Adoção animal

Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

Publicado - 29 Setembro 2021 - 15h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O gato Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinho e muito ativo. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. A raça de gato Ragdoll é muito carinhosa e gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. O Patas da Casa reuniu todas as informações sobre a personalidade, cuidados, curiosidades, saúde e muito mais sobre a raça. Confira abaixo e se apaixone!

Gato: raça Ragdoll e sua origem

A história da raça Ragdoll começa em 1960 nos Estados Unidos. A americana Ann Baker foi responsável pelo registro do primeiro exemplar da raça, sua Ragdoll branco, que se chamava Jospehine. A gatinha original possui influência na escolha do nome da raça. Ragdoll em inglês significa “boneca de pano” e esse nome foi escolhido justamente porque Josephine era uma pet que curtia muito os momentos de sucesso, ficando esparramada no colo de sua tutora como uma boneca mole. Por conta dessa história, muitos pessoas chamam os felinos de hoje em dia da raça de gato Ragdoll de “filhos da Ann”.

Estima-se que o gigante gato Ragdoll seja o resultado dos cruzamentos entre as raças Angorá, Burmês e Sagrado da Birmânia. O felino é reconhecido pelas maiores associações internacionais de gatofilia, como CFA, FIF e TICA.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ragdoll: características da raça são muito marcantes

Esse gatinho é muito conhecido por suas marcantes características: Ragdoll é um gato de grande, com um corpo esguio e comprido. A pelanquinha na barriga do gato Ragdoll costuma ser um pouco maior que o normal quando se compara a gordura abdominal de outras raças, entretanto esse aspecto é totalmente comum para a raça. Esse gatinho é cheio de traços marcantes em sua aparência, mas existe uma particularidade em específico que costuma impressionar muito qualquer pessoa que conhece esse felino e os amantes de Ragdoll: tamanho da raça. Sua altura varia de 50 a 60 cm, pesando de 4 a 9 kg.

A pelagem do gato Ragdoll também é algo que chama muita atenção e pode ter algumas variações no padrão de tonalidade. Existem três padrões que são mais comuns para a raça Ragdoll: cores preto e branco se misturam em dois deles, menos no colorpoint (não possui branco, apenas cores escuras na cauda, patas orelha e face). Já no mitted há branco nas pontas das patas, pernas peito e queixo; e no bicolor é quando rosto possui duas cores distintas. O que deve ser observado não é a cor do pelo, mas sim, as cores das extremidades. Esses são os padrões de variação mais comuns do Ragdoll preto e branco. Outra cor de pelagem muito famosa é a do gato Ragdoll branco com chocolate, que se assemelha à raça Siamês. Nesses exemplares, a cor chocolate se mistura às cores mais claras no peito do animal e o tom mais escuro é apresentado em suas extremidades.

Inicialmente somente duas cores eram consideradas pelos criadores: a cor Seal, que são os Ragdolls com as extremidades em marrom escuro, quase preto; e a cor Blue, que apresenta as extremidades em cinza azulado. Depois, novas cores foram surgindo devido aos cruzamentos entre Ragdolls, como Lilac, Chocolate, Red, Cream, Torbie e por último, Tortie - ou casco de tartaruga -, que só aparece em fêmeas. A pelagem desse gatinho é felpuda e ele é conhecido por ser praticamente um travesseiro fofo, pois ninguém resiste em passar a mão e fazer carinho em seus pelos.

Veja galeria de fotos do gato Ragdoll: tamanho e cores da raça impressionam

 

Ragdoll: cores no padrão de pelagem colorpoint são sempre mais escurasGato Ragdoll: para entender melhor os padrões e cores da raça, deve-se observar as cores das extremidades de seu corpoO charme do Ragdoll Mitted se dá por essa manchinha branca no queixo! Não é uma gracinha?O gato Ragdoll Bicolour tem a manchinha no queixo, como o Mitted, e uma manchinha na testa tambémRagdoll: tamanho pode variar entre 4kg e 12kg, por isso é considerado um gato gigante

 

Gato: raça Ragdoll tem personalidade dócil e amigável!

 

Apesar de ser um gato bem maior do que os bichanos convencionais, não se assuste, a personalidade do Ragdoll é extremamente dócil, carinhosa e afetuosa. São gatos que amam colo e valorizam a companhia e a atenção de seus donos - gostam até mesmo de seguir seus tutores por aí, assim como fazem os cães. Por isso, se você passa o dia todo fora de casa, talvez não seja bom investir nessa raça. O filhote de gato Ragdoll, principalmente, depende de cuidados para não se sentir sozinho - eles realmente não gostam da ideia de não ter alguém por perto. A opção pode ser adotar um outro gato para tornar os seus dias menos entediantes. A socialização desse bichano é muito importante para o seu desenvolvimento.

Por ser um gato grande, muitos confundem seu tamanho com a personalidade. Mas, acredite, se você colocar um gato da raça Ragdoll ao ar livre, ele não vai saber se defender! São animais incapazes de arrumar confusão e podem até se machucar caso entrem em uma briga. O Ragdoll é tão gente boa que na internet é comum ver vídeos de arremesso desse gato de uma pessoa para outra em curta distância (por favor, não arremesse o seu gatinho para testar se é verdade ou não - os vídeos já provam isso). A reação dos gatos nessa situação é de zero incômodo ou desconforto!

Além disso, ele é muito conhecido por sua inteligência. Quando se trata do Ragdoll, gato da raça é considerado mais inteligente que a maioria dos felinos. Por também ser muito ativo, é indicado que os tutores da raça invistam no adestramento desde cedo. Dessa forma, o gatinho aprende os truques com mais facilidade.

Ragdoll: raça de gato e suas curiosidades

  • A raça Ragdoll chegou no Brasil com a publicitária Ana Viggiani e o veterinário Glauco Mello. Ana importou seu primeiro gatinho em 1982, o Sansão; e Glauco importou seu primeiro casal, Dandenong Tufik e Chatandolls Shelda, em 1998. Ambos foram pioneiros na perpetuação da raça no Brasil;
     
  • O nome Ragdoll, que significa “boneca de pano”, também foi dado porque os felinos filhotes da raça costumam nascer com os músculos de aparência bem molinha;
     
  • A raça Ragdoll é considerada um dos maiores gatos do mundo;
     
  • O desenvolvimento da raça de gato Ragdoll é mais lento que o de outros felinos. Esses gatinhos passam por “surtos de crescimento”, demorando mais tempo para atingir sua estatura ideal;
     
  • Esse animal é tão tranquilo que é procurado com o nome de “gato reggae doll”, um trocadilho entre o estilo de música e o nome da raça.

Como cuidar do gato Ragdoll?

  • Pelagem: “o gato Ragdoll solta muito pelo?” Essa é uma dúvida comum para muitas pessoas. Por terem pelos longos, a raça Ragdoll demanda uma frequência de escovações para que os pelos não embolem ou criem nós. Além disso, evita as bolas de pelos! Em temperaturas mais quentes, uma tosa higiênica pode ajudar esses animais a ficarem mais limpos e a não passarem tanto calor. O banho no Ragdoll deve ser considerado pelo dono com o auxílio de um veterinário: como o gato tem pelos em excesso, pode ser necessário para evitar incômodos ao felino. Quando comparado com outras raças, o Ragdoll solta muito pelo, mas todos esses cuidados podem ajudar com a situação.
     
  • Alimentação: uma ração de qualidade é essencial para manter os cuidados com o pelo e fazer a manutenção da saúde do Ragdoll. Busque sempre pela ração de gato que mais se encaixa na idade e características do seu animal de estimação.
     
  • Unhas: aparar as unhas dos felinos é sempre necessário, principalmente para evitar que os móveis da casa sejam danificados e incômodos no seu amigo de quatro patas. Se você ainda não sabe como cortar unha de gato, busque o auxílio de um profissional.
     
  • Dentes: pouca gente imagina, porém a saúde bucal dos felinos também é algo que os tutores devem ter atenção. A escovação dos dentes deve fazer parte da rotina dos bichanos para evitar incômodos e doenças.

Como é a saúde da raça Ragdoll?

Apesar de serem gatos considerados saudáveis, é importante que os gatos da raça Ragdoll não ultrapassem o peso ideal. Se atingirem entre 10kg e 12kg, já é bom ligar o alerta e buscar um veterinário para uma avaliação, pois pode ser obesidade felina. Não deixe comida à disposição, como normalmente fazemos com os nossos gatinhos, pois o Ragdoll é uma raça que pode ficar facilmente acima do peso.

Ragdolls vivem cerca de 10 a 15 anos e tudo depende de como são cuidados, claro. É necessário também observar as doenças que podem ser genéticas, como a cardiomiopatia hipertrófica, que é um aumento do ventrículo esquerdo do coração dos felinos.

 

Filhote de gato Ragdoll pode aprender muitos truques com adestramentoRagdoll: preço do filhote pode chegar a R$ 10.000Ragdoll filhote: preço varia de acordo com características do animalFilhote de gato Ragdoll precisa de incentivo com brincadeira

 

Filhote de gato Ragdoll precisa de atenção do tutor

 

A primeira fase da vida do filhote de gato Ragdoll é tudo de bom, mas precisa de atenção do tutor com alguns cuidados básicos. As vacinas para gatos, assim como a vermifugação, são essenciais para qualquer raça. Além disso, o tutor deve prestar atenção na adaptação do pet. Chegar em uma nova casa pode ser difícil para qualquer gatinho, e isso não é diferente com o filhote de gato Ragdoll, que se tornará gigante no futuro. É importante fazer a gatificação da casa antes de receber o novo integrante da família e ter paciência com seu processo de adaptação no novo lar.

Pensando em comprar um Ragdoll gato? Valor da raça vai de R$ 5.500 até R$ 10.000

Quanto custa um gato Ragdoll? Essa é a dúvida de muitas pessoas que são apaixonadas pela raça e estão planejando comprá-la futuramente. O planejamento é mais que necessário para comprar um Ragdoll filhote. Preço da raça varia de R$ 5.500 a R$ 10.000. Além do mais, é válido pesquisar bastante antes de comprar um Ragdoll gato: preço pode variar de acordo com a genética e características dos membros da família do felino. Tudo pode influenciar para definir por quanto será vendido o Ragdoll, preço do filhote costuma ser mais caro que a maioria das raças.

Antes de comprar ou adotar um gato da raça Ragdoll, é fundamental se informar sobre linhagem do peludo (se conhecer os pais do gatinho, melhor ainda para saber sobre o histórico de saúde). Caso o gatil não permita a visitação às dependências, desconfie e não adquira o gato naquele local - sempre busque locais seguros e confiáveis. Se informe também sobre os testes de FIV e FeLV e respeite o tempo de amamentação: o ideal é só receber o seu filhote após 60 dias.

Ragdoll: veja raio-x da raça!

  • Porte: grande
  • Média de altura: 50 a 60 cm
  • Média de peso: 4 a 9 kg
  • Expectativa de vida: 15 anos
  • Pelagem: semilonga (em grande quantidade)

Redação: Julia Cruz e Hyago Bandeira

 

Publicada originalmente em: 15/10/2019

Atualizada em: 29/09/2021

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas