Adoção animal

Raça de cachorro pequeno, médio ou grande: como diferenciar pelo tamanho e peso?

Publicado - 15 Dezembro 2023 - 19h56

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Um dos critérios que muitos tutores usam para comprar ou adotar um cãozinho é o porte de cachorro. E não é por menos: esse é um fator que pode influenciar bastante a qualidade de vida do pet, já que cachorros grandes, por exemplo, não se adaptam tão bem a lugares muito pequenos. Por isso, para encontrar a raça de cachorro ideal para você, é importante saber quais delas correspondem ao porte pequeno, médio ou grande.

Se o seu cãozinho for sem raça definida (SRD) - popularmente conhecido como vira-lata -, também é possível decifrar isso pelo tamanho e peso do animal. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma matéria com algumas dicas sobre o cão: peso, altura e porte. Dá só uma olhada!

Tabela de porte de cachorro: como identificar o porte de um animal pelo tamanho e peso?

Para definir o porte, cachorro geralmente tem duas medidas importantes: a altura (que define o tamanho) e o peso do cãozinho. As divisões são entre mini raças, cachorros pequenos, de porte médio, grande ou gigante. Em muitos casos, o que define o porte do animal é o peso. Cachorro gigante, por exemplo, costuma ter um peso acima de 45 kg.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Veja abaixo uma tabela de tamanho de cachorro:

  Altura Peso
Cachorro mini pode variar pode variar
Cachorro pequeno 25 a 40 cm 2,5 a 15 kg
Cachorro médio 40 a 60 cm 15 a 25 kg
Cachorro grande 60 a 70 cm 25 a 45 kg
Cachorro gigante acima de 70 cm acima de 45 kg

 

Mesmo tendo a altura como um outro parâmetro, geralmente se define o porte de cachorro por peso. A maioria das raças já têm o padrão estabelecido pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), mas, no caso de um vira-lata, por exemplo, é bom saber o peso do cachorro adulto para entender seu porte.

Cachorros mini nem sempre seguem uma lógica de tamanho

Existem algumas versões que são miniaturas de cães. Pequeno porte é uma boa maneira de definir esses doguinhos, mas existem ainda cães que costumam ser menores do que a "média" definida pela tabela. O Pinscher 0 é um grande exemplo disso, já que ele é o menor tamanho possível da raça de cachorro. Peso do Pinscher 0 chega a, no máximo, 2,5 kg e a altura é de até 15 cm.

A nomenclatura, porém, não é reconhecida oficialmente por órgãos de cinofilia e serve apenas para distinguir os menores cães da ninhada. Outras raças mini que existem são o pocket Beagle, mini Poodle, Schnauzer miniatura e o American Bully pocket - mas eles se enquadram no pequeno porte (cachorro não é tão pequeno como o Pinscher 0).

Cachorros pequenos costumam medir entre 25 e 40 cm

As raças de cachorro pequeno são excelentes companhias para se ter em qualquer lugar: quitinetes, apartamentos ou casas. Elas não ocupam muito espaço, já que, na fase adulta, a altura desses animais fica entre 25 e 40 cm e o peso fica entre 2,5 e 15 kg.

Se ainda forem filhotes, também é possível perceber quando um cachorro pertence às raças pequenas, já que nas primeiras semanas de vida esses animais têm uma taxa de crescimento bastante elevada. Não é à toa que eles não crescem quase nada depois disso, já que eles praticamente já atingem o tamanho que vão ter quando adultos nessa fase inicial.

Sobre raça de cachorro pequeno, alguns exemplos que são bem queridinhos aqui no Brasil são:

A raça Pinscher, inclusive, pode ter até quatro tamanhos diferentes (Pinscher 0, 1, 2 e miniatura), mas todos eles correspondem a cachorros pequenos. Já o Poodle, por outro lado, também pode ter vários tamanhos (toy, anão, médio e standard), mas que se enquadram em portes distintos, sendo que o toy e o anão são os que correspondem a cachorros pequenos.

A altura das raças de cachorro médio fica na faixa de 40 a 60 cm

Intermediários entre os cachorros grandes e pequenos, as raças de cachorro médio também ocupam um lugar bastante especial no coração do brasileiros. Geralmente, eles medem entre 40 e 60 cm e pesam entre 15 e 25 kg, e, por isso, também são facilmente adaptáveis a basicamente qualquer lugar.

Vale dizer que quem vive em grandes centros urbanos e procura a companhia de um cachorro, porte médio é uma excelente escolha! Eles não são tão pequenos, mas também não ocupam tanto espaço quanto um cão grande ou gigante, por exemplo.

As raças de cachorro médio que são bem conhecidas por aqui são:

Fora esses cãezinhos de raça, a maioria dos vira-latas também costuma fazer parte do grupo de cachorros de porte médio. Porém, é importante ter em mente que é possível encontrar vira-latas que não são necessariamente médios, e sim com outro porte: cachorros pequenos (embora raros) existem, assim como cães maiores. 

tamanho de cachorro: dois cães brincando

Cachorros grandes tem altura de até 70 cm

 

Para quem gosta de um cachorro de raça grande, é importante ter em mente que esses cães precisam de um espaço apropriado e que comporte o seu tamanho. Esses animais têm, em média, 70 cm de altura, mas dependendo da raça podem ficar ainda maiores do que isso. Além disso, o peso deles também pode variar entre 25 e 50 kg. 

 

Você provavelmente já deve conhecer alguma raça de cachorro grande. As mais conhecidas e amadas pelos tutores são:

Os cachorros grandes geralmente têm uma taxa de crescimento menos acelerada nas primeiras semanas de vida, diferente dos cachorros pequenos. Isso quer dizer que, na prática, eles demoram mais tempo para atingir o tamanho máximo que podem chegar na fase adulta, sendo esse um processo que pode levar até 2 anos para acontecer. 

Cachorros gigantes podem ultrapassar 70 cm de altura

Para quem já se assusta com o tamanho de um cachorro grande, porte gigante é ainda mais surpreendente. Nesse tipo de cachorro, peso pode facilmente passar de 45 kg e a altura muitas vezes é maior do que 70 cm. São cães que, assim como as raças grandes, também demoram a se desenvolver e costumam atingir a maturidade somente por volta de 2 anos de idade.

Alguns exemplos de cachorro gigante são:

Para se ter uma ideia da grandeza desses pets, o Dogue Alemão é considerado o maior cachorro do mundo. Além do grande porte, cão da raça já entrou até para o Guinness Book como recordista. O nome dele era Zeus, e ele tinha uma altura de 110 cm e pesava 111 kg!

Publicado originalmente em: 26/06/2020
Atualizado em: 15/12/2023

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Ver todas