resíduos é necessária para manter o equilíbrio do organismo, preservando as funções e órgãos no geral.

Depois que os rins formam a urina de gato, ela passa pelos ureteres, que são dois tubos que ligam os rins à bexiga e tem o objetivo de fazer o transporte do xixi. Quando chega na bexiga, o líquido fica armazenado por um tempo até a hora de ser eliminado. Durante a micção, a urina passa pelo canal da uretra e é excretada do corpo.

Como é um xixi de gato saudável?

Os pets usam a caixinha para fazerem suas necessidades e são bem reservados quanto a isso. Mas na hora de limpar a caixa de areia para gatos, é importante que o tutor tenha um olhar bem atento e olfato apurado para identificar se tem algo de errado com o seu amigo de quatro patas. O mijo de gato saudável é bem límpido, com uma coloração que varia entre amarelo-palha até amarelo-ouro.

Já o cheiro de xixi de gato costuma ser bem forte e desagradável. Isso é totalmente normal e não significa que o animal está debilitado. Na verdade, até existe uma explicação: como o gato quase não bebe água, a ureia fica muito concentrada e pouco diluída, ao contrário do xixi de cachorro ou do xixi humano. É por esse mesmo motivo que a urina apresenta um tom bem mais amarelado.

Ainda que essas características sejam consideradas naturais para os felinos, lembramos que é muito importante estimular o gato a beber água. Esses animais são mais propensos a desenvolver problemas renais e urinários por causa da baixa ingestão de líquidos, e a insuficiência renal em gatos é um quadro bastante sério! Por isso, disponibilize potinhos de água ou invista em uma fonte de água para gatos. Oferecer sachês e patês é outra estratégia que melhora a hidratação da espécie.


A cor da urina de gato saudável deve ser límpida em tons de amarelo-palha ou amarelo-ouro
A cor da urina de gato saudável deve ser límpida em tons de amarelo-palha ou amarelo-ouro

Alterações na urina de gato revelam muito sobre a saúde do animal

Pequenas observações do cotidiano são capazes de dizer muito a respeito da saúde do gato - e isso inclui onde ele faz xixi, com que frequência e como é o aspecto da urina dele. Esse último é um pouco mais difícil de ser percebido, principalmente porque os gatos enterram as fezes e a urina logo depois de usarem a caixinha, um comportamento que é instintivo, mas que acaba dificultando uma avaliação minuciosa do resíduo.

Em todo caso, é bom redobrar a atenção com o seu amigo de quatro patas se ele apresentar alguma das alterações abaixo:

  • Fazer xixi no lugar errado
  • Aumento de micção
  • Aumento de ingestão de água
  • Alterações na cor da urina de gato
  • Mudança no aspecto do xixi
  • Dificuldade para urinar

“Mas o gato não precisa beber água?” A resposta é sim, mas dependendo da quantidade ingerida, o comportamento pode sinalizar algum problema com o animal. Então como saber se o gato bebe água suficiente? É simples: a recomendação é que o gato beba cerca de 50 a 70 ml de líquido para cada quilo de peso corporal todos os dias. Ou seja, se um gato pesa 5 kg, ele precisa beber, no mínimo, 250 ml de água diariamente.

Um gato bebendo água em excesso, por outro lado, é tão preocupante quanto um gato que bebe pouca água. O “sintoma” está relacionado com doenças como diabetes felina, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo e insuficiência renal. Por isso, observe se seu gatinho está bebendo muito líquido e a frequência de micção dele, que não deve ser alta.

Alterações na cor ou aspecto da urina, bem como a dificuldade para urinar, também podem ser indicativos de doenças. Já o gato fazendo xixi no lugar errado tem várias explicações, como veremos a seguir.

5 motivos que explicam o gato fazendo xixi no lugar errado

1) Marcação de território

O gato marcando território é algo que muitas vezes acontece por instinto e pela necessidade de determinar e mostrar quem é o dono daquele espaço - especialmente quando o animal convive com outros pets, sejam gatos ou cachorros. Essa demarcação também pode ocorrer quando o bichano não é castrado e entra no cio, como uma forma de tentar chamar a atenção do sexo oposto.

2) Falta de enriquecimento ambiental

A falta de estímulos na rotina do pet são outra razão por trás do xixi. Gato precisa viver em um ambiente que seja benéfico para ele e atenda às suas necessidades físicas e mentais. A melhor maneira de fazer isso é com o enriquecimento ambiental para gatos e a gatificação da casa. Algumas ideias para pôr em prática são:

  • Instalar nichos e prateleiras para gatos;
  • Disponibilizar arranhadores para gatos;
  • Colocar camas suspensas, redes e tocas para gatos;
  • Oferecer diferentes brinquedos para gatos;
  • Plantar gramas para gatos;
  • Dar um pouquinho de matatabi ou catnip para gatos;

3) Presença de doenças

Um gatinho doente também pode passar a urinar fora da caixinha. Não é algo que ele vai fazer de propósito, mas que acontece principalmente quando o animal sofre com doenças renais e urinárias. Se for o caso, outros sintomas também podem ser percebidos, como apatia, vômitos, miados excessivos, maior ingestão de líquidos, entre outros. Não deixe de procurar um médico veterinário para ter o diagnóstico correto e começar o tratamento o quanto antes!

4) Transtornos psicológicos

Se você já conviveu com um gato estressado e ansioso, deve ter percebido que esses bichinhos também têm maior dificuldade de fazer xixi no lugar certo. O comportamento é comum quando o animal passa por algum tipo de mudança na rotina, seja de residência, chegada de um membro novo na família ou troca de ração. Como os gatos são habituados a ter uma rotina, qualquer pequena alteração no seu dia a dia é capaz de deixá-los muito estressados. O resultado é a micção fora da caixinha, comportamentos agressivos e até mesmo certa apatia.

5) Problemas com a caixinha de areia

Os felinos são muito criteriosos quando o assunto é higiene (seja a própria ou do ambiente onde ele vive). É por isso que é sempre necessário frisar a importância de limpar a caixa de areia dos gatos. Se ele estiver suja, são altas as chances de o seu amigo simplesmente se recusar a utilizá-la e passar a fazer as necessidades nos cômodos da casa.


Como tirar cheiro de xixi de gato de colchão: existem soluções caseiras que ajudam nessa missão
Como tirar cheiro de xixi de gato de colchão: existem soluções caseiras que ajudam nessa missão

O cheiro de urina de gato faz mal?

Não é mistério que o cheiro de xixi de gato é bem desagradável e incômodo. Mas será que ele faz mal de alguma forma para o nosso olfato? Bom, isso vai depender da situação. É possível que agentes infecciosos se estabeleçam na urina, principalmente quando ocorre um quadro de infecção urinária, mas não existem doenças que possam ser transmitidas para os humanos pelo simples contato com o xixi de gato. A urina desses animais normalmente é estéril.

Apesar de não ser prejudicial à saúde, o cheiro de xixi incomoda bastante o olfato humano, e por isso muitas pessoas têm essa ideia de que o cheiro de urina de gato faz mal, ainda que não seja verdade. Para completar, por uma questão de higiene e cuidado, recomenda-se sempre lavar as mãos após realizar a limpeza da caixa de areia. O mesmo vale para quando o gato faz xixi no lugar errado, e você precisa limpar a sujeira.

Como tirar cheiro de xixi de gato da casa?

Essa talvez seja uma das maiores dúvidas de quem passa pela nada agradável experiência de encontrar a urina de gato espalhada por sofás, tapetes, colchão da cama e outros lugares. Então como tirar cheiro de xixi de gato de casa e limpar o ambiente onde o animal vive? Já adiantamos que isso não é nenhuma missão impossível, embora pareça. Siga o passo a passo para resolver o problema:

Passo 1: Use um papel toalha ou algum paninho que possa ser descartado depois para absorver o líquido superficialmente.

Passo 2: Não esfregue a mancha de xixi de gato no tecido. Isso vai ajudar a penetrar ainda mais líquido no local.

Passo 3: Utilize um produto específico ou receita caseira para tirar o cheiro de xixi de gato dali. Em pet shops e lojas especializadas, você pode encontrar detergentes específicos para isso. Caso prefira investir em uma receita caseira, é só seguir para o próximo passo.

Passo 4: Para fazer uma limpeza rápida e eficaz, você pode misturar vinagre branco com quatro partes de água. Você deve aplicar a solução na mancha, remover o excesso com um pano limpo e esperar secar.

Esse processo de limpeza é muito importante não apenas para acabar com o cheirinho ruim do ambiente, mas também para evitar que o animal volte a usar aquele lugar como um banheiro.

Redação: Juliana Melo