close
Comportamento

Tudo sobre a erva de gato: o que é, como funciona e benefícios do catnip

Atualizado · 01 de fevereiro de 2022 · 11h59

Publicado · 01/02/2022 · 11h58

O catnip - ou simplesmente erva de gato - é uma planta com vários benefícios
O catnip - ou simplesmente erva de gato - é uma planta com vários benefícios

O catnip é uma plantinha bem conhecida no universo felino por vários motivos. Além de contribuir para o bem-estar dos bichanos, a planta - que também é chamada de erva de gato - potencializa os sentidos do animal e serve como um estimulante com efeitos variados. Na maioria das vezes, ele desperta um lado bem ativo nos bichanos. Não é à toa que, hoje em dia, existem vários brinquedos e acessórios que já vem com um pouquinho de erva do gato no seu interior para tornar qualquer brincadeira ainda mais divertida.

Ainda que seja uma plantinha muito benéfica, alguns tutores se sentem inseguros antes de oferecer catnip para o gato porque não entendem muito bem como funciona ou se é algo que pode ser prejudicial para esses animais. Para não restarem dúvidas sobre o produto, separamos tudo que você precisa saber sobre o catnip. Confira abaixo o que é erva de gato, para que serve, efeitos, mitos e verdades sobre a planta e qual a melhor maneira de inserir na rotina do seu pet.

Afinal, o que é catnip?

Catnip, erva do gato ou erva gateira é a mesma coisa: trata-se de uma planta medicinal que pertence à família da menta e hortelã, que recebe o nome científico de Nepeta cataria. Nativa da Europa e do sudoeste da Ásia Central, a erva do gato começa a florescer no final da primavera e dura até o outono, revelando flores nas cores lilás e rosa. Ela se tornou popular na medicina veterinária principalmente por conta dos seus efeitos calmantes nos felinos.

A erva do gato funciona, basicamente, da seguinte forma: ao cheirar o catnip, o gato inala uma substância chamada Neptalactone que atua no seu sistema nervoso e causa certos estímulos, aflorando o instinto caçador destes animais. Isso provoca alterações no comportamento do animal, mas não de uma maneira ruim. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o catnip ou erva de gato não age da mesma forma que o tabaco ou Cannabis, por exemplo, e portanto não causa efeitos nocivos à saúde do pet ou à sua integridade - nem causa vício.

Os estímulos provocados agem, principalmente, no olfato do gato e no hipotálamo, órgão do sistema nervoso central responsável pelas reações do animal. Ele “ativa” os instintos selvagens do gato e é uma ótima forma de deixá-lo mais esperto.

Para que serve erva de gato e quais os efeitos nos animais?

A erva de gato nada mais é do que um estimulante felino. Ou seja, ela serve para provocar certos estímulos, o que, consequentemente, modifica o comportamento do seu amigo de quatro patas momentaneamente. O que poucos sabem é que os efeitos da erva de gato variam de acordo com cada animal. Se você tem um gatinho muito agitado, estressado ou agressivo, o catnip vai ajudá-lo a ficar mais calmo e relaxado. Por outro lado, quando o animal é mais sedentário e preguiçoso, a erva de gato ajuda a deixá-lo mais animado e excitado, sendo ótimo para incentivar movimentações e atividades físicas no pet.

Dentre os comportamentos de gato mais comuns após o contato com a erva, podemos citar:

  • Escalar lugares altos
  • Correr pela casa
  • Querer brincar o tempo todo
  • Miar de um jeito diferente
  • Procurar mais contato com a planta (como rolar em cima ou se esfregar nela)

Os efeitos têm duração de aproximadamente 5 a 20 minutos após o animal entrar em contato com o catnip. Depois da euforia, os gatinhos costumam ficar cansados e bem sonolentos - o que é totalmente normal, afinal, eles gastam bastante energia nesse meio tempo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Um dos objetivos da erva do gato é estimular os instintos naturais do pet
    Um dos objetivos da erva do gato é estimular os instintos naturais do pet

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    7 benefícios da erva catnip para os felinos

    Além de ser uma forma de entreter e estimular os sentidos felinos, o catnip traz vários benefícios para a saúde e bem-estar dos animais de estimação. Saiba quais são eles:

    1) O catnip relaxa e acalma animais com comportamentos agressivos ou muito agitados;

    2) É uma forma de deixar os gatinhos mais ativos e menos sedentários;

    3) Ajuda a liberar a tensão e afastar o estresse dos gatos;

    4) Aumenta o bem-estar dos felinos;

    5) Estimula as habilidades cognitivas do pet;

    6) Promove um envelhecimento mais saudável e ativo;

    7) Auxilia no adestramento de gato.

    Veja algumas dúvidas comuns sobre a erva do gato!

    O animal pode ficar dependente da erva catnip?

    Não. O catnip não causa vício nem dependência química, e por isso não é considerado uma droga. A única coisa que pode acontecer é que, se a erva do gato for utilizada em excesso na rotina do felino, ele pode acabar ficando mais resistente aos seus efeitos.

    Existem contra indicações para o uso da erva de gato?

    Não. Como a planta não causa nenhum prejuízo à saúde animal, qualquer gatinho pode fazer uso de catnip, desde que todo o processo seja supervisionado por seus tutores. Além disso, a recomendação é que apenas felinos acima de quatro meses de idade utilizem a erva por uma questão de segurança.

    Meu gato usou catnip, mas não teve efeito. Por que isso aconteceu?

    O catnip sempre causa uma certa expectativa nos tutores, que esperam comportamentos engraçados e inusitados do seu amigo de quatro patas. No entanto, não é sempre que isso acontece: em alguns casos, os bichanos simplesmente parecem não ter nenhuma reação após o contato com a planta. Será que é normal? A resposta é sim. Não são todos os animais que são afetados pela erva do gato, e a explicação para isso são fatores genéticos.

    A erva de gato surte algum efeito nos humanos?

    Não. Como o próprio nome da planta já diz, a erva de gato causa alterações somente no comportamento dos gatos. Mas é claro que todo humano fica muito mais feliz de ver o seu bichinho igualmente feliz após o contato com a erva de gato!

    Brinquedos com a erva do gato fazem o maior sucesso entre os bichanos
    Brinquedos com a erva do gato fazem o maior sucesso entre os bichanos

    Como usar erva de gato? 4 maneiras de inserir a planta na rotina do pet

    1) Fazer brinquedos para gatos com catnip. Essa é uma maneira simples e prática de divertir o seu bichinho de estimação: você pode improvisar um brinquedo de gato bem legal e divertido para ele. Algumas opções são bolinhas feitas com rolo de papel higiênico e as famosas varinhas para gatos.

    2) Comprar brinquedos que já vem com catnip no seu interior. O que não faltam são opções de brinquedos e objetos que contém a erva do gato em sua composição como bolinhas, pelúcias e até mesmo a coçadinha para gatos, um acessório massageador que pode ser colocado na parede. Basta procurar aquilo que mais vai agradar o seu felino e presenteá-lo.

    3) Colocar um pouco de catnip nos arranhadores. Todo mundo sabe que um brinquedo que não pode faltar na casa de um gatinho é o arranhador. Para incentivar ainda mais os instintos naturais felinos e evitar que ele ataque os móveis da casa, uma dica é adicionar um pouquinho de catnip na superfície do acessório, deixando o gatinho super instigado.

    4) Espalhar catnip nos lugares que o animal tem acesso. Essa é uma dica especial para quem tem gatos muito agitados ou com resquícios de agressividade: basta espalhar um pouco da erva de gato em cima da cama, rede ou almofada que o animal mais gosta de ficar. Isso vai ajudar a acalmá-lo (mas não pode ser usado exageradamente).

    Saiba como cultivar catnip em casa e deixar seu gatinho bem feliz

    Agora que você já sabe o que é catnip, quais são os seus benefícios e como utilizá-lo, chegou a hora de aprender como plantar a erva de gato e ter uma reserva ilimitada no conforto da sua casa para entreter o seu amigo. 

    Para começar, é necessário comprar sementes de catnip, que geralmente são comercializadas desidratadas e em pequenos saquinhos para cultivo. Em seguida, escolha um lugar bem arejado e que receba bastante luz solar durante o dia. Para quem for plantar em casa ou apartamento, os vasinhos são uma ótima opção: basta 30 cm de profundidade de terra bem fofinha para o cultivo. Durante a plantação, é importante que as sementes sejam enterradas a pelo menos 0,5 cm da superfície e com uma certa distância entre uma semente e outra. O mesmo vale para canteiros.

    Por fim, vale lembrar que é necessário regar a erva diariamente e manter o gatinho afastado do lugar onde o catnip está sendo cultivado até que ele cresça um pouco. A melhor época para plantar a erva de gato é durante o verão. Ah, e fica a dica: você também pode aprender como plantar outros tipos de grama para gatos para enriquecer ainda mais o ambiente.

    Erva de gato: preço vai depender do formato escolhido

    Seja para cultivar ou simplesmente para utilizar a erva de gato, comprar a substância não é algo que vai exigir muito do seu bolso. Alguns sachês já prontos costumam custar entre R$ 5 e R$ 10 (algumas versões, porém, podem ser um pouquinho mais caras dependendo da marca, chegando a custar até R$ 20). Já para plantar o catnip, comprar as sementes é a melhor alternativa. O preço varia entre R$ 10 e R$ 15. Se você desejar, também pode comprar mudas já crescidas: nesses casos, o preço é um pouco mais elevado, custando em torno de R$ 30.

    Redação: Juliana Melo

    Gatos do Egito: por que eles eram considerados seres sagrados pelos egípcios?

    Próxima matéria

    Gatos do Egito: por que eles eram considerados seres sagrados pelos egípcios?

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
    Raças

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

    Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Ver Todas >

    Acessórios de gato: 6 itens que vão estimular os instintos do bichano
    Comportamento animal

    Acessórios de gato: 6 itens que vão estimular os instintos do bichano

    Alguns acessórios para gatos são totalmente indispensáveis na rotina dos bichanos. Mas se você pensa que isso se resume somente a cuidados básicos, como alimentação e higiene, está enganado. Na verdade, existem produtos para gatos que são bem importantes na rotina dos pets por uma outra questão: eles estimulam os instintos selvagens dos gatos e ajudam a manter o bem-estar e qualidade de vida destes animais.

    Pode levar cachorro no transporte público?
    Comportamento animal

    Pode levar cachorro no transporte público?

    Uma dúvida que muitos tutores têm é se pode levar cachorro no transporte público. Diversas vezes precisamos nos deslocar com o pet para algum lugar, mas não é possível fazer o trajeto a pé. Nesses casos, o uso de transportes públicos ou aplicativos de transporte se faz necessário. Mas afinal, pode levar cachorro no ônibus coletivo? E quanto a aplicativos de transporte: pode levar cachorro no uber? 

    Descubra a raça do Scooby-Doo e outros cães famosos da ficção
    Comportamento animal

    Descubra a raça do Scooby-Doo e outros cães famosos da ficção

    Existem vários filmes de cachorro, séries, desenhos animados e quadrinhos que adoram retratar os nossos amigos de quatro patas. Nada mais justo, já que o cachorro é considerado o melhor amigo do homem. Mas você já parou para pensar a que raças alguns personagens pertencem? Mesmo que seja na ficção, todos os doguinhos que vemos na televisão ou em revistas são inspirados em um cachorro da vida real. 

    Cachorro roncando é normal?
    Comportamento animal

    Cachorro roncando é normal?

    Você já ouviu seu cachorro roncando? Assim como nós, os pets podem roncar durante a noite ou até mesmo em outras situações do dia a dia. O cachorro fazendo barulho de ronco chega a ser fofo e divertido, mas também pode preocupar os tutores quando acontece com frequência. Muitas vezes, o cachorro ronca por problemas de saúde mas também é possível que o barulhinho seja causado por questões comportamentais também. 

    Ver Todas >