Cuidados dos animais

Cachorro urinando em todo lugar: o que fazer?

Publicado - 17 Novembro 2021 - 17h45

Atualizado - 15 Maio 2024 - 17h12

O xixi de cachorro às vezes se torna um problema para os pais de pet, especialmente quando o cãozinho tem dificuldade em fazer as necessidades no lugar certo e acaba sujando toda a casa. Mas quais são os motivos do cachorro urinando em todo lugar , e qual é a melhor forma de acabar com isso? A solução pode ser muito mais simples do que você imagina: existem várias técnicas bem úteis para fazer o cachorro parar de urinar no lugar errado. Desde aumentar a quantidade de passeios até fazer uma limpeza mais profunda onde o doguinho fez xixi: tudo isso pode ajudar a controlar o xixi de cachorro em locais inadequados.

Cachorro urinando em todo lugar: por que isso acontece?

Não dá para negar que é bem desagradável chegar em casa e dar de cara com o xixi de cachorro no lugar errado. Mas antes de brigar com o pet, é preciso entender o que ocasionou isso, pois não existe apenas um, mas vários motivos que explicam o comportamento de um cachorro que mija em tudo. Para saber qual é o caso do seu amigo, é necessário avaliar muito bem a situação como um todo. As principais razões para o cachorro urinando fora do lugar são:

  • Marcação de território: muitos cães sentem a necessidade de marcar território com a urina como forma de reafirmar quem é o “dono” do lugar. Esse comportamento descende dos seus ancestrais, os lobos, e é muito comum em cachorros não castrados com uma postura dominante.

    Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

    Quais raças de cachorro mais combinam com você?

    Preencha todos os campos para participar.

    É só preencher e começar!

    Escolha uma opção abaixo

  • Adestramento inadequado: é preciso ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo desde cedo, pois eles não aprendem isso sozinhos. O ideal é que os treinamentos ocorram quando filhotes para facilitar o aprendizado. A técnica do reforço positivo com recompensas ajuda bastante.

  • Excitação: em alguns casos, os cães ficam tão alegres e excitados que acabam vazando um pouco de xixi nessas horas. Não é algo preocupante, mas vale investir em técnicas de relaxamento para que o doguinho aprenda a controlar a bexiga nos momentos de felicidade.

  • Para chamar atenção: quando o pet sofre com ansiedade de separação ou acredita que não está recebendo a atenção que merece, pode acabar virando um cachorro que mija em tudo. Essa é a forma que ele encontra de mostrar sua insatisfação e ter um pouquinho da atenção da família.

  • Problemas de saúde: outra possibilidade para o xixi de cachorro no lugar errado é que isso seja derivado de algum problema de saúde. A incontinência urinária é comum em cachorros idosos, então uma ida ao veterinário é a melhor solução. Além disso, outras doenças também podem deixar o cachorro urinando fora do lugar, então é bom observar a presença de outros sintomas.

 

Tutora brigando com cachorro que fez xixi no chão
Para evitar o cachorro urinando em todo lugar, uma dica é pegá-lo no flagra e corrigir o comportamento

 

Limpeza do ambiente é fundamental para evitar o xixi de cachorro fora do lugar

 

Se a ideia é saber como fazer o cachorro parar de urinar no lugar errado, uma das dicas mais valiosas é a boa limpeza do ambiente. Ao fazer xixi em um determinado local, o cão marca aquele território com o cheiro da sua urina e, sem a higiene apropriada do espaço, as chances de o cachorro urinar ali de novo são altas. Alguns produtos de limpeza que contém amoníaco, cloro ou lixívia não são muito recomendados porque eles apenas camuflam o cheiro do xixi de cachorro, mas o pet ainda é capaz de detectar esse odor e entende que ali é um lugar adequado para se aliviar. Por isso, evite qualquer item com essas substâncias na hora da limpeza.

Por outro lado, existem materiais que podem causar dermatites e alergias no cachorro, então é bom ter muito cuidado. A dica é sempre tentar procurar produtos que sejam indicados para pets, ou então fazer seu próprio desinfetante para cachorro. Existem várias receitas na internet que podem ajudar nessa missão e atuam basicamente como um repelente caseiro para o cachorro parar de urinar no lugar errado. O segredo está nos ingredientes, que normalmente contém cheiros que o cachorro não gosta, como vinagre, álcool e frutas cítricas.

6 formas de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

1) Estabeleça onde é o banheiro do cachorro. Ter um espaço bem definido é o primeiro passo para garantir que o doguinho faça suas necessidades fisiológicas ali. Assim, sempre que for a hora do xixi de cachorro, é só indicar o local certo.

2) A associação positiva é uma ótima aliada. Sempre que o cachorro fizer xixi no lugar certo, recompense-o com petiscos, carinho e elogios. O reforço positivo funciona muito bem para que o cãozinho repita o bom comportamento outras vezes.

3) Pegue o cachorro urinando fora do lugar no flagra. Para que o pet compreenda que está fazendo algo de errado, é importante corrigi-lo no ato. Então é bom que o tutor esteja presente nessas horas e ensine o “não” para cachorro.

4) Observe o comportamento canino e o distraia na hora do xixi. Sempre que o cachorro estiver prestes a fazer xixi, é possível detectar alguns sinais como: o cão cheirar muito o ambiente ou dar voltas no mesmo local antes de urinar. Se isso ocorrer, é só distraí-lo com barulhos - como bater palmas - e tentar direcioná-lo para o banheiro dele.

5) Faça mais passeios durante o dia. Para evitar um cachorro urinando em todo lugar, o ideal é levá-lo para passear no mesmo horário todos os dias. Assim o pet se acostuma a fazer as necessidades na rua, e deixa de urinar no lugar errado. Mas atenção: mesmo nesses casos, é indicado ter um banheirinho para cães dentro de casa para contornar qualquer imprevisto.

6) Restrinja o espaço do cão antes de sair de casa. Essa é uma forma de evitar um cachorro urinando em todo lugar, já que ele não terá acesso a outros cômodos e aprenderá que deve fazer o xixi em um cantinho específico. Não esqueça de deixar um tapetinho higiênico limpo à disposição dele.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas