Adoção animal

Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante

Publicado - 22 Outubro 2021 - 19h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Ragdoll é uma das raças mais populares que existem no mundo e o que não faltam são motivos para ser tão conhecido assim. Além de fazer parte do grupo de raças de gato gigante, esse bichano é extremamente dócil, meigo e carinhoso. O gato Ragdoll não dá muito trabalho e tem tudo para ser uma ótima companhia para os humanos. Mas você sabia que o gato da raça Ragdoll possui algumas curiosidades bem interessantes? Nós reunimos as principais para você conhecer melhor a história do Ragdoll cat. Aqui vamos falar de tudo, como o comportamento do Ragdoll, características da raça, significado do nome Ragdoll, preço e muito mais. Veja!

1) Ragdoll é uma raça de origem recente com algumas teorias de criação diferentes

Existem raças de gato que são mais antigas e outras que são mais recentes. O Ragdoll faz parte do segundo grupo. A raça Ragdoll surgiu por volta da década de 1960 - o que não faz tanto tempo assim, né? O primeiro registro de um Ragdoll foi feito nessa década por uma americana chamada Ann Baker. Ela tinha uma Ragdoll branco chamada Josephine. A raça foi criada a partir do cruzamento de várias raças, como o gato Himalaio, gato Siamês, gato Persa e gato Sagrado da Birmânia.

A principal teoria é de que o primeiro gato Ragdoll registrado - Josephine - surgiu especificamente pelo cruzamento entre uma fêmea Angorá e um macho Sagrado da Birmânia. Existe outra teoria que diz que Josephine sofreu um acidente de carro e foi levada para o hospital. Sua personalidade bem arisca passou a ser dócil e seus filhotes depois do acidente nasceram com o corpo bem molengo e de tamanho grande, características dos Ragdoll.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A criadora Ann Baker criou uma associação com critérios para a raça Ragdoll, mas quando alguns membros quiseram adicionar outros padrões de pelagem, ela não gostou e o grupo se desintegrou. Os membros que saíram criaram, então, os Ragamuffins, variação do Ragdoll que veio do cruzamento da raça com gatos Persa e Himalaio. Por isso, Ragdoll e Ragamuffin são tão parecidos.

2) Gato Ragdoll: tamanho gigante faz dele um dos maiores gatos do mundo

No gato Ragdoll, tamanho é, sem dúvidas, uma das características mais marcantes. A raça é um dos gatos gigantes mais amados e queridos que existe. O porte do bichano é realmente surpreendente: ele chega até 60 cm de altura! Não dá para negar que ele é gigante. Gato Ragdoll sempre chama atenção por onde passa, já que não tem como não reparar no seu tamanho enorme. Para completar, o peso do gato que cresce muito costuma ser entre 4,5 kg e 9 kg. Geralmente, o Ragdoll macho é um pouco mais pesado, entre 6 a 9 Kg, enquanto a fêmea normalmente pesa entre 4,5 e 6 Kg. Mas é importante ficar de olho no peso do gigante gato Ragdoll, porque se ultrapassar os 10 kg o animal já é considerado obeso.

3) Apesar do tamanho, o Ragdoll é super indicado para apartamentos

As pessoas costumam pensar que o Ragdoll, por ser um gato gigante, precisa de um espaço igualmente grande para viver, mas não é bem assim. Na verdade, os felinos conseguem se adaptar muito bem a qualquer espaço, seja ele pequeno ou grande. O Ragdoll é totalmente caseira e não curte muito dar voltinhas por aí por ser uma das raças de gato mais preguiçosas - mas mesmo assim é preciso levá-lo para brincar ao ar livre também. Além disso, a raça de gato Ragdoll tem uma boa capacidade de adaptação, então podem viver nos mais diferentes ambientes sem muita dificuldade para se adequar ao espaço. Mesmo que no Ragdoll, tamanho seja bem grande, o jeitinho relaxado e tranquilo faz com que ele viva muito bem em apartamentos sem causar qualquer tipo de problema.

4) O nome “Ragdoll” tem um significado curioso

Como dissemos, essa é uma raça que nasceu nos Estados Unidos e, por isso, tem influência da língua inglesa no nome do Ragdoll. Tradução do seu nome para o português significa “boneca de pano”. Mas qual a explicação para esse nome? É simples: o gato Ragdoll adora ficar no colo dos humanos, e quando ele está completamente relaxado fica igualzinho a uma boneca de pano, todo mole. Você pode mexer ele de um lado para o outro que ele nem liga. A musculatura do corpo do Ragdoll tem um aspecto um pouco mais flácido que a existente em outras raças, o que causa esse aspecto molenga. Por isso, o gato boneca de pano recebeu esse nome - que faz muito sentido!

5) O Ragdoll passa por “surtos de crescimento” com desenvolvimento lento até atingir o tamanho normal

O desenvolvimento da raça de gato Ragdoll é mais lento se comparado com outras raças. Por ser um gato gigante, o processo para atingir a estatura ideal demora mais tempo. Essa demora maior para atingir seu tamanho completo é comum em raças de gatos grandes, como Maine Coon , enquanto os pequenos têm o crescimento mais acelerado. No Ragdoll, tamanho adulto geralmente só é alcançado aos 4 anos. Para garantir que o Ragdoll cresça forte e saudável é necessário investir em uma ração de gato de boa qualidade nas diferentes etapas de vida do bichano. Isso deve começar no gato Ragdoll filhote, oferecendo rações com os nutrientes essenciais para o crescimento. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar suplementos. O acompanhamento médico também é importante para acompanhar o desenvolvimento do pet.

 

O gato Ragdoll adora colo e muito carinho! Mesmo sendo um gato gigante, Ragdoll vive muito bem dentro de apartamento O Ragdoll filhote tem um desenvolvimento lento, mas quando cresce fica gigante O Ragdoll tem diferentes padrões de pelagem Gato Ragdoll ama deitar e receber um bom carinho O gato da raça Ragdoll se esparrama todo igual uma boneca de pano A raça Ragdoll tem um jeitinho carinhoso, apegado à  família e carente O Ragdoll é muito sociável e se dá bem com crianças, idosos, adultos, visitas e outros pets!

 

6) Raça Ragdoll ama receber carinho e ficar no colo, ao contrário da maioria dos gatos

 

Quem inventou a fama de gato reservado e arisco definitivamente não conhecia nenhum Ragdoll. Raça de gato é diferente do que estamos acostumados: o Ragdoll adora a companhia dos humanos e nunca recusa um bom carinho. É uma raça que ama ficar no colo e que se entrega facilmente às pessoas. Esse gato boneca de pano fica completamente esparramado quando está no colo do seu dono, um local que ele ama. O Ragdoll é carinhoso e sempre vai querer deitar e ficar recebendo carinhos. Portanto, mesmo que outras raças de gato não sejam muito fãs dessas demonstrações de afeto, saiba que com o gato Ragdoll acontece o total oposto!

7) A raça é conhecida como gato que parece cachorro por sua personalidade

O gato Ragdoll tem fama de gato que parece cachorro e motivos não faltam para essa comparação! A principal razão é o comportamento e a personalidade do Ragdoll. Raça de gato é extremamente sociável, apegada às pessoas, ama um carinho e está sempre disposto a brincar e fazer companhia ao tutor. Por isso, é conhecido como gato que age como cachorro, afinal sua personalidade está mais próxima dos cães que dos felinos. Além disso, o Ragdoll consegue aprender truques como buscar bolinha para gato e correr atrás de um disco. Isso lembra um outro animal, né? No Ragdoll, características como essa são suficientes para afirmar que o Ragdoll é um gato que parece cachorro. 

8) O gato da raça Ragdoll pode ser facilmente adestrado

Ao contrário do que muita gente pensa, o adestramento não é uma técnica exclusiva dos cães. Muito pelo contrário, algumas raças de gato são super inteligentes, habilidosas e obedientes. Esse é o caso do gato Ragdoll, que tem uma inteligência enorme. Por conta disso, o gato da raça Ragdoll tem uma enorme facilidade em aprender e colocar em prática o que é ensinado. É muito fácil de ensinar truques e outros comandos para o bichano: basta utilizar a técnica do reforço positivo que ele aprende rapidinho. As recompensas funcionam como uma espécie de estímulo para que o animal repita o movimento quando você pedir. O Ragdoll aprende a dar a pata, sentar, deitar e muito mais! Como falamos, ele é até considerado um gato que parece cachorro pois, assim como eles, aprende rapidinho a ir atrás da bolinha e brincadeiras desse tipo, comuns entre os cães. 

9) Dócil e carente, o Ragdoll não gosta de ficar sozinho

Todo mundo fala que os gatos são animais super independentes e conseguem se virar bem sozinhos. Mas sabia que a raça Ragdoll não é assim? O gatinho ama ficar grudado com seus humanos e definitivamente não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Ele é apegado e super carinhoso, sendo uma companhia incrível e que precisa de muita atenção no dia a dia. Esse grande apego que a raça de gato Ragdoll possui faz com que ele seja bastante carente. Ficar sozinho por muito tempo pode deixá-lo triste e ansioso. Por isso, a raça não é ideal para quem passa muito tempo fora de casa.

10) A convivência com o gato da raça Ragdoll é boa com todos, inclusive crianças e cachorros

Não são todos os gatos que têm esse lado social mais aflorado. Mas, para o Ragdoll, a convivência com diferentes tipos de pessoas e até mesmo outros animais - como os cães - é super tranquila. As crianças se divertem bastante com o Ragdoll, já que ele é uma companhia super divertida e carinhosa para passar o tempo. Também é uma das melhores raças para idosos e adultos. O Ragdoll não tem problemas nem com visitas, recebendo-as muito bem.

Por isso, pode-se dizer também que o gato Ragdol é uma das raças mais sociáveis que existem. Como ele não vê maldade nas pessoas e, é importante evitar que ele saia sozinho e ficar sempre de olho durante os passeios. No caso da convivência entre o gato Ragdoll e outros pets, é importante que seja feita uma socialização gradual antes de juntar os animais, mas que costuma dar muito certo e ter como resultado uma bela amizade.

11) No gato Ragdoll, cores são variadas em três padrões de pelagem

A pelagem da raça Ragdoll é composta por pelos semi longos, macios e fofos. Peludinho, o Ragdoll parece até uma almofada! Assim como qualquer gato de pelo longo, o Ragdoll é uma das raças que exigem cuidados específicos na pelagem. A escovação deve ser diária para evitar o embaraçamento dos fios. Além disso, você pode se questionar se o gato Ragdoll solta muito pelo, já que são tão volumosos e longos. A resposta é sim. Ragdoll solta muito pelo e isso é mais um motivo da necessidade de uma escovação frequente. Em certos casos, a tosa pode ser recomendada nos meses mais quentes.

No Ragdoll, cores podem variar. As mais comuns são Ragdoll cinza azulado (ou azul), chocolate, seal, creme, vermelho e lilás. O Ragdoll não possui uma cor única. Por isso, você nunca verá um Ragdoll preto ou um Ragdoll branco - mas pode ver um Ragdoll preto e branco. A diferença está na cor das extremidades que possuem padrões diferentes. O Ragdoll Colorpoint é o mais básico, não possui branco e tem as extremidades mais escuras. O Ragdoll Mitted é um gato Ragdoll branco apenas nas patas e pescoço, sendo que nas patas dianteiras é uma faixa de cor menor e nas traseiras forma uma espécie de bota. O Ragdoll Bicolor também é um Ragdoll branco em algumas partes, mas, além das patas e queixo, a cor está presente no focinho, formando uma espécie de V invertido. 

 

O padrão de Ragdoll colorpoint tem as extremidades escuras O gato Ragdoll Mitted possui a cor branca nas patas e castanho no dorso e boa parte da cabeça Raça de gato Ragdoll: esse é um bicolor azul (ou cinza). É conhecido por ter uma mancha branca no rosto em forma de V O gato da raça Ragdoll vermelho tem a tonalidade mais quente O gato Ragdoll também pode ter diferentes tons de bege e marrom em sua pelagem O Ragdoll lilás tem pelos mais puxados para o acinzentado

 

12) A alimentação do Ragdoll deve ser voltada ao crescimento e à prevenção da obesidade

 

A alimentação do Ragdoll precisa ser muito bem cuidada por conta do seu desenvolvimento lento. Caso não receba os nutrientes necessários, o animal pode não se desenvolver bem e demorar ainda mais para crescer. Por isso, o filhote de Ragdoll precisa de alimentação específica com nutrientes que favoreçam seu desenvolvimento. Geralmente, a ração pode começar a ser oferecida gradualmente após os 40 ou 60 dias de vida, após o desmame. Ele se alimentará com a ração para gato filhote, que, no caso do Ragdoll, deve ser oferecida por mais tempo que o usual em outras raças. Quando for trocar para a ração adulta, faça de forma gradativa, para que ele se acostume com a diferença, pois uma troca brusca pode fazê-lo não querer se alimentar.

Além disso, o gato Ragdoll tem propensão à obesidade, então precisa de horários e quantidades de ração bem definidos para não exagerar. As rações mais recomendadas para o Ragdoll são a Premium e a Super Premium. Vale conversar com o veterinário para saber a porção ideal para o caso do seu pet.

13) Ragdoll Merlin: esse gato Ragdoll virou uma personalidade da internet

O gato Merlin , um Ragdoll que mora com sua família humana em Ontário, no Canadá, alcançou a fama sem muito esforço. O bichano ficou conhecido na internet principalmente por causa da sua expressão séria e carrancuda, que deixa o gatinho com uma aparência engraçada e rende muitos memes de gato. O Ragdoll Merlin tem cerca de 288 mil seguidores no Instagram e já participou de vários programas de televisão. Esse gato que parece estar sempre ranzinza tem fãs pelo mundo inteiro, fazendo qualquer pessoa rir com sua feição furiosa!

14) A saúde da raça Ragdoll é boa, mas obesidade pode ser preocupação

O Ragdoll cat não é um animal com muitos problemas de saúde. Possuem a alta expectativa de vida de 15 anos e normalmente são saudáveis. Porém, a raça Ragdoll tem uma predisposição genética à cardiomiopatia hipertrófica, que causa um aumento no coração. Além disso, essa é uma das raças mais propensas à obesidade felina. Eles costumam comer bastante e já possuem um tamanho grande, então quando atingem 10 kg pode ser um sinal da doença. É essencial visitar sempre o veterinário e realizar exames de rotina para garantir que está tudo bem com a saúde do Ragdoll, além de controlar sua alimentação. 

15) Gato Ragdoll: preço costuma ser bem elevado

Para comprar gato Ragdoll, é preciso pesquisar bem os valores. No Ragdoll, preço costuma variar principalmente de acordo com suas características e genética. Mas afinal, quanto custa um gato Ragdoll? A verdade é que no Ragdoll, preço - filhote ou adulto - são bem altos. Para um Ragdoll gato, preço costuma ficar entre R$5.500 e R$10.000. Além disso, o Ragdoll filhote normalmente tem um custo mais elevado que os adultos. Porém, se você tem vontade de comprar gato Ragdoll, o mais importante de tudo é ter certeza de procurar um local de confiança, onde os gatos são bem tratados e possuem boa qualidade de vida. 

Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

 

Publicada originalmente em: 07/06/2021

Atualizada em: 21/10/2021

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas