Diferente do que muita gente pensa, a gripe canina não é o mesmo tipo de gripe que acomete os humanos. Para começar, nos cães ela pode ser causada por dois vetores diferentes: pela bactéria Bordetella bronchiseptica ou pelo vírus Influenza. Geralmente, a doença atinge o animal durante as épocas mais frias do ano, mas nada impede que os cães fiquem gripados em outros períodos também. Por isso, pensar na prevenção é um ponto muito importante, e é aí que entra a vacina de gripe canina. Como saber se o seu amigo de quatro patas precisa ou não tomá-la? Será que a vacina de gripe para cachorro é capaz de proteger os cães totalmente? Descubra a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Vacina para gripe canina é uma das principais formas de prevenção contra a doença

Não tem jeito: a vacina de gripe em cães é uma das alternativas mais eficientes quando o assunto é prevenir a doença. Alguns tutores podem ficar receosos, já que em alguns casos o cãozinho possa apresentar alguns sintomas de gripe logo após ser vacinado. Mas não há motivos para se preocupar com isso: o máximo que vai acontecer são tosses esporádicas, pois a doença não se desenvolve totalmente a ponto de agravar ou desencadear uma pneumonia, por exemplo.

A vacina de gripe para cachorro é aplicada em duas doses: a primeira deve ser a partir de oito semanas de idade do animal, e a segunda entre duas e quatro semanas depois. No entanto, vale refletir se o seu cãozinho realmente precisa de vacina contra gripe canina, pois ela costuma ser recomendada principalmente para animais que estão expostos ao problema.

cachorro tomando vacina de gripe canina

Como saber se seu amigo precisa ou não da vacina de gripe para cachorro?

 

A gripe canina é transmitida pelo contato de um cãozinho contaminado com um animal saudável. Portanto, a primeira pergunta que deve ser feita para descobrir se o seu peludo precisa da vacina de gripe para cachorro é: ele tem contato frequente com outros cães? Porque se a resposta for sim, isso quer dizer que ele está mais vulnerável ao desenvolvimento da doença e, consequentemente, vai precisar de métodos preventivos para não ser atingido. Os animais que costumam passear em parques cheios de outros cães ou que passam temporadas em hotéis para cachorros precisam de cuidados mais específicos quando o assunto é gripe, e a vacina de cachorro surge como uma solução eficiente nesses casos.

No entanto, vale destacar também que nada impede que o cãozinho seja vacinado mesmo que ele não esteja exposto a esse risco. Para os pais e mães de pet que gostam de prevenir qualquer problema, vale a pena conversar com o veterinário do cachorro sobre isso e aplicar a vacina da mesma forma.

Vacina: gripe canina pode ser prevenida somente se o cachorro for vacinado?

Embora muitos acreditem que a vacina contra gripe canina é a única forma de manter a doença afastada, não é bem assim. Na verdade, existem outras formas de prevenção que são basicamente cuidados com a rotina do seu pet. Como já foi dito, animais que não têm o hábito de sair de casa e conviver com outros cães dificilmente vão ser contaminados. Mas se o seu cachorro é daqueles mais sociáveis que adora se misturar com outros bichinhos, esteja atento! Para reduzir as chances de contágio, o ideal é evitar que o animal compartilhe objetos com os outros cães que estejam possivelmente gripados, como brinquedos, água ou comida.

Redação: Juliana Melo