Entender um pouquinho sobre a anatomia canina é necessário para saber como algumas doenças podem interferir na saúde do cachorro. A paralisia de laringe em cães, por exemplo, é uma condição pouco abordada e que costuma despertar muitas dúvidas nos pais de pet. Como esse quadro se manifesta? Quais são os principais sintomas e como é feito o tratamento? Para esclarecer algumas questões sobre esse problema de saúde, o Patas da Casa entrevistou a médica veterinária Fran Luiz, do Rio Grande do Sul. Veja só o que ela nos contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Laringe: cães podem desenvolver paralisia no órgão

A laringe é um órgão que faz parte do sistema respiratório dos cães, localizada entre a traqueia e a faringe. A principal função da estrutura é impedir a passagem de ar enquanto os cães comem, evitando que pequenas partículas de comida possam invadir as vias aéreas. Por isso que quando a laringe falha por algum motivo, a reação imediata do corpo é engasgar na tentativa de expulsar o alimento que invadiu o sistema respiratório. “A paralisia de laringe em cães trata-se da incapacidade de abdução das cartilagens aritenoides durante a inspiração”, explica a veterinária. Na prática, isso quer dizer que ocorre uma obstrução das vias aéreas do animal.

Quais são as causas da paralisia de laringe?

Existem duas formas do animal desenvolver a paralisia de laringe, de acordo com a especialista: “Pode ser congênita ou adquirida. A adquirida pode acontecer principalmente por trauma ou neoplasia, mas geralmente é idiopática”. Isso quer dizer que quando se trata dessa paralisia (laringe), cães podem já nascer com o problema ou desenvolver ao longo da vida. Normalmente, esse é um quadro que não está associado a outras doenças, e por isso ele é considerado idiopático.

Ainda assim, é importante saber que alguns fatores, como a raça de cachorro, podem influenciar no problema de origem congênita. “Husky Siberiano, Bull Terrier, Dálmata e Rottweiler, por exemplo, são raças que têm maior predisposição”, alerta Fran. Quando o cachorro adquire a condição ao longo da vida, pode-se dizer que duas raças de cachorro grande são mais propensas à paralisia de laringe: Labrador e Golden Retriever.

parilisia de laringe em cães: cachorro com dificuldade de respirar

7 sintomas da paralisia de laringe em cães

 

Tosse

• Desmaio

Dispneia (falta de ar)

• Inquietação

• Disfagia (dificuldade para engolir)

• Cianose (coloração azul ou arroxeada da pele e mucosas)

• Intolerância ao exercício

Ao identificar um ou mais dos sintomas descritos, não hesite em levar o seu cãozinho para uma consulta com um médico veterinário de confiança. Só assim é possível confirmar o diagnóstico. Com a confirmação do diagnóstico de paralisia de laringe em cães, o médico responsável por essa análise vai indicar o melhor tratamento para o paciente. “O tratamento mais efetivo é o cirúrgico, mas também é possível tratar paliativamente o cachorro com medicação. Contudo, esse tipo de tratamento só ameniza os sinais e não é considerado tão efetivo”, explica a especialista.

Como prevenir a paralisia de laringe em cães?

Embora esse não seja um problema que possa ser totalmente prevenido, alguns cuidados básicos com a rotina do cãozinho podem, sim, ajudar a evitar o desenvolvimento da paralisia de laringe. As dicas da médica veterinária são: “Investir em uma alimentação com ração de qualidade para evitar excessos ou falta de nutrientes, evitar situações que predisponham a ingestão de corpos estranhos que possam lesionar a laringe, evitar situações de trauma na região (como o uso de enforcadores sem o treinamento adequado do tutor)”. Além disso, é sempre muito importante levar o doguinho para consultas regulares com um veterinário.

Redação: Juliana Melo