Todo tutor se preocupa com a saúde do gato. Não é à toa que muitos investem em uma alimentação de qualidade e sempre procuram a melhor ração para dar aos bichanos. No entanto, parece que às vezes mesmo com as melhores comidas à sua disposição, os gatos insistem em procurar outros bichinhos para se alimentar. Baratas, ratos e até mesmo passarinhos acabam sofrendo nas mãos de um gato caçador. Mas por que isso acontece? Esse comportamento pode trazer prejuízos para o organismo do felino? Como evitar gato comendo rato, barata e outros bichos? Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, preparamos uma matéria especial para você. Veja a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato caçador: entenda por qual motivo os felinos caçam suas presas, mesmo se forem bem alimentados

A personalidade de cada gato pode variar bastante. Alguns são mais preguiçosos, enquanto outros são mais ativos. Contudo, uma característica é comum a todos os felinos: o seu instinto. Mesmo que esses animais tenham sido domesticados há anos, o instinto deles sempre fala mais alto, e é por isso que alguns comportamentos do gato nos chamam a atenção, como o hábito de esconder as fezes ou de arranhar objetos para marcar território e afiar as garras.

Dentre esses costumes, não se pode ignorar o do gato caçador, que é quando o animal tem o hábito de correr atrás de suas presas. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, isso não tem nada a ver com fome ou com a dieta deles. Mesmo os felinos que são bem alimentados podem apresentar um comportamento de caçador porque é algo totalmente natural para eles e que faz parte do seu instinto. Tanto é que na maior parte das vezes, esses animais sequer chegam a matar os bichinhos: eles só gostam mesmo é de perseguir as presas e mostrar quem é que está no poder.

 

gato caçador: gato brincando dentro de casa

Gato comendo rato, barata e outros bichos pode prejudicar a saúde do pet

 

Embora seja algo meramente instintivo, esse comportamento pode se tornar problemático quando o gato come passarinho, barata, rato e outros animais. É preciso ter em mente que os felinos domesticados têm um organismo mais frágil do que os selvagens, e ao ingerir algo que foge da dieta alimentar deles, isso pode acabar fazendo mal. Ratos, baratas e insetos podem conter milhares de bactérias, vírus e outros parasitas que, por sua vez, podem desencadear vários probleminhas na saúde do gato, como infecções gastrointestinais. Logo, não é a caça em si que representa perigo, e sim a possibilidade de ingestão dos bichinhos.

Saiba como evitar que o gato coma barata e outros insetos

Se seu gato come barata, insetos e outros animais, o ideal é cortar este hábito e redirecionar o instinto de caça do animal para outras coisas. Uma boa forma de fazer isso é investindo em brinquedos que são feitos justamente para estimular o lado caçador e cognitivo dos gatos, como o ratinho de corda, o laser e a varinhas de penas. Eles são acessórios que divertem e distraem o peludinho na medida certa, de forma que o seu amigo de quatro patas não vai ter a necessidade de suprir os próprios instintos caçando bichinhos de verdade. Mas atenção: é importante manter a interação e brincadeiras com o pet em dia, pois de nada vai adiantar comprar os brinquedos e deixá-los parados. O gato precisa de estímulos frequentes, e o tutor deve participar disso, fazendo o papel de “presa” dos brinquedos.

Redação: Juliana Melo