Comportamento animal

Xixi de cachorro fora do lugar: estas 6 dicas recomendadas por especialistas vão te ajudar a acabar de vez com problema

Publicado - 09 Janeiro 2024 - 16h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O xixi de cachorro no lugar errado não é nenhuma novidade para quem tem um pet em casa. Afinal, a urina tem ligação com diferentes traços comportamentais do pet, como marcar território e mostrar quem é o dono do pedaço, um comportamento instintivo e natural que descende dos lobos. Por outro lado, não é nada agradável quando nos deparamos com o xixi no lugar errado, né? Para solucionar esse problema, o  Patas da Casa vai te mostrar como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo com 6 dicas infalíveis. Vem conferir!.

1) Estabeleça um local fixo para o xixi de cachorro

Para que o cãozinho entenda onde deve fazer suas necessidades, é fundamental estabelecer um local fixo na casa para ser o seu “banheiro”. Pode ser a varanda, o quintal ou até a área de serviço, o importante é que ele possa ter acesso ao espaço quando bem entender. No local, coloque o tapete higiênico para cachorro ou um jornal em um lugar reservado e que não tenha passagem de pessoas o tempo todo (de preferência, também, longe do pote de água e de ração do animal). Com o local certo definido, o peludo vai entender que aquele espaço é destinado para suas necessidades básicas e vai saber onde recorrer quando quiser fazer xixi.

2) Saber como limpar xixi de cachorro errado é fundamental

Uma das principais razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado é a limpeza inadequada do local. Como a urina é usada pelo animal para marcar território, o cheiro do xixi é muito forte, justamente para que encontrem o, instintivamente, o local em que devem fazer xixi. Se não houver a limpeza apropriada do local, as chances do pet urinar novamente no mesmo ponto são bem altas. Por isso é importante saber exatamente como limpar xixi de cachorro. A melhor forma de tirar o cheiro de xixi do ambiente é utilizando um desinfetante para cachorro. Lembre-se que o produto deve ser específico para cães, pois alguns produtos de limpeza, especialmente os com cloro, amoníaco e lixívia, não retiram totalmente o odor do ambiente e apenas camuflam, permitindo que os cães ainda detectem o cheiro. Além disso, produtos não específicos para pets podem provocar alergias em cachorro.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais inteligente, brincalhão ou calmo?

Seu cachorro é mais inteligente, brincalhão ou calmo?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Educador sanitário ensina o pet a fazer xixi de cachorro no lugar certo

Quando perguntam como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, o educador sanitário com certeza é um dos produtos mais indicados. Ele é um produto que indica onde os pets devem fazer o xixi. Em sua composição, possuem substâncias químicas que liberam um cheirinho similar ao da urina canina, que são atrativas e estimulam a direcionar o xixi do cão. A indicação é que seja borrifado no local que você quer que o cachorro faça suas necessidades. Contudo, vale lembrar que o educador sanitário para cachorro deve ser associado a técnicas de adestramento e reforço positivo para que dê certo. 

Xixi de cachorro em tapetinho

4) Repelente de xixi de cachorro evita o pet urinar no lugar errado

O repelente para cachorro não urinar no lugar errado funciona de modo bem parecido com o educador sanitário. A diferença é que, ao invés de estimular o animal a fazer xixi no local certo, ele evita que o cão faça o xixi no lugar errado. Ou seja, a composição do repelente de xixi de cachorro possui substâncias que são desagradáveis para o olfato canino, impedindo que o animal urine no local em que o produto foi borrifado.

5) Petiscos são aliados em como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo 

A associação positiva é a melhor forma de ensinar os peludos a fazerem qualquer coisa, como sentar, dar a patinha e até fazer xixi no local adequado. Para isso dar certo, os petiscos para cachorro são super aliados. Mas como ensinar um cachorro a fazer necessidades no lugar certo utilizando petiscos? É simples! Toda vez que o cão urinar no local indicado por você, basta dar um petisco e fazer um carinho nele. Assim, ele vai associar essa prática a algo bom e entender que aquele local é o ideal para fazer xixi.

6) Internauta indica o café para neutralizar o cheiro do xixi de cachorro

Quer conferir uma dica inusitada para tirar o cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Café! Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma mulher mostra que o café é um ótimo neutralizador do cheiro de xixi do cachorro, para os humanos e para os pets. Basta jogar um copo de café coado em cima da urina do animal, tirar todo o excesso com um pano, depois jogar um pouco de água para retirar completamente o produto do chão. Vem conferir o vídeo: 

@ledzdesign Gente, essa dica é muito boa para quem tem Pet em casa e as vezes passa por uma situação dessas. O que você achou? Comente aí... . . . . . . #dicas #dicasdecasa #dicasdelimpeza #ledzdesign ♬ som original - LEDZ Design

O que fazer quando o cachorro faz xixi fora do lugar?

Antes de mais nada, é preciso ter muita paciência para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Esse é um processo que requer tempo e compreensão do tutor, especialmente se o cãozinho for mais velho. Por isso, não é nada recomendado gritar, brigar ou esfregar o focinho do cão na urina. Essa reação agressiva pode traumatizar o pet e criar no animal o sentimento de que fazer xixi e cocô é algo errado. Esse é um dos motivos que cães desenvolvem a copofragia canina, um hábito desagradável de ingerir fezes. 

Porque não pode limpar o xixi na frente do cachorro?

A explicação do porque não pode limpar o xixi na frente do cachorro tem a ver com atenção. Acredita-se que limpar a urina na frente do pet pode ser compreendido de maneira equivocada pelo animal, como se o tutor estivesse dando atenção quando ele faz algo errado. Ou seja, é como se o cachorro passasse a associar o hábito de fazer xixi no lugar errado a receber atenção do tutor. 

Por que o cachorro urina em todo lugar?

A razão do cachorro urinando em todo lugar pode variar. Geralmente, filhote de cachorro que ainda não aprendeu a fazer xixi no local correto demonstra esse comportamento canino com maior frequência. Contudo, outros motivos podem estar associados a esse hábito, como: 

  • Marcação territorial 
  • Para chamar atenção do tutor
  • Excitação ou empolgação 
  • Problemas de saúde como a incontinência urinária 
  • Adestramento inadequado
     

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Comportamento

Esses são os 8 significados de sonhar com gato mais curiosos: a número 5 vai te impressionar por um detalhe

São vários os significados de sonhar com gato. Tudo depende, principalmente, do contexto do sonho e também do cenário em que a pesso...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas