A terceira idade costuma ser um período bem delicado para o cachorro. Assim como os filhotes, os idosinhos precisam de cuidados específicos nessa fase da vida. Uma alimentação adequada para a idade, visitas regulares ao veterinário e até algumas adaptações em casa podem proporcionar mais qualidade de vida ao pet. A rampa ou escada para cachorro são acessórios muito úteis, principalmente se o peludo tem o costume de subir em camas e sofás. O produto também pode ser considerado em toda a vida de cães de raças pequenas, como o Dachshund, ou aquelas que tenham articulações mais sensíveis. Conheça mais sobre a rampa e escada de cachorro e saiba quando investir em uma!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro idoso: mais propensão para doenças ósseas e fraturas

Na velhice, é comum que o cachorro idoso diminua o ritmo e já não tenha tanta habilidade para se mover como na juventude. Por trás dessa baixa mobilidade pode haver alguma doença óssea. Assim como os humanos, os cães também ficam com os ossos mais frágeis à medida que os anos avançam. Muitas vezes acompanhada de dor e com maior probabilidade de ter uma fratura, os peludos idosinhos deixam de fazer as coisas que mais gostam, como subir e descer de camas e sofás.

As doenças ósseas mais comuns na terceira idade dos cães são:

  • Artrose: causada principalmente por fatores genéticos, a artrose se desenvolve com a má formação nas articulações, causando uma inflamação crônica. A condição pode ser adquirida depois do animal ter leishmaniose ou doença do carrapato. A obesidade canina, a longo prazo, também é uma causa de desgaste nas articulações;

  • Artrite: causando muito incômodo aos animais, a artrite é uma doença muito comum na velhice dos cães. Sobrepeso, porte do cachorro e lesões também podem causar o problema;

  • Osteoporose: os cachorros não estão imunes a essa doença que afeta tanto os humanos. O problema é causado pela baixa absorção de cálcio pelos tecidos ósseos. Uma alimentação inadequada também pode contribuir para o problema.

 

A rampa ou escada para cachorro pode ser muito útil se o seu peludo costuma andar de carro. O acessório minimiza o impacto ao subir e descer do automóvel.Escada para cachorro é ideal para os cãezinhos de porte pequeno!

 

Rampa e escada para cachorro: como usar?

 

Como vimos, algumas doenças bem graves podem acometer o cachorro idoso - acompanhadas de fraturas e rompimento de ligamentos. Especialistas indicam que a prevenção é a melhor forma de proteger os nossos peludos desses problemas. Portanto, você pode optar pela escada para cachorro, assim como as rampas, bem antes dele chegar na velhice. São investimentos bem válidos quando falamos da saúde dos nossos pets. Veja como utilizar esses acessórios:

Escada: cachorro que gosta de subir no sofá ou na cama dos donos para tirar uma soneca são os que mais precisam desse acessório no dia a dia. A escada vai diminuir o impacto dos saltos e evitar muitas lesões.  Se o seu cão anda de carro com frequência, pode ser uma boa investir em uma escada mais leve e flexível para ajudá-lo a subir e descer do automóvel. Dentro de casa, você pode instalar uma escada para cachorro subir na cama em um cantinho e deixar sempre à disposição do seu peludo. Hoje em dia, é possível encontrar escada de cachorro em diversos modelos, tamanhos e materiais, como madeira, plástico e estofados.  

Rampa: assim como a escada para cachorro, as rampas podem ser muito úteis para melhorar a vida do seu amigo. Basicamente, ela tem a mesma função da escada, mas como menos impacto ainda no movimento. Se você mora em uma casa com mais de um andar, por exemplo, pode ser uma boa investir na instalação de rampa em toda a extensão da escada dos humanos.

Em todos os casos, você precisa treinar o animal para que ele entenda a função da rampa ou escada. Use petiscos e incentive ele a subir e descer do objeto, sempre recompensando quando ele acertar.

Aprenda como fazer escada para cachorro com caixotes

Uma dose de criatividade pode resultar em uma escada para o seu peludinho com pouco gasto. Placas de isopor, madeira, almofadas e até caixas de plástico podem ser utilizadas para criar uma para o seu peludo. Hoje, vamos te ensinar a fazer uma escadinha usando aqueles caixotes de feira, que hoje em dia já podem ser encontrados em lojas de utilidades com um material mais resistente. Veja o que você vai precisar:

  • 3 caixotes médios (é importante que os caixotes não tenham frestas muito largas para evitar que seu cachorro prenda a pata)

  • Pregos

  • Martelo

  • 4 lacres de segurança de plástico

  • Tinta para madeira (opcional)

Passo 1: se você optar por pintar os caixotes, essa é a primeira coisa que você deve fazer. A madeira permite que você personalize o acessório da forma que preferir;

Passo 2: quando a tinta estiver completamente seca, é hora de formar a base da sua escada. Junte dois caixotes no chão e martele dois pregos em cada lado (não se esqueça de “entortar” a ponta dos pregos para evitar acidentes). Se o caixote tiver frestas mais largas, é importante colocar uma placa de madeira em cima (e também grudar com os pregos nas laterais);

Passo 3: pegue o terceiro caixote e coloque em um dos lados da base que você criou. Como a parte aberta do caixote ficará para baixo, pode ser difícil grudar os pregos, então, uma solução é usar aqueles lacres de plástico. Coloque um em cada ponta, juntando o caixote de cima com o de baixo. 

Pronto, sua escada para cachorro está pronta e basta colocá-la ao lado da cama ou sofá. Caso precise de uma escada mais alta, utilize mais caixotes. 

Redação: Luana Lopes