A ração para gatos idosos faz parte dos cuidados que um felino precisa para ter uma velhice mais tranquila. Esse tipo de alimentação específica é importante para prevenir doenças nos bichanos na terceira idade. O avanço da velhice também pode afetar a mastigação desses animais, o que torna a ração macia para gatos idosos ainda mais essencial. Os grão são menores, o que ajuda no processo de mastigação sem prejudicar os dentes do gato. Mas você sabe quais doenças podem ser prevenidas com esse tipo de alimentação? Reunimos algumas informações importantes sobre ração, gato idoso e saúde. Confira abaixo!

Qual a melhor ração para gatos idosos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Um gato passa a ser considerado idoso a partir dos 7 anos de idade e, em decorrência disso, uma readaptação na alimentação é necessária. A introdução da ração de gato idoso deve ser feita aos poucos e gradualmente, da mesma forma que a transição de alimentação de filhote para adulto.

Mas você sabe como escolher a melhor ração? A ração super premium para gatos idosos costuma ser a mais recomendada para felinos nessa fase da vida, assim como a premium. Essas duas classificações são as que possuem as substâncias ideais para manter a qualidade de vida e bem-estar do pet idoso. Além disso, é recomendado que o tutor também insira rações úmidas na dieta do pet, pois elas possuem um maior volume de água e são mais fáceis de comer. Isso é importante principalmente porque na velhice felina o consumo de água tende a diminuir e os problemas dentários costumam ser comuns.

Para escolher a ração macia para gatos idosos perfeita, você pode levar todas essas dicas em consideração. Porém, o médico veterinário pode avaliar melhor o quadro do seu bichano e indicar uma ração de idosos de acordo com a especificidade do animal. 


A ração super premium para gatos idosos possui todas as substâncias necessárias para a qualidade de vida do animal
A ração super premium para gatos idosos possui todas as substâncias necessárias para a qualidade de vida do animal

Quais doenças a ração para gatos idosos previne?

Agora que você sabe a importância da transição de alimentação animal para felinos idosos, deve estar se perguntando quais são as doenças que a ração específica pode prevenir. O alimento possui nutrientes que vão ajudar a fortalecer o organismo do gato para deixá-lo menos suscetível para combater doenças. Mas lembre-se que somente a ração não é capaz de prevenir o surgimento de problemas de saúde: é essencial que o pet seja levado ao veterinário com frequência. As doenças que a ração de gato idoso ajudam a prevenir são:

  • Obesidade felina: o gato idoso tende a ficar menos ativo, o que pode levá-lo a ficar acima do peso com o avanço da idade.

  • Problemas renais: a Doença Renal Crônica (DRC), atinge cerca de metade dos felinos idosos do Brasil.

  • Problemas nas articulações e mobilidade: os bichanos de mais idade tendem a ficar com as cartilagens dos ossos e articulações desgastadas, devido ao esforço e movimento no decorrer dos anos.

Como a ração para gatos idosos previne doenças?

Os gatinhos idosos que mantêm uma alimentação específica para a idade garantem uma série de benefícios. Mas de que forma a ração para o felino sênior pode prevenir doenças? O tipo especial de alimentação conta com os componentes específicos que o gato idoso irá precisar nessa fase da vida. Confira alguns deles:

  • vitaminas para cachorro idoso que fortalecem a imunidade;
  • glucosamina para auxiliar na locomoção e articulações;
  • proteína animal para manutenção dos músculos;
  • fibras para ajudar na absorção de nutrientes;
  • ácidos graxos que previnem efeitos do envelhecimento;
  • baixa quantidade de fósforo para evitar doenças renais;
  • menos calorias para evitar o ganho de peso.

Agora que você sabe dessas informações, vale sempre olhar o rótulo da ração para gatos idosos antes de comprar. Como dito acima, a conversa com um médico veterinário de confiança também é importante na escolha da ração. O especialista poderá indicar a melhor ração para gatos idosos, principalmente se ele já tiver alguma doença, com os componentes que seu pet mais precisa.

Redação: Hyago Bandeira