Apesar das limitações que cercam um cachorro com deficiência - principalmente quando se trata de uma deficiência locomotora -, esses cães podem ter uma vida leve e muito feliz. Pelo menos é isso que uma ong tailandesa chamada The Man That Rescues Dogs (@tmtrdorg) demonstra ao compartilhar vários vídeos de cachorros paraplégicos resgatados em momentos descontraídos e bastante divertidos. São cenas emocionantes e fofas, capazes de deixar o coração de qualquer um mais quentinho.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Confira abaixo um dos vídeos:


Cachorro com deficiência pode ter uma vida como qualquer outro!

Ter um cachorro paraplégico é entender que a rotina desses cães não precisa ser muito diferente do que é comum na espécie. Embora sejam cães que precisam de um pouco mais de cuidado no dia a dia, qualquer cachorro com deficiência pode levar uma vida tranquila e bem divertida se as suas necessidades básicas forem atendidas.

Um exemplo é que é importante ter em mente que um cachorro paraplégico não consegue ir até o potinho de ração e água ou ao banheirinho com a mesma facilidade que outros animais. Por isso, o tutor deve disponibilizar espaços para que o cão consiga transitar livremente e ter acesso à comida, água e tapete higiênico sem obstáculos no caminho.

Já quanto aos momentos de lazer, existem várias opções para manter seu pet entretido de maneira segura. Um suporte para cachorro que não anda - como as cadeirinhas - é excelente para garantir mais independência ao animal e, ao mesmo tempo, permitir que ele tenha uma vida mais “parecida” com a de pets sem deficiência, como você pode ver no vídeo abaixo:


Cadeirinha para cachorro paraplégico ajuda na mobilidade

A cadeira de rodas para cachorro com deficiência locomotora é uma ótima alternativa para auxiliar na mobilidade do animal. A cadeirinha para cachorro paraplégico ajuda a dar mais autonomia e liberdade ao animal. Adaptações são necessárias nesse momento, mas conforme o cãozinho for se acostumando com o novo suporte, ele poderá desfrutar de vários momentos divertidos, assim como os cães da ong The Man That Rescues!


Os cachorros com deficiência são mais rejeitados na hora da adoção, mas isso é algo que deveria ser repensado. Muitas pessoas enxergam esses doguinhos como sinônimo de trabalho e, por mais que seja necessário ter mais dedicação e cuidados com esses pets, eles também são capazes de transformar a vida de muitas famílias para melhor. São cães que têm muito amor para dar e que buscam um lar para chamar de seu. No entanto, é importante que os adotantes também entendam que a adoção deve ser feita com responsabilidade, e não por impulso. Que tal ver algumas histórias como é viver com um pet com deficiência?

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes