A orelha de cachorro é uma das partes mais importantes dos nossos amigos de quatro patas quando falamos de linguagem corporal - ou seja, é um jeitinho bem peculiar que o seu cãozinho encontra para se comunicar com você. Além disso, é no ouvido do cachorro que se forma a audição canina: um poderoso sentido que aguça os instintos dos cães. Essa região é cheia de curiosidades e requer alguns cuidados especiais para preservar a saúde do animal. Pensando nisso, preparamos uma matéria repleta de informações sobre a anatomia, função, cuidados e curiosidades sobre o ouvido e a orelha do cachorro. 

Anatomia canina: orelha de cachorro é dividida em três partes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma das principais coisas que chamam atenção em um cãozinho são as orelhas. Dependendo da raça, elas podem ser longas ou pequenas, caídas ou levantadas, peludinhas ou com poucos pelos. Mas, independente das características físicas, a estrutura é responsável pelo equilíbrio e pela audição canina. A orelha do cachorro é dividida em três partes:

- Ouvido externo: essa parte inclui a pina - região que apelidamos por orelha que é feita de cartilagem e coberta por pelos - e o canal auditivo. A primeira possui a função de captar as ondas sonoras e transportá-las para o tímpano através do canal auditivo. Nesse caso, o tamanho e a estrutura da pina pode variar de acordo com a raça do cachorro. Quanto ao canal auditivo canino, ele possui a forma de funil para levar o som até os tímpanos. Diferente dos humanos, os cães possuem essa região mais profunda, o que possibilita que eles escutem frequências sonoras mais altas;

- Ouvido médio: essa região é composta pelo tímpano e uma pequena câmara de ar que conta com três pequenos ossos - martelo, bigorna e estribo. Além destes, também estão presentes dois músculos, a janela oval e a trompa de Eustáquio, que é um pequeno tubo que liga o ouvido médio à cavidade nasal. Isso possibilita a passagem de ar no local, facilitando o equilíbrio da pressão atmosférica;

- Ouvido interno: por fim, mas não menos importante, o ouvido interno é composto pela cóclea, que é o órgão responsável pela audição canina, e pelo sistema vestibular, que possui a função de manter o equilíbrio do animal. Justamente por isso, é a estrutura mais complexa da orelha do cachorro.


Os movimentos da orelha do cachorro são uma forma do seu amigo se comunicar com você
Os movimentos da orelha do cachorro são uma forma do seu amigo se comunicar com você

Os diferentes tipos de orelha de cachorro 

Basta andar um pouco pelas ruas para perceber que as orelhinhas dos nossos amigos de quatro patas possuem diferentes formatos. De maneira geral, elas podem ser grandes ou pequenas, variando de acordo com a raça do animal. Saiba como identificá-las abaixo: 

- Orelha de cachorro pequena e ereta: esse tipo de orelha de cachorro é o que faz parte da anatomia de cachorros como Yorkshire e Chow Chow. Significa que as orelhinhas desses cães ficam apontando para cima, o que pode gerar a sensação de que o animal está sempre em estado de alerta.

- Orelha de cachorro pequena e semi ereta: já os cachorros da raça Bulldog, Fox Terrier e Pit Bull possuem as orelhas com uma posição um pouco voltada para baixo, o que resulta naquela dobrinha fofa na região. 

- Orelha de cachorro grande e ereta: comum em cachorros da raça Pastor Alemão, Husky Siberiano e Pinscher, a orelha de cachorro grande e ereta quase sempre está associada a cães mais ativos. Isso porque elas tendem a proporcionar uma audição canina mais ampla.

- Orelha de cachorro grande e caída: alguns cães nascem com as orelhas bem longas e caídas ao lado do rosto, como as raças Cocker Spaniel, Beagle, Dachshund e Basset Hound. Nesses casos, a comunicação pode ser um pouco prejudicada, mas não significa que é impossível entender o que o cãozinho quer dizer. Para isso, é importante que o tutor fique atento em cada sinal do seu bichinho e, assim, possa conhecer a posição e o comportamento das orelhas em cada situação.

Audição canina: como os cães escutam?

Uma das principais dúvidas relacionadas a orelha do cachorro tem a ver com a audição canina. Afinal, quem nunca viu o seu cãozinho ficar em alerta ao ouvir um barulho a quilômetros de distância e se questionou sobre isso, não é mesmo? Diferente dos humanos, os cães possuem um aparelho auditivo extremamente aguçado e, por isso, conseguem ouvir sons imperceptíveis aos nossos ouvidos. Enquanto o alcance da audição humana fica entre 20 e 20.000 hertz, os nossos amigos de quatro patas podem captar entre 15 e 40.000 hertz. Ou seja: enquanto os humanos deixam de ouvir a partir de 20.000 Hz, os cachorros podem ficar bastante incomodados com o mesmo barulho. Justamente por isso, é muito comum encontrar um cachorro com medo de fogos. Nesse caso, é importante que o tutor busque formas de amenizar e evitar os ruídos, já que a exposição regular ou repentina a barulhos muito altos pode contribuir para a perda gradativa da audição do animal. 


A orelha de cachorro requer uma rotina de cuidados e higiene
A orelha de cachorro requer uma rotina de cuidados e higiene

Orelha: cachorro utiliza essa parte do corpo para se comunicar

Uma boa maneira de aprender a interpretar o comportamento do cachorro é analisando os movimentos das suas orelhas, que são uma das principais formas que o seu cãozinho encontra para se comunicar com os seus humanos. A linguagem corporal canina pode fazer toda a diferença no convívio com o animal e, dependendo da posição e do movimento da orelha de cachorro, é possível saber se o seu amigo está feliz, com medo ou até mesmo prestando atenção no que está acontecendo ao seu redor. Por isso, que tal entender um pouco mais sobre o significado por trás desses movimentos? Veja só:

- Orelhas levantadas e levemente inclinadas para frente: essa posição indica que o cachorro está prestando atenção, seja no que está acontecendo ou no que você está falando. Quando muito concentrado, o bichinho também costuma inclinar a cabeça, podendo variar a direção;

- Orelhas em pé e paradas: essa é atitude é típica de um cão dominante, pronto para provar a sua autoridade no ambiente, seja com outros cachorros ou até mesmo seres humanos;

- Orelhas apontadas para a frente: esse é um sinal de que o cachorro está  pronto para o ataque. Se esse movimento vier acompanhado de dentes abertos e olhos fixos no alvo, pode indicar que o animal estar prestes a investir em algo que considera uma ameaça;

- Orelhas para baixo: esse movimento é comum quando o cachorro está tenso ou com medo. Nesse caso, é provável que o seu amigo também apresente a cauda entre as penas, a cabeça e os olhos baixos;

- Orelhas relaxadas: pode ficar tranquilo, isso é um bom sinal! Orelhas relaxadas, cauda reta e boca aberta com a língua para fora são indícios de que o animal está feliz e confortável.

Limpar ouvido de cachorro com frequência evita incômodos e doenças

Manter a limpeza das orelhas do cachorro é fundamental para garantir a saúde do animal. Isso porque a falta de higiene pode facilitar a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos que causam infecções na região. A otite canina, por exemplo, é uma das doenças mais comuns que atingem o ouvido dos cães e se manifesta com muita coceira, excesso de cera e vermelhidão. Além desta, a sarna otodéctica é outro problema grave que pode comprometer o bem-estar do seu cãozinho. Causado por ácaros específicos, ela pode apresentar sintomas como dor de ouvido em cachorro, excesso de cera de coloração avermelhada ou marrom, feridas e mau cheiro. Nesses casos, ao perceber esses sintomas no ouvido do seu cãozinho, não hesite em buscar ajuda de um médico veterinário. Vale lembrar que também é importante não tentar limpar o local sozinho ou utilizar soluções caseiras, pois isso pode agravar o quadro. 

Saiba como limpar ouvido de cachorro

Se você tem o costume de limpar a orelha do cachorro com álcool ou soro fisiológico, está na hora de mudar! Alguns componentes presentes nessas soluções podem agredir o canal auditivo e a pele do seu cãozinho. Para realizar essa tarefa, o ideal é investir no produto para limpar ouvido de cachorro. Composto substâncias indicadas para cuidar da região, ele ajuda a amolecer o excesso de cera, sujeiras e possíveis restos celulares presentes na orelha do animal, o que evita o desenvolvimento de infecções. Nesse caso, você deve começar umedecendo o algodão com o produto e passando por toda a área externa do ouvido do cachorro. O ideal é limpar até onde seu dedo pode alcançar, sem forçar para não machucar o animal. 

Quanto a frequência da limpeza, no caso de um cachorro com orelha caída, como Cocker Spaniel, Dachshund ou Basset Hound, o processo deve ser feito semanalmente, já que o formato de suas orelhas contribui para o abafamento que permite a proliferação de micro-organismos. Já os cães com orelhas eretas ou semi eretas, devem ter as orelhinhas higienizadas a cada dez dias. Além disso, é necessário manter a orelha do cachorro sempre bem seca, já que a umidade também pode desencadear infecções. 

Redação: Úrsula Gomes