Não é mistério para ninguém que os petiscos para gatos fazem bastante sucesso no universo pet. Apesar do criterioso paladar felino, esses animais simplesmente não conseguem resistir aos famosos snacks que fogem da sua dieta. Mas isso não deve ser motivo para substituir integralmente a ração de gato, hein?! Muito pelo contrário: mesmo quando se trata de um petisco natural para gatos, a quantidade e frequência não deve ser grande, ou isso pode favorecer um quadro de obesidade e causar outros problemas à saúde do animal.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para não restarem dúvidas na hora de agradar o seu amigo de quatro patas com snacks para gatos, reunimos as informações mais importantes sobre o assunto abaixo. Confira e saiba o que é petisco, quando oferecer, cuidados e as melhores receitas de petisco de gato para fazer em casa.

O que é petisco para gatos?

O petisco de gato nada mais é do que um “lanchinho” alternativo à ração, mas que não deve substituir a alimentação base do animal em hipótese alguma. Então da mesma forma que nós às vezes comemos algum lanche no intervalo entre as principais refeições, os felinos também podem usufruir desse mesmo “mimo” com os petiscos e snacks para gatos.

Esses petiscos, por sua vez, normalmente são vendidos em pequenos pacotes e podem ter diferentes sabores, sendo muito apreciados pelo paladar felino. Além disso, os snacks para gato têm vários formatos e texturas:

Todos os produtos são facilmente encontrados em pet shops. Mas atenção: antes de inserir o petisco de gato na rotina do seu animal de estimação, não deixe de conversar com um veterinário de confiança. Dependendo das condições de saúde do seu pet, podem haver limitações ou até mesmo restrições de ingredientes. Esse último caso é muito comum especialmente quando há um quadro de alergia em gatos do tipo alimentar.

Os petiscos para gatos fazem mal?

Essa é uma dúvida muito comum, e a resposta é: depende. No geral, os snacks para gatos não fazem mal e nem oferecem nenhum risco à saúde do animal, mas tudo vai depender da maneira como eles são oferecidos. O ideal é que o tutor não faça do petisco a base da alimentação do pet e nem ofereça com uma frequência ou quantidade superiores ao indicado pelo veterinário. Tudo em excesso faz mal, e com o petisco de gato isso não é diferente. Além disso, se o animal tiver algum problema de saúde ou for um gato obeso, por exemplo, é importante seguir as recomendações dos petiscos que são liberados.

Às vezes os gatinhos podem ficar mal acostumados com os aperitivos, principalmente se eles fizerem parte da sua rotina regularmente, resultando no gato não comendo a ração. Se isso acontecer, resista à tentação de oferecer o petisco para gato como tentativa de fazê-lo comer. Assim ele vai conseguir o que queria, e em questão de nutrientes os snacks para gatos estão longe de ser a opção mais adequada para suprir as necessidades do seu amigo. Busque a ajuda de um veterinário e estratégias para fazer o gato comer ração novamente.

Petiscos para gatos filhotes: pode ou não pode?

É claro que todo bom pai de pet adora mimar seu bichinho de estimação, e quando eles são filhotes de gatos essa vontade é ainda maior. Mas, mesmo que a vontade de agradar seja grande, não se pode dar petisco para gato até ele completar 10 semanas de vida. Não porque faça mal, mas porque a alimentação dos filhotes de gato passa por um processo gradativo até chegar ao alimento sólido e úmido.

Durante os primeiros 30 dias, os bichanos devem se alimentar exclusivamente do leite materno (ou artificial, no caso de gatinhos resgatados sem a mãe) e depois eles passam pela transição com a papinha. Depois de 45 dias, inicia-se a alimentação com ração sólida, e após dois meses os filhotes estão preparados para saborear os primeiros snacks para gatos (com a devida supervisão veterinária, claro).


Petisco natural para gatos: frutas, verduras e legumes são opções saudáveis e nutritivas
Petisco natural para gatos: frutas, verduras e legumes são opções saudáveis e nutritivas

Snacks para gatos industrializados x petisco natural: qual a melhor opção?

Muitos tutores ficam em dúvida na hora de escolher o melhor aperitivo. Em questão de nutrição e saúde, o petisco natural para gatos - como frutas, legumes e verduras - é, sem dúvidas, a melhor opção. Além de fornecer vários nutrientes benéficos para a saúde do pet, é possível fazer uma infinidade de receitas simples e saborosas com ingredientes naturais.

No entanto, não se pode negar que os gatos têm um interesse enorme por petiscos já prontos. Nesse caso, o que desperta o interesse dos bichanos é o sabor e o cheiro dos aperitivos, que são preparados justamente com o propósito de atrair o paladar e o olfato felino. O maior desafio, porém, é encontrar snacks para gatos de boa qualidade, mas acredite: eles existem. As melhores opções no mercado pet são aquelas que não possuem corantes artificiais. Além disso, observe sempre se no rótulo existe a indicação de quantidade ideal - algumas marcas fazem isso para facilitar o consumo.

Além de biscoitos e outros petiscos, ss sachês e patês também são opções bem legais para inserir no cardápio do seu pet. Nutritivos, eles possuem bastante água na sua composição, o que, consequentemente, faz com que o gato beba mais água e evite uma série de doenças renais felinas e urinárias.

Petisco caseiro para gatos: 5 ideias para colocar em prática

1) Frutas para gatos

As frutas para gatos são uma das melhores opções para incluir na dieta do seu felino. Mas é importante ter atenção, pois não são todas as frutas que são liberadas. Uva, uva-passas, abacate e frutas cítricas no geral são consideradas prejudiciais para a saúde dos gatos, então devem ser evitadas. Por outro lado, algumas frutas permitidas são:

  • Banana
  • Maçã
  • Melancia
  • Melão
  • Pera

2) Vegetais para gatos

Saber o que gato pode comer ou não é super importante, mesmo quando se trata de alimentos naturais e saudáveis, como legumes e verduras. Nem tudo que faz bem para a gente, faz bem para os animais. Veja alguns vegetais que podem ser oferecidos como petiscos para gatos:

  • Abóbora
  • Batata doce
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Ervilhas

3) Petiscos para gatos gelados

Nos dias mais quentes, oferecer petiscos para gatos geladinhos é uma ótima pedida! Picolé de sachê, assim como picolé de frutas (sem adição de açúcar nem outros ingredientes) são ideias que podem ser implementadas para aliviar o calor e, ao mesmo tempo, aumentar a ingestão de água do pet, deixando-o hidratado.

4)  Petiscos de peixe para gatos

Os peixes para gatos são outra opção saborosa de aperitivo. No entanto, é importante ter em mente que não é todo tipo de peixe que pode ser consumido pelos felinos, pois algumas espécies fazem mal. Além disso, não se pode dar peixe cru, sendo importante cozinhar o alimento levemente. Atum, salmão e sardinha são os mais indicados!

5) Grama para gatos

Acredite se quiser, a grama para gatos vai além de entretenimento para os felinos. Elas podem ser consumidas como petiscos e ainda por cima trazem vários benefícios para o organismo animal, ajudando a expelir bola de pelos e melhorar a digestão. Você pode aprender como plantar grama de milho de pipoca ou trigo.


Os snacks para gatos são ótimos aliados durante o adestramento, socialização e brincadeiras
Os snacks para gatos são ótimos aliados durante o adestramento, socialização e brincadeiras

Quando oferecer petisco para gato?

Os bichanos nunca vão reclamar de ganhar um petisco. Gato adora e vai até pedir mais, mas é importante estabelecer um limite e ter horários “certos” para dar esse agrado aos pets. O ideal é que isso aconteça nos intervalos entre as refeições, mas não tão próximo da hora de dar a ração ou o gatinho vai se sentir cheio e pode acabar “pulando” uma das suas refeições principais. Por isso, se você tem o hábito de dar ração para gato no início da manhã e no final da noite, então o horário da tarde é o mais apropriado para os snacks.

Outra possibilidade interessante é dar o petisco de gato durante brincadeiras descontraídas e como tática de reforço positivo. Um exemplo é quando o tutor adota um bichinho novo e está tentando aprender como acostumar um gato com outro: os petiscos, nesse caso, funcionam para que ambos os animais reconheçam a presença um do outro como algo positivo. Isso vale para outros tipos de socialização também, como entre gatos e cachorros.

Na hora de adestrar gato, os snacks também cumprem um papel importante e estimulam o animal a aprender e repetir os comandos que lhe são ensinados durante os treinamentos. Dessa forma, se você pretende ensinar gato a dar a pata ou sentar, por exemplo, pode usar os petiscos como uma recompensa! Elogios e palavras de incentivo também são bem-vindos, mas nada melhor do que um mimo nessas horas, não é mesmo?!

Qual a quantidade e frequência ideais para dar o petisco de gato?

Saber dosar a frequência é um dos principais segredos na hora de presentear seu pet com um petisco. Gato não deve consumir essas guloseimas todos os dias, ou pode acabar ficando mal acostumado e até perder o interesse pela ração. O ideal é que os aperitivos sejam oferecidos apenas em ocasiões especiais (como nas festas de fim de ano, por exemplo) ou, no máximo, em dias alternados. Mas se puder reservar esses mimos para dias mais espaçados, melhor ainda! 

Já em questão de quantidade, a maioria dos produtos indica na própria embalagem qual é a porção diária recomendada, que geralmente corresponde a uma colher de sobremesa. Se for um petisco caseiro para gatos, também é importante não exagerar. Como são alimentos que não fazem parte da dieta normal dos felinos, os excessos devem ser evitados. Por precaução, você pode conversar com um profissional para maiores orientações.

6 dicas para escolher os melhores petiscos para gatos filhotes e adultos

1) Descubra qual o snack para gato preferido do seu amigo. É claro que é bom dar uma diversificada às vezes, mas se você quer saber qual o melhor petisco de gato, deve se atentar às preferências do seu peludo para deixá-lo ainda mais feliz!

2) Pesquise sobre os benefícios do petisco. É sempre bom saber como aquele alimento impacta na saúde do animal, seja positivamente ou negativamente. Assim você tem um parâmetro do que é melhor para o seu gatinho.

3) Verifique a procedência e qualidade do produto. Procurar marcas confiáveis e bem posicionadas no mercado é uma das melhores formas de não errar na escolha. Além disso, não esqueça de ver também a validade do petisco de gato!

4) Prefira petiscos para gatos sem corantes artificiais. Essa é uma das melhores formas de priorizar a saúde do seu amigo, já que os corantes são ricos em sódio, além de componentes químicos e sintéticos.

5) Texturas crocantes e porosas são boas opções para manter a saúde bucal do pet. Alguns petiscos são perfeitos para evitar a formação de placa bacteriana e tártaro. Por isso, vale a pena pesquisar opções como essa.

6) Ouça as recomendações do médico veterinário. Os profissionais da área geralmente têm boas sugestões, e você pode aproveitar para incluir na lista alguns petiscos de gato que eles passarem. 

Redação: Juliana Melo