Raças

Samoieda: conheça tudo sobre a raça de cachorro originária da Sibéria

O Samoieda é um adorável cãozinho que é capaz de conquistar qualquer um
O Samoieda é um adorável cãozinho que é capaz de conquistar qualquer um

O cachorro Samoieda é sem dúvidas um dos pets mais companheiros que existem. Com seu porte médio e as características físicas marcantes e típicas da raça, a raça de cachorro conquista admiradores por onde passa. O alto nível de energia também é um traço forte desse pet, que não possui nada de tímido. Ficou curioso para conhecer mais sobre a raça originária da Sibéria? Então dá só uma olhada no guia que preparamos com tudo sobre esse doguinho: origem, personalidade, cuidados básicos de rotina, saúde e muito mais. 

Qual é a origem do cachorro Samoieda?

A história dessa simpatia em forma de pet está ligada aos povos samoiedos, que eram tribos nômades da Sibéria. Assim como as raças Malamute do Alasca, Husky Siberiano e Chow Chow, esse doguinho é ancestral direto do lobo cinza e, por conta disso, é considerado uma das raças de cachorro mais puras do mundo. O cachorro Samoieda servia como puxador de trenó, pastor de renas e cão de guarda. Muitos deles exercem até hoje essas funções, assim como também fazem companhia para muitas famílias ao redor do mundo.

No século 17, a migração do Samoieda começou a ser feita quando alguns exemplares foram para a Europa. No século 19, o cãozinho se tornou popular na nobreza dos países europeus e era muito usado nas expedições polares. Desde 1975, o Samoieda é encontrado no Brasil e conhecer bem sua história e características fazem toda a diferença para que a espécie se adapte ao nosso ambiente, que é bem diferente do clima de sua origem.

Cachorro: raça Samoieda possui características físicas marcantes

Os traços de lobo desse cãozinho são uma das suas características mais marcantes. Com um corpo robusto e musculoso, o cachorro da raça Samoieda possui porte médio. Sua altura varia entre 46cm e 56cm e seu peso varia de 23kg até 30kg. A raça Samoieda possui a cabeça marcada por um focinho forte e pontudo que se alinha com os cantos da boca ligeiramente curvados, passando a impressão que ele está sempre sorrindo. Com orelhinhas retangulares, pequenas e sempre eretas, o Samoieda branco é a cor predominante na raça, mas alguns cães podem apresentar as tonalidades bege e preta. A raça sempre terá a pelagem longa e densa, justamente para proteger o animal das baixas temperaturas.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O cachorro Samoieda não é nada tímido e costuma se dar muito bem com desconhecidos e outros animais
    O cachorro Samoieda não é nada tímido e costuma se dar muito bem com desconhecidos e outros animais

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Samoieda: raça possui pode ser uma ótima opção para pais de pets de primeira viagem

    A gentileza é a principal característica cãozinho Samoieda. Ele é extremamente sociável, brincalhão e está sempre disposto a fazer novos amigos - seja com humanos ou outros pets. Mesmo com sua origem voltada para a caça e força, o cachorro Samoieda tem uma personalidade tranquila, receptiva e zero agressiva. Ele se apega fácil aos tutores e será um excelente companheiro para a família humana. Todas as características fazem com que a raça Samoieda seja muito indicada para pessoas que nunca tiveram um doguinho para chamar de seu e estão em busca do seu primeiro filho de quatro patas.

    Apesar de toda a simpatia, esse cãozinho também possui a independência como um traço forte de sua personalidade. Por conta disso, é muito importante que o adestramento seja feito desde filhote para que o cachorro não se torne um pet desobediente e sem controle.

    Quais são os principais cuidados que um Samoieda precisa?

    Assim como todo animal de estimação, o Samoieda demandará alguns cuidados básicos. Os exercícios físicos e brincadeiras são essenciais para que a raça não passe por situações de estresse e fique calmo ao estar dentro de casa. Por isso, passear com o cachorro deve fazer parte da rotina. O estímulo mental também é muito importante, principalmente porque a raça é muito inteligente e criativa.

    Apesar de ser naturalmente simpático, assim como qualquer cão, o Samoieda precisa ser socializado. Ele costuma se dar bem com crianças de todas as idades, mas é fundamental que as brincadeiras sejam sempre supervisionadas por um adulto. A raça adora visitas e costuma ser dócil até mesmo com estranhos, quando devidamente socializada.

    A escovação dos pelos do Samoieda também é um cuidado que deve ser tomado pelo tutor pelo menos duas ou três vezes por semana. Já durante a fase de troca de pelos, a escovação deve ser feita diariamente. Os pelos do cachorro Samoieda são mais densos e espessos, o que diminui a necessidade de banhos frequentes: o banho a cada três meses é a frequência mais indicada. O Samoieda filhote pode precisar dos banhos com uma regularidade menor que essa. O ideal é que um médico veterinário de confiança seja consultado para definir a quantidade ideal de banhos. 

    Samoieda: raça é independente, mas não dispensa a companhia de humanos
    Samoieda: raça é independente, mas não dispensa a companhia de humanos

    O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Samoieda?

    Os cães da raça Samoieda possuem tendência a problemas de saúde como displasia coxofemoral, diabetes, hipotireoidismo e problemas de vista, como glaucoma e atrofia de retina. Isso não significa necessariamente que o animal da raça será acometido por esses problemas, mas o ideal é que o acompanhamento com um profissional seja sempre feito para prevenir a ocorrência de doenças. De modo geral, o cachorro Samoiedo costuma ter uma saúde resistente. A alimentação com uma ração adequada para o bichinho e que se encaixa em suas necessidades nutricionais é imprescindível para uma vida saudável. 

    Samoieda: preço do animal varia entre R$4.000 e R$8.000

    Depois de todas essas informações sobre essa fofurinha, você deve estar se perguntando: quanto custa um cachorro Samoieda? Para comprar um exemplar da raça, você deverá desembolsar entre R$ 4.000 e R$8.000. Por isso, antes mesmo de saber quanto custa um Samoieda, você deve ter um planejamento financeiro para a chegada de um bichinho em casa. Ter um cachorro demanda responsabilidades como ração, idas ao veterinário, brinquedos, produtos de higiene e muito mais. Por isso, não deixe de levar em conta os outros gastos que um cachorro demanda.

    Além disso, você deve se atentar para que a compra do animal seja feita em um canil que preze pelo bem-estar dos cães. Isso é muito importante para não financiar os maus tratos aos animais e o mais recomendado é que algumas visitas sejam feitas no local antes da compra. Outra opção é adotar um cachorro, que não necessariamente precisa ser de raça. Existem uma grande quantidade de cãezinhos resgatados que estão a espera de um novo lar. Não deixe de pensar nessa alternativa!

    Redação: Hyago Bandeira

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Próxima matéria

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Ver Todas >

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande

    O Pastor Belga é um cãozinho muito peculiar e surpreendente. Ele tem um porte grande, e embora muitas vezes seja confundido com o Pastor Alemão, a verdade é que existem diferenças bem notáveis entre as duas raças - basta ter um olhar mais atento. Além disso, poucas pessoas sabem, mas o Pastor Belga tem algumas variações, como o Pastor Belga Malinois e o Pastor Belga Groenendael. 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Adote um animal

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?
    Adote um animal

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?

    Husky Siberiano, Malamute do Alasca são cães muito confundidos por aí. De fato a aparência das raças originárias dos lugares mais frios do mundo é bem parecida, mas como diferenciar esses dois cães? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de vários amantes de cachorro, especialmente aqui no Brasil, onde o Husky é mais popular. Mas mesmo que fisicamente esses dois doguinhos tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças entre eles. 

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Ver Todas >