Gato ama ficar na janela! Isso é um fato mais do que comprovado, né? Quem tem um felino em casa sabe exatamente do que nós estamos falando. O local é um dos grandes queridinhos dos pets e, se bobear, é lá que o seu gatinho passa o dia inteiro esperando você chegar e, até por isso, é tão importante instalar uma tela de proteção para gatos. Mas por que será que os bichanos sentem essa atração toda pelas janelas? Vamos descobrir!

O Patas da Casa conversou com a bióloga e comportamentalista Juliana Damasceno para entender melhor esse costume. A profissional é especializada em comportamento e bem-estar de felinos e já atua na área como pesquisadora há mais de dez anos, estudando gatos domésticos e silvestres.

Gato na janela: por que eles gostam tanto do local?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Um dos principais motivos pelos quais as janelas são tão atraentes para os gatos é o fato do local ser relativamente alto e eles se sentem muito bem nas alturas! Essa preferência é antiga e, provavelmente, era associada a uma maior chance de sobrevivência. Isso porque ficar em uma localização alta une o útil ao agradável: além de ajudar a detectar a presença de presas menores, o ponto estratégico também auxilia na proteção contra possíveis predadores. Portanto, esses felinos eram mais propensos a sobreviver e acabaram passando esse instinto para as próximas gerações.

Segundo a Dra. Juliana, os gatos se sentem mais seguros com uma visão privilegiada do ambiente. “Como bons territorialistas, os felinos preferem ficar em locais elevados para manter o controle do território. A janela, além de ser uma visão de dentro, também é uma visão privilegiada dos arredores”, esclarece a especialista.

Televisão para gatos? As janelas também entretêm os felinos!

Outro fator que, com certeza, tem grande influência nesse amor dos gatos pelas janelas é a capacidade de entretenimento que o local apresenta. “A janela funciona como um excelente enriquecimento ambiental e visual para o gato. São muitos estímulos auditivos, olfativos e sociais. A gente até costuma brincar que a janela é uma televisão de gato”, explica a bióloga. Faz muito sentido, né? Os gatos gostam tanto de ficar na janela, seja de apartamento ou de casa, porque essa é uma das únicas oportunidades que os bichanos têm de observar o mundo exterior.


Janela ou televisão para gatos? Os felinos também usam o lugar para se entreter!
Janela ou televisão para gatos? Os felinos também usam o lugar para se entreter!

Tomar sol na janela faz bem para os gatos?

De acordo com a Dra. Juliana, o sol também é um dos responsáveis pela atração que o gato sente pelas janelas. “Ficar na janela é uma oportunidade do gato tomar sol. Eles (os gatos) também têm essa necessidade de contato com a luz solar, faz bem para a saúde”, conta a profissional. Ou seja, assim como para os humanos, a luz solar também é muito importante para os gatos.

O sol está diretamente ligado à produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e fortalece os ossos. Além disso, o banho de sol também pode prevenir diversas doenças, como o raquitismo. Porém, é importante ficar de olho e tomar cuidado para não passar do limite!

Em lugares e épocas do ano muito quentes, o ideal é restringir o acesso dos gatos a esses locais durante os horários de pico de incidência do sol. O uso do protetor solar também pode ser uma boa! Converse com o seu veterinário para saber quais cuidados são mais adequados para o seu bichinho.

Mais segurança para o seu gato: use telas e redes de proteção nas janelas!

Ficar na janela é realmente muito benéfico para o gato. Porém, essa prática também pode se tornar um perigo! Por isso, colocar telas e redes de proteção nas suas janelas é mais do que recomendado, é essencial.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os gatos não pulam das janelas. Eles são exímios caçadores, muito bons equilibristas. No entanto, acabam confiando demais nesse equilíbrio”, adverte a Dra. Juliana. Situações como um passarinho voando ou um pequeno susto podem levar o seu bichinho a se desequilibrar e ter uma queda. Se você mora em um prédio, o cuidado deve ser ainda maior!

Gatos adoram ficar nas janelas: que tal tornar o ambiente confortável para o pet?

Já que esse é um dos lugares preferidos do seu felino, por que não tornar a experiência a mais agradável possível? A Dra. Juliana Damasceno recomenda que seja feita a verticalização do ambiente com móveis específicos para gatos ou até mesmo prateleiras e plataformas comuns.
“Se você proporcionar conforto, o gato vai passar boa parte do dia ali. Sempre aconselho que sejam introduzidas plataformas e prateleiras. Também temos a possibilidade de camas suspensas”, indica a comportamentalista. Dessa forma, o gatinho não força a janela com o seu peso e ainda fica feliz e confortável fazendo uma das coisas que mais ama no mundo!

Redação: Dóris Marinho