A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas pelos tutores de animais. Ela é causada por ácaros que se alojam na pelagem do pet. Além de lidar com muita coceira, o cachorro com sarna sofre com alopecia (perda de pelo), feridas na pele, perda de peso, descamação e vermelhidão. O animal fica muito incomodado e precisa de um tratamento específico para aliviar os sintomas. Porém, com alguns cuidados, a sarna de cachorro pode ser evitada.

Como começa a sarna em cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de tudo, é preciso saber como é a sarna em cachorro. Existem três tipos de sarna causadas por três tipos diferentes de ácaros. A Sarna Demodécica - ou Sarna Negra - é a única passada de mãe para filhote. Ao contrário dos outros tipos, o ácaro fica nas camadas mais profundas da pele. Pode aparecer em todo o corpo ou em pontos isolados. A Sarna Otodécica - ou Sarna de Ouvido - se aloja somente no ouvido, gerando muita cera escura e coceira. Pode ser transmitida para outros animais e, se não for bem tratada, pode virar uma otite. A Sarna Sarcóptica - ou Escabiose - é o tipo mais comum e pode ser transmitida para humanos. Causa muita coceira e irritação em diversas partes do corpo. Para evitar a sarna no cachorro, alguns cuidados podem ser tomados.

1) Não deixe seu animal entrar em contato com outro cachorro com sarna

A principal maneira de contrair a sarna é ao entrar em contato com um cachorro com sarna. A doença é muito contagiosa, então basta o mínimo toque para que seu pet fique doente. Por isso, é fundamental evitar o contato do seu cão com outro infectado. Se houver suspeita de um animal contaminado por perto, não deixe seu bichinho se aproximar. O mesmo vale para os casos em que há mais de um animal em casa. Se um deles estiver apresentando sinais de sarna, o deixe isolado e não permita que o outro se aproxime.

2) A higienização do ambiente é fundamental para impedir infestação de sarna em cachorro

Além de estarem presentes nos animais infectados, os ácaros que causam a sarna em cachorro podem ser encontrados no ambiente em que o pet vive. Por isso, é essencial que seja realizada uma boa limpeza frequente nos locais onde seu cão costuma ficar. Para limpar o ambiente e os objetos, você pode usar água quente e desinfetante. Caso seu animal tenha contraído a sarna de cachorro, é importante descartar objetos como cobertores, onde os ácaros ficam bem alojados e podem iniciar um novo contágio. Mas mesmo que vá jogar fora, não se esqueça de fazer a limpeza antes para impedir que animais que mexem no lixo contraiam a sarna de cachorro.


O cachorro com sarna sofre com muita coceira, vermelhidão e feridas na pele
O cachorro com sarna sofre com muita coceira, vermelhidão e feridas na pele

3) Manter seu pet sempre limpo dificulta a presença da sarna no cachorro

Além da higiene do ambiente, é fundamental fazer a higiene do seu cão. Para evitar o cachorro com sarna, não abra mão da higiene diária e dos banhos frequentes. Não se esqueça de limpar bem as orelhas, para evitar a sarna de ouvido. Além disso, uma boa dica para impedir o contágio da sarna no cachorro é aparar os pelos sempre que necessário. A pelagem do cão é o lugar preferido dos ácaros para se esconder. Se estiver muito grande, pode facilitar a aderência do parasita e dificultar sua limpeza e retirada. O melhor é conversar com o veterinário do pet para entender o corte que mais se adequa com a raça.

4) A alimentação é essencial para deixar seu animal mais forte para combate a sarna de cachorro 

A principal maneira de evitar que seu cão contraia doenças e que elas sejam muito graves é mantendo a imunidade dele alta. Não tem uma fórmula complicada: o melhor jeito de garantir uma boa imunidade para seu animal é oferecendo a ele uma alimentação balanceada e nutritiva. Escolha rações de qualidade e forneça a quantidade correta. Isso vai deixar o pet mais forte, saudável e menos vulnerável aos ácaros e dificultando sua proliferação. No cachorro com sarna, a alta imunidade é fundamental para que o animal se recupere mais rapidamente e que os sintomas não sejam tão incômodos no dia a dia dele. 

Redação: Maria Luísa Pimenta