close
Cuidados

Tudo sobre pelo de gato: cuidados, função, troca de pelagem e muito mais

 Você sabe tudo sobre os pelos de gato? A gente te explica cada detalhe!
Você sabe tudo sobre os pelos de gato? A gente te explica cada detalhe!

Gatos peludos, quase ou sem nenhum pelo, com a pelagem mais densa ou bem fina: são muitas variações! Que o pelo de gato faz parte da vida (e das roupas) dos gateiros de plantão não é novidade para ninguém, mas a principal função da pelagem é manter a temperatura do corpo do animal, mesmo com as variações de clima das estações, e protegê-lo de agentes externos, como o sol e alguns parasitas. Mas como isso funciona com o Sphynx, por exemplo, que não tem pelos? Como a pelagem tem relação com a comunicação felina? Quais são os cuidados principais? Como funciona a troca de pelagem? Para responder essas e outras questões, preparamos um guia completo para você entender tudo sobre pelo de gato. Dá uma olhada!

Pelo de gato: entenda como ele se forma e a sua função

Todo mundo sabe que existem diferentes raças de gato mundo afora e, com isso, diferentes cores de gatos também. Gato branco, preto, gato laranja, cinza, chocolate, bege e malhadinho são os mais comuns. E ainda tem uma curiosidade por trás disso: a cor da pelagem pode determinar alguns traços de personalidade no felino. Mas, para a surpresa de alguns, a pelagem dos gatos não está ali apenas para deixar o seu bichano mais fofinho. Antes de tudo, os pelos possuem alguns papéis fundamentais para a saúde do animal, como garantir a temperatura ideal para o seu bichano ficar confortável.

Outra função importante da pelagem dos gatos é a de comunicação. Sim, isso mesmo! Os pelos do seu gatinho também podem expressar como ele está se sentindo e até mesmo ajudá-lo como “medida de defesa”. Gato com pelos do dorso e da cauda arrepiados, por exemplo, criam a ilusão de que o animal é maior e, por isso, é uma ótima tática utilizada para lidar com ameaças. Já gato com pelo do corpo arrepiado pode significar que o seu bichano está com medo.

Além disso, eles também funcionando como defesa contra os raios solares. Sendo assim, na ausência de pelos, como é o caso do gato Sphynx, é necessário ter alguns cuidados específicos. O uso de protetor solar todos os dias e as roupas no inverno são os principais deles.

A troca da pelagem de gatos é comum durante a primavera

Se você tem um felino, já deve ter percebido que em uma época específica do ano a quantidade de pelo de gato pela casa parece triplicar. Isso é um sinal claro de que o seu bichano está fazendo a troca da pelagem. Geralmente, o processo ocorre durante a primavera, que marca o aumento gradativo da temperatura e prepara o animal para o verão. Nessa fase, é comum reparar na queda de pelo em gatos justamente porque é quando o animal troca a pelagem mais espessa por uma mais leve. Não se preocupe, é um processo natural: os fiapos que se perdem não serão necessários durante as altas temperaturas do verão.

O que você pode fazer é tentar amenizar os efeitos para o animal e para a sua casa. Nesse caso, vale investir em uma escova ou luva para tirar pelo de gato. Além disso, é importante aumentar a frequência de escovações para uma vez por dia durante essa fase.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
     O Sphynx, famoso gato sem pelo, requer cuidados específicos, como o uso de protetor solar diariamente
    O Sphynx, famoso gato sem pelo, requer cuidados específicos, como o uso de protetor solar diariamente

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Bola de pelo: gato pode sofrer bastante com esse problema

    Os felinos são animais extremamente higiênicos e o ato de fazer a própria limpeza com a língua comprova isso. Ainda assim, esse simples hábito pode resultar em bolas de pelo vomitadas pela casa quando o gatinho não é escovado com frequência. Por isso, adotar a escovação constante dos pelos do seu gato é o primeiro passo para evitar que ele sofra com esse incômodo. Nesse caso, a escova para gatos pode (e deve!) ser a sua maior aliada. Vale também checar a alimentação do seu gato: uma ração de qualidade tem uma quantidade equilibrada de fibras e outros nutrientes que ajudam a estimular a digestão e, consequentemente, evita as bolas de pelo.

    Pelo de gato caindo pode estar ligado à alimentação do bichano

    Engana-se quem pensa que cuidar do pelo de gato se resume a escovação. A qualidade da ração que você oferece ao seu felino também pode afetar a qualidade da pelagem e, consequentemente, aumentar a sensibilidade da pele do animal. Para evitar esse quadro, manter uma dieta equilibrada e saudável é fundamental. As proteínas, por exemplo, ajudam no o crescimento dos pelos e, por isso, não deve faltar na alimentação do seu bichano. As vitaminas A, H, E e as dos complexos B também ajudam a manter a saúde da pelagem do animal.

    Além da pelagem do corpo, o bigode do gato também precisa de uma atenção especial

    Para a surpresa de muita gente, o bigode do gato é tão importante quanto à pelagem do corpo do animal. É graças a ele, inclusive, que o seu bichano tem a capacidade de se equilibrar em prateleiras e perceber as mudanças no ambiente mesmo no escuro ou à distância. Por isso, ao contrário dos pelos do corpo, ele deve ser mantido e jamais cortado. Um gatinho com o bigode aparado se sentirá perdido e desorientado. Além disso, é preciso ter alguns cuidados com esses pelos para evitar que qualquer contato possa ser sentido pelo gato. Nesse caso, o uso de comedouros e bebedouros rasos e largos é muito importante. 

     Queda de pelo em gatos: a escovação frequente é a melhor tática para evitar isso
    Queda de pelo em gatos: a escovação frequente é a melhor tática para evitar isso

    Queda de pelo em gatos pode significar que algo não vai bem com a saúde dele

    Seu gato está perdendo mais pelos do que o normal? É importante ficar atento! Além da dieta inadequada, queda de pelo em gatos pode ter diferentes causas, que vão desde as mais comuns até as que precisam de uma atenção especial e até mesmo tratamentos indicados por um veterinário. Confira as principais abaixo:  

    Fique atento a outros sintomas que o gatinho pode manifestar associados com a queda de pelos. Se ele apresentar fraqueza, vômitos e diarreia ou feridas pelo corpo, leve-o ao veterinário o quanto antes.

    Alergia a pelo de gato: como amenizar os efeitos e conviver melhor com os felinos

    Um problema bastante comum aos humanos é a alergia a pelo de gato. A boa notícia é não há necessidade de se desfazer do seu gatinho caso você descubra que é alérgico. Alguns cuidados básicos e simples podem ajudar a amenizar os efeitos e garantir uma boa convivência entre você e os bichanos. Procurar um alergologista, por exemplo, é o primeiro deles. Esse profissional é capacitado para diagnosticar a alergia e indicar o tratamento mais eficaz para o seu caso. Limitar o acesso do seu gatinho a determinados lugares da casa, como a sua cama, também é importante. Além disso, manter uma rotina de escovação com o uso de escova de gato ajuda a diminuir a queda de pelos no ambiente e, consequentemente, as crises alérgicas. 

    Redação: Úrsula Gomes

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Próxima matéria

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza
    Raças

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

    O Chartreux é uma de raça gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. No entanto, a características desse gatinho não se resumem apenas à sua aparência. Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre a origem, o temperamento, os cuidados e as curiosidades sobre o gato Chartreux. Vem se apaixonar por esse felino com a gente!

    Ver Todas >

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?
    Cuidados dos animais

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?

    Um produto que é essencial para cuidar da saúde bucal dos nossos pets é o creme dental para cachorro. Sim, os cães também podem sofrer com problemas bem desagradáveis, como o tártaro e o mau hálito. Por isso, um cuidado indispensável é escovar os dentes do cachorro regularmente. Mas como fazer isso da forma correta? Para começar, é necessário escolher um bom creme dental canino, já que os cães não podem utilizar as pastas de dente humanas por várias questões. 

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano
    Cuidados dos animais

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano

    Todo mundo sabe da importância do banheiro de gato, mas você já parou para se perguntar quantas vezes gato vai ao banheiro? Ou com que frequência é necessário limpar a caixa de areia para gatos? Essas são questões que certamente já passaram pela cabeça de todo gateiro. No entanto, além de ser uma questão de higiene, o tutor também deve prestar atenção em várias outras coisas.

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado
    Cuidados dos animais

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado

    A coleira com identificação para cães é um cuidado importante que muitos tutores deixam de lado. Esse acessório permite que o animal seja encontrado com mais facilidade caso ele se perca. O indicado é que a coleira com identificação para cachorro contenha, além do nome do animal, o telefone dos tutores, endereço e informações médicas ou de comportamento. Dessa forma, se alguém encontrar o pet será mais fácil de levar o cachorrinho de volta para casa.o.

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?
    Cuidados dos animais

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?

    Já ouviu falar na mochila de cachorro? Esse é um acessório que pode ser bem útil em algumas situações do dia a dia, especialmente quando você tem algum compromisso com o cãozinho fora de casa. Existem dois tipos de mochila para cães: aquela que o tutor coloca nas costas para acomodar o pet dentro, e outra que é feita para uso exclusivo do animal. Mas será que todos os cães podem usufruir de ambos os modelos?

    Ver Todas >