Comportamento animal

Vagina de cachorro: saiba tudo sobre o órgão reprodutor das fêmeas

Publicado - 15 Agosto 2022 - 13h00

Atualizado - 22 Maio 2024 - 17h12

Você já se perguntou se cachorra menstrua? Tem ideia do que é uma vulvovaginite em cadelas? Ou então sabe o que acontece no corpo durante o cio de cachorro fêmea? O sistema reprodutor da cadela é um assunto que muitos tutores não entendem bem e que desperta muitas dúvidas. Um dos principais órgãos desse sistema é a vagina de cadela, mas a verdade é que poucas pessoas entendem a anatomia e a fisiologia dessa região. Muitas até mesmo a confundem com a vulva de cadela, outro órgão do sistema reprodutor feminino. Conhecer todas as partes do corpo de um cachorro é importante pois ajuda a oferecer a ele uma vida muito mais saudável e de maior qualidade. Por isso, o Patas da Casa te explica tudo sobre a vagina de cachorro e responde diversos questionamentos acerca do ciclo reprodutivo da cadela. Confira!

Ovário, útero, vagina, vulva: cadela tem diferentes órgãos em seu sistema reprodutor

O sistema reprodutor da cadela é composto por diferentes órgãos que agem em conjunto. O órgão externo é a vulva, que conta com dois grandes lábios que se encontram. Muitas pessoas confundem a vulva com a vagina de cachorro e acabam trocando seus nomes. Por isso, é importante ressaltar que a parte externa que nós conseguimos visualizar é a vulva da cadela. A vagina, por outro lado, é o órgão interno, uma cavidade que se localiza dentro da vulva. Trata-se de um órgão em formato de tubo com comprimento longo. Depois, temos o útero de cadela, um órgão oco que fica na região abdominal. É o útero quem capta os espermatozoides que vieram do cachorro macho para que eles sejam fertilizados e também abriga o feto até a hora do parto da cadela. Já os ovários são os responsáveis por produzir os óvulos e secretar hormônios que ajudam a regular o cio da cadela.

Qual a função da vagina de cadela?

A vagina de cachorro, conforme explicamos, é um órgão interno - por isso, não pode ser confundida com a vulva. Cachorro macho, na hora do cruzamento, libera seu sêmen na cadela. Uma das principais funções da vagina é servir de passagem para esse sêmen, que contém os espermatozoides do cão. Outras funções da vagina de cadela são proteger o sêmen, diminuir a contaminação do cérvix (barreira que protege o útero) durante a gestação e servir de passagem para que os filhotes de cachorro saiam na hora do parto.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A anatomia da vagina de cachorro evita infecções no local

A vagina de cadela tem o formato de um tubo que possui três camadas: mucosa, muscular e serosa. Apesar de haver muco, ele não é produzido pela vagina em si, mas pelo cérvix. Uma curiosidade é que no interior da vagina de cadela o PH é mais ácido do que em outras partes do corpo. O motivo para isso é que o PH mais ácido ajuda a evitar infecções no local. Porém, vale ressaltar que é possível sim haver infecções na vagina de cachorro em algumas circunstâncias.

Qual deve ser a aparência normal da vagina e da vulva de cadela?

É muito importante que o tutor sempre se atente a qualquer sinal diferente na vagina ou na vulva. Cadela normalmente apresenta a região da vulva numa coloração rosada. O ideal é que não haja nenhum secreção, caroços, machucados e erupções no local. Como a vagina da cadela é um órgão interno, não temos como visualizar. Portanto, para saber se há algum problema nessa região, é bom ficar de olho em secreções e sangramentos anormais, pois eles podem indicar que há algo anormal com esse órgão.

 

Cachorro marrom peludo usando fralda deitado em cima de tapete
Quando a cachorra menstrua, o tutor pode colocar uma fralda para ajudar a conter o sangramento

 

O que é cio de cadela?

A vagina de cadela é um órgão fundamental no sistema reprodutor e está envolvida no cio de cachorro. Mas afinal, o que é o cio? O cio é o período em que a cadela já está pronta para fecundar e, possivelmente, ter filhos. Ele faz parte do ciclo estral, que é dividido em 4 fases. A primeira fase do cio de cadela é o Proestro, que acontece quando e fêmea começa a liberar feromônios para atrair os machos. Nessa fase, há aumento da vulva da cadela, mas ela não está apta para fecundar. Então, vem o Estro, a fase considerada o cio de cachorro em si. A cadela está fértil e pode fecundar. Depois, vem o Diestro, fase em que os hormônios estão bem estimulados e permitem que a gestação de um cachorro se mantenha. Esses estímulos de hormônios acontecem com a cadela grávida ou não. Por isso, é comum que as cachorras que não engravidaram tenham gravidez psicológica nessa fase. Por fim, vem o Anestro, que é um intervalo entre as fases do ciclo. Nessa fase, os hormônios diminuem e há uma inatividade sexual.  

Cachorra menstrua? Entenda se existe menstruação de cachorro

Todo o ciclo estral da cadela lembra a menstruação humana. Por isso, muitos tutores se perguntam: cachorro menstrua? Durante o cio de cadela, a cachorra pode sim ter sangramento. Porém, é importante ressaltar que o que acontece com a cadela não é menstruação, mas sim um ciclo estral. O sangramento que ocorre durante o cio não é igual ao que acontece nas mulheres que estão menstruadas. Assim, dizer que cachorra menstrua não está correto.

Quantos dias a cachorra fica "menstruada"?

