Gato

Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

Publicado - 18 Setembro 2023 - 17h04

Atualizado - 17 Abril 2024 - 15h06

Será que você sabe qual a melhor areia para gatos em apartamento e onde colocar a caixinha? A caixa de areia é um objeto que pode envolver uma série de dúvidas. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do acessório, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Para completar, o local onde você coloca o sanitário é primordial para que o pet faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado.

Se você convive com um gato em apartamento e tem algumas dúvidas sobre o acessório, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão e esclarecer vários pontos importantes sobre a caixa de areia para gatos. Dá uma olhada aqui embaixo!

Por que a caixa de areia para gato é tão importante para o dia a dia dos felinos?

Mesmo domesticados, os gatos têm alguns comportamentos puramente baseados nos instintos de sobrevivência herdados da vida selvagem. É por isso que, na hora em que eles fazem as necessidades, os gatos escondem as fezes: se estivessem na natureza, isso ia servir como proteção dos predadores e também ajudaria a não espantar as presas, que fugiriam se percebessem a presença de um gato na região.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, os felinos são super higiênicos e organizados. Por isso, saber o que comprar antes de adotar um gato inclui a caixinha de areia. Afinal, ter um lugar específico para cocô e xixi é necessário na manutenção da rotina ideal para cada um deles, mesmo que seu pet já esteja a acostumado a ser um gato para apartamento.

Como escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia de gato em apartamento?

Sendo um objeto tão importante para o dia a dia dos gatinhos, antes de escolher onde colocar a caixa de areia, você precisa ficar atento a alguns detalhes que vão garantir o conforto do animal na hora de fazer suas necessidades fisiológicas.

Para começar, o gato precisa conseguir chegar nessa parte do ambiente com facilidade sempre que sentir vontade. Se isso não acontecer, ele pode começar a fazer as necessidades em outros pontos da casa ou a prender, aumentando a possibilidade de problemas de saúde.

Algumas dicas importantes na hora de posicionar caixa de areia para gatos são:

  • Evite colocar a caixa de areia em locais de difícil acesso como, por exemplo, entre móveis altos.
  • É importante que você escolha um cômodo reservado e tranquilo para que ele se sinta à vontade na hora de usar a caixa de areia.
  • A caixa de areia para gato precisa ficar longe do potes de ração e água.

Como os gatos têm o olfato muito apurado, na hora de escolher o local para colocar a caixa de areia é bom evitar que o acessório e os potinhos de ração e água fiquem muito próximos. O odor forte da própria urina e das fezes pode fazer com que o animal deixe de se alimentar. Além disso, ainda é necessário lembrar que eles são super higiênicos e, nesse caso, vão preferir não se alimentar no mesmo lugar em que fazem as necessidades.

Se o seu apartamento não for tão pequeno, você pode colocar uma segunda caixa de areia em outro ponto da casa para facilitar o acesso do seu gato. Isso também ajuda a flexibilizar a quantidade de vezes em que a limpeza do recipiente é necessária no dia a dia. O truque é sempre ter uma caixa de areia a mais do que a quantidade de gatos que você tem em casa.

 

Gato filhote dentro de uma caixa de areia ao lado de uma pá

 

Caixa de areia para gatos fechada ou aberta: qual é a melhor opção?

Antes de levar gatos para apartamento, todo tutor deve pensar nas necessidades e no bem-estar do animal. Isso inclui a hora de comprar alguns acessórios, como a caixa de areia. Existem diferentes modelos no mercado, adequados para diferentes tipos de famílias. 

A mais comum e acessível é a caixa de areia para gatos aberta, que pode ter as laterais mais baixas ou mais altas. Também tem modelos que vem com peneira, o que facilita na hora de limpeza. Por outro lado, a caixa de areia fechada para gatos têm chamado a atenção de muitos tutores, principalmente por causa da retenção de odor, mas também por uma questão estética. 

Cada opção tem seus prós e contras. Aqui, além de levar em conta o gosto do animal — já que alguns gatinhos gostam de mais privacidade e outros não se importam tanto com isso —, o tutor pode escolher o modelo que mais se adequa às suas próprias necessidades e rotina. O único cuidado é comprar uma caixa de areia para gatos grande o suficiente para que o animal consiga acessá-la sem ficar apertado.

Qual a melhor areia para gatos em apartamento?

Será que você sabe comprar a melhor areia para gatos? Apartamento é um lugar que naturalmente requer maior atenção porque, dependendo do espaço, o cheiro do cocô e xixi de gato pode impregnar com mais facilidade. Além disso, boa parte das pessoas que vivem em apartamentos levam uma vida mais corrida e com pouco tempo disponível para ficar trocando a areia de gato. Esse, inclusive, pode ser um dos critérios na hora de definir qual a melhor areia para gatos em apartamento.

Os principais tipos de areia para gatos são:

Dentre essas opções, o granulado de argila ou de areia são os menos indicados. Embora tenham um valor acessível, eles não inibem odores e ainda podem sujar a casa. Já a areia sílica é uma das preferidas dos tutores e têm tudo para agradar quem tem um gato em apartamento. Além de ter uma alta capacidade de absorção, ela é capaz de neutralizar os odores e pode durar mais de uma semana sem necessidade de substituição.

Por outro lado, se o que vale para você é fazer um descarte sustentável e sem mistérios, pode ser uma boa ideia apostar na areia biodegradável à base de milho ou mandioquinha, ou também no granulado de madeira para gatos. São opções que absorvem bem o xixi de gato, além de reter os odores e poder ser descartado no vaso sanitário sem causar danos ao meio ambiente. 

As areias para gatos, assim como a caixa, precisam de limpeza constante

Além de saber qual a melhor areia para gatos em apartamento, o melhor modelo de caixinha e onde colocar o acessório, outro cuidado importantíssimo é limpar a caixa de areia com certa frequência. Isso significa retirar os resíduos de lá diariamente com o auxílio de uma pá, mas também fazer uma limpeza mais intensa com água e sabão pelo menos a cada 15 dias. Assim, o gatinho não se sentirá incomodado com nenhum mau cheiro.

Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 18/09/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas