Quem tem um cachorro provavelmente já está familiarizado com o tapete higiênico lavável ou descartável. O acessório surgiu como uma alternativa para substituir o tradicional jornal, que muitas vezes servia como banheiro dos cães, mas está longe de ser a opção ideal. O tapete higiênico pet lavável virou o queridinho dos tutores, principalmente para quem quer uma maneira prática e sustentável de lidar com o xixi de cachorro. No entanto, algumas dúvidas podem surgir sobre o acessório, como qual o melhor tapete higiênico lavável, se o investimento vale a pena e como utilizá-lo. Para esclarecer tudo isso e muito mais, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto.

Por que escolher o tapete higiênico lavável?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é melhor: jornal ou tapete higiênico? Essa é uma dúvida muito comum entre os pais de pet - principalmente aqueles de primeira viagem - que procuram um banheirinho para cachorro. De fato, o jornal é um ótimo quebra-galho em situações de emergência, mas está longe de ser a melhor opção para cuidar do xixi de cachorro. O tapete higiênico pet lavável, por outro lado, tem várias vantagens e não prejudica a saúde do seu amigo.

Poucas pessoas sabem, mas o contato direto com a tinta do jornal pode causar dermatites e alergias no cachorro, o que acaba sendo super desconfortável. Além disso, por ter uma baixa capacidade de absorção de líquidos, a urina do animal pode acabar vazando e sujando toda a casa. Ou seja, é mais trabalho para limpar e acaba não compensando o “custo benefício”, mesmo que o jornal seja mais barato.

Já o tapete higiênico lavável para cachorro tem um alto poder absorvente, e é totalmente apropriado para cuidar das necessidades fisiológicas dos pets. Além do mais, o produto neutraliza odores e, com o treinamento certo, evita que outros lugares da casa virem “alvo” do cocô e xixi de cachorro. Por isso, se você quer um bom banheirinho para seu cão, o tapete higiênico será um ótimo aliado!

Tapete higiênico lavável x descartável: qual a diferença entre os dois acessórios?

Existem dois tipos de tapetes higiênicos: o descartável e o lavável. Como o próprio nome sugere, a grande diferença é que, no caso do tapete higiênico lavável, cachorro pode reutilizar o acessório depois da lavagem. Já o modelo descartável deve ser jogado fora logo após o primeiro uso. Na prática, a opção lavável é mais sustentável, pois reduz a quantidade de resíduos descartados no dia a dia. Isso também interfere na durabilidade do produto, já que os tapetes descartáveis devem ser trocados diariamente, enquanto o tapete lavável dura bem mais - é ideal ter pelo menos dois ou três modelos para revezar. Enquanto um estiver sendo lavado, o outro serve como o banheiro do cachorro.

Além disso, outra grande diferença é que o tapete descartável normalmente é indicado para cães que ainda não estão acostumados a fazerem suas necessidades no lugar certo. Ele possui um gel absorvente que costuma lembrar a fralda de um bebê, e alguns modelos vêm com adesivos para serem grudados no chão. Isso evita que o cachorro consiga mudar o tapete de lugar e, consequentemente, sujar o ambiente. Já o tapete higiênico lavável é ideal para cães que já foram educados e sabem o lugar certo de fazerem xixi e cocô.


Com o tapete higiênico lavável, cachorro tem um banheirinho apropriado
Com o tapete higiênico lavável, cachorro tem um banheirinho apropriado

Como funciona o tapete higiênico pet lavável?

O tapete higiênico de cachorro lavável normalmente tem várias camadas, sendo que a mais inferior é feita de material sintético e impermeável para impedir o vazamento de urina. Em alguns casos, é possível encontrar até modelos que imitam a grama de um jardim, e também existem tapetes feitos de plástico, como se fossem uma bandeja.

E qual o melhor tapete higiênico lavável? A resposta vai depender muito do comportamento do seu pet. Alguns cachorros se adaptam melhor aos modelos de plástico, enquanto outros preferem as versões de grama ou estampadas, então vale a pena testar os dois tipos para ver qual se encaixa melhor na sua rotina. Em ambos os casos, a maneira de utilizar o tapete higiênico de cachorro lavável é a mesma, como você verá a seguir.

Passo a passo de como ensinar cachorro a usar o tapete higiênico lavável

Passo 1: Escolha o local para ser o banheirinho do cachorro, mas lembre-se que deve ser um espaço afastado de onde o animal realiza suas refeições e bebe água por uma questão de higiene. É lá que você vai colocar o tapete higiênico lavável.

Passo 2: Caso o cachorrinho já tenha sido educado para fazer as necessidades em um lugar certo, faça a transição do material anterior para o tapete higiênico lavável aos poucos. Intercale os dias do tapetinho até que o pet esteja totalmente adaptado.

Passo 3: Se o animal ainda não tiver aprendido a usar o banheiro, você deve observar os horários em que o cachorro costuma fazer xixi e cocô para direcioná-lo para o lugar certo nessas horas. 

Passo 4: A associação positiva pode ajudar. Nem sempre o cachorro aprende a usar o tapete higiênico lavável de primeira, então é importante continuar incentivando-o. Além de apontar o lugar, você pode recompensá-lo sempre que ele acertar onde deve fazer suas necessidades. Petiscos, carinhos e elogios - como “Bom garoto!” funcionam bem.

5 motivos para inserir o tapete higiênico lavável na rotina do seu pet

1) Sustentabilidade. Com o tapete higiênico lavável, você evita o descarte desnecessário de outros tapetes, já que ele pode ser reutilizado após lavado. 

2) Durabilidade. Geralmente os tapetes laváveis para cachorro têm uma vida útil de 200 ou mais lavagens, durando entre 6 meses e 1 ano.

3) Econômico. O revezamento de tapetes higiênicos laváveis permite economizar o dinheiro que você gastaria comprando vários pacotes de tapetes descartáveis.

4) Praticidade. Após o cachorro utilizar o tapete higiênico, você pode lavar o produto à mão ou na máquina.

5) Vários modelos e estampas. É possível escolher um modelinho que é a cara do seu cachorro, e ele com certeza vai adorar.


Tapete higiênico pet lavável: o tutor precisa indicar o acessório para o cachorro na hora das necessidades
Tapete higiênico pet lavável: o tutor precisa indicar o acessório para o cachorro na hora das necessidades

Como lavar tapete higiênico lavável?

Mesmo com todas as vantagens, o tapete higiênico lavável pode ficar com cheirinho de urina e fezes conforme o uso. Por isso, é bom lavá-lo muito bem sempre que possível - e o melhor de tudo é que a lavagem pode ser feita à mão ou na máquina de lavar. Para eliminar odores desagradáveis e quaisquer resquícios de sujeira, existem alguns produtos que podem ajudar. Uma boa dica é deixar o tapete higiênico pet lavável de molho por cerca de 30 minutos em um balde ou na máquina com um pouquinho de sabão em pó ou desinfetante para cachorro. Em seguida, é só seguir o processo normal de lavagem com sabão.

Tapete higiênico lavável: como fazer um desses em casa?

Para aqueles que gostam de botar a mão na massa, é totalmente possível aprender como fazer tapete higiênico lavável por conta própria. Para te ajudar nessa missão, preparamos um passo a passo com todos os materiais necessários. Veja abaixo:

Você vai precisar de:

  • Tecido algodão (66cm x 55cm)
  • Tecido tactel (66cm x 55cm)
  • Manta maior que o tecido
  • Plástico cristal
  • Viés de tecido oxford
  • Máquina de costura
  • Alfinetes
  • Tesoura

Passo a passo: 

1) De início, você deve juntar a manta e o tecido tactel. Eles devem ser costurados juntos. Para evitar que os tecidos fiquem frouxos, o ideal é começar costurando em linhas paralelas na diagonal, com uma distância aproximada de 15 centímetros entre uma linha e outra. Os alfinetes são importantes para fixar o tecido.

2) Depois da costura na diagonal, é só costurar as laterais da manta e do tecido tactel no tamanho indicado de 66cm x 55cm.

3) Agora é hora de acrescentar o tecido de algodão. Ele deve ser costurado por cima da manta, apenas nas bordas laterais.

4) Por fim, o plástico cristal deve ser costurado em cima do tecido de tactel. É esse conjunto (plástico + tactel) que vai deixar o tapete higiênico lavável impermeável, evitando que a urina do cão se espalhe. 

5) Com as quatro camadas do tapetinho prontas e costuradas, é só recortar possíveis bordas que estejam “sobrando” para deixar tudo bonitinho.

6) O último passo é com o viés de tecido, que deverá ser costurado no contorno do tapete higiênico lavável.

Redação: Juliana Melo