Mais cedo ou mais tarde, uma dúvida que pode surgir entre os gateiros é: como tirar cheiro de xixi de gato da casa? Afinal, mesmo que os bichanos aprendam a usar a caixinha de areia por instinto, às vezes pode acontecer de o animal fazer xixi no lugar errado por algum motivo. Quando isso acontece, o odor da urina - que é bem forte - pode se alastrar com facilidade e incomodar bastante o olfato humano. Então como tirar o cheiro de xixi de gato da casa? Para não haver erros, é só seguir o passo a passo abaixo!

Passo 1: Antes de aprender como tirar cheiro de xixi de gato do sofá ou outro local, use um papel toalha para absorver o líquido


Para eliminar cheiro de urina de gato, o tutor deve remover o excesso de xixi do local antes
Para eliminar cheiro de urina de gato, o tutor deve remover o excesso de xixi do local antes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro passo para saber como tirar cheiro de urina de casa é limpar o excesso deixado (principalmente quando o gato acabou de fazer o xixi e o líquido ainda não foi absorvido completamente pelo tecido). Para isso, você pode usar um papel toalha ou então um paninho velho que possa ser facilmente descartado logo em seguida (pois será necessário jogá-lo fora). Coloque o paninho sobre o xixi de gato e retire todo o excesso com delicadeza, dando algumas batidinhas.

Caso a urina já tenha “secado”, uma dica que funciona é tentar umedecer a região com um pouco de água fria e repetir o procedimento acima.

Passo 2: Para eliminar cheiro de urina de gato de vez, não esfregue a mancha no tecido


Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá: o ideal é nunca esfregar a região afetada
Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá: o ideal é nunca esfregar a região afetada

Um erro que muitos tutores cometem quando estão aprendendo como tirar cheiro de xixi de gato de algum lugar é ficar esfregando para o xixi “sair” mais rápido (ainda mais quando é tecido, como o sofá ou a cama). Nesses casos, o principal cuidado é justamente não esfregar a área da urina, pois isso faz com que o líquido penetre mais rapidamente e fica ainda mais difícil de tirar o cheiro de xixi completamente do local.

Passo 3: A melhor forma de como tirar cheiro de xixi de gato é com produtos específicos e receitas caseiras


Para saber como tirar o cheiro de xixi de gato da casa, use produtos específicos para isso
Para saber como tirar o cheiro de xixi de gato da casa, use produtos específicos para isso

Saber como limpar o lugar que seu pet vive faz toda a diferença nos cuidados com ele. Isso inclui descobrir como tirar cheiro de xixi de gato do colchão ou do sofá, por exemplo. Existem produtos específicos para isso que podem ser facilmente encontrados em pet shops, como desinfetantes para pets com amônia quaternária.

Outra possibilidade é fazer você mesmo uma mistura caseira para eliminar cheiro de urina de gato do ambiente. Nesse caso, uma receita que costuma funcionar muito bem é misturar 250 ml de vinagre com 1 litro de água morna. Basta misturar bem os ingredientes e, com o auxílio de um paninho, aplicar sobre o lugar onde o gato fez xixi.

Passo 4: Depois de aprender como tirar cheiro de urina de gato da casa, investigue a causa do animal fazer xixi no lugar errado


Eliminar cheiro de urina de gato não é o mais importante, e sim entender as causas do xixi no lugar errado
Eliminar cheiro de urina de gato não é o mais importante, e sim entender as causas do xixi no lugar errado

Apesar do cheiro de urina causar, sim, bastante incômodo, não pense que basta apenas descobrir como tirar o cheiro de xixi de gato de onde você mora. Na verdade, é importante observar com que frequência o gato faz xixi no lugar errado, pois se isso se tornar um hábito frequente pode ser um sinal de doenças e outros problemas. Não deixe a situação de lado, e também não castigue nem brigue com seu bichinho de estimação, mas busque entender o que está desencadeando este comportamento junto a um veterinário.

Passo 5: Se necessário, ensine o gatinho a usar a caixa de areia novamente


Mesmo sabendo como tirar o cheiro de xixi de gato, o pet deve aprender a usar a caixa sanitária
Mesmo sabendo como tirar o cheiro de xixi de gato, o pet deve aprender a usar a caixa sanitária

Agora que você já sabe como tirar cheiro de xixi de gato do colchão, sofá e outros lugares, deve estar menos preocupado com possíveis erros do seu amigo, certo?! Mas lembre-se: mesmo se livrando do cheiro com mais facilidade, é fundamental que o gato aprenda a usar a caixa de areia corretamente. Se for necessário, realize sessões de adestramento com reforços positivos até o gatinho voltar a usar o acessório.

Lembre-se também de limpar a caixa de areia para gatos com frequência. Os felinos são animais bastante higiênicos e às vezes o motivo por que eles não usam a caixinha é porque ela está suja.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes