Higiene

Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire

Algumas raças de cachorros pequenos possuem tosas específicas, como o Yorkshire e o Shih Tzu. Saiba mais!
Algumas raças de cachorros pequenos possuem tosas específicas, como o Yorkshire e o Shih Tzu. Saiba mais!

Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. A seguir, separamos uma lista com os principais tipos de tosa Shih Tzu e Yorkshire para ajudar a cuidar dos pelos do seu pequeno amigo de quatro patas!

Tosa Shih Tzu: veja quais são as mais comuns para esses cachorros pequenos

• Tosa Shih Tzu padrão: esse é o tipo de tosa mais popular na raça. O procedimento consiste em basicamente acertar os pelos do cachorro para que eles fiquem no tamanho ideal para não incomodar o animal. Além disso, o profissional também pode hidratar e escovar a pelagem do Shih Tzu para deixá-lo com uma finalização ainda mais bonita.

• Tosa Shih Tzu bebê: como o próprio nome já indica, esta técnica procura deixar o cãozinho com um aspecto de filhote de cachorro. Ou seja, com os pelos bem baixinhos ao redor do corpo e das patas, mas sem deixá-lo pelado. Os pelos do rabo e da cabeça do animal, por outro lado, são aparados bem de leve. É ideal para cachorros pequenos com pelos longos, porque evita os nós e deixa o cãozinho muito lindo!

• Tosa Shih Tzu rosto: como a raça Shih Tzu tem a área dos olhos mais exposta e, consequentemente mais vulnerável a problemas oculares, a tosa do rosto deve ser feita de tempos em tempos para evitar que os pelos entre nos olhos ou atrapalhem a visão do animal. Por isso, essa técnica é fundamental para ajudá-lo a enxergar melhor, e deve ser feita sempre com a ajuda de um profissional. Por ser uma região delicada, somente um especialista poderá fazer esse tipo de tosa sem prejudicar o cãozinho.

• Tosa Shih Tzu verão: muitos acreditam que, por ter pelos muito compridos, o Shih Tzu pode ficar com calor no verão, mas esse pensamento está equivocado. A tosa de verão para esta raça deve deixar o animal com uma pelagem média, totalmente necessária para proteger a pele sensível do Shih Tzu contra os raios solares. Portanto, nada de pensar que o seu cãozinho precisa ficar “pelado” só porque é verão. O ideal é que ele fique sempre com a pele protegida, mesmo nessa época do ano. E não se preocupe: caso o bichinho esteja com calor, existem algumas formas de lidar com isso, além da tosa.

• Tosa Shih Tzu higiênica: esse tipo de tosa é recomendado para absolutamente todos os animais, independente da raça. A técnica consiste em realizar a limpeza das principais regiões, como as genitálias, patas e barriga. Não existe muito mistério, mas ela é essencial para a manutenção dos pelos do cachorro e até mesmo para deixá-lo mais confortável.

• Tosa Shih Tzu com penteados: essa é ideal para os tutores que gostam de se aventurar com diferentes estilos. Coques, tranças e vários outros penteados podem ser adaptados quando o Shih Tzu é tosado com essa técnica. Ela, inclusive, é ideal para aqueles cãezinhos que participam de competições de beleza, pois chamam bastante atenção.

• Tosa Shih Tzu longa: nesse caso, a tosa é feita somente para aparar os pelos do animal, mas sem tirar muito do comprimento. Ela pode trazer alguns problemas, como nós e pelos embaraçados, e por isso não costuma ser muito recomendada. Mas se essa for a vontade do tutor, não há problema. Só é preciso ter certo cuidado para manter os pelos do seu amigo sempre bem cuidados e livre de problemas, com escovações diárias e manutenção semanal no petshop.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A tosa Shih Tzu pode ser feita de diferentes maneiras, e até mesmo com alguns penteados
    A tosa Shih Tzu pode ser feita de diferentes maneiras, e até mesmo com alguns penteados
    Os tipos de tosa Yorkshire também podem variar
    Os tipos de tosa Yorkshire também podem variar
    A tosa Shih Tzu pode ser feita de diferentes maneiras, e até mesmo com alguns penteados
    Os tipos de tosa Yorkshire também podem variar

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    A tosa Yorkshire também pode ser bastante variada e até se inspirar em outras raças

    • Tosa Yorkshire padrão: sobre os tipos de tosa Yorkshire, fotos costumam normalmente mostrar esse tipo de técnica como sendo a mais comum. Ela requer alguns cuidados importantes como escovação, cortes e hidratação do pelo, e é ideal para alcançar o efeito tão adorado nos concursos de beleza. No entanto, como ela deixa os pelos um pouco mais longos, é importante que o tutor se certifique de que o seu cãozinho se sente confortável com esse tipo de tosa, além de fazer a manutenção correta para evitar nós.

    • Tosa Yorkshire bebê: esse tipo de corte segue a mesma lógica da tosa bebê para o Shih Tzu. Sendo assim, ela diminui a pelagem do cachorro até atingir o tamanho de um filhote, deixando em torno de 3 cm de comprimento por todo o corpo do animal. Ela, inclusive, chega a ser um tipo de corte bastante recomendado para as épocas mais quentes do ano, como no verão.

    • Tosa Yorkshire higiênica: como já foi dito, a tosa higiênica é basicamente a mesma para todas as raças porque se trata mais de um cuidado com os cães do que um estilo específico de tosa. Ela é indicada para cortar os pelos do cachorro nas genitálias, patas e barriga, conferindo um aspecto mais saudável ao cãozinho.

    • Tosa Yorkshire inspirada em outras raças: além dos tipos de tosa próprios para o Yorkshire, é bastante comum ver cães desta raça com a tosa inspirada em outros animais, como Schnauzer e o Pequinês. Como a pelagem desta raça é bastante versátil, é possível fazer diferentes tipos de corte sem perder a identidade visual do doguinho. Por isso, se você quiser se inspirar em tosas específicas de outras raças, vale se informar se é possível reproduzi-la no seu amigo de quatro patas!

    Redação: Juliana Melo

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    Próxima matéria

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    Tosa específica das raças: Poodle, Shih Tzu, Yorkshire... veja os tipos mais comuns!
    Higiene

    Tosa específica das raças: Poodle, Shih Tzu, Yorkshire... veja os tipos mais comuns!

    A tosa de cachorro pode ser muito importante para algumas raças, principalmente aquelas que têm pelagem mais longa. Poodle, Shih Tzu, Yorkshire, entre outros, são cachorros que demandam uma atenção maior em relação ao pelo. A tosa, em conjunto com a escovação frequente, ajuda muito esses bichinhos: elimina pelos mortos, nós e fios embaraçados. Além disso, melhora bastante o bem-estar dos cachorros, já que o pelo muito longo pode causar desconforto e até atrapalhar a visão. 

    Bulldog francês, inglês, americano, Shih Tzu: saiba os cuidados especiais com cachorros braquicefálicos
    Cuidados

    Bulldog francês, inglês, americano, Shih Tzu: saiba os cuidados especiais com cachorros braquicefálicos

    As diferentes raças de cachorros braquicefálicos são encaixados nesta categoria por terem uma característica física em comum: o focinho achatado, sem o formato alongado que é comum às outras raças de animais. Além de se tornar um traço forte na aparência desses animais, a retração da mandíbula deles também é a responsável pela probabilidade maior que eles têm de desenvolver uma série de condições de saúde.

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
    Raças

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

    Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. Ele também se adapta superbem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande. Quer aprender tudo sobre a raça? Nós fizemos um tutorial bem completo falando tudo sobre Shih Tzu: as características, o temperamento e os cuidados que o pet demanda no dia a dia.

    Shih Tzu é uma raça de cachorro inteligente? Conheça tudo sobre a personalidade do cão!
    Pequenos

    Shih Tzu é uma raça de cachorro inteligente? Conheça tudo sobre a personalidade do cão!

    A definição da frase “melhor amigo do homem”: entre todas as raças de cachorro, os Shih Tzu podem ser considerados a descrição exata dessa expressão. Conhecidos por serem dóceis, amigáveis e ótimos companheiros - assim como outros cachorros de pequeno porte -, eles são super indicados para quem vive em espaços pequenos, como apartamentos e casas sem quintal. Mesmo sendo populares, a raça costuma ter a inteligência questionada — e a gente já adianta que isso acontece sem necessidade. Vem aqui descobrir mais sobre os Shih Tzu: personalidade, inteligência e hábitos!

    Ver Todas >

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?
    Cuidados dos animais

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    A caixa de areia para gatos é um item super importante na rotina dos felinos domésticos. Por puro instinto, os gatinhos aprendem desde cedo que aquele é o lugar certo para fazer as necessidades - e também aprendem a enterrar o xixi e as fezes. Mas você, humano, sabe como cuidar da caixinha de areia do jeito correto? Já avisamos que não vale colocar a areia no recipiente e esquecer que ela existe: o banheiro dos gatos precisa de manutenção quase diária.

    Bigode de gato: como saber se as
    Cuidados dos animais

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? 

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Ver Todas >