close
Cuidados

Tela de proteção para gatos: tudo que você precisa para tornar sua casa mais segura para felinos

Atualizado · 20 de abril de 2022 · 17h26

Publicado · 20/04/2022 · 17h21

A tela de proteção para gatos é garantia de segurança
A tela de proteção para gatos é garantia de segurança

Um cuidado indispensável antes de levar um bichinho para casa é colocar uma tela de proteção para gatos nas janelas e outros cômodos que dão acesso às ruas. Além de ser uma forma de zelar pelo bem-estar do seu gatinho, essa é uma medida de segurança que vai evitar fugas e preocupações desnecessárias com a integridade física dele. Mas como colocar tela na janela para gatos? Quais são os modelos disponíveis no mercado? Será que é muito caro instalar uma redinha de proteção para o seu amigo?

Para não restarem mais dúvidas, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a tela de proteção! Gatos merecem viver em um ambiente seguro e que atendam às suas necessidades, então o tutor deve estar com a casa preparada - e telada! - para receber seu novo morador!

Por que é importante instalar uma tela na janela para gatos?

Mesmo que seja um cuidado necessário, não são todos os tutores que levam a sério a recomendação de instalar uma proteção de janela para gatos. Alguns acreditam que isso só deve ser feito por quem mora em apartamentos, principalmente por causa do risco que o gatinho tem de cair e se machucar, mas não é bem assim. A tela de proteção para gatos é indicada para diferentes espaços e é uma medida de segurança que deve ser adotada por todos os tutores, independentemente do tipo de moradia.

O risco de acidentes realmente é alto para quem mora em prédios altos e convive com um bichano, podendo ocasionar na síndrome do gato paraquedista. Dependendo do andar, uma possível queda pode até ser fatal. No entanto, quem vive em casas também precisa se preocupar. Apesar de algumas famílias deixarem os pets “livres” para explorar a vizinhança, a criação indoor é a melhor forma de garantir a segurança, saúde e bem-estar do animal de estimação. Nas ruas, os gatos ficam mais vulneráveis e podem contrair diversas doenças perigosas, têm mais chances de se envolver em brigas com outros gatos e ficam mais expostos à acidentes e maus-tratos.

Por isso, mesmo que você seja adepto de deixar o gato dar umas voltinhas pelo bairro, saiba que esse não é o ideal. Tanto quem mora em prédio como quem mora em casa deve ter as janelas teladas, evitando que fugas, quedas e outros problemas aconteçam.

Gato na janela: entenda o que motiva esse comportamento

Já reparou que os gatos amam ficar na janela? Esse é um hábito super comum entre os felinos, e que ao mesmo tempo é muito intrigante para muitos humanos, que não conseguem entender o que tem de tão divertido em passar horas no mesmo lugar. O motivo por trás desse comportamento é porque as janelas ficam no alto, e a maioria dos gatos aprecia a altura!

Além disso, o comportamento faz parte do instinto natural desses animais: antes de serem domesticados, os gatos procuravam árvores e outros espaços no alto para detectarem a presença de outros animais e se protegerem contra predadores. Com essa “visão privilegiada” dos arredores, os felinos se sentem no controle do território.

Por último, mas não menos importante, os gatos amam ficar na janela por entretenimento. Da mesma forma que nós podemos passar horas sentados no sofá assistindo algum programa na televisão, os bichanos também gostam de ficar observando tudo que acontece do lado de fora da janela. É um tipo de enriquecimento ambiental com estímulos auditivos, olfativos e sociais.

E, com os cuidados certos, não há com o que se preocupar. Com a instalação de uma tela de proteção, janela e gatos podem conviver em perfeita harmonia sem a necessidade de “inibir” a vontade do animal, que gosta de passar um tempinho ali em cima apreciando a paisagem.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Tela de proteção para gatos pode ser instalada em varandas, sacadas, quintais e muros
    Tela de proteção para gatos pode ser instalada em varandas, sacadas, quintais e muros

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Tela de proteção para gatos: quintal, varanda e muro precisam da instalação

    Outro erro comum é achar que somente a proteção de janela para gatos basta. Na verdade, é importante avaliar todos os cômodos da residência para saber qual a melhor forma de adaptá-la para os pets. Se você mora em um apartamento com varanda, por exemplo, vai precisar de uma tela de proteção para esse espaço. O mesmo vale para quem mora em uma casa com quintal e jardim.

    As áreas externas normalmente são mais difíceis de visualizar, mas com a ajuda de um profissional é totalmente possível moldar a tela de proteção para gatos. Muro e paredes próximas ajudam a definir melhor esse espaço e servem de base para a instalação. Em alguns casos, as redes conseguem “tapar” o teto completamente e evitam os pulos do gato. 

    Se não for possível telar toda a área externa, outra opção é contornar apenas as laterais do muro ou parede que dá acesso à rua. Nesse caso, é importante ter uma estrutura inclinada para dentro - podem ser tubos de PVC - em toda a extensão do muro. Em seguida, é só acrescentar as redes em toda a superfície, formando uma espécie de barreira que vai impedir qualquer fuga do animal.

    Quais são os tipos de tela de proteção para gatos?

    Tela, proteção, gatos: basta jogar essas três palavrinhas na internet para descobrir que não existe apenas um modelo de rede protetora, mas vários. Por isso, na hora de escolher a mais adequada para a sua casa, não esqueça de avaliar se o material e a dimensão da tela vão atender as necessidades do seu gatinho e do lugar onde você mora. Veja quais são as opções abaixo:

    • Material

    Polietileno: é o material mais indicado para ambientes externos, como varandas, sacadas e quintais. Trata-se de um tipo de plástico bem resistente e que é totalmente impermeável, então as mudanças climáticas não desgastam nem estragam o polietileno. Além disso, tem uma alta durabilidade e com certeza vai proteger o seu amigo por bastante tempo!

    Poliamida: é o material mais indicado para ambientes internos, como janelas e portas. Não é tão resistente quanto o polietileno, mas é seguro e cumpre perfeitamente o papel de proteger o seu gatinho. Também conhecido como nylon, trata-se de um material popular e barato, mas que, por ter uma durabilidade menor, requer uma manutenção mais constante.

    Arame: apesar de já ter sido muito popular, principalmente por conta da sua resistência, esse é um material que deve ser evitado. A tela de proteção de arame pode machucar as patas do gato e até prendê-las, então acaba sendo uma opção complicada. Outro ponto negativo é que elas enferrujam com o tempo, o que abre porta para doenças perigosas com o tétano.

    • Dimensões

    3x3: a rede tem furos de 3 centímetros. 

    5x5: a rede tem furos de 5 centímetros. 

    Para definir qual é a melhor dimensão de tela para gatos, o que mais vai pesar é a idade e comportamento do seu amigo de quatro patas. As redes 3x3 costumam ser mais indicadas para filhotes de gatos e animais muito agitados - independentemente da idade - que têm o hábito de roer tudo que encontram pela frente. Como o tamanho do buraco é menor, o gato não vai conseguir colocar o focinho para fora e correr o risco de abrir um buraco ainda maior que facilite sua fuga ou provoque algum acidente.

    Já as redes 5x5 têm um espaço de abertura maior, e por isso são recomendadas para gatos adultos e idosos que têm um temperamento mais tranquilo de lidar. Então se o seu pet não tem o hábito de destruir as coisas e é mais calminho, esse modelo vai funcionar perfeitamente!

    Gato na janela: escolha o modelo mais adequado de acordo com idade e comportamento do seu pet
    Gato na janela: escolha o modelo mais adequado de acordo com idade e comportamento do seu pet

    3 dicas para comprar e instalar uma proteção de janela para gatos

    1) Atente-se ao material da rede. Já vimos que os dois materiais mais apropriados são o polietileno e o nylon, mas apesar da recomendação de telar ambientes externos com polietileno e ambientes internos com nylon, nem sempre isso deve ser seguido à risca. Se o seu pet for mais arteiro, por exemplo, é importante que o material escolhido seja resistente para aguentar os dentes de gato. Ou seja, mesmo que você more em um apartamento, o polietileno é a melhor escolha para isso. 

    2) A tela de proteção deve ter garantia de uso. Conforme a norma da ABNT, o produto deve ter garantia de até 3 anos, então os tutores devem prestar bastante atenção nisso durante a compra. Após esse período, é necessário trocar e fazer a manutenção à parte se houver qualquer dano que comprometa a eficiência da rede, como rasgos feitos por mordidas e arranhões.

    3) Contratar uma empresa especializada é a melhor forma de instalação. Muitos tutores se perguntam como colocar tela na janela para gatos por conta própria, mas a verdade é que isso pode comprometer a segurança do seu bichinho. Mesmo que você saiba o passo a passo de como instalar tela de proteção, o risco de uma instalação errada é grande e pode levar a acidentes no futuro. Por isso, prefira contratar profissionais especializados e que tenham os equipamentos certos.

    Tela de proteção para gatos removível vale a pena?

    Esse é um modelo que vem conquistando certo espaço no mercado, mas que está longe de ser o ideal. Apesar de facilitar na hora da faxina, já que a estrutura pode ser removida com maior facilidade, os gatinhos não conseguem acessar a sacada da janela para observar a vizinhança do jeito que eles gostam. Isso por si só já é um ponto negativo, já que a tela de proteção para gatos removível é presa pela parte interna da janela, não externa. 

    O modo de instalação é outro ponto importante. Apesar de ser “removível”, como o próprio nome já diz, o tutor deve se atentar às especificidades do produto e a maneira certa de instalar e desinstalar a rede. Ou seja, além de tudo, não é exatamente o acessório mais prático, porque tem todo o trabalho de colocar e tirar a tela.

    Tela de proteção para gatos: preço vai depender de alguns fatores

    O valor do produto vai depender do material e dimensão escolhidos.  O metro quadrado da rede 5x5 geralmente custa entre R$ 40 e R$ 60. Ou seja, se a sua janela tiver 4 m² e o preço da tela for R$ 50, você vai gastar quatro vezes esse valor, totalizando R$ 200. Já os modelos 3x3 costumam ser mais caros, a partir de R$ 60, porque precisam de mais material para preencher o espaço da janela.

    Para quem deseja contratar o serviço de instalação da tela, o preço vai ser de acordo com o tamanho da janela e o metro quadrado varia entre R$ 15 e R$ 40. Então, supondo que sua janela tenha 4 m² e o custo de instalação seja de R$ 20, é só multiplicar o valor por quatro, resultando em R$ 80. 

    Apesar da tela de proteção para gatos ter um custo elevado mesmo sem a instalação, lembramos que fazer o trabalho por conta própria pode comprometer a estrutura da rede e pode não ter um resultado satisfatório. Às vezes é melhor gastar um pouquinho a mais e procurar profissionais qualificados para o serviço do que abrir mão da instalação e deixar o seu gatinho desprotegido.

    Redação: Juliana Melo

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Próxima matéria

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
    Raças

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

    Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

    Ver Todas >

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?
    Cuidados dos animais

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?

    Gatos são animais super limpinhos. A maioria deles se adapta bem à caixa de areia para fazerem suas necessidades e gostam desse ritual. Porém, por causa de questões relacionadas à saúde, como incontinência urinária, gatos acabam precisando usar fralda. Imagine o ta

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!
    Cuidados dos animais

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

    Os gateiros devem ter um cuidado enorme com a escolha de flores para decorar a casa, principalmente porque existem várias plantas tóxicas para gatos, como é o caso da hera, lírio e espada-de-são-jorge. Mas, ao contrário destas espécies “perigosas”, também existem plantas que gatos podem comer e que são completamente seguras, sem chances de provocar mal estar ou intoxicar os felinos.

    Como construir um canil para cachorro adequado?
    Cuidados dos animais

    Como construir um canil para cachorro adequado?

    Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os abrigos para animais. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. 

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de
    Cuidados dos animais

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Existem diferentes causas para o chulé em cachorro mas, seja qual for o motivo, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro pode incomodar bastante quem vive com o pet. Muitos tutores não sabem o que fazer quando o cachorro tem chulé, mas a verdade é que o problema pode ser amenizado de maneiras mais simples do que você imagina. O Patas da Casa te explica como limpar pata de cachorro corretamente e dá dicas de produtos (como o hidratante para patas de cachorro) que vão ajudar - e muito - a acabar com o odor. Confira!

    Ver Todas >