Gato

Por que os gatos amam ficar na janela? Veja os benefícios desse hábito!

Publicado - 23 Outubro 2019 - 17h00

Atualizado - 19 Abril 2024 - 17h55

Gato ama ficar na janela! Isso é um fato mais do que comprovado, né? Quem tem um felino em casa sabe exatamente do que nós estamos falando. O local é um dos grandes queridinhos dos pets e, se bobear, é lá que o seu gatinho passa o dia inteiro esperando você chegar e, até por isso, é tão importante instalar uma tela de proteção para gatos. Mas por que será que os bichanos sentem essa atração toda pelas janelas? Vamos descobrir!

O Patas da Casa conversou com a bióloga e comportamentalista Juliana Damasceno para entender melhor esse costume. A profissional é especializada em comportamento e bem-estar de felinos e já atua na área como pesquisadora há mais de dez anos, estudando gatos domésticos e silvestres.

Gato na janela: por que eles gostam tanto do local?

Um dos principais motivos pelos quais as janelas são tão atraentes para os gatos é o fato do local ser relativamente alto e eles se sentem muito bem nas alturas! Essa preferência é antiga e, provavelmente, era associada a uma maior chance de sobrevivência. Isso porque ficar em uma localização alta une o útil ao agradável: além de ajudar a detectar a presença de presas menores, o ponto estratégico também auxilia na proteção contra possíveis predadores. Portanto, esses felinos eram mais propensos a sobreviver e acabaram passando esse instinto para as próximas gerações.

Segundo a Dra. Juliana, os gatos se sentem mais seguros com uma visão privilegiada do ambiente. “Como bons territorialistas, os felinos preferem ficar em locais elevados para manter o controle do território. A janela, além de ser uma visão de dentro, também é uma visão privilegiada dos arredores”, esclarece a especialista.

Televisão para gatos? As janelas também entretêm os felinos!

Outro fator que, com certeza, tem grande influência nesse amor dos gatos pelas janelas é a capacidade de entretenimento que o local apresenta. “A janela funciona como um excelente enriquecimento ambiental e visual para o gato. São muitos estímulos auditivos, olfativos e sociais. A gente até costuma brincar que a janela é uma televisão de gato”, explica a bióloga. Faz muito sentido, né? Os gatos gostam tanto de ficar na janela, seja de apartamento ou de casa, porque essa é uma das únicas oportunidades que os bichanos têm de observar o mundo exterior.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo


 

Gato amarelado pegando sol na janela

 

Tomar sol na janela faz bem para os gatos?

De acordo com a Dra. Juliana, o sol também é um dos responsáveis pela atração que o gato sente pelas janelas. “Ficar na janela é uma oportunidade do gato tomar sol. Eles (os gatos) também têm essa necessidade de contato com a luz solar, faz bem para a saúde”, conta a profissional. Ou seja, assim como para os humanos, a luz solar também é muito importante para os gatos.

O sol está diretamente ligado à produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e fortalece os ossos. Além disso, o banho de sol também pode prevenir diversas doenças, como o raquitismo. Porém, é importante ficar de olho e tomar cuidado para não passar do limite!

Em lugares e épocas do ano muito quentes, o ideal é restringir o acesso dos gatos a esses locais durante os horários de pico de incidência do sol. O uso do protetor solar também pode ser uma boa! Converse com o seu veterinário para saber quais cuidados são mais adequados para o seu bichinho.

Mais segurança para o seu gato: use telas e redes de proteção nas janelas!

Ficar na janela é realmente muito benéfico para o gato. Porém, essa prática também pode se tornar um perigo! Por isso, colocar telas e redes de proteção nas suas janelas é mais do que recomendado, é essencial.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os gatos não pulam das janelas. Eles são exímios caçadores, muito bons equilibristas. No entanto, acabam confiando demais nesse equilíbrio”, adverte a Dra. Juliana. Situações como um passarinho voando ou um pequeno susto podem levar o seu bichinho a se desequilibrar e ter uma queda. Se você mora em um prédio, o cuidado deve ser ainda maior!

Gatos adoram ficar nas janelas: que tal tornar o ambiente confortável para o pet?

Já que esse é um dos lugares preferidos do seu felino, por que não tornar a experiência a mais agradável possível? A Dra. Juliana Damasceno recomenda que seja feita a verticalização do ambiente com móveis específicos para gatos ou até mesmo prateleiras e plataformas comuns.
“Se você proporcionar conforto, o gato vai passar boa parte do dia ali. Sempre aconselho que sejam introduzidas plataformas e prateleiras. Também temos a possibilidade de camas suspensas”, indica a comportamentalista. Dessa forma, o gatinho não força a janela com o seu peso e ainda fica feliz e confortável fazendo uma das coisas que mais ama no mundo!

Redação: Dóris Marinho

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas