close
Cuidados

TV para cachorro: seu pet entende alguma coisa?

Atualizado · 21 de junho de 2022 · 18h33

Publicado · 21/06/2022 · 18h33

A TV para cachorro precisa ter estímulos que chamam a atenção do pet
A TV para cachorro precisa ter estímulos que chamam a atenção do pet

Cenas de cachorro assistindo TV sempre nos divertem e chamam a atenção. Muitas vezes, parece que o doguinho está realmente concentrado na programação e, em alguns momentos, até achamos que ele está interagindo com a TV! Cachorro fã de televisão ama ficar na companhia do tutor para assistir o que quer que esteja passando. Esse comportamento é, além de fofo, curioso. Afinal, o cachorro consegue ver TV mesmo? A visão canina permite que ele entenda o que está passando? Qual a diferença de um canal para cachorro e um canal normal? O Patas da Casa te explica tudo por trás do cachorro assistindo TV!

Cachorro vendo TV: ele realmente está entretido quando olha para a tela?

Para quem tem um doguinho que sempre está ao seu lado enquanto assiste TV, a dúvida que não quer calar é: o cachorro assistindo TV entende o que está passando nela? O cão consegue sim reconhecer as imagens que passam na televisão. Por muito tempo achava-se que o cachorro era capaz de reconhecer coisas apenas pelo olfato canino, mas hoje se sabe que a visão canina também tem papel nisso. Na TV, o cachorro consegue ver as imagens associadas ao som. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, o cachorro consegue ver TV. Porém, há uma diferença. O cachorro assistindo TV apenas vê as imagens mas sem entender a sequência lógica de fatos. Assim, o cachorro enxerga TV mas não compreende o que está acontecendo como nós percebemos.

O que o cachorro assistindo TV entende?

Mas afinal, se o cachorro consegue ver TV mas não capta exatamente o que se passa nela, o que o pet entende? Na verdade, a TV para cachorro é um conjunto de imagens aleatórias. É como se ele estivesse apenas vendo cenas soltas, sendo que algumas o atraem mais e outras menos. Quando aparece um cachorro na televisão, por exemplo, cães tendem a ficar mais animados, já que ver um semelhante é algo que chama sua atenção. Enquanto isso, certas imagens com cores que o cão não capta são menos atraentes para ele (lembrando que o a visão do cachorro permite enxergar cores entre os tons de amarelo e azul, e não preto e branco como a crença popular diz).

TV para cachorro: por que o cão gosta de assistir televisão?

Se o cachorro vendo TV não entende a sequência lógica e apenas vê imagens, por que tem pet que gosta tanto de assistir TV? Cachorro recebe estímulos tanto sonoros quanto visuais ao olhar para a tela. Isso desperta sua curiosidade e faz com que ele goste de ficar ali paradinho assistindo. Você já deve ter visto vídeos na internet de cães - ou até mesmo seu próprio pet - reagindo a cenas na televisão. Eles choram, latem, uivam… parece mesmo que estão prestando atenção. Mas, na verdade, essas reações são apenas respostas aos estímulos que captam na TV. Cachorro não entende o que se passa, mas gosta da sensação que desperta.

Porém, vale ressaltar que não é todo cão que gosta de televisão não. Isso é muito relativo e cada pet se comporta de uma maneira. Não existem muitos estudos sobre isso, mas acredita-se que, como a televisão não tem cheiro, raças mais farejadoras tenham menos interesse na TV. Cachorro de terapia, por outro lado, costuma ser mais fã de assistir televisão ao lado de seu dono, provavelmente porque são treinados para ajudar e acompanhar humanos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro assistindo tv sempre se interessa mais ao ver outro cão na telinha
    O cachorro assistindo tv sempre se interessa mais ao ver outro cão na telinha

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    TVs modernas atraem mais a atenção do cachorro

    A visão do cachorro é muito surpreendente. Apesar de perceber uma gama menor de cores, os cães têm uma capacidade de registrar imagens muito mais rápida que a dos humanos. Isso quer dizer que eles precisam de mais frames para perceber uma cena em movimento do que nós. Se você colocar um modelo antigo de TV para cachorro assistir ele não ficará tão interessado pois as televisões de antigamente têm uma definição pior e as imagens demoram mais a passar para eles - é como se o cão estivesse assistindo em câmera lenta e isso não chama sua atenção. Hoje em dia, porém, com o avanço da tecnologia, as televisões têm maior definição e permitem mais frames por segundo com qualidade. Assim, o cachorro assiste TV consegue reconhecer melhor as imagens. Por isso podemos dizer que, hoje, a TV para cachorro é muito mais atraente. 

    A TV para cachorro é benéfica ou prejudicial? 

    No fim das contas, a TV para cachorro faz bem ou faz mal? No geral, não tem muito perigo em deixar o cachorro assistindo TV. Claro que o excesso não é bom, pois a luminosidade é prejudicial para os olhos do cachorro. Porém, como o cachorro enxerga TV mas não entende bem o que se passa, o seu pet provavelmente não vai ficar tanto tempo parado assistindo televisão. A TV para cachorro tem sim seus benefícios, quando assistida com moderação. Já se sabe que a música para cães é algo relaxante e ajuda no controle da ansiedade e, por isso, canais que tocam música podem fazer bem ao animal.

    Além disso, o som da televisão pode ajudar cães com dificuldade em ficar sozinho. Tem pessoas que deixam a televisão ligada o dia inteiro em um canal e o som passa a ser algo familiar para o pet. Se esse for seu caso, experimente deixar a tv ligada quando sair de casa, pois, dessa forma, o cão se sentirá naturalmente mais acolhido e próximo de você, mesmo que ele não necessariamente pare para assistir. Mas lembre-se sempre de não deixar o volume muito alto, já que a audição canina é mais sensível que a nossa, e evite deixar o cachorro assistindo televisão por tempo demais, pois pode prejudicar a vista.

    Canal de tv para cachorro é uma boa ideia!

    Você já ouviu falar em canal de TV para cachorro? Cada vez mais presente nas redes de tv, o canal de cachorro tem uma programação toda voltada para o pet assistir. Ele conta com imagens de outros cães e animais que chamam a atenção dos doguinhos, utilizam uma coloração mais adequada à visão canina e tem músicas relaxantes para o pet. Se você quer deixar o cachorro assistindo TV em casa, pode ter certeza que o canal para cachorro é a melhor solução, pois cansa menos a vista e já tem recursos que despertam com mais facilidade a curiosidade do animal. Veja se há um canal de TV para cachorro disponível na sua televisão - mas se não tiver nenhum, não se preocupe. Existem diversos tipos de canal de cachorro no YouTube para acessar a qualquer momento. Basta colocar e você logo verá o cachorro assistindo TV super contente. Apenas lembre-se que assistir TV - seja um canal para cachorro ou qualquer outro - jamais deve ser o lazer principal de um pet. Ele precisa sair, praticar exercícios, brincar com brinquedos de cachorro e se divertir com atividades próprias para cães!

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Comedouro para gatos: 5 dicas para escolher o melhor para o seu bichano

    Próxima matéria

    Comedouro para gatos: 5 dicas para escolher o melhor para o seu bichano

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
    Passeio

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

    Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet
    Adestramento

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet

    Assim como os humanos, os cães também tem um jeitinho próprio de se comunicar com o mundo ao seu redor. É algo que faz parte da personalidade deles e, por isso, é importante entender alguns aspectos do comportamento canino para estreitar a relação com esses animais. Será que você tem um cachorro mais destemido ou medroso? Comunicativo ou tímido? Amigável ou agressivo? 

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Você está pronta para ser
    Adoção

    Você está pronta para ser "mãe" de cachorro ou gato? As alegrias e desafios de adotar um pet

    Muito se discute sobre o termo “mãe de pet”. Algumas pessoas defendem o óbvio: não é biologicamente possível ter um filho de outra espécie. Mas quem já passou pela experiência de adotar cachorro ou gato sabe que os sentimentos que vão sendo construídos dia após dia, na convivência com o pet, são realmente fortes. Quando menos se espera, a palavra “filho” é utilizada para chamar o animal ou em um momento de carinho. Isso sem falar nas mudanças na rotina e na companhia constante. Naturalmente essas relações se estreitam e viram lindas histórias de família.

    Ver Todas >

    Colar elizabetano para gatos: qual o melhor modelo?
    Cuidados dos animais

    Colar elizabetano para gatos: qual o melhor modelo?

    O colar elizabetano para gatos é muito usado depois da cirurgia de castração ou em tratamentos em que o animal não pode conseguir acessar determinadas partes do corpo. O colar para gatos impede que ele mexa em pontos, feridas e curativos, evitando assim quadros de infecção ou piora do quadro. A castração de gato, por exemplo, requer o uso do acessório durante todo o pós-operatório.

    Tudo sobre a areia sílica para gatos
    Cuidados dos animais

    Tudo sobre a areia sílica para gatos

    Quem convive com um felino certamente já ouviu falar da areia sílica para gatos. Esse é um dos vários tipos de substratos que ajudam a preencher a caixinha de areia e auxiliam nas necessidades fisiológicas dos nossos amigos de quatro patas. Mas se antes as pessoas preferiam opções mais econômicas, como a areia de argila, hoje em dia outras opções têm se popularizado entre os gateiros, como o granulado de madeira e a própria areia sílica. 

    Granulado de madeira para gatos: tire todas as dúvidas sobre esse tipo de areia de gato
    Cuidados dos animais

    Granulado de madeira para gatos: tire todas as dúvidas sobre esse tipo de areia de gato

    O granulado de madeira para gatos é um dos vários tipos de areia que existem para preencher a caixinha de areia e cuidar das necessidades dos nossos amigos felinos. O material vem ganhando destaque entre os gateiros de plantão, principalmente porque é uma alternativa mais sustentável e que tem boa durabilidade. Ou seja, em questão de custo benefício, vale totalmente a pena!

    Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?

    Se você pretende abrir as portas de casa para um felino, deve saber que um acessório que não pode faltar na sua lista de compras é a caixa de transporte para gatos. Ao contrário dos cães, que têm o hábito de passear nas ruas com mais frequência, a maioria dos bichanos é criada dentro de casa e quase não tem acesso às ruas por questões de segurança. Por isso, qualquer saída deve ser feita com a caixa de transporte. Gato vai usá-la para ir ao veterinário, viagens, passeios e muito mais.

    Ver Todas >