Outro questionamento comum é “quantos dias a cachorra fica ‘menstruada’?". Como explicamos, não se trata de uma menstruação, mas há sim um sangramento. Esse sangramento na vulva de cadela no cio é normal na fase de proestro e dura cerca de 9 dias. Porém, vale ressaltar que essa média de “quantos dias a cachorra fica ‘menstruada’” não é precisa, já que o ciclo estral pode variar em cada animal. 

Outra dúvida frequente é quando a cadela “menstrua” pela primeira vez. A idade varia de acordo com  o porte. As cachorras pequenas têm o primeiro cio entre os 6 e 12 meses. Já as de médio e grande porte têm seu primeiro cio até completar 1 ano e 6 meses. As cadelas de porte gigante, por sua vez, podem ter o primeiro cio até os 2 anos. Tudo isso é uma média, então pode variar para cada pet. 

O que fazer quando a cachorra "menstrua"?

Depois do primeiro cio, a cadela costuma passar por esse processo novamente a cada 6 meses (mas pode demorar mais ou menos tempo de acordo com cada animal). Portanto, se sua cadela não é castrada, é importante saber lidar com ela durante esse período. Mas afinal: o que fazer quando a cachorra “menstrua”? Nesse período, é comum encontrar respingos de sangue pela casa. Uma solução para esse problema é a calcinha absorvente ou a fralda para cachorro. Esses acessórios evitam o sangramento espalhado pela casa e aliviam um pouco o desconforto da peluda. Porém, não se deve usar por longos períodos de tempo, pois a cadela também precisa fazer suas necessidades.

Outra dica de o que fazer quando a cachorra “menstrua” é evitar o estresse do animal. O comportamento da cadela no cio pode se tornar agressivo, então separe-a de outros animais e a deixe confortável para evitar problemas. Por fim, fique de olho na região da vulva e vagina. Cadela pode acabar sofrendo inflamações no local, já que a vulva naturalmente incha e isso faz com que a bichinha lamba a região, o que favorece a proliferação de bactérias. 

 

Cão Beagle usando roupa pós-cirúrgica
A vaginite canina é uma inflamação na vagina de cadela que pode ser previnida com castração

 

Secreções na vagina: cachorro fêmea pode apresentar essa condição por diversos motivos 

Como explicamos, a cachorra “menstrua” e, quando isso acontece, ela libera uma secreção com sangue. Durante o cio, o sangramento é comum e logo passa. Porém, quando ocorre fora desse período é bom prestar atenção, pois pode significar que a cadelinha está com alguma doença. Uma possibilidade é a piometra em cadelas, uma infecção que acomete o útero da cachorra após o cio. Quando ela é do tipo aberta, libera uma secreção que costuma ter aspecto sanguinolento. Outra causa comum de secreção fora da época do cio é a vaginite canina, uma infecção na vagina de cachorra. Ao observar que a vagina de cadela está liberando uma secreção (com ou sem sangue) fora do período do cio e/ou em quantidades muito grandes, leve a cachorrinha ao veterinário para uma avaliação. 

Vaginite canina é uma das doenças mais comuns na vagina da cadela

A vaginite canina nada mais é do que uma inflamação na vagina da cadela. Trata-se de uma doença que pode acometer cachorras de qualquer raça e idade, independentemente da fase do ciclo reprodutivo em que se encontra. Os motivos que levam à vaginite canina são muitos. Os mais comuns são infecções bacterianas ou fúngicas, alterações hormonais, imaturidade do sistema reprodutor (cadela ainda não teve o primeiro cio), cio recente e piometra em cadelas. Um dos sintomas mais frequentes da vaginite canina é a liberação de corrimento vaginal. Normalmente, a secreção é translúcida, mas pode ter variações de cores e até mesmo um pouco de sangue de acordo com a causa. Outros sintomas são febre, vômito, dor ao urinar e letargia. 

Também é comum ver a cachorra com vaginite canina lambendo sua genitália numa tentativa de aliviar o desconforto - o que é perigoso, já que a lambedura em excesso acaba ajudando a proliferar ainda mais os fungos e bactérias no local. Porém, como a vaginite canina pode ter diferentes causas, os sintomas variam bastante. Vale ressaltar que além da vaginite canina (que afeta vagina de cadela), existe a vulvite, quando é a vulva da cadela quem sofre a inflamação. Pode acontecer ainda de haver uma inflamação nos dois órgãos ao mesmo tempo. Quando isso acontece, temos uma vulvovaginite em cadelas. 

Castração é a melhor forma de evitar problemas na vagina de cadela 

Seja uma vaginite canina, uma piometra ou qualquer outra condição que afete os órgãos do sistema reprodutor da cadela, a prevenção é a mesma: castração. Durante o cio, a cadela sofre com muitas alterações hormonais que acabam deixando todo o sistema reprodutor mais propenso a desenvolver infecções. Ao realizar a cirurgia de castração, a cachorrinha sofre bem menos com os efeitos dos hormônios e, consequentemente, o risco de doenças e até mesmo câncer diminuem consideravelmente. 

Uma dúvida comum é se cachorra castrada "menstrua", e a resposta é não. Na cirurgia de castração, o ovário e o útero são removidos e a cadela não entra mais no cio. A castração de cadela é muito benéfica para o animal e normalmente é recomendado realizá-la a partir dos 6 meses. Castrar a cadela é uma forma de cuidar da saúde da vulva, da vagina de cachorra e de todo o seu organismo, garantindo um desenvolvimento saudável.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

 

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas