Adoção animal

Qual o melhor cachorro para criança?

Publicado - 28 Março 2022 - 19h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A escolha do cachorro para criança requer atenção para alguns fatores importantes, como idade do pet, temperamento e nível de energia. Algumas raças de cachorro são mais indicadas para quem tem filhos pequenos e precisam de pets menores e mais calmos, enquanto as mais ativas e brincalhonas são ótimas para quem tem crianças mais velhas. Apesar da raça influenciar bastante no temperamento do animal, só ela não garante totalmente como será a convivência em casa, é preciso ter uma boa adaptação quando o pet chegar. Reunimos algumas das melhores raças de cachorro para crianças e ajudar na escolha do novo membro da família.

O que levar em conta na hora de escolher qual o melhor cachorro para crianças?

Um novo cachorro em casa pode transformar toda a rotina, mas se a família tem crianças, o impacto é ainda maior. Isso porque é necessário criar um vínculo de respeito e amizade entre o pet e a criança para que convivam bem e se tornem grandes amigos. A idade da criança tem muita relação até mesmo na escolha das brincadeiras de cachorro que eles farão juntos. Antes de ver qual é a melhor raça de cachorro para criança, é importante saber quais critérios avaliar para escolher a raça que mais vai se adequar à sua família.

- Temperamento: o novo cãozinho deve ser calmo, dócil e tolerante às brincadeiras das crianças. Por isso, cachorros de raças que tendem a ser mais tranquilas e sociáveis são as mais indicadas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

- Porte da raça: em média, cachorros pequenos são mais indicados para crianças mais novas, já que suas brincadeiras tendem a ser mais leves. Por outro lado, um cachorro grande tende a ser mais dócil, energético e brincalhões, embora tenham a tendência a brincar de forma mais intensa, o que seria ideal para crianças mais velhas.

- Ambiente: o espaço que você tem em casa e disponibilidade para passear com o cachorro também deve ser levado em conta. Animais maiores precisam de mais espaço, enquanto os menores se adaptam melhor a espaços pequenos.

- Nível de energia: na hora de gastar a energia do cachorro, algumas raças precisam de bastantes atividades físicas para se manterem físico e mentalmente saudáveis. Antes de escolher um pet que vai conviver com uma criança, é importante avaliar se seus filhos vão poder brincar bastante com ele.

Conheça as 5 melhores raças de cachorro para crianças

Agora que você já sabe o que deve levar em conta na hora de escolher o novo membro da família, reunimos algumas das principais raças de cachorro que são mais indicadas para crianças:

 

Além da escolha da melhor raça de cachorro para crianças , é importante fazer a adaptação corretaO Golden Retriever é uma das melhores opções de raças de cachorro para criançasO Shih Tzu tem um temperamento super tranquilo e é um ótimo cachorro para criança pequenaDentre os melhores cachorros para crianças, os vira-latinhas não podem faltar nessa lista

 

1) Labrador

 

Labradores são muito referidos como uma das melhores raças para se criar junto a crianças. Conhecidos por serem muito amigáveis e dóceis, esses doguinhos costumam se dar bem até com outros animais domésticos. O Labrador é um cão brincalhão, gentil  e cheio de energia, o que o torna perfeito para conviver com crianças mais ativas.

2) Shih Tzu

Os cães da raça Shih Tzu são ótimos para fazerem companhia a crianças de todas as idades. Eles são alegres, extrovertidos e muito carinhosos. Por serem meigos e de pequeno porte, os Shih Tzus são considerados cães de colo, mas são uma ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados, o que os torna uma ótima opção de cachorro para crianças.

3) Beagle

Os cãezinhos da raça Beagle são considerados uma das melhores raças de cães para crianças por serem muito brincalhões e amigáveis. Dotados de uma personalidade muito ativa e energética, esses doguinhos adoram companhia e não dispensam brincadeiras. Apesar de ter muita energia, essa raça costuma ser muito tolerante e calma com os pequenos.

4) Golden Retriever

Não é à toa que o Golden Retriever vive aparecendo nos comerciais de margarina, eles são perfeitos para completar a família. Com seu temperamento gentil e amigável, a raça de cachorro grande possui muita energia e adora brincar com as crianças, mas tendem a respeitar os limites das brincadeiras. Além disso, eles adoram receber carinho e são muito apegados aos donos.

5) Sem Raça Definida

Para além dos cachorros de raça, os doguinhos sem raça definida também são muito bons com crianças. Quem nunca viu uma foto de um cachorro caramelo agarrado com uma criança? Eles são super dóceis e quando adotados ficam muito gratos por terem sido acolhidos e fazerem parte de uma família. Eles podem não ter raça e pedigree, mas os vira-latas são cachorros divertidos, alegres e muito simpáticos.

O que fazer antes para adaptar melhor o cachorro e a criança

Antes mesmo de escolher qual é a melhor entre as raças de cachorro para criança, é importante preparar o ambiente para receber o doguinho e conversar bastante com os pequenos sobre como é ter um pet. É importante que os pequenos aprendam a entender quando o cachorro precisa do seu espaço ou quando a brincadeira está incomodando. Também é preciso definir a disponibilidade dos adultos para cuidar do doguinho, já que essa responsabilidade não pode ser da criança. 

Ensinar como cuidar do animalzinho é importante para a adaptação com o novo membro da família, mas isso deve ser feito sob a supervisão de um responsável. Envolva seu filho em todo o processo de cuidados, mostre que o doguinho precisa de água, comida e carinho e escolha atividades básicas para que ele junto com você, como trocar a água e dar ração. Esse processo de socialização ajuda a estreitar os laços entre criança e cachorro. Em todos os casos, o adestramento é uma ótima estratégia para melhorar a convivência do novo cachorrinho com a criança e toda a família. 

Redação:  Fernanda Orrico

Edição: Luana Lopes

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Adote um animal

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica conquistam cada vez mais o coração dos gateiros. Além de encantadores na aparên...

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Gato

Gato que frequentava Universidade se forma e recebe título de "Doutor em Litter-ature"

Histórias de bichinhos de estimação frequentando a universidade sempre ganham um lugar especial no nosso coração. Foi o que acontece...

Ver todas