Adoção animal

Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

Publicado - 19 Junho 2020 - 19h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

Origem da raça Dálmata é incerta

Embora não seja possível afirmar com certeza qual é a origem do cachorro Dálmata, o nome da raça provém de uma região chamada Dalmácia, que hoje se localiza na Croácia. Ainda não se sabe a data em que isso aconteceu, mas foi lá que encontraram os primeiros vestígios deste cãozinho. No entanto, acredita-se que esta raça de cachorro é ainda mais antiga do que os vestígios apontam, já que várias pinturas antigas de tumbas no Egito registraram cachorros com as mesmas características físicas de um Dálmata, levantando a hipótese de que a existência desse animal data dessa época. O registro oficial da raça, porém, só aconteceu em 1888 pelo American Kennel Club.

Dálmata: características físicas vão além das manchinhas escuras pelo corpo

Não dá para negar: a pelagem do Dálmata é a marca registrada desse cãozinho. Mas o mais curioso é que, ao contrário do que se pensa, os cachorros desta raça não nascem com as manchinhas pretas espalhadas pelo corpo. Na verdade, nas duas primeiras semanas de vida o filhote de Dálmata é completamente branco, e só depois desse período é que as manchas começam a aparecer, dando o toque charmoso que a gente já conhece. Essas marcas espalhadas pelo corpo, inclusive, podem ter duas variações de cor: preto ou marrom, sendo que a cor predominante da pelagem sempre é o branco. Além do mais, vale destacar também que essas manchinhas são únicas em cada Dálmata, ou seja, você nunca vai conseguir encontrar dois cãezinhos da raça com o mesmo padrão!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ainda sobre os pelos do cachorro Dálmata: embora a raça tenha uma pelagem curta e lisa, é preciso ter certos cuidados, porque são cães que costumam soltar bastante pelo. Quanto ao porte do animal, é importante ter em mente que se trata de um cachorro grande, sendo que um Dálmata adulto pode ter uma altura entre 54 e 60 cm e pesar por volta de 18 a 27 kg. Sim, eles são realmente bem grandinhos - não é à toa que algumas pessoas se referem a eles como Dálmata Gigante.

Dálmata: temperamento do cachorro é dócil, mas cheio de energia

Para quem sonha em ter um companheiro cheio de amor para dar, o Dálmata pode ser o cãozinho ideal! Eles são super amorosos e apegados à família, e se tiverem um treinamento adequado, também servem como excelentes cães de guarda. As crianças costumam adorar o cachorro Dálmata, principalmente por causa do seu lado mais energético e brincalhão, mas é importante ter alguns cuidados com isso. Como esse é um cachorro grande e muito ativo, crianças muito pequenas podem acabar se machucando ao tentar socializar com o cãozinho. Ele não faz de propósito, claro, mas é que esses animais são realmente bem agitados e não gostam de ficar parados por muito tempo.

Essa, inclusive, acaba sendo uma grande qualidade para tutores que gostam de praticar atividades físicas, já que o cachorro Dálmata se dá muito bem com alguns esportes, como corrida e até mesmo natação. Por isso, o tutor não pode deixar de levar seu amigão para passear todos os dias para gastar toda a energia que eles têm. Caso contrário, comportamentos destrutivos podem começar a aparecer, pois esses animais vão tentar “descarregar” toda a energia deles dentro de casa.

Apesar de não latirem muito, o adestramento é indicado para essa raça, já que esses cães podem apresentar alguns problemas de obediência. Mas, no geral, o treinamento é bem tranquilo, pois o Dálmata é extremamente inteligente e tem muita facilidade em aprender os comandos. Além disso, a socialização da raça também é importante, já que, embora eles sejam muito carinhosos com a sua família, o cachorro Dálmata tende a ser desconfiado perto de estranhos e, em alguns casos, podem até desenvolver um comportamento mais agressivo. Por isso, a recomendação é que tanto os treinamentos quanto a socialização aconteçam com o Dálmata filhote, e não adulto, para se obter resultados mais rápidos e eficientes.

 

O Dálmata é muito brincalhão e interativo, se dando muito bem com crianças maioresO cachorro Dálmata pode apresentar manchas pretas ou marronsO filhote de Dálmata geralmente é branquinho, sendo que as manchas surgem após as duas primeiras semanas de vidaO cachorro Dálmata é um ótimo companheiro, sempre muito carinhoso e ligado à famíliaO cachorro Dálmata é bastante energético, mas não tem o hábito de latir muitoEmbora não seja o mais comum, Dálmata com manchas marrons são um charme!Passeios devem fazer parte da rotina do Dálmata, já que esse cãozinho adora atividades ao ar livreAs manchas do Dálmata são exclusivas: um cãozinho nunca vai ter o mesmo padrão que outroPor ser grande, o Dálmata não se adapta muito bem a espaços pequenos, como apartamentosOs cães da raça Dálmata também são muito inteligentes, o que facilita o adestramento

 

Dálmata: cachorro precisa de alguns cuidados no dia a dia

 

• Banho e escovação dos pelos: 

Com uma pelagem curta e lisa, o Dálmata não exige tantos cuidados com a sua aparência. O que mais pesa nessa hora, na verdade, é a quantidade pelos que caem do animal e, por isso, recomenda-se escová-los pelo menos três vezes na semana para retirar a pelagem morta e evitar que os pelos se espalhem pela casa. Mas no geral, o cachorro Dálmata é bem limpinho, não apresenta mau cheiro e os banhos não são necessários com muita frequência.

• Unhas, dentes e ouvidos: 

Assim como os humanos, os cachorros também precisam de alguns cuidados com suas unhas, dentes e ouvidos. A escovação dos dentes, por exemplo, deve acontecer pelo menos duas vezes na semana para remover o acúmulo de tártaro e prevenir doenças gengivais. Os ouvidos do cachorro também devem ser higienizados semanalmente, e para fazer isso o ideal é utilizar um pedacinho de algodão umedecido para limpar a parte externa. Mas atenção: nunca insira nada no canal auditivo do cãozinho, pois isso pode acabar provocando inflamações na região.

Além disso, cortar as unhas do cachorro Dálmata também devem fazer parte da rotina de cuidados com o animal. Por se tratar de uma tarefa um pouquinho mais complicada para quem tem um cão grande, às vezes procurar um pet shop pode ser a solução! E lembre-se: o ideal é que a manutenção das unhas do animal seja feita pelo menos uma vez por mês.

• Alimentação:

Cuidar da alimentação do cachorro é fundamental, independente da raça. No caso do Dálmata, é importante investir em uma ração que seja específica para cachorros grandes, já que a quantidade de nutrientes presentes nesse alimento varia de acordo com o porte do animal. Além disso, a fase de vida do cãozinho também é um fator importante nessa escolha; logo, se você tiver um Dálmata filhote, a alimentação deve ser diferente de um Dálmata adulto.

• Exercícios físicos e espaço para criação:

Já deu para perceber que os Dálmata ocupam um certo espaço na vida do tutor, né? Eles precisam de atenção e, principalmente, de exercícios físicos diariamente, pois são cães extremamente ativos e que precisam liberar energia com frequência. Por isso, quem mora em um ambiente pequeno e não tem condições de passear com o Dálmata todos os dias, pode ter problemas com a raça. O ideal mesmo é que eles sejam criados em espaços mais amplos, de preferência com um grande quintal para brincar e correr sempre que eles quiserem. Mas na falta disso, cabe ao tutor suprir essa necessidade com atividades ao ar livre sempre que possível.

Saúde do Dálmata: surdez e displasia de quadril são motivos de preocupação

Por mais fofo que seja um cachorro Dálmata, a saúde do animal é algo que preocupa muitos tutores e que precisa de atenção. Como a raça passou por diversos cruzamentos para chegar ao que é hoje, algumas doenças genéticas surgiram ao longo do caminho. A surdez é a principal delas, sendo uma condição que afeta pelo menos 10% dos cachorros da raça Dálmata. Ela pode ser de dois tipos: unilateral, que atinge apenas um ouvido, ou bilateral, que atinge os dois. Quando acontece o primeiro caso, o animal consegue viver bem, sendo necessário apenas um cuidado ou outro. Já se o cãozinho for totalmente surdo, é preciso ter muita paciência com seu amigão.

Além disso, outras doenças mais comuns nesta raça são a displasia de quadril, que costuma afetar os cães de grande porte, e pedras nos rins (cálculo renal). Essas pedras são formadas, geralmente, devido a incapacidade do Dálmata metabolizar ácido úrico em alantoína. Por isso, recomenda-se que o animal visite regularmente o veterinário para acompanhar como está a sua saúde no geral. Ah, e não se esqueça de manter o calendário de vacinações e a vermifugação do cãozinho sempre em dia, viu? Isso também ajuda bastante na prevenção a diversas doenças!

Filhote de Dálmata: o que você precisa saber antes de ter um

Assim como todo filhote de cachorro, o Dálmata também precisa de alguns cuidados nessa fase inicial. O primeiro passo é garantir um espaço adequado para o cãozinho com tudo que ele precisa: caminha, brinquedos, um comedouro e um bebedouro. A ração deve ser específica para filhotes e, de preferência, de acordo com a raça do animal, pois isso também influencia no crescimento dele. Se tiver dúvidas, vale pedir algumas sugestões de ração para o veterinário do seu Dálmata filhote. Aproveite a consulta para um check-up na saúde do cãozinho! Geralmente, os filhotes já podem ser vacinados a partir dos 45 dias de vida, e a vermifugação também é uma medida necessária para manter o seu pet livre de problemas. 

Fora isso, basta dar muita atenção ao Dálmata. Eles adoram brincar e precisam de todo o carinho do mundo nesse momento. Uma característica dessa raça, inclusive, é que ela adora roer. Por isso, uma boa dica é investir em brinquedos próprios para isso, como mordedores. Ah, e não se preocupe com as manchas, viu? Ao pegar um Dálmata filhote recém-nascido, você deve perceber que o animal ainda não tem as manchinhas típicas da raça, mas, como dissemos antes, isso é totalmente normal. Elas só costumam aparecer depois das duas primeiras semanas de vida do cachorro.

Cachorro Dálmata: preço pode chegar a R$ 7 mil

Para quem sonha em ter a companhia de um filhote de Dálmata, preço é uma questão bem importante, né? Antes de mais nada, o tutor deve procurar um canil de confiança e com boas recomendações para garantir que os animais são bem tratados e evitar possíveis ciladas. Em seguida, vamos ao que interessa: para comprar um Dálmata filhote, o preço costuma ficar na faixa de R$ 2500 a R$ 7000. Essa variação vai depender, principalmente, da linhagem do animal, já que cães que são descendentes de campeões costumam ter um custo mais elevado.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas