Cachorro grande

Raça de cachorro Billy: saiba tudo sobre o cãozinho de caça francês

Publicado - 03 Dezembro 2021 - 15h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Billy parece até um nome de cachorro, mas o que poucas pessoas sabem é que esse também é o nome de uma raça francesa! Ainda que não seja muito conhecida por aqui, a raça de cachorro Billy - também chamada de Cão de Montaimboeuf - é cheia de qualidades e pode ser uma companhia surpreendente para pequenas e grandes famílias. Além da habilidade de caça, o cão Billy é muito leal, afetuoso e energético - mas é importante que o tutor saiba gastar isso da melhor maneira possível.

Que tal conhecer melhor os doguinhos da raça Billy? Características físicas, convivência, cuidados, saúde, preço… preparamos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre essa raça de cachorro caçadora. Vem com a gente!

Raça de cachorro Billy tem origem francesa

O cachorro Billy pode até não ser muito popular no Brasil, mas faz um sucesso danado no seu país de origem, que é a França. A raça foi criada no século XIX, na região de Haut-Poitou, centro-oeste do território francês. Desenvolvido originalmente para a caça de veados e javalis, acredita-se que o cão Billy seja o resultado do cruzamento de três outras raças que já não existem mais: o Céris, o Montaimboeuf e o Larrye. Também especula-se que alguns tipos de Galgos e Hounds tenham participado disso.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A raça, porém, quase chegou a ser extinta em dois momentos: após a Revolução Francesa e após a Segunda Guerra Mundial. No primeiro cenário, alguns criadores ainda se esforçaram para manter a espécie viva. Já no segundo, apenas um casal de cachorros da raça Billy sobreviveram, e foram eles os responsáveis por evitar o desaparecimento total deste cãozinho.

Billy: cachorro possui características físicas apropriadas para a caça

Considerado um exímio caçador, o cachorro Billy é um dos cães de trabalhos mais usados para caça na França, e o seu porte físico contribui bastante para este feito. Dentre as características físicas mais marcantes da raça podemos destacar o seu corpo bem atlético, as longas orelhas caídas e uma cauda comprida. O Billy é um cachorro grande, com uma altura que varia entre 58 cm a 70 cm na cernelha. Já o peso é na faixa de 25 a 30 kg.

Com uma estrutura corporal bem desenvolvida, o cãozinho é coberto por uma pelagem curta e com aspecto duro, podendo até ser um pouco áspera. Já as cores dos pelos do cachorro Billy não são variadas: o branco é a única cor aceita, mas pode vir acompanhado ou não de pequenas manchas espalhadas nas cores marrom, laranja claro ou limão.


O cão Billy tem muita energia para gastar e precisa de passeios e outras atividades
O cão Billy tem muita energia para gastar e precisa de passeios e outras atividades

Lealdade e companheirismo definem a personalidade do cão Billy

  • Convivência

Apesar do seu lado de caçador, o cachorro Billy também é um excelente cão de companhia. Com um temperamento dócil e personalidade extrovertida, a raça ama estar perto da sua família humana e costuma se apegar facilmente a um único membro (apesar de amar todos da mesma forma). Quando se trata desse cão, Billy é incrivelmente leal, companheiro e curioso. Ele tem um olfato apurado, por isso estará sempre em busca de novos cheiros e farejando os lugares mais improváveis.

Inteligente e obediente, a raça de cachorro Billy também chama atenção porque está sempre disposta a agradar os tutores. Ainda que muitas vezes seja visto como um cão de padrão dominante, ele pode surpreender com seu carinho. Porém, para garantir o bom comportamento da raça, é fundamental saber gastar toda a energia do pet. O cachorro Billy é muito ativo e precisa de passeios diários, além de brincadeiras e outras atividades na sua rotina diária. Por serem grandes e muito energéticos, o ideal é que vivam em um espaço grande e com quintal para que possam correr e brincar.

  • Socialização

Os cachorros da raça Billy são perfeitos para trabalhar em bando, por isso não sentem muita dificuldade em fazer novos aumigos, no geral. No entanto, isso não significa que a socialização deve ser deixada de lado; pelo contrário! O ideal é que isso aconteça ainda com o filhote de cão Billy, pois assim o doguinho já cresce totalmente acostumado com outros pets. Esse processo também é importante especialmente para facilitar a convivência com animais menores, que às vezes podem ser enxergados como presa para um cachorro caçador como o Billy.

A relação desses cães com crianças também é ótima! Por serem muito brincalhões e cheios de energia, eles têm uma facilidade enorme em virar grandes parceiros dos pequenos. A única atenção é ensinar as crianças a respeitar o espaço do cachorro Billy e vice-versa, para não haver nenhum problema. Como esse é um cachorro grande, pode acabar sendo bruto nas brincadeiras às vezes sem perceber.

  • Adestramento

O cachorro Billy tem uma inteligência enorme! Apesar de não aparecer no ranking de raças mais inteligentes do mundo, definido por Stanley Coren, esse é um doguinho que gosta de ser estimulado constantemente e é muito adaptável. Por isso, o adestramento do cão Billy não é nenhum bicho de sete cabeças: usando a técnica do reforço positivo, o cachorro aprende rapidamente os comandos e truques que você ensinar.

Se o processo levar um pouco mais de tempo, é importante não desistir! Cada animal tem um nível de compreensão diferente, e o tutor deve entender que a aprendizagem dos cães não é igual a nossa. Mas não se preocupe, porque na maioria das vezes o treinamento do cachorro Billy é bem tranquilo.

3 curiosidades sobre o cachorro Billy

1) O cão Billy gosta de trabalhar em conjunto com outros cães, porque era assim que eles realizavam as caças antigamente.

2) O latido de cachorro Billy é diferente do que estamos acostumados, com um tom mais melódico e menos agressivo.

3) Mesmo que pareça bastante com os cães perdigueiros, a raça de cachorro Billy não pertence à mesma categoria. 

Filhote de cachorro Billy: como cuidar e o que esperar do pet?

Assim como qualquer filhote de cachorro, o Billy tende a ser muito curioso e esperto nos primeiros anos de vida. Ele sempre estará procurando algo para se entreter, e já se mostra um grande farejador e cão de caça desde o início. Por isso, os estímulos físicos e mentais nesse período são muito importantes, bem como o devido adestramento e socialização do Billy filhote.

Outro ponto importante é que, antes de iniciar os passeios, a vacina para cachorro e a vermifugação são essenciais para garantir a saúde e bem-estar do animal. Para receber um novo cão Billy em casa, não esqueça de preparar um cantinho com tudo que ele precisa: ração, comedouro, bebedouro, brinquedos e itens de higiene.


A raça de cachorro Billy não demanda tantos cuidados específicos
A raça de cachorro Billy não demanda tantos cuidados específicos

Billy: cão precisa de alguns cuidados com a sua rotina

  • Banho: o recomendado é dar banho no cachorro Billy pelo menos uma ou duas vezes por mês com produtos específicos para cães.

  • Escovação: a pelagem curta do Billy não exige muitos cuidados, e pode ser escovada uma vez por semana. 

  • Unhas: caso as unhas do cachorro não desgastem naturalmente, o tutor deve avaliar a necessidade de cortá-las regularmente, evitando que elas fiquem compridas.

  • Dentes: para evitar problemas como o tártaro em cachorro, o ideal é escovar os dentes do cão Billy pelo menos duas ou três vezes por semana.

  • Orelhas: as longas orelhas do cachorro Billy precisam ser inspecionadas semanalmente, porque elas são mais propensas ao desenvolvimento de otites.

Como é a saúde da raça de cachorro Billy?

Os cachorros Billy, no geral, são bem saudáveis. Devido à quase extinção da raça no passado, os criadores se esforçaram bastante para evitar que quaisquer problemas genéticos pudessem afetar a longevidade do animal. No entanto, por ser um cachorro grande, o cão Billy tem maior predisposição para doenças articulares, como a displasia coxofemoral. Por isso, o acompanhamento médico é indispensável, até mesmo como uma forma de garantir uma boa qualidade de vida ao pet.

Outro ponto importante é que no caso do Billy, cachorro tem a pele muito clarinha e que pode sofrer com a exposição ao sol frequente se não houver um certo cuidado. O câncer de pele é uma doença que pode afetar os cães, e para evitar que isso ocorra, é recomendado passar protetor solar no cachorro Billy sempre que possível por precaução. Se bem cuidado, essa é uma raça que pode alcançar a expectativa de vida de 14 anos.

Cachorro Billy: preço do filhote é muito caro?

Se você se apaixonou pela raça de cachorro Billy e está pensando em levar um filhotinho para casa, é bom ter calma. Esse é um cão muito popular na França, mas infelizmente tem poucos criadores em outros países, como no Brasil. Por isso, mesmo que você queira muito um exemplar da raça, a procura por um filhote de Billy não vai ser uma tarefa muito fácil, e a importação de um cachorrinho direto do território francês muitas vezes é a melhor solução. 

Nesse caso, o preço do cachorro Billy pode variar entre $ 300 a $ 700. Mas atenção: esse é o valor em dólares, então é bom fazer a cotação certinha para se certificar de que você poderá bancar a importação (sem contar com as taxas). Por isso, tenha muita certeza e faça uma pesquisa bem minuciosa se você realmente pretende comprar um cachorrinho desta raça, porque vai precisar de certo esforço.

Raio-x do cachorro Billy

  • Pelagem: curta, dura e com aspecto áspero
  • Cores: branco (pode haver manchas marrom, laranja ou limão)
  • Temperamento: dócil, energético, leal e inteligente
  • Nível de inteligência: sem classificação no ranking de inteligência canina
  • Nível de energia: alto
  • Saúde: displasia coxofemoral e câncer de pele são comuns
  • Expectativa de vida: 13 a 14 anos

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas