Gato

Verme branco saindo do gato: o que fazer?

Publicado - 24 Outubro 2023 - 15h27

Atualizado - 27 Maio 2024 - 14h03

Os vermes em gatos infelizmente são um problema frequente no mundo felino. A enorme variedade de tipos desse parasita e a facilidade de contágio fazem com que exista uma incidência relevante de casos de gato com verme. Sintomas podem variar, sendo que, em determinadas situações, o próprio tutor pode visualizar o verme nas fezes do gato. Quando isso acontece, é normal que o dono se assuste e não saiba como reagir. Mas será que você sabe o que é o verme branco saindo do gato?

Para esclarecer exatamente do que isso se trata e o que fazer ao se deparar com essa situação, conversamos com a médica veterinária Vanessa Zimbres, que é especialista em felinos. Veja o que o Patas da Casa descobriu a seguir sobre o gato com verme, o que fazer e como prevenir!

O que é um verme branco saindo do gato?

Os tipos de verme em gatos são divididos entre redondos (de formato cilíndrico) e chatos (de formato achatado, que são tênias). Nos dois casos, a maioria dos parasitas opta por se alojar no intestino do animal. No caso do verme branco saindo do gato, a veterinária explica: "Esse verme que observamos mais comumente saindo da região anal, ou na superfície das fezes do gato é, na verdade, somente uma parte do verme adulto - chamado “proglotes” , que são segmentos do verme que contêm ovos da tênia."

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ainda segundo a especialista, a tênia que mais frequentemente afeta os gatos é chamada de Dipylidium caninun. Por isso, encontrar o verme no cocô do gato infectado não é algo tão incomum. O verme branco nas fezes do gato é um tipo de verme chato que tem uma grande capacidade de se prender nas paredes do intestino. "Esse verme em especial é transmitido aos gatos pelas pulgas quando, ao se higienizarem, eles ingerem pulgas contaminadas pelo verme e, dentro do intestino do gato, os ovos são liberados."

É normal sair verme do gato?

O verme branco nas fezes do gato é um tipo de verme chato que tem grande capacidade de se prender nas paredes do intestino. Esse verme tem um comprimento bem longo (podendo chegar aos 20 cm) e se alimenta do sangue do animal. A cor da tênia é esbranquiçada e por isso temos o verme branco saindo do gato. É comum ver essas pequenas larvas nas fezes do gato e também na região do ânus do animal, mas não é uma situação "normal" e demanda avaliação veterinária.

Gato com verme: sintomas para ficar atento

A presença do verme branco nas fezes do gato não é o único sintoma dessa doença. No entanto, dificilmente os sinais são alarmantes. É o que diz Vanessa: "Em geral, os animais não apresentam sintomas graves. Porém, dependendo do tamanho e quantidade dos vermes, eles podem ter perda de peso e má condição da pelagem."

Vale lembrar que a maioria dos parasitas (como a tênia) opta por se alojar no intestino. É por isso que os sintomas de verme em gatos não variam muito e normalmente estão relacionados com problemas intestinais, além de vermes saindo nas fezes.

Em quadros de verme em gatos, sintomas mais comuns são: vômito, diarreia, perda de apetite, perda de peso, febre, enfraquecimento dos pelos, barriga inchada e apatia. Além de encontrar as fezes de gato com verme, o cocô também pode apresentar sangue em alguns casos.

O que fazer ao perceber verme saindo do gato?

Ver o verme branco saindo do gato não é nada agradável. Por ser uma situação inusitada, é normal que o tutor se desespere de início. Porém, é fundamental manter a calma. A primeira coisa que deve ser feita ao perceber não só esse, mas qualquer um dos sintomas mencionados, é levar o pet ao veterinário. Lá, o médico vai avaliar o animal e realizará exames para obter um diagnóstico concreto. "É importante sempre buscar orientação veterinária pois, nesse caso, somente a administração de vermífugo não será suficiente", alerta a profissional.

Durante a consulta, diga tudo ao especialista: se há verme branco saindo do gato, se há sangue nas fezes do gato, se o bichano apresenta vômito e/ou diarreia… não deixe nada de fora! Todos esses detalhes ajudam muito no diagnóstico de vermes em gatos e na definição do tratamento mais adequado.

 

Gato vomitando no mato
Além do verme nas fezes do gato, outros sintomas podem ser percebidos

 

Verme branco saindo do gato: como tratar esse problema?

 

É muito importante iniciar rapidamente o tratamento para acabar com o verme branco saindo do gato. Como tratar vermes em gatos, afinal? Sobre isso, Vanessa esclarece: "Sendo a pulga a transmissora do verme, um combate a pulgas em associação com o vermífugo deve ser realizado. Além disso, não são todos os vermífugos que são eficazes contra esse tipo de tênia."

Ou seja, por mais que geralmente os vermes sejam tratados com o uso de vermífugos para gatos - remédios feitos com a finalidade de combater esses parasitas -, o ideal é seguir a orientação profissional. Existem diferentes tipos de vermífugos e é o médico veterinário quem vai indicar o mais adequado (nada de automedicar o animal!). Vale ressaltar que a limpeza do ambiente também é essencial no combate aos vermes em gato. 

Quanto tempo demora para sair o verme do gato?

De acordo com a médica veterinária, se for feito o tratamento adequado e não houver reinfestação, a eliminação do parasita é rápida. "A dose e frequência de administração também devem ser respeitadas para eficácia do tratamento", acrescenta.

Verme de gato em humanos: é possível que o parasita também afete pessoas?

Nem todos os vermes de gato passam para as pessoas. É o caso do verme branco saindo do gato, como explica a veterinária: ""Esse tipo de verme só é transmitido através da ingestão de pulgas contaminadas. Porem, outros vermes podem ser transmitidos de forma direta por contato ou ingestão, de fezes contaminadas."

Isso quer dizer que a contaminação de verme de gato em humanos é possível, sim, para alguns tipos de parasitas. Na maioria das vezes, o contágio do verme de gato em humanos acontece após o contato da pessoa com algum objeto contaminado. É por esse motivo que é tão importante a higienização do ambiente quando se tem casos de gato com verme em casa.

É perigoso pegar verme de gato?

No caso de verme de gato em humanos, sintomas são bem parecidos, com destaque para diarreia, vômito, perda de peso, inchaço abdominal e cansaço. Assim como podemos ver verme branco nas fezes do gato, também é possível encontrar esses pontinhos brancos nas fezes humanas. 

A aplicação de vermífugos ajuda a prevenir vermes em gatos

A prevenção dos vermes em gatos é feita com uso de vermífugos. ""O esquema de vermifugação é único para cada indivíduo. O uso frequente de vermífugos é eficaz para tratamento e prevenção de verminoses", destaca Vanessa. Além desses cuidados, o controle de parasitas externos e a higiene do alimento e ambiente também entram como medidas preventivas importantes.

O recomendado é que os vermífugos para gatos sejam aplicados ainda no filhote, a partir dos 30 dias de vida. Depois, é necessário tomar mais duas doses com um intervalo de 15 dias entre elas. Então, o bichano só precisará tomar um reforço em um determinado período de tempo, normalmente uma vez por ano ou a cada seis meses - indicação que deve ser feita por um veterinário.

Lembre-se que nenhum bichano está imune aos vermes. Porém, a criação indoor diminui bastante as chances de se contrair doenças como a lombriga de gato já que dentro de casa há um risco menor de contaminação. 

Publicado originalmente em: 14/12/2022
Atualizado em: 24/10/2023

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas