Cuidados

Vai se mudar de casa com o cachorro? Veja dicas de como adaptar o animal ao novo ambiente

Veja algumas dicas para não deixar o cachorro estressado antes, durante e depois da mudança
Veja algumas dicas para não deixar o cachorro estressado antes, durante e depois da mudança

Mudar de casa é sempre um processo complicado, mas se você tem um bichinho de estimação, a preocupação aumenta mais ainda. Não importa se você tem um gato ou um cachorro, o planejamento, a mudança em si e a adaptação do animal ao novo lar precisa de cuidados. Afinal, a troca de ambiente e a movimentação de uma mudança podem resultar em um cachorro estressado e ansioso. Por isso, é importante que todos os passos sejam bem pensados para não traumatizar o seu amigo e nem mesmo provocar uma fuga. Veja abaixo algumas dicas de como tornar a mudança de casa menos estressante para o seu cãozinho. 

Para não deixar o cachorro ansioso, tente manter a rotina antes e depois da mudança

Com a correria da mudança, é comum que os animais de estimação fiquem em segundo plano na programação. E é justamente aí que mora o perigo. Cães são acostumados desde os primeiros meses de vida a seguirem uma rotina certinha: horário de fazer as necessidades, passear, comer, dormir, acordar, brincar, entre outros. É normal que o animal estranhe e fique estressado em qualquer alteração repentina nesses hábitos. O cachorro pode ficar mais triste, latir desesperadamente, apresentar falta de apetite ou ter problemas gastrointestinais como uma resposta à situação. É super importante que a rotina do cachorro tenha o mínimo de impacto possível antes, durante e depois da mudança. Ou seja, não deixe de passear com o cachorro nos horários de costume, reserve um momento para brincar e dar atenção e não mude o momento das refeições.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Para evitar um cachorro estressado ou ansioso, é importante manter a rotina do animal
    Para evitar um cachorro estressado ou ansioso, é importante manter a rotina do animal

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Qual a melhor forma de preparar o cachorro para a mudança?

    Os cães podem ser mais sensíveis do que você imagina, principalmente quando se trata de um cachorro ansioso ou estressado. Uma casa cheia de caixas, pessoas andando para todos os lados e tutores sem tempo para brincar pode ser bem desconfortável para o seu pet. Por esse motivo, o ideal é deixar o animal preso em um cômodo com pouca movimentação de pessoas, principalmente estranhos Uma outra possibilidade é levar o seu pet para a casa de um amigo até que a mudança esteja finalizada. Caso você não tenha essas opções, vale considerar um hotel para cachorro para tornar o período de preparação para a mudança menos cansativo e estressante para o animal.

    Além disso, no momento de levar o animal para a nova casa, é importante que o trajeto seja feito com segurança e conforto. O uso da caixa de transporte para cachorro, por exemplo, pode ser a solução para esse problema. Ao chegar no novo ambiente, deixe o animal preso até que a porta da casa possa ser fechada e ele consiga explorar com segurança. 

    Como adaptar o cachorro ao novo lar?

    Embora o processo de adaptação do cachorro na nova casa nem sempre é fácil, existem alguns cuidados que podem fazer com que o seu amigo se sinta mais confortável no novo ambiente. Manter os itens pessoais do seu cãozinho é um deles. Isso porque, assim como os humanos, os cães também possuem memórias olfativas e afetivas com seus objetos. Aquela caminha velhinha e surrada, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora de adaptar o cachorro ao novo lar. Por isso, nada de comprar tudo novo, ok? Você pode até trocar alguns móveis e investir em uma nova decoração, mas o ideal é que os itens do seu doguinho sejam os mesmos. 

    Veja 3 dicas para cuidar de cachorro após a mudança de casa

    1) Mesmo com todos os cuidados possíveis, a mudança de casa pode ser uma fase extremamente estressante para o seu cãozinho. Em algumas situações, as fugas podem ocorrer e, por isso, é importante que você esteja preparado. Nesse caso, uma coleira com identificação para cães aumentam as chances do seu amigo voltar para casa;

    2) Permita que o seu cãozinho fique perto dos seus pertences, incluindo caminha, potes de comida e até móveis em que ele costumava passar um tempo na casa antiga. Na hora de arrumar o novo lar, essa pode ser a primeira caixa a ser aberta; 

    3) Invista em brinquedos para cachorros para manter o seu pet entretido e, assim, ajudar na adaptação. Interaja com o animal e o estimule a conhecer os outros ambientes, sempre respeitando o tempo dele. Ou seja, não force o cachorro a entrar em um cômodo se ele não quiser, ok?!

    Redação: Úrsula Gomes

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Próxima matéria

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Vai se mudar de casa? Veja algumas dicas para adaptar seu gato ao novo ambiente!
    Comportamento

    Vai se mudar de casa? Veja algumas dicas para adaptar seu gato ao novo ambiente!

    Gatos são conhecidos pela independência e instinto territorialista, mas a verdade é que os felinos também são muito apegados aos seus pertences. Casa, brinquedos, caminha, móveis e humanos, tudo entra nessa lista. Se o seu gato costuma ter um lugar preferido para dormir ou ama ficar na janela observando o movimento da rua, saiba que qualquer mudança na rotina pode deixá-lo estressado, ansioso e até doente.

    Seu cachorro só faz necessidades na rua? Veja 5 dicas de um adestrador para o animal fazer xixi e cocô em casa
    xixi

    Seu cachorro só faz necessidades na rua? Veja 5 dicas de um adestrador para o animal fazer xixi e cocô em casa

    Muitos cachorros domésticos são acostumados a fazer suas necessidades apenas na rua. Alguns tutores preferem acostumar os amiguinhos peludos assim por questões de higiene e limpeza e aproveitam para passear com os animais na hora de fazer xixi e cocô. Mas, nesse período de isolamento social e quarentena, pode não ser uma boa ideia levar seu cão para a rua. Uma alternativa para isso é acostumar seu cachorro a fazer as necessidade dentro de casa, em um local selecionado por isso. Para quem não sabe como fazer isso, o Patas da Casa conversou com o Max Pablo, passeador e adestrador de cães, que contou 5 dicas para fazer a adaptação.

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa
    Higiene

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa

    Manter o cachorro sempre limpo vai além da questão de deixar seu animal cheiroso, principalmente para quem dorme ou deixa o pet deitar na cama e no sofá. A higiene regular do seu cão impede o surgimento de parasitas e doenças de pele. Mas dar banho em cachorro em casa pode ser uma missão bastante trabalhosa! Com algumas dicas, você pode tirar de letra e ainda deixar seu bichinho limpo para colocar a pata onde quiser. Mesmo que tenha o hábito de levá-lo no pet shop, é bom saber o que fazer para situações de emergência ou até mesmo para economizar uma grana.

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    Veja em infográfico 6 dicas para escovar os pelos do gato
    Cuidados dos animais

    Veja em infográfico 6 dicas para escovar os pelos do gato

    Manter a pelagem de gatos saudável requer uma série de cuidados. Um deles - e talvez o mais importante - é a escovação, que deve ser feita regularmente com uma escova específica para isso, principalmente nas épocas em que a queda de pelo em gatos fica mais intensa, como na primavera. O hábito ajuda a remover os pelos mortos e desembaraçar possíveis nós na pelagem. Mas você sabe como fazer isso da maneira certa? Vários fatores influenciam na hora de escovar o pelo de gato, desde a escolha do melhor acessório até o sentido certo da escovação.

    Cachorro comendo capim: esse comportamento é normal?
    Cuidados dos animais

    Cachorro comendo capim: esse comportamento é normal?

    Se o seu cachorro come capim, você provavelmente já parou para se perguntar o motivo desse comportamento, né? Muitos tutores se preocupam com esse hábito, mas a verdade é que na maioria das vezes isso não quer dizer nada demais. Muito pelo contrário, o cachorro comendo capim é algo totalmente natural e instintivo para os cães, então não costuma fazer mal - desde que seu consumo seja moderado. 

    Cachorro vira-lata filhote: quais os cuidados mais importantes durante essa fase?
    Cuidados dos animais

    Cachorro vira-lata filhote: quais os cuidados mais importantes durante essa fase?

    Quem não ama filhotes de cachorro? Quando é um filhote de vira-lata então, não tem quem resista! Esses cachorros, também conhecidos como cães sem raça definida (SRD), têm um espaço especial no coração dos brasileiros, considerado por muitos um patrimônio nacional. Felizmente, cada vez mais as pessoas têm vontade de adotar um cachorro vira-lata filhote. Porém, existem alguns cuidados importantes que devem ser tomados nessa fase. 

    Cocô de cachorro: qual a importância de sempre recolher as fezes durante o passeio?
    Cuidados dos animais

    Cocô de cachorro: qual a importância de sempre recolher as fezes durante o passeio?

    Recolher o cocô de cachorro durante o passeio é um ato de cidadania e a oportunidade de inserir os pets cada vez mais na sociedade. Passear com cachorro ao ar livre é sempre muito divertido e saudável para o pet, mas não recolher fezes do animal é, além de uma falta de respeito com os pedestres, um fonte de inúmeras doenças - para cães, outras espécies de animais e até para os humanos. 

    Ver Todas >