Raças

Ragdoll: 10 curiosidades sobre a raça de gato gigante

O Ragdoll é um gatinho com muitas peculiaridades, algumas que você nem imagina
O Ragdoll é um gatinho com muitas peculiaridades, algumas que você nem imagina

O Ragdoll é uma das raças mais populares que existem no mundo - e o que não faltam são motivos para ser tão conhecido assim. Além de fazer parte do grupo de gatos gigantes, esse bichano é extremamente dócil, meigo e carinhoso. A raça não dá muito trabalho e tem tudo para ser uma ótima companhia para os humanos. Mas você sabia que existem algumas curiosidades bem interessantes sobre o gato da raça Ragdoll? A gente reuniu as principais delas para que você possa conhecer melhor sobre a história e o comportamento do bichano. Veja!

1) O gato da raça Ragdoll pode ser facilmente adestrado

Ao contrário do que muita gente pensa, o adestramento não é uma técnica exclusiva dos cães. Muito pelo contrário, algumas raças de gato, como o Ragdoll, são super inteligentes, habilidosas e obedientes. É muito fácil de ensinar truques e outros comandos para o bichano: basta utilizar a técnica do reforço positivo que ele aprende rapidinho. As recompensas funcionam como uma espécie de estímulo para que o animal repita o movimento quando você pedir. O Ragdoll aprende a dar a pata, sentar, deitar e muito mais!

2) Ragdoll é um dos maiores gatos do mundo

Um dos gatos gigantes mais amados e queridos é o Ragdoll. O porte do bichano é realmente surpreendente: ele chegar até 60 cm de altura! Enorme, né? Para completar, o peso da raça Ragdoll costuma ser entre 4,5 kg e 9 kg. Mas é importante ficar de olho, porque se ultrapassar os 10 kg o animal já é considerado obeso.

3) Apesar do tamanho, o gato Ragdoll é super indicado para apartamentos

As pessoas costumam pensar que, por ser um gato gigante, o Ragdoll precisa de um espaço igualmente grande para viver, mas não é bem assim. Na verdade, os felinos conseguem se adaptar muito bem a qualquer espaço, seja ele pequenos ou grande. Essa é uma raça totalmente caseira e que não curte muito dar voltinhas por aí.

4) O nome “Ragdoll” tem um significado curioso

O Ragdoll é uma raça que nasceu nos Estados Unidos e a tradução do seu nome para o português significa “boneca de pano”. Mas qual a explicação para esse nome? É simples: esse gatinho adora ficar no colo dos humanos, e quando ele está completamente relaxado fica igualzinho a uma boneca de pano, todo mole. Então você pode mexer ele de um lado para o outro que ele nem liga.

5) Gato da raça Ragdoll se dá bem com todos, inclusive crianças e cachorros

Não são todos os gatos que têm esse lado social mais aflorado, mas para o Ragdoll, a convivência com diferentes tipos de pessoas e até mesmo outros animais - como os cães - é super tranquila. As crianças, inclusive, se divertem bastante com o bichano, já que ele é uma companhia super divertida e carinhosa para passar o tempo. No caso de outros pets, é importante que seja feita uma socialização gradual antes de juntar os animais.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O gato Ragdoll adora colo e muito carinho!
    O gato Ragdoll adora colo e muito carinho!

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    6) A raça Ragdoll passa por “surtos de crescimento” até atingir o tamanho normal

    O desenvolvimento do Ragdoll é mais lento se comparado com outras raças. Por ser um gato gigante, o processo para atingir a estatura ideal demora mais tempo. Para garantir que ele cresça forte e saudável é necessário investir em uma ração para gatos de boa qualidade nas diferentes etapas de vida do bichano. O acompanhamento médico também é importante para acompanhar o desenvolvimento do pet.

    7) Raça Ragdoll ama receber carinho e ficar no colo

    Quem inventou a fama de gato reservado e arisco definitivamente não conhecia nenhum gato da raça Ragdoll. Esse gatinho, diferente do que estamos acostumados, adora a companhia dos humanos e nunca recusa um bom carinho. É uma raça que ama ficar no colo e que se entrega facilmente às pessoas.

    8) O Ragdoll Merlin virou uma personalidade da internet

    gato Merlin, um Ragdoll que mora com sua família humana em Ontário, no Canadá, alcançou a fama sem muito esforço. O bichano ficou conhecido na internet principalmente por causa da sua expressão séria e carrancuda, que deixa o gatinho com uma aparência engraçada e rende muitos memes. O Merlin tem cerca de 279 mil seguidores no instagram e já participou de vários programas de televisão.

    9) O Ragdoll é uma raça de gato recente

    Existem raças de gato que são mais antigas e outras que são mais recentes. O Ragdoll faz parte do segundo grupo, já que ele surgiu por volta da década de 1960 - o que não faz tanto tempo assim, né? Ele foi criado a partir do cruzamento de várias raças, como o gato Himalaio, Siamês, Persa e Sagrado da Birmânia.

    10) Dócil e carente, o Ragdoll precisa de muita atenção

    Todo mundo fala que os gatos são animais super independentes e conseguem se virar bem sozinhos, mas sabia que a raça Ragdoll não é assim? O gatinho ama ficar grudado com seus humanos e definitivamente não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Ele é apegado e super carinhoso, sendo uma companhia incrível e que precisa de muita atenção no dia a dia.

    Redação: Juliana Melo

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato
    Raças

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por conta do seu porte. Essa é uma raça de gato grande e que tem o corpo bem robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e apertável. Também é um animal super gentil e carinhoso, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. 

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >