Cachorro

Veja 11 fatos sobre a cadela no cio que você precisa saber

Publicado - 22 Dezembro 2023 - 15h50

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A cadela no cio pode ser um momento delicado tanto para o tutor como para o pet. O período acaba gerando muitas curiosidades e dúvidas como: “com quantos meses a cadela entra no cio?” ou “de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?”. Saber as respostas para todos esses questionamentos vai ajudar o tutor do cachorro a lidar com o período. Reunimos 11 fatos sobre a cadela no cio para esclarecer todas as dúvidas!

1) Com quantos meses a cadela entra no cio? 

A cadela entra no cio quando atinge a maturidade sexual. A idade em que isso vai ocorrer varia de animal para animal e, por isso, não existe uma data exata para o primeiro cio de cachorra. Apesar disso, o porte do cachorro influencia bastante.

Para saber com que idade a cadela entra no cio, a veterinária Amanda Carloni explica: “A idade em que ocorre o primeiro cio da cadela varia de acordo com o porte, sendo que as raças de pequeno porte começam mais cedo que as raças de grande porte”.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Sendo assim, as cachorrinhas de porte pequeno costumam passar pelo período entre 6 e 12 meses de idade; as de porte médio entre 7 e 13 meses de idade; já as de porte grande entre 16 e 24 meses.

2) Cadela no cio: como saber que chegou o momento? 

Muita gente ainda fica com dúvida em como saber se a cadela está no cio. A coisa mais importante para identificar o período é se atentar aos sinais. A mudança acontece principalmente no comportamento, já que, quando falamos de um cachorro no cio, sintomas incluem a receptividade ao sexo oposto para o acasalamento.

3) Quais são os sintomas de uma cadela no cio?

Além da receptividade aos machos, outras mudanças acontecem com a cachorra no cio. Sintomas incluem:

  • cólica
  • aumento do volume da vulva
  • vermelhidão e escurecimento da região genital
  • secreção vaginal
  • agressividade
  • inquietação
  • carência

Antes de entrar efetivamente no cio, também é comum ver a cachorra sangrando pela parte intima.

4) Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

O tempo de duração da cadela no cio muitas vezes varia de fêmea para fêmea. Mas, geralmente, as cachorras entram no cio duas vezes por ano, com duração média de 21 dias cada cio. Em cadelas, sintomas são uma boa forma de identificar o período. Porém, em algumas cachorrinhas, o ciclo é irregular e podem durar de duas até quatro semanas.

5) Quais são as fases do cio?

As fases do cio de uma cadela são divididas em quatro e, em cada um, ela apresentará comportamentos diferentes. São elas: o proestro, estro, diestro e anestro.

O proestro é a fase que antecede a cadela no cio. Sintomas podem incluir um leve sangramento, mas a fêmea ainda não está receptiva para o acasalamento. A cadela passa a aceitar o macho na fase seguinte, o estro. Nessa fase, ocorre a ovulação e o animal costuma ficar mais carinhoso e com vontade de sair de casa. Esses sinais, inclusive, são uma boa forma de como saber se a cachorra está no cio!

O diestro é a fase responsável por garantir a manutenção da gestação e pode durar entre 56 e 90 dias, mesmo em pets que não tiveram fecundação. Por isso, é comum que algumas cadelas desenvolvam a gravidez psicológica nessa etapa.

Já a última fase, chamada de anestro é basicamente o intervalo entre as principais fases do cio. Em cadelas grávidas, essa etapa é caracterizada pelo parto. As cadelas que não foram fecundadas não costumam apresentar nenhum sinal evidente nessa fase, que costuma durar de 3 a 10 meses. 

O uso da fralda para cadela no cio é recomendado em caso de sangramentos
O uso da fralda para cadela no cio é recomendado em caso de sangramentos

 

 

6) Fralda para cadela no cio pode ser necessária para conter secreções e sangramento

 

A secreção vaginal é um dos sintomas da cadela no cio. Além do líquido, o sangramento também é comum. Para evitar que o animal fique lambendo a vulva - e consequentemente cause irritações - o uso da fralda para cadela no cio é recomendado como um cuidado para evitar problemas no período. Ela funciona como um absorvente para cachorro.

Também é uma forma de impedir que as secreções suje a caminha da cadela e outros móveis da casa. Vale ressaltar que a fralda não impede o cruzamento e não pode ser usada durante o dia todo. É importante retirar o acessório para que a cadela consiga fazer xixi e cocô.

7) Quantos dias a cadela sangra no cio?

A cachorra no cio sangra, mas não se pode dizer que as cadelas menstruam. Isso porque o sangramento acontece logo antes do cio realmente acontecer, e não depois, como acontece com as mulheres. E a cadela no cio sangra quantos dias? O sangramento pode durar de 5 a 15 dias, e normalmente marca a primeira fase (proestro).

Para quem se pergunta quantos dias a cadela sangra no primeiro cio, o intervalo é o mesmo: de 5 a 15 dias. Por outro lado, quantos dias a cachorra fica no cio depois do sangramento é cerca de três a quatro semanas a mais.

8) Quando a cadela está sangrando ela pode engravidar?

Quando a cachorra sangra, ela ainda não está na fase do acasalamento e, portanto, não vai aceitar a aproximação do macho. Cerca de 5 a 15 depois depois, a cadelinha entra no cio e, aí sim, ela pode engravidar. Ou seja, uma cachorra sangrando pela parte íntima não corre o risco de engravidar.

9) Como cuidar de uma cadela no cio?

  • Evite o livre acesso e contato com machos durante esse período;
  • Faça a higienização correta das partes íntimas da cadela no cio;
  • Se necessário, coloque uma fralda em cachorro;
  • Esteja atento com a alimentação da fêmea nessa época;
  • Em caso de dúvidas, procure um veterinário.

É importante frisar que em situações do tipo "minha cachorra está sangrando muito, o que pode ser?", somente um especialista pode indicar o que está, de fato, acontecendo. Geralmente, esse é um indicativo de infecções uterinas. Casos onde você observa a cachorra no cio triste também precisam de atenção.

10) Como saber se o cio da cadela acabou?

Além de saber com quantos meses a cachorra entra no cio, é normal os tutores se questionarem como saber se o cio acabou. Nesse sentido, um dos sintomas depois do cio é que a cadelinha volta a apresentar um comportamento "normal", sem excesso de apego e carência, e sem tentar fugir para acasalar.

11) A castração de cachorro é a maneira mais segura de evitar o cio

Muitos tutores se perguntam com quantos anos a cadela para de entrar no cio. As fêmeas de cachorro podem se reproduzir até o final da vida. O que acaba se alterando com a chegada da idade é o espaço de tempo entre um cio e outro. Ou seja, não existe menopausa canina e a melhor maneira de impedir o cio por definitivo é a castração de cachorro. Além de afastar os efeitos do cio e impedir a gestação, a esterilização também previne uma série de doenças graves que podem acometer a cadela, como a piometra canina e câncer de mama. 

Caso você queira evitar o cio da cadela, em hipótese alguma recorra ao anticoncepcional canino. O método não é indicado por veterinários e pode trazer graves consequências para a saúde do pet. Antes de adotar qualquer procedimento com seu cachorro, é fundamental conversar com um veterinário de confiança.

Publicado originalmente em: 23/07/2021
Atualizado em: 22/12/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas