A aplicação de remédio para carrapato de cachorro faz parte de um dos principais cuidados com o pet. As medidas contra os parasitas devem começar desde cedo, principalmente como uma forma de prevenção. Como os filhotes ainda não possuem muitas defesas, eles ficam mais vulneráveis às complicações que a presença de um carrapato pode causar. Mas qual a hora certa de aplicar o remédio para carrapato em cachorro? Reunimos algumas informações que vão te ajudar a tirar essa dúvida e muitas outras em relação ao filhote com carrapato. Confira!

Filhotes com carrapatos: o que fazer para acabar com os parasitas?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os remédios antiparasitários são grandes aliados dos pais de pets na hora de aprender como tirar carrapato de cachorro filhote, mas muitas vezes eles não são recomendados para cães muito novos. A maioria dos produtos encontrados no mercado são indicados apenas para pets com, pelo menos, seis semanas de vida. Caso seu cachorro ainda não tenha essa idade e você identificou que ele está com carrapato, o mais recomendado é fazer a remoção do parasita manualmente.

O primeiro passo é manter os pelos do cãozinho separados na região afetada. Em seguida, pegue uma pinça e puxe o carrapato pela cabeça, removendo-o do seu amigo com cuidado. É muito importante não apertar a pele do cachorro na hora da remoção. O ideal é que os ácaros não se soltem e a cabeça do carrapato não fique enfiada na pele dos cães. Após a remoção, mantenha o carrapato em um frasco com álcool por 24 horas para se assegurar de que ele está morto e não será mais um problema para o seu amigo. Por fim, limpe e desinfete a região da picada para que o filhote de cachorro se recupere da melhor forma.


Remédio para carrapato em cachorro: veja sempre as especificações do produto para não ter erros
Remédio para carrapato em cachorro: veja sempre as especificações do produto para não ter erros

Quando o remédio de cachorro para carrapato pode ser usado?

Como dito acima, o remédio para carrapato de cachorro só é recomendado para pets a partir das seis semanas de idade. Existem diferentes tipos de produtos que são bastante eficazes para resolver esse problema, que podem variar desde comprimidos até as coleiras antipulgas e carrapatos. Independentemente da sua escolha - siga sempre as indicações do fabricante - nessas especificações é possível encontrar também a partir de que idade ele pode ser usado. Alguns produtos são feitos para serem utilizados de maneira preventiva, se atente também a essa especificação pois muitas vezes, o item pode ser ineficaz para quando o cachorro já foi acometido pelo carrapato. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico veterinário de confiança.

O remédio para carrapato em cachorro não é a única forma de acabar com o parasita

Não adianta procurar por um remédio bom para carrapato, eliminá-lo do cãozinho e esquecer de limpar o ambiente onde o pet vive. Esses parasitas também podem se instalar na sua casa e nos espaços que o animal frequenta. Como muitos tutores não se atentam a isso, é muito comum que o cachorro seja infectado novamente um tempinho depois. Se isso acontecer, é muito provável que os carrapatos também estejam presentes dentro de casa. Para eliminá-los do ambiente, é necessário limpar todo o espaço com produtos de limpeza específicos para esse problema. Existem alguns remédios para carrapato caseiros que podem ajudar, e a aspiração com frequência (pelo menos uma vez por semana) também é muito importante. Em casos extremos, não hesite em recorrer a uma empresa de dedetização especializada.

Redação: Hyago Bandeira