Uma mistura de independência e dominância com companheirismo e proteção num animal de porte pequeno a médio: esse é o cachorro Shiba Inu. Original do Japão, o Shiba é um ótimo cão de companhia que vira um cão de guarda sempre que é realmente necessário. Para te ajudar a amar ainda mais o animal da raça Shiba, nós reunimos as principais características dele aqui embaixo. Sá uma olhada! 

1) O Shiba Inu não é o maior fã de estranhos 

Mesmo que o Shiba Inu tenha a tendência de escolher um tutor como “preferido”, ele é bem dócil e carinhoso com todas as pessoas da família que cuidam dele. Com estranhos, porém, o caminho é inverso: eles se mantêm afastados e são naturalmente desconfiados. Isso acontece com adultos e outros animais e é mais leve com crianças porque eles gostam de brincar. Para evitar problemas, o ideal é que o cachorro Shiba Inu seja socializado desde cedo. Dessa forma, ele vai crescer acostumado com outras companhias além dos tutores. 

2) O cachorro Shiba Inu precisa de adestramento para suavizar a personalidade dominante

Naturalmente, o cachorro da raça Shiba é independente e dominante. Para suavizar essas características combinadas, ele também precisa do adestramento. Além de aprender diferentes comandos e ser ensinado sobre como deve se portar em diversas situações, ele também reconhece quem é a principal autoridade da casa — e não é ele. Mesmo sendo bem inteligente, a tendência de fazer sempre a própria vontade torna o treinamento do Shiba um pouco mais complicado. 


O cachorro Shiba Inu precisa gastar energia constantemente
O cachorro Shiba Inu precisa gastar energia constantemente

3) Gastar energia é essencial para o Shiba Inu

Visto por muita gente como uma versão em miniatura do Akita, o Shiba Inu tem algumas características além da aparência em comum com o primo japonês — a grande quantidade de energia para gastar é uma delas. Ele precisa passear diariamente e fazer atividades físicas sempre que for possível para que não fique entediado, algo que pode causar agitação, reações agressivas ou destrutivas no animal (principalmente enquanto são jovens). Antes de levar um Shiba para casa, saiba que ele vai ocupar bastante o seu dia a dia com esse tipo de atividade.  

4) A pelagem do cachorro da raça Shiba precisa de diferentes frequências de escovação

Natural de um local que tem temperaturas bem mais baixas que as do Brasil, o Shiba Inu tem pelagem dupla e densa, perfeita para proteção nos dias mais frios. Mesmo que ele tenha pelos em grande quantidade, escovar uma vez por semana costuma ser suficiente para a retirada dos fios que se soltam no dia a dia. Essa frequência precisa mudar no verão, quando o Shiba começa a soltar mais pelos: de uma vez por semana, você pode escovar o seu amigo duas vezes a cada sete dias.

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.