Uma das curiosidades sobre o Shih Tzu que essa é uma das raças que tem mais espaço no coração - e na casa - dos brasileiros. Ele é querido pelos humanos não só por sua aparência fofa e com linda pelagem comprida, mas também por seu temperamento. No Shih Tzu, personalidade tem várias características que um legítimo melhor amigo do homem pode ter. Por isso, a raça de cachorro Shih Tzu faz parte de tantos lares por aí.

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas será que ele é um bom cachorro para criança? Quais são os cuidados na relação entre esse cãozinho tão pequeno com os menores? O Patas da Casa te responde essas perguntas e ainda mostra o lado mais brincalhão da personalidade do Shih Tzu.

Shih Tzu: personalidade da raça é marcada pelo jeitinho dócil e amigável

Para o cachorro Shih Tzu, personalidade confiante, companheira e amigável são as melhores definições. Esses cachorros pequenos são extremamente inteligentes e muito obedientes. A raça de cachorro Shih Tzu, considerada uma das mais antigas do mundo, é muito apegada a seu dono e ama estar junto dele, seja para dormir ao seu lado ou para brincar bastante.

O cão Shih Tzu é muito brincalhão. Ele é alegre e gosta de uma boa diversão, por isso o cachorro e criança costumam se dar bem. Mas apesar de amar uma brincadeira, o cãozinho é bem tranquilo. Seja um Shih Tzu filhote ou adulto, ele apenas gosta da presença do tutor. Então, não vão ficar muito agitados e tentando chamar atenção caso você não possa sair para brincar em um determinado momento - mas, é claro, o Shih Tzu vai querer ficar ao seu lado não importa o que estiver fazendo.

O Shih Tzu é um dos melhores cachorros para criança e ama brincar com elas

Uma das grandes características da raça é a alta capacidade de socialização - e muitos nomes para Shih Tzu refletem isso, como Mel, Angel e Fofuxo. Ele se dá bem tanto com outros animais quanto com humanos - inclusive crianças! O Shih Tzu é um cachorro que gosta de criança e juntos eles formam uma parceria perfeita para diversão! Os cães da raça Shih Tzu se apegam rapidamente aos pequenos.

Além disso, vale saber que o Shih Tzu, filhote ou adulto, gosta de ter sempre uma companhia e detesta ficar sozinho. Por isso, é uma raça de cachorro para criança ideal, já que os pequenos costumam estar sempre ali com eles. O Shih Tzu tem um lado divertido, mas não é muito agitado e às vezes querem apenas ficar quietinhos o dia todo.

Ainda assim, nos momentos de diversão, a recomendação é sempre supervisionar as brincadeiras da criança com cachorro da raça por precaução. Esses cães são mais frágeis, e se não houver o devido cuidado com eles, eles podem acabar se machucando. De toda forma, se você tem uma criança em casa, saiba que o Shih Tzu será a companhia perfeita para fazer companhia a ele, seja na hora de brincar ou apenas para ficar ao seu lado enquanto assiste televisão.

 

A Shih Tzu Milla tem uma personalidade amigável e calmaThiago e sua Shih Tzu Milla fazem tudo juntos

 

Criança e cachorro: como é a convivência do Shih Tzu com os pequenos?

 

O Shih Tzu é um ótimo cachorro para crianças e a relação entre Milla e Thiago é a maior prova! Milla é a Shih Tzu da família de Thiago Peixinho, de 12 anos. Ela foi adotada em janeiro de 2018, durante uma viagem da família para a Bahia. Todo mundo se apaixonou logo de cara! Geisa Peixinho, mãe de Thiago, caracteriza a personalidade de Milla como “inteligente, amigável, dorminhoca, manhosa, entre várias outras coisas”.

A Shih Tzu possui um temperamento mais tranquilo, enquanto Thiago é bem agitado. Segundo Geisa, isso pode estressar um pouco a cachorrinha, mas nada que atrapalhe a boa relação entre a criança e cachorro: “Eles têm uma relação muito boa, apesar dele sempre querer correr e brincar”, explica. Thiago diz que gosta de brincar com Milla porque a considera sua companheira. A Shih Tzu é uma parceira de todas as horas para o menino e está sempre ao seu lado para “dormir, brincar, bagunçar…”. Ou seja, é a companhia de todos os momentos!

Com seu jeitinho dócil e amoroso, Milla não é considerada apenas uma amiga para Thiago, mas parte da família: “[passo muito tempo com ela] porque ela é minha filha, então sou obrigado”, diz Thiago. Com essa relação tão boa entre eles, Geisa confirma que a raça de cachorro Shih Tzu foi uma ótima escolha para viver em uma casa com criança: “é uma raça bem calma, obediente, amigável e um pouco brincalhona”. Assim, é o cachorro para criança perfeito!

O que o Shih Tzu mais gosta? A raça ama um bom passeio ao ar livre, mas também curte ficar em casa 

É muito fácil se apaixonar por um Shih Tzu! Personalidade dócil, divertida e inteligente faz com que a raça seja considerada a segunda mais escolhida pelos brasileiros, atrás apenas dos cães sem raça definida. Além de ser uma das raças de cachorro pequeno mais dóceis, o Shih Tzu se adapta facilmente a qualquer ambiente, inclusive apartamentos. O que eles amam mesmo é estar junto da família.

Como o Shih Tzu possui uma personalidade brincalhona, é importante ter um tempinho para realizar atividades com ele. A relação de uma criança com cachorro costuma ser bem proveitosa, já que é ótima companhia para levá-los para passear e brincar ao ar livre. Os dois se divertem bastante juntos.

Além disso, como a raça de cachorro Shih Tzu é bastante sociável, dificilmente terá problemas ao encontrar outros animais na rua, trazendo nenhum perigo para os pequenos. Mas não esqueça que o Shih Tzu é um cachorro braquicefálico. Isso significa que podem ter dificuldade para respirar após exercícios intensos. Portanto, evite atividades longas e não saia em dias muito quentes.

Além disso, se seu Shih Tzu um dia não estiver a fim de brincar e quiser apenas ficar deitadinho, não estranhe. Eles gostam disso, trazendo assim um equilíbrio de animação e tranquilidade - perfeito para quem tem uma criança agitada em casa.

Qual é o valor de um Shih Tzu?

Para ter um Shih Tzu, o preço dos filhotes costuma variar entre R$ 1.500 e R$ 4.500. Por isso, é importante haver um planejamento financeiro, pensando também nos gastos que o animal vai demandar durante o resto da vida. Para quem não sabe quanto tempo vive um Shih Tzu, a expectativa de vida média da raça é de 10 a 16 anos. Durante todo esse tempo, o tutor ser responsável por todos os cuidados que envolvem o cãozinho, como saúde, vacinas, alimentação, higiene e muito mais. É muito bom ter um Shih-Tzu, mas o tutor deve estar ciente de todas as responsabilidades que isso envolve!

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 16/08/2021

Atualizado em: 14/08/2023