Gato

Verme branco saindo do gato: o que fazer?

Publicado - 24 Outubro 2023 - 15h27

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os vermes em gatos infelizmente são um problema frequente no mundo felino. A enorme variedade de tipos desse parasita e a facilidade de contágio fazem com que exista uma incidência relevante de casos de gato com verme. Sintomas podem variar, sendo que, em determinadas situações, o próprio tutor pode visualizar o verme nas fezes do gato. Quando isso acontece, é normal que o dono se assuste e não saiba como reagir. Mas será que você sabe o que é o verme branco saindo do gato?

Para esclarecer exatamente do que isso se trata e o que fazer ao se deparar com essa situação, conversamos com a médica veterinária Vanessa Zimbres, que é especialista em felinos. Veja o que o Patas da Casa descobriu a seguir sobre o gato com verme, o que fazer e como prevenir!

O que é um verme branco saindo do gato?

Os tipos de verme em gatos são divididos entre redondos (de formato cilíndrico) e chatos (de formato achatado, que são tênias). Nos dois casos, a maioria dos parasitas opta por se alojar no intestino do animal. No caso do verme branco saindo do gato, a veterinária explica: "Esse verme que observamos mais comumente saindo da região anal, ou na superfície das fezes do gato é, na verdade, somente uma parte do verme adulto - chamado “proglotes” , que são segmentos do verme que contêm ovos da tênia."

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ainda segundo a especialista, a tênia que mais frequentemente afeta os gatos é chamada de Dipylidium caninun. Por isso, encontrar o verme no cocô do gato infectado não é algo tão incomum. O verme branco nas fezes do gato é um tipo de verme chato que tem uma grande capacidade de se prender nas paredes do intestino. "Esse verme em especial é transmitido aos gatos pelas pulgas quando, ao se higienizarem, eles ingerem pulgas contaminadas pelo verme e, dentro do intestino do gato, os ovos são liberados."

É normal sair verme do gato?

O verme branco nas fezes do gato é um tipo de verme chato que tem grande capacidade de se prender nas paredes do intestino. Esse verme tem um comprimento bem longo (podendo chegar aos 20 cm) e se alimenta do sangue do animal. A cor da tênia é esbranquiçada e por isso temos o verme branco saindo do gato. É comum ver essas pequenas larvas nas fezes do gato e também na região do ânus do animal, mas não é uma situação "normal" e demanda avaliação veterinária.

Gato com verme: sintomas para ficar atento

A presença do verme branco nas fezes do gato não é o único sintoma dessa doença. No entanto, dificilmente os sinais são alarmantes. É o que diz Vanessa: "Em geral, os animais não apresentam sintomas graves. Porém, dependendo do tamanho e quantidade dos vermes, eles podem ter perda de peso e má condição da pelagem."

Vale lembrar que a maioria dos parasitas (como a tênia) opta por se alojar no intestino. É por isso que os sintomas de verme em gatos não variam muito e normalmente estão relacionados com problemas intestinais, além de vermes saindo nas fezes.

Em quadros de verme em gatos, sintomas mais comuns são: vômito, diarreia, perda de apetite, perda de peso, febre, enfraquecimento dos pelos, barriga inchada e apatia. Além de encontrar as fezes de gato com verme, o cocô também pode apresentar sangue em alguns casos.

O que fazer ao perceber verme saindo do gato?

Ver o verme branco saindo do gato não é nada agradável. Por ser uma situação inusitada, é normal que o tutor se desespere de início. Porém, é fundamental manter a calma. A primeira coisa que deve ser feita ao perceber não só esse, mas qualquer um dos sintomas mencionados, é levar o pet ao veterinário. Lá, o médico vai avaliar o animal e realizará exames para obter um diagnóstico concreto. "É importante sempre buscar orientação veterinária pois, nesse caso, somente a administração de vermífugo não será suficiente", alerta a profissional.

Durante a consulta, diga tudo ao especialista: se há verme branco saindo do gato, se há sangue nas fezes do gato, se o bichano apresenta vômito e/ou diarreia… não deixe nada de fora! Todos esses detalhes ajudam muito no diagnóstico de vermes em gatos e na definição do tratamento mais adequado.

 

Além do verme nas fezes do gato, outros sintomas como vômito e diarreia são comuns em verminoses
Além do verme nas fezes do gato, outros sintomas podem ser percebidos

 

 

Verme branco saindo do gato: como tratar esse problema?

 

É muito importante iniciar rapidamente o tratamento para acabar com o verme branco saindo do gato. Como tratar vermes em gatos, afinal? Sobre isso, Vanessa esclarece: "Sendo a pulga a transmissora do verme, um combate a pulgas em associação com o vermífugo deve ser realizado. Além disso, não são todos os vermífugos que são eficazes contra esse tipo de tênia."

Ou seja, por mais que geralmente os vermes sejam tratados com o uso de vermífugos para gatos - remédios feitos com a finalidade de combater esses parasitas -, o ideal é seguir a orientação profissional. Existem diferentes tipos de vermífugos e é o médico veterinário quem vai indicar o mais adequado (nada de automedicar o animal!). Vale ressaltar que a limpeza do ambiente também é essencial no combate aos vermes em gato. 

Quanto tempo demora para sair o verme do gato?

De acordo com a médica veterinária, se for feito o tratamento adequado e não houver reinfestação, a eliminação do parasita é rápida. "A dose e frequência de administração também devem ser respeitadas para eficácia do tratamento", acrescenta.

Verme de gato em humanos: é possível que o parasita também afete pessoas?

Nem todos os vermes de gato passam para as pessoas. É o caso do verme branco saindo do gato, como explica a veterinária: ""Esse tipo de verme só é transmitido através da ingestão de pulgas contaminadas. Porem, outros vermes podem ser transmitidos de forma direta por contato ou ingestão, de fezes contaminadas."

Isso quer dizer que a contaminação de verme de gato em humanos é possível, sim, para alguns tipos de parasitas. Na maioria das vezes, o contágio do verme de gato em humanos acontece após o contato da pessoa com algum objeto contaminado. É por esse motivo que é tão importante a higienização do ambiente quando se tem casos de gato com verme em casa.

É perigoso pegar verme de gato?

No caso de verme de gato em humanos, sintomas são bem parecidos, com destaque para diarreia, vômito, perda de peso, inchaço abdominal e cansaço. Assim como podemos ver verme branco nas fezes do gato, também é possível encontrar esses pontinhos brancos nas fezes humanas. 

A aplicação de vermífugos ajuda a prevenir vermes em gatos

A prevenção dos vermes em gatos é feita com uso de vermífugos. ""O esquema de vermifugação é único para cada indivíduo. O uso frequente de vermífugos é eficaz para tratamento e prevenção de verminoses", destaca Vanessa. Além desses cuidados, o controle de parasitas externos e a higiene do alimento e ambiente também entram como medidas preventivas importantes.

O recomendado é que os vermífugos para gatos sejam aplicados ainda no filhote, a partir dos 30 dias de vida. Depois, é necessário tomar mais duas doses com um intervalo de 15 dias entre elas. Então, o bichano só precisará tomar um reforço em um determinado período de tempo, normalmente uma vez por ano ou a cada seis meses - indicação que deve ser feita por um veterinário.

Lembre-se que nenhum bichano está imune aos vermes. Porém, a criação indoor diminui bastante as chances de se contrair doenças como a lombriga de gato já que dentro de casa há um risco menor de contaminação. 

Publicado originalmente em: 14/12/2022
Atualizado em: 24/10/2023

Gato

Gato fofoqueiro acorda todo dia de madrugada por um motivo especial

Gatos são super observadores e estão sempre atentos a tudo. Além disso, para quem pensa que não, os bichanos podem, sim, ser bem com...

Adote um animal

Tonquinês: conheça a raça de gato com pelagem degradê

O gato Tonquinês, conhecido carinhosamente como Tonks, é uma das raças de gato mais companheiras e dóceis que existem, indo contra o...

Gato

Todos os dias esse gatinho leva o mesmo presente para a sua mãe humana

Já se perguntou por que os gatos levam presentes para os donos? É comum que a maioria desses “presentinhos” não sejam tão agradáveis...

Adote um animal

Gato laranja vai passear na rua e volta com dois presentinhos adoráveis para a dona

O gato laranja carrega a fama de ser um gatinho bagunceiro, carismático, amoroso e falante. Ele é daqueles que adora uma atenção e e...

Adote um animal

Mulher compra "Lulu da Pomerânia" e toma um susto quando o pet cresce mais que o esperado

O Lulu da Pomerânia chama atenção por sua pelagem exuberante e personalidade simpática. Geralmente, cães dessa raça pesam até 3,5 kg...

Cuidados

Da tentativa de afogar banhista a carinho de estranhos: Golden vai à praia e tutor lista tudo que cachorro aprontou

O Golden Retriever é uma raça de cachorro conhecida pela energia inesgotável e pela enorme paixão por água, características que torn...

Comportamento

Cachorro "rouba" objeto pessoal de idosa e protagoniza uma das cenas mais engraçadas da internet

Um cachorro preto “ladrãozinho” protagonizou uma cena hilária que viralizou nas redes sociais.  Com quase 740 mil curtidas no T...

Gato

Gato fofoqueiro acorda todo dia de madrugada por um motivo especial

Gatos são super observadores e estão sempre atentos a tudo. Além disso, para quem pensa que não, os bichanos podem, sim, ser bem com...

Ver todas