Especial fim de ano!

Vai viajar com cachorro nas férias? Veja o guia que preparamos para uma viagem segura e adaptada ao seu pet (com infográfico)

Publicado - 20 Dezembro 2023 - 16h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quem é pai de pet pode ficar um pouco apreensivo na hora de planejar as férias, mas sabia que é totalmente possível viajar com cachorro e ter uma experiência inesquecível? Na verdade, é tudo uma questão de se programar e tomar todos os cuidados necessários para ter uma viagem tranquila e agradável com o doguinho. Quer saber como viajar com cachorro da melhor maneira possível? O infográfico abaixo te dá todas as orientações!

Bloco informativo mostrando como viajar com cachorro e os cuidados necessários em cada meio de transporte

Viagem com cachorro: como escolher o destino e a hospedagem?

Ao fazer uma viagem com cachorro, é importante ter atenção com o destino e hospedagem escolhidos. O ideal é que o local tenha uma programação adequada para os pets. Ou seja, se for uma viagem para as montanhas, é bom investigar se há muitas trilhas e se elas são tranquilas de fazer com um cãozinho. Já se o destino for uma região praiana, procure saber quais praias aceitam animais de estimação para não ser “barrado” de surpresa.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quanto à hospedagem, busque uma pousada ou hotel pet friendly. Também é necessário entender quais são as regras para hospedar os bichinhos. Em alguns hotéis, por exemplo, há restrições quanto ao porte do cachorro e só são permitidos animais de porte pequeno ou médio. Por isso, é bom se informar sobre tudo isso antes de fechar o pacote!

Para viajar com cachorro, defina o melhor meio de transporte

Geralmente, viajar com cachorro de carro é a melhor opção para garantir o conforto do pet. Porém, também pode viajar com cachorro no ônibus ou de avião (sendo esse último o mais recomendado para trajetos muito longos). Entenda abaixo quais as particularidades de cada meio de transporte!

Como viajar com o cachorro no carro?

Está viajando com cachorro de carro? Pois saiba que, nesses casos, é bom ter um espaço adequado para acomodar o animal dentro do automóvel. Além disso, o cinto de segurança para cachorro é um acessório indispensável. Ele é feito com uma ponta que fica presa no carro e outra que se conecta à coleira, aumentando a segurança do pet. Também é recomendado andar com um atestado de saúde animal e carteira de vacinação atualizada, principalmente porque as hospedagens, no geral, solicitam a documentação.

Como viajar com cachorro no ônibus?

Para viajar com cachorro de ônibus, o transporte deve ser feito com o animal acomodado dentro da caixa de transporte para cães. O acessório deve ter um tamanho grande o suficiente para que o animal consiga se movimentar sem ficar muito apertado. Também é importante ter em mente que muitas empresas de ônibus cobram uma taxa pelo transporte de animais e costumam ter restrições quanto ao porte, que deve ser de pequeno a médio (até 8 kg).

Ao viajar com cachorro de ônibus, não esqueça também de levar o atestado de saúde (Certificado Veterinário) junto à carteira de vacinação. Esses documentos são necessários para o embarque do animal.

Como viajar com cachorro de avião?

A viagem com cachorro de avião não é muito diferente da de carro. O animal também deve ser transportado em uma caixinha, geralmente paga uma taxa e precisa de atestado de saúde e carteira de vacinação atualizada para embarcar. Em viagens internacionais, outros documentos que podem ser solicitados são o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) e o Certificado Veterinário Internacional (CVI).

Vale dizer que não são todas as companhias aéreas que aceitam o transporte de animais de estimação. Além disso, regras mais específicas quanto ao porte, peso e idade do pet podem variar de acordo com a empresa. Sobre qual o valor da taxa para levar cachorro no avião, esse preço também é variável.

O que é preciso para viajar com um cachorro?

Um cachorro viajando precisa de basicamente tudo que ele precisaria se estivesse em casa. Ou seja, o tutor deve se programar para levar comedouro e bebedouro (caso o próprio hotel não disponibilize), ração, petiscos, caminha, cobertor e brinquedos.

A coleira de cachorro com nome e guia também são essenciais para os passeios, assim como um tapetinho higiênico e cata-caca. Se o pet estiver sob tratamento de alguma doença, não esqueça também dos remédios (prescritos por um veterinário, claro)!

Outras dicas para viajar com cachorro

Na hora de fazer uma viagem com cachorro, é normal que surjam algumas dúvidas, como quantas horas um cachorro pode viajar. Não existe um tempo máximo para fazer as viagens, mas uma dica importante é programar algumas paradas ao longo do caminho se for uma viagem de carro. Assim o cachorro pode esticar as pernas e até ficar menos estressado, caso não esteja acostumado a viajar assim. 

Já durante a viagem, é importante fazer programações que sejam pet friendly e evitar deixar o animal trancado por muito tempo sozinho dentro do hotel ou pousada. Também é importante procurar destinos pet friendly. Até porque a ideia é aproveitar o máximo de tempo possível ao lado do cãozinho, né?! Por precaução, como imprevistos acontecem, também é recomendado pesquisar sobre os veterinários locais em caso de emergências veterinárias.

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Cuidados

Direitos dos animais em condomínios: advogada lista o que os condomínios podem proibir ou não sobre a presença de cães e gatos

Já ouviu falar nos direitos dos animais? Pois saiba que, assim como nós, os nossos pets também são protegidos pela lei. Existe a lei...

Saúde

Aprenda como fazer soro caseiro para cachorro de uma vez por todas: a medida certa faz toda a diferença no tratamento

Nenhum tutor gosta de ver o próprio pet doente, mas essa é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos. Nessas horas, vôm...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Comportamento

Meu gato está intimidando meu cachorro: 7 dicas aprovadas por um vet para lidar com a situação

Ter um cachorro e gato convivendo em harmonia em casa é o sonho de qualquer tutor - mas a realidade pode ser bem diferente. Por sere...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Adoção

Parece que a internet está obcecada pelo gato marrom: saiba porque todo mundo quer um!

Você já viu um gato marrom por aí? Diferente dos gatos pretos, malhados e frajolas, esses peludinhos são bem raros e, ao mesmo tempo...

Ver todas