Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. A seguir, separamos uma lista com os principais tipos de tosa Shih Tzu e Yorkshire para ajudar a cuidar dos pelos do seu pequeno amigo de quatro patas!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tosa Shih Tzu: veja quais são as mais comuns para esses cachorros pequenos

• Tosa Shih Tzu padrão: esse é o tipo de tosa mais popular na raça. O procedimento consiste em basicamente acertar os pelos do cachorro para que eles fiquem no tamanho ideal para não incomodar o animal. Além disso, o profissional também pode hidratar e escovar a pelagem do Shih Tzu para deixá-lo com uma finalização ainda mais bonita.

• Tosa Shih Tzu bebê: como o próprio nome já indica, esta técnica procura deixar o cãozinho com um aspecto de filhote de cachorro. Ou seja, com os pelos bem baixinhos ao redor do corpo e das patas, mas sem deixá-lo pelado. Os pelos do rabo e da cabeça do animal, por outro lado, são aparados bem de leve. É ideal para cachorros pequenos com pelos longos, porque evita os nós e deixa o cãozinho muito lindo!

• Tosa Shih Tzu rosto: como a raça Shih Tzu tem a área dos olhos mais exposta e, consequentemente mais vulnerável a problemas oculares, a tosa do rosto deve ser feita de tempos em tempos para evitar que os pelos entre nos olhos ou atrapalhem a visão do animal. Por isso, essa técnica é fundamental para ajudá-lo a enxergar melhor, e deve ser feita sempre com a ajuda de um profissional. Por ser uma região delicada, somente um especialista poderá fazer esse tipo de tosa sem prejudicar o cãozinho.

• Tosa Shih Tzu verão: muitos acreditam que, por ter pelos muito compridos, o Shih Tzu pode ficar com calor no verão, mas esse pensamento está equivocado. A tosa de verão para esta raça deve deixar o animal com uma pelagem média, totalmente necessária para proteger a pele sensível do Shih Tzu contra os raios solares. Portanto, nada de pensar que o seu cãozinho precisa ficar “pelado” só porque é verão. O ideal é que ele fique sempre com a pele protegida, mesmo nessa época do ano. E não se preocupe: caso o bichinho esteja com calor, existem algumas formas de lidar com isso, além da tosa.

• Tosa Shih Tzu higiênica: esse tipo de tosa é recomendado para absolutamente todos os animais, independente da raça. A técnica consiste em realizar a limpeza das principais regiões, como as genitálias, patas e barriga. Não existe muito mistério, mas ela é essencial para a manutenção dos pelos do cachorro e até mesmo para deixá-lo mais confortável.

• Tosa Shih Tzu com penteados: essa é ideal para os tutores que gostam de se aventurar com diferentes estilos. Coques, tranças e vários outros penteados podem ser adaptados quando o Shih Tzu é tosado com essa técnica. Ela, inclusive, é ideal para aqueles cãezinhos que participam de competições de beleza, pois chamam bastante atenção.

• Tosa Shih Tzu longa: nesse caso, a tosa é feita somente para aparar os pelos do animal, mas sem tirar muito do comprimento. Ela pode trazer alguns problemas, como nós e pelos embaraçados, e por isso não costuma ser muito recomendada. Mas se essa for a vontade do tutor, não há problema. Só é preciso ter certo cuidado para manter os pelos do seu amigo sempre bem cuidados e livre de problemas, com escovações diárias e manutenção semanal no petshop.

 

A tosa Shih Tzu pode ser feita de diferentes maneiras, e até mesmo com alguns penteadosOs tipos de tosa Yorkshire também podem variar

 

A tosa Yorkshire também pode ser bastante variada e até se inspirar em outras raças

 

• Tosa Yorkshire padrão: sobre os tipos de tosa Yorkshire, fotos costumam normalmente mostrar esse tipo de técnica como sendo a mais comum. Ela requer alguns cuidados importantes como escovação, cortes e hidratação do pelo, e é ideal para alcançar o efeito tão adorado nos concursos de beleza. No entanto, como ela deixa os pelos um pouco mais longos, é importante que o tutor se certifique de que o seu cãozinho se sente confortável com esse tipo de tosa, além de fazer a manutenção correta para evitar nós.

• Tosa Yorkshire bebê: esse tipo de corte segue a mesma lógica da tosa bebê para o Shih Tzu. Sendo assim, ela diminui a pelagem do cachorro até atingir o tamanho de um filhote, deixando em torno de 3 cm de comprimento por todo o corpo do animal. Ela, inclusive, chega a ser um tipo de corte bastante recomendado para as épocas mais quentes do ano, como no verão.

• Tosa Yorkshire higiênica: como já foi dito, a tosa higiênica é basicamente a mesma para todas as raças porque se trata mais de um cuidado com os cães do que um estilo específico de tosa. Ela é indicada para cortar os pelos do cachorro nas genitálias, patas e barriga, conferindo um aspecto mais saudável ao cãozinho.

• Tosa Yorkshire inspirada em outras raças: além dos tipos de tosa próprios para o Yorkshire, é bastante comum ver cães desta raça com a tosa inspirada em outros animais, como Schnauzer e o Pequinês. Como a pelagem desta raça é bastante versátil, é possível fazer diferentes tipos de corte sem perder a identidade visual do doguinho. Por isso, se você quiser se inspirar em tosas específicas de outras raças, vale se informar se é possível reproduzi-la no seu amigo de quatro patas!

Redação: Juliana Melo