Um cuidado indispensável antes de levar um bichinho para casa é colocar uma tela de proteção para gatos nas janelas e outros cômodos que dão acesso às ruas. Além de ser uma forma de zelar pelo bem-estar do seu gatinho, essa é uma medida de segurança que vai evitar fugas e preocupações desnecessárias com a integridade física dele. Mas como colocar tela na janela para gatos? Quais são os modelos disponíveis no mercado? Será que é muito caro instalar uma redinha de proteção para o seu amigo?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para não restarem mais dúvidas, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a tela de proteção! Gatos merecem viver em um ambiente seguro e que atendam às suas necessidades, então o tutor deve estar com a casa preparada - e telada! - para receber seu novo morador!

Por que é importante instalar uma tela na janela para gatos?

Mesmo que seja um cuidado necessário, não são todos os tutores que levam a sério a recomendação de instalar uma proteção de janela para gatos. Alguns acreditam que isso só deve ser feito por quem mora em apartamentos, principalmente por causa do risco que o gatinho tem de cair e se machucar, mas não é bem assim. A tela de proteção para gatos é indicada para diferentes espaços e é uma medida de segurança que deve ser adotada por todos os tutores, independentemente do tipo de moradia.

O risco de acidentes realmente é alto para quem mora em prédios altos e convive com um bichano, podendo ocasionar na síndrome do gato paraquedista. Dependendo do andar, uma possível queda pode até ser fatal. No entanto, quem vive em casas também precisa se preocupar. Apesar de algumas famílias deixarem os pets “livres” para explorar a vizinhança, a criação indoor é a melhor forma de garantir a segurança, saúde e bem-estar do animal de estimação. Nas ruas, os gatos ficam mais vulneráveis e podem contrair diversas doenças perigosas, têm mais chances de se envolver em brigas com outros gatos e ficam mais expostos à acidentes e maus-tratos.

Por isso, mesmo que você seja adepto de deixar o gato dar umas voltinhas pelo bairro, saiba que esse não é o ideal. Tanto quem mora em prédio como quem mora em casa deve ter as janelas teladas, evitando que fugas, quedas e outros problemas aconteçam.

Gato na janela: entenda o que motiva esse comportamento

Já reparou que os gatos amam ficar na janela? Esse é um hábito super comum entre os felinos, e que ao mesmo tempo é muito intrigante para muitos humanos, que não conseguem entender o que tem de tão divertido em passar horas no mesmo lugar. O motivo por trás desse comportamento é porque as janelas ficam no alto, e a maioria dos gatos aprecia a altura!

Além disso, o comportamento faz parte do instinto natural desses animais: antes de serem domesticados, os gatos procuravam árvores e outros espaços no alto para detectarem a presença de outros animais e se protegerem contra predadores. Com essa “visão privilegiada” dos arredores, os felinos se sentem no controle do território.

Por último, mas não menos importante, os gatos amam ficar na janela por entretenimento. Da mesma forma que nós podemos passar horas sentados no sofá assistindo algum programa na televisão, os bichanos também gostam de ficar observando tudo que acontece do lado de fora da janela. É um tipo de enriquecimento ambiental com estímulos auditivos, olfativos e sociais.

E, com os cuidados certos, não há com o que se preocupar. Com a instalação de uma tela de proteção, janela e gatos podem conviver em perfeita harmonia sem a necessidade de “inibir” a vontade do animal, que gosta de passar um tempinho ali em cima apreciando a paisagem.


Tela de proteção para gatos pode ser instalada em varandas, sacadas, quintais e muros
Tela de proteção para gatos pode ser instalada em varandas, sacadas, quintais e muros

Tela de proteção para gatos: quintal, varanda e muro precisam da instalação

Outro erro comum é achar que somente a proteção de janela para gatos basta. Na verdade, é importante avaliar todos os cômodos da residência para saber qual a melhor forma de adaptá-la para os pets. Se você mora em um apartamento com varanda, por exemplo, vai precisar de uma tela de proteção para esse espaço. O mesmo vale para quem mora em uma casa com quintal e jardim.

As áreas externas normalmente são mais difíceis de visualizar, mas com a ajuda de um profissional é totalmente possível moldar a tela de proteção para gatos. Muro e paredes próximas ajudam a definir melhor esse espaço e servem de base para a instalação. Em alguns casos, as redes conseguem “tapar” o teto completamente e evitam os pulos do gato. 

Se não for possível telar toda a área externa, outra opção é contornar apenas as laterais do muro ou parede que dá acesso à rua. Nesse caso, é importante ter uma estrutura inclinada para dentro - podem ser tubos de PVC - em toda a extensão do muro. Em seguida, é só acrescentar as redes em toda a superfície, formando uma espécie de barreira que vai impedir qualquer fuga do animal.

Quais são os tipos de tela de proteção para gatos?

Tela, proteção, gatos: basta jogar essas três palavrinhas na internet para descobrir que não existe apenas um modelo de rede protetora, mas vários. Por isso, na hora de escolher a mais adequada para a sua casa, não esqueça de avaliar se o material e a dimensão da tela vão atender as necessidades do seu gatinho e do lugar onde você mora. Veja quais são as opções abaixo:

  • Material

Polietileno: é o material mais indicado para ambientes externos, como varandas, sacadas e quintais. Trata-se de um tipo de plástico bem resistente e que é totalmente impermeável, então as mudanças climáticas não desgastam nem estragam o polietileno. Além disso, tem uma alta durabilidade e com certeza vai proteger o seu amigo por bastante tempo!

Poliamida: é o material mais indicado para ambientes internos, como janelas e portas. Não é tão resistente quanto o polietileno, mas é seguro e cumpre perfeitamente o papel de proteger o seu gatinho. Também conhecido como nylon, trata-se de um material popular e barato, mas que, por ter uma durabilidade menor, requer uma manutenção mais constante.

Arame: apesar de já ter sido muito popular, principalmente por conta da sua resistência, esse é um material que deve ser evitado. A tela de proteção de arame pode machucar as patas do gato e até prendê-las, então acaba sendo uma opção complicada. Outro ponto negativo é que elas enferrujam com o tempo, o que abre porta para doenças perigosas com o tétano.

  • Dimensões

3x3: a rede tem furos de 3 centímetros. 

5x5: a rede tem furos de 5 centímetros. 

Para definir qual é a melhor dimensão de tela para gatos, o que mais vai pesar é a idade e comportamento do seu amigo de quatro patas. As redes 3x3 costumam ser mais indicadas para filhotes de gatos e animais muito agitados - independentemente da idade - que têm o hábito de roer tudo que encontram pela frente. Como o tamanho do buraco é menor, o gato não vai conseguir colocar o focinho para fora e correr o risco de abrir um buraco ainda maior que facilite sua fuga ou provoque algum acidente.

Já as redes 5x5 têm um espaço de abertura maior, e por isso são recomendadas para gatos adultos e idosos que têm um temperamento mais tranquilo de lidar. Então se o seu pet não tem o hábito de destruir as coisas e é mais calminho, esse modelo vai funcionar perfeitamente!


Gato na janela: escolha o modelo mais adequado de acordo com idade e comportamento do seu pet
Gato na janela: escolha o modelo mais adequado de acordo com idade e comportamento do seu pet

3 dicas para comprar e instalar uma proteção de janela para gatos

1) Atente-se ao material da rede. Já vimos que os dois materiais mais apropriados são o polietileno e o nylon, mas apesar da recomendação de telar ambientes externos com polietileno e ambientes internos com nylon, nem sempre isso deve ser seguido à risca. Se o seu pet for mais arteiro, por exemplo, é importante que o material escolhido seja resistente para aguentar os dentes de gato. Ou seja, mesmo que você more em um apartamento, o polietileno é a melhor escolha para isso. 

2) A tela de proteção deve ter garantia de uso. Conforme a norma da ABNT, o produto deve ter garantia de até 3 anos, então os tutores devem prestar bastante atenção nisso durante a compra. Após esse período, é necessário trocar e fazer a manutenção à parte se houver qualquer dano que comprometa a eficiência da rede, como rasgos feitos por mordidas e arranhões.

3) Contratar uma empresa especializada é a melhor forma de instalação. Muitos tutores se perguntam como colocar tela na janela para gatos por conta própria, mas a verdade é que isso pode comprometer a segurança do seu bichinho. Mesmo que você saiba o passo a passo de como instalar tela de proteção, o risco de uma instalação errada é grande e pode levar a acidentes no futuro. Por isso, prefira contratar profissionais especializados e que tenham os equipamentos certos.

Tela de proteção para gatos removível vale a pena?

Esse é um modelo que vem conquistando certo espaço no mercado, mas que está longe de ser o ideal. Apesar de facilitar na hora da faxina, já que a estrutura pode ser removida com maior facilidade, os gatinhos não conseguem acessar a sacada da janela para observar a vizinhança do jeito que eles gostam. Isso por si só já é um ponto negativo, já que a tela de proteção para gatos removível é presa pela parte interna da janela, não externa. 

O modo de instalação é outro ponto importante. Apesar de ser “removível”, como o próprio nome já diz, o tutor deve se atentar às especificidades do produto e a maneira certa de instalar e desinstalar a rede. Ou seja, além de tudo, não é exatamente o acessório mais prático, porque tem todo o trabalho de colocar e tirar a tela.

Tela de proteção para gatos: preço vai depender de alguns fatores

O valor do produto vai depender do material e dimensão escolhidos.  O metro quadrado da rede 5x5 geralmente custa entre R$ 40 e R$ 60. Ou seja, se a sua janela tiver 4 m² e o preço da tela for R$ 50, você vai gastar quatro vezes esse valor, totalizando R$ 200. Já os modelos 3x3 costumam ser mais caros, a partir de R$ 60, porque precisam de mais material para preencher o espaço da janela.

Para quem deseja contratar o serviço de instalação da tela, o preço vai ser de acordo com o tamanho da janela e o metro quadrado varia entre R$ 15 e R$ 40. Então, supondo que sua janela tenha 4 m² e o custo de instalação seja de R$ 20, é só multiplicar o valor por quatro, resultando em R$ 80. 

Apesar da tela de proteção para gatos ter um custo elevado mesmo sem a instalação, lembramos que fazer o trabalho por conta própria pode comprometer a estrutura da rede e pode não ter um resultado satisfatório. Às vezes é melhor gastar um pouquinho a mais e procurar profissionais qualificados para o serviço do que abrir mão da instalação e deixar o seu gatinho desprotegido.

Redação: Juliana Melo