Saúde

Tumor em gato: quais são os tipos de câncer mais comuns nos felinos?

O câncer de gato é uma doença bastante perigosa e que precisa de atenção
O câncer de gato é uma doença bastante perigosa e que precisa de atenção

Quando se trata da saúde do gato, o câncer é uma doença séria e que pode se manifestar de diferentes formas. Assim como acontece com os humanos, o câncer em gato é um problema bastante imprevisível que se desenvolve com o crescimento desenfreado de células anormais no organismo do animal. Como consequência, essas células geralmente acabam provocando o tumor em gatos, que pode atingir diferentes partes do corpo. A seguir, descubra quais são os tipos de câncer em gatos mais comuns e como identificar a doença.

Câncer de gato: linfoma é um dos tipos mais comuns

O linfoma é um tipo de câncer em gato que não tem uma causa exata, mas acredita-se que os felinos infectados com FIV ou FeLV estão mais propensos a desenvolver a doença. Esse é um problema que pode afetar um ou mais órgãos e, dependendo da região afetada, os sintomas também podem variar. O linfoma alimentar, por exemplo, pode surgir no estômago, intestinos, fígado e baço. Normalmente, esses tipos causam perda de peso, vômito, diarreia e sangue nas fezes. Já o linfoma ocular ocorre nos olhos dos gatos e se manifesta com sintomas como aversão à luz, descolamento da retina, conjuntivite e hemorragia. Também são comuns os linfomas multicêntricos e os extranodais, que vão ter os seus sintomas associados com o órgão afetado.

Câncer de mama em gato costuma afetar as fêmeas não castradas

Um tipo de tumor em gatos bastante frequente, principalmente em fêmeas que não foram castradas, é o câncer de mama. No entanto, pode haver incidência da doença em animais castrados e machos, apesar de ser mais raro. As causas para esse câncer de gato podem variar, mas o uso de medicamentos sem supervisão profissional (como os anticoncepcionais) aumenta as chances da doença se desenvolver. Além disso, uma dieta não balanceada também pode ser a causa desse tumor em gatos. Alguns dos sintomas mais comuns quando se trata do câncer de mama nos felinos são falta de apetite, dor, nódulos e inchaço nas mamas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Câncer em gato: um dos sintomas do linfoma alimentar é a falta de apetite
    Câncer em gato: um dos sintomas do linfoma alimentar é a falta de apetite

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Tumor em gatos: carcinoma das células escamosas atinge a pele dos felinos

    O carcinoma das células escamosas é um dos tipos de câncer em gatos mais comuns. Sabe aquelas feridas que não cicatrizam na pele do seu amigo de quatro patas? Elas são um motivo de alerta e podem ser o primeiro indício de que o gatinho está com câncer de pele. As causas para o problema podem ser variadas - fúngicas, virais, causadas por protozoários (leishmaniose) ou tumorais - e, cada tipo de câncer de gato requer uma terapia específico. Por isso que, para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado, é importante buscar a ajuda de um médico veterinário. Então, tenha sempre muita atenção caso o seu gatinho comece a apresentar feridas frequentes e de difícil cicatrização pelo corpo.

    Câncer de gato precisa ser diagnosticado e tratado por profissionais qualificados

    Independente de qual for o tipo de câncer em gato, é imprescindível buscar orientações de um especialista em saúde animal. O tratamento para cada uma dessas patologias pode variar bastante, desde cirurgias a procedimentos como radioterapia, quimioterapia ou eletroquimioterapia. Mas, no geral, costuma-se fazer uma associação entre duas ou mais modalidades para que o tratamento seja mais eficiente e tenha maiores chances de cura. Além disso, é importante que o tutor tenha em mente que o tumor em gatos é um problema que requer alguns cuidados especiais - principalmente referente a alimentação - para tentar promover uma boa qualidade de vida ao seu amigo, ainda mais nesse momento tão delicado.

    Redação: Juliana Melo

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?

    Próxima matéria

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?

    Quais são os vermes em gatos mais comuns?
    Saúde

    Quais são os vermes em gatos mais comuns?

    Uma situação mais comum do que se pensa é encontrar um gato com verme. Até mesmo os bichanos que não têm o hábito de sair de casa com frequência podem acabar desenvolvendo esse tipo de problema, pois os ovos desses parasitas podem ser facilmente transportados para dentro de casa em sapatos e roupas. Além disso, se o seu gatinho tem mania de comer outros bichinhos, como insetos ou roedores, ele também fica mais vulnerável aos vermes em gatos. Portanto, é importante saber quais são os tipos de vermes de gato mais comuns e como eles podem afetar a saúde dos felinos. Para maiores esclarecimentos, preparamos uma matéria com o que você precisa saber sobre o assunto.

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Música para gatos: qual o efeito das canções nos felinos?
    Comportamento

    Música para gatos: qual o efeito das canções nos felinos?

    Cuidar de gato também significa entender o que o seu amigo de quatro patas gosta ou não. Desde petiscos - como as frutas para gatos - até brincadeiras e formas de fazer carinho no animal, é essencial buscar compreender os gostos e o que influencia no comportamento do bichano. Às vezes, o gato acaba ficando muito estressado ou ansioso com alguma coisa, e para contornar esse tipo de situação, a música pode ajudar. “Mas como assim gato gosta de ouvir música?”, é o que você deve estar se perguntando, né? Pois bem, a gente te explica a seguir de que forma as músicas para gatos podem melhorar o bem-estar dos felinos. Dá só uma olhada!

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!
    Saúde

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!

    O plano de saúde para gatos pode ser uma ótima alternativa para quem tem um felino em casa! Os pets fazem parte da família e, como qualquer ente querido, demandam atenção e cuidados especiais. No caso dos gatinhos, essa série de precauções inclui check-ups anuais, vacinas e visitas frequentes ao consultório veterinário. Manter essa rotina saudável não precisa, necessariamente, ser um peso no orçamento.

    Ver Todas >

    Alopécia canina: saiba mais sobre a queda de pelos em Dachshunds
    Saúde animal

    Alopécia canina: saiba mais sobre a queda de pelos em Dachshunds

    O Dachshund, popularmente conhecido como o cachorro salsicha, é uma raça que está presente em vários lares brasileiros e ao redor do mundo. São cães alegres, divertidos e que melhoram a energia de qualquer lugar. No entanto, quem tem um cachorro dessa raça deve ficar atento a alguns problemas de saúde que são bastante comuns, como a alopecia canina. 

    O que é a paralisia súbita da extremidade traseira em gatos? Veterinária explica tudo!
    Saúde animal

    O que é a paralisia súbita da extremidade traseira em gatos? Veterinária explica tudo!

    Se você observou seu gato com dificuldade de andar com as patas traseiras, é importante ficar atento. Quando o gato arrasta patas traseiras pode parecer uma situação corriqueira e que não traz nenhum risco para a saúde do felino, mas a verdade é que esse é um tipo de paralisia em gatos que pode, sim, ser bastante prejudicial para o seu bichano. 

    Trombose em cachorro: o que é, quais as causas e como prevenir o problema?
    Saúde animal

    Trombose em cachorro: o que é, quais as causas e como prevenir o problema?

    A maioria dos cães geralmente tem uma boa saúde ao longo de sua vida, principalmente se eles forem bem cuidados. No entanto, ainda assim alguns problemas podem surgir quando menos se espera, como é o caso da trombose em animais. Embora não seja um quadro tão comum, é importante saber tudo sobre a doença, pois dependendo da região que foi atingida, o cachorro pode ter sua qualidade de vida bastante afetada. 

    Homeopatia para gatos renais: tratamento traz mais qualidade de vida para felinos com insuficiência renal
    Saúde animal

    Homeopatia para gatos renais: tratamento traz mais qualidade de vida para felinos com insuficiência renal

    A insuficiência renal em gatos é uma doença considerada comum quando falamos dos felinos. Por não ter cura, alguns cuidados especiais e acompanhamento constante durante toda a vida do animal são muito importantes para evitar a evolução do quadro. A homeopatia animal é um dos tratamentos que podem trazer mais qualidade de vida para os gatinhos diagnosticados com a doença. 

    Ver Todas